ETAPA 1

Processamento dos Pedidos

Aprenda como processar os pedidos Delivery by Amazon massivamente ou manualmente, de acordo com a demanda do seu dia-a-dia.

1

Horário de corte: 11h

Todos os pedidos do dia devem ser agendados até às 11h. Pedidos do dia que forem agendados após esse horário devem ser entregues no dia seguinte e a loja receberá uma falha na métrica índice de envio tardio.

Podemos entrar em contato no número cadastrado no Seller Central para notificar quanto a pedidos pendentes próximos do horário de corte. É importante que cumpra o prazo de envio estabelecido para garantir que o cliente receba o pedido na data prometida e tenha a melhor experiência de compra.

Mantenha o telefone de contato atualizado

2

Processamento dos pedidos para vendedores CNPJ e CPF

Para oferecer as vantagens de um programa logístico da Amazon para todos são permitidos no Delivery by Amazon vendedores CPF e CNPJ.

Vendedores CPF devem imprimir a Declaração de Conteúdo (ou Guia de Remessa) disponibilizada pela Amazon no Seller Central, enquanto vendedores CNPJ devem fazer o upload da NF-e. Todos os pacotes devem ter sua respectiva Declaração de Conteúdo ou NF-e afixado.

3

O que significam as abas em Gerenciar Pedidos?

Você encontra os novos pedidos em Menu > Pedidos > Gerenciar Pedidos, na aba Delivery by Amazon (ou pelo link).
  • Pendente: pedidos sob análise de pagamento. Assim que aprovado, o pedido segue para a próxima etapa.
  • Aguardando nota fiscal: pedidos com upload da nota fiscal pendente (apenas no caso de vendedor CNPJ). Os pedidos nesse status também aparecem na seguinte, Envio pendente.
  • Envio pendente: pedidos pendentes de agendamento.
  • Cancelado: pedidos cancelados pelo cliente ou pelo vendedor.
  • Enviado: os pedidos agendados com sucesso migram para a aba Aguardando entrega. Nessa aba é possível identificar ao lado de cada pedido o status Aguardando coleta, se sua modalidade for ‘coleta na própria loja’, ou Entrega pendente caso sua modalidade seja ‘entrega no ponto de coleta’. Após entregar os pacotes à transportadora parceira os pedidos passam para a aba Enviado, onde você pode acompanhar o status da entrega até o cliente.

4

Etiquetas e embalagens

As etiquetas devem ser impressas em boa resolução e de forma legível, sem falhas. Cole-as na maior face lisa da embalagem, sem nenhum tipo de obstrução (como o relevo da abertura da caixa ou sobreposição de fita adesida, por exemplo).

Saiba embalar e etiquetar corretamente

5

Integradores

Você possui integrador?

1.

Integração de Notas Fiscais automática
Os pedidos serão importados automaticamente na plataforma do integrador e assim que a nota fiscal estiver pronta, ela será encaminhada para a Amazon de forma automática.

Após o processamento e aprovação da mesma, a loja deverá selecionar todos os pedidos com notas aprovadas e solicitar a impressão das etiquetas. Para alguns integradores, a loja somente poderá imprimir a etiqueta no formato .pdf. Para outros, poderá escolher entre .pdf ou .zpl.

2.

Upload massivo de Notas fiscais no Seller Central
No Seller Central, faça o passo a passo:
  1. Na aba Pedidos>Gerenciador de pedidos> Aguardando nota fiscal
  2. Selecione o botão: Enviar Notas fiscais, localizado na parte superior direita
  3. Nessa etapa uma nova página irá abrir. É possível arrastar todos os xmls desejados ou clicar com o botão esquerdo na caixa, que irá abrir o diretório do seu computador, permitindo o upload dos xml da pasta em que salvou. Depois, selecione “Enviar” e o sistema irá identificar qual xml pertence a qual pedido automaticamente.
  4. Verifique se as notas foram anexadas com sucesso, caso contrário tente novamente.
  5. Em caso de erro, acesse a página de ajuda.
  6. Suas notas foram enviadas com sucesso!

3.

Agendamento massivo de coletas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos> Gerenciador de pedidos> Envio pedente
  2. Selecione os pedidos que deseja agendar
  3. Em seguida, clique em “Agendar coleta(s) localizado no lado superior esquerdo
  4. Valide a data de coleta
  5. Revise o peso e as dimensões do pedido
  6. Caso queira remover algum pedido do agendamento, clique em “remover”
  7. Aperte o botão “Agendar entrega”
Obs: Nos detalhes do pedido, informaremos a quantidade de itens do mesmo

4.

