ETAPA 2

Processo de coleta dos pedidos

Aprenda como é o processo de coleta utilizando o programa Delivery by Amazon.

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Como é o processo de coleta no Delivery by Amazon?

As coletas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h, exceto feriados nacionais, no endereço cadastrado em Configurações > Informações da conta > Informações sobre envios e devoluções > Configurações do Delivery by Amazon (ou pelo link).

Em DBA trabalhamos com as transportadoras parceiras Total Express, Loggi e Amazon Logistics – AMZL. O sistema define automaticamente qual delas seguirá com a entrega com base no CEP de origem, de destino e na melhor promessa de entrega ao cliente. Você pode identificar a transportadora responsável na etiqueta de cada pedido.
O motorista deve bipar todos os pacotes no momento da coleta. Não entregue pacotes sem bipagem.

Nas coletas Total Express existem duas modalidades de envio: STD (standard, em inglês) é a entrega padrão, e EXP ou super express é a entrega expressa, na qual o prazo de entrega para o cliente é de até um dia. Separe pedidos dessa modalidade para serem bipados separadamente.

Comprovantes de coleta
  • Total Express: o motorista deve entregar o comprovante de coleta com a quantidade de pacotes coletados, data, horário e assinatura. Guarde o documento por até 3 meses. Se necessário iremos solicitá-lo;
  • Loggi: o comprovante de coleta é enviado via SMS para o telefone cadastrado no Seller Central em Configurações > Informações da conta > Informações sobre envios e devoluções > Configurações do Delivery by Amazon (ou pelo link). Mantenha seu contato sempre atualizado;
  • Amazon Logistics – AMZL: não há a entrega de comprovante uma vez que o status dos pacotes coletados é atualizado no Seller Central automaticamente em até 24h.

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Por que o horário de corte é importante para as transportadoras parceiras?

Entre 11h e 13h as transportadoras parceiras planejam as rotas e tamanho dos veículos para seguir com a entrega de seus pacotes do dia até o cliente, cumprindo com a promessa oferecida ao cliente.

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O que fazer se eu não tiver uma coleta?

Em caso de não coleta, coleta fora do horário, solicitação de nova tentativa de coleta, pacotes não bipados, veículo cheio, problemas com o motorista ou não recebimento do comprovante de coleta (nos casos de Total Express ou Loggi), contate diretamente a transportadora parceira para maior agilidade na resolução:
  • Central da Total Express: (11) 3627-5900 + código 9999, de segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h48 ou através do email vendedorfbaos.amazon@totalexpress.com.br;
  • Loggi: (11) 2424-7751, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h;
  • AMZL: abra um chamado no Suporte ao Vendedor.

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Minha modalidade é ‘entrega no ponto de coleta’. Como devo proceder?

Você deve agendar os pedidos do dia até às 11h e entregá-los no ponto de coleta mais próximo até às 14h do mesmo dia. A transportadora parceira segue com a entrega até o cliente final. Pedidos do dia agendados após às 11h não serão aceitos e devem ser entregues no dia seguinte.

Conheça o ponto de coleta mais próximo

Perguntas Frequentes

Como saber se estou cadastrado na modalidade de coleta pela transportadora ou entrega do pacote no ponto de coleta?
Após o agendamento do pedido no Seller Central, se o status do pedido estiver como Entrega Pendente, você deverá levar o pacote até o ponto de coleta mais próximo. Se o status estiver como Aguardando Coleta, o pacote será coletado em seu endereço pela transportadora. Você também pode consultar a sua modalidade de envio por meio dessa página do Seller Central.
É possível alterar a minha modalidade de entrega no ponto de coleta da transportadora (Dropoff) para ter a coleta realizada na minha loja?
Não. Se a sua loja está cadastrada como Dropoff, significa que você está numa área não atendida para coletas pela transportadora, portanto não é possível fazer essa alteração.
Posso entregar no mesmo dia para a transportadora parceira pedidos que agendei após às 11h?
As transportadoras parceiras calculam a capacidade do veículo que irá coletar seus pacotes com base em seus pedidos do dia. Você pode entregar pacotes agendados após às 11h somente se eles tiverem o prazo de envio para o mesmo dia. Caso contrário, você deve entregá-los no dia seguinte.
Como devo preparar e embalar os pedidos?
Produtos frágeis devem estar sinalizados. As etiquetas devem ser impressas em boa resolução e de forma legível, sem falhas. Cole-as na maior face lisa da embalagem, sem nenhum tipo de obstrução (como o relevo da abertura da caixa ou sobreposição de fita adesida, por exemplo).

Saiba embalar e etiquetar corretamente
O que fazer caso o aplicativo do motorista não esteja funcionando no momento da coleta?
Não entregue pacotes que não forem bipados. Em caso de falha no aplicativo, o motorista deve solicitar a outro que colete os pacotes em sua loja.
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