Impressão massiva de etiquetas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos > Fazer upload de arquivos relacionados ao pedido> Programar retirada
  2. Desça a página e encontre o relatório do processamento do dia em questão
  3. Clique na opção a direita “Fazer download de etiquetas de envio”
Obs: Todos os agendamentos em massa que fizer no dia irá gerar um novo arquivo com novas etiquetas para impressão, apenas confira a data e o horário.

1.

Upload massivo de Notas fiscais no Seller Central
No Seller Central, faça o passo a passo:
  1. Na aba Pedidos>Gerenciador de pedidos> Aguardando nota fiscal
  2. Selecione o botão: Enviar Notas fiscais, localizado na parte superior direita
  3. Nessa etapa uma nova página irá abrir. É possível arrastar todos os xmls desejados ou clicar com o botão esquerdo na caixa, que irá abrir o diretório do seu computador, permitindo o upload dos xml da pasta em que salvou, depois selecione “Enviar” e o sistema irá identificar qual xml pertence ao qual pedido automaticamente
  4. Verifique se as notas foram anexadas com sucesso, caso contrário tente novamente
  5. Em caso de erro, acesse a página de ajuda
  6. Suas notas foram enviadas com sucesso!

2.

Agendamento massivo de coletas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos> Gerenciador de pedidos> Envio pedente
  2. Selecione os pedidos que deseja agendar
  3. Em seguida, clique em “Agendar coleta(s) localizado no lado superior esquerdo
  4. Valide a data de coleta
  5. Revise o peso e as dimensões do pedido
  6. Caso queira remover algum pedido do agendamento, clique em “remover”
  7. Aperte o botão “Agendar entrega”
Obs: Nos detalhes do pedido, informaremos a quantidade de itens do mesmo

3.

Impressão massiva de etiquetas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos > Fazer upload de arquivos relacionados ao pedido> Programar retirada
  2. Desça a página e encontre o relatório do processamento do dia em questão
  3. Clique na opção a direita “Fazer download de etiquetas de envio”
Obs: Todos os agendamentos em massa que fizer no dia irá gerar um novo arquivo com novas etiquetas para impressão, apenas confira a data e o horário.

4.

Integração de Notas Fiscais automática
Os pedidos serão importados automaticamente na plataforma do integrador e assim que a nota fiscal estiver pronta, ela será encaminhada para a Amazon de forma automática.

Após o processamento e aprovação da mesma, a loja deverá selecionar todos os pedidos com notas aprovadas e solicitar a impressão das etiquetas. Para alguns integradores, a loja somente poderá imprimir a etiqueta no formato .pdf. Para outros, poderá escolher entre .pdf ou .zpl.

Perguntas Frequentes

Como configurar a impressão para uma etiqueta por folha? E várias por folha?
Acesse Configurações > Informações da conta > Informações sobre envios e devoluções > Configurações do Delivery by Amazon (ou pelo link) > Preferência de impressão > selecione ‘uma etiqueta de envio por folha’ ou ‘várias etiquetas de envio por folha’ > Salvar.
O que é tempo de preparo e qual sua importância?
Tempo de preparo é o tempo, em dias, que você precisa para preparar, agendar, embalar e entregar pedidos à transportadora parceira. O padrão em DBA é ‘mesmo dia’, ou seja, você pode receber pedidos até às 10h, deve realizar o agendamento daqueles com prazo de envio para o mesmo dia até às 11h e entregar os pacotes de acordo com a modalidade: ‘coleta em seu endereço’ ou ‘entrega no ponto de coleta’.

Para configurar o tempo de preparo de todos os produtos elegíveis para 1 dia, acesse Menu> Configurações de envio > Tempo de preparo > Editar (ou pelo link). Para configurar o tempo de preparo de apenas um ASIN, acesse Menu > Inventário > Gerenciar todo o inventário (ou pelo link) > ao lado do ASIN desejado clique nos três pontos verticais > Editar oferta > Tempo de processamento.

Saiba mais sobre tempo de preparo
É possível adiantar o agendamento de pedidos que o prazo de envio não seja o dia em questão?
As transportadoras parceiras calculam a capacidade do veículo que irá coletar seus pacotes com base em seus pedidos do dia. Para garantir que todos os pacotes sejam coletados com sucesso agende até às 11h apenas os pedidos do dia.
Facebook logo
LinkedIn logo
YouTube logo
Instagram logo
Whatsapp logo
® 2024, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.