Etapa 3

Gerenciamento de Inventário

Esta é a última etapa de seu caminho de aprendizagem em FBA. Após o recebimento de seus itens no centro de distribuição da Amazon, você poderá gerenciar seu inventário através dos relatórios comerciais disponíveis gatuitamente no menu de seu Seller Central. Saiba mais sobre devolução de produtos e remoção de itens.

Rastreio e recebimento de envios

Veja em nosso manual sobre rastreio, recebimento e desempenho de envios.

Gerenciamento de inventário

Aprenda a gerenciar seu inventário enviado aos centros de distribuição da Amazon e veja sobre relatórios comerciais do programa FBA.

Remoção de inventário

Saiba mais sobre como remover produtos e sobre itens danificados.

Devoluções de produtos

Conheça os procedimentos de devoluções de clientes no programa FBA.

Perguntas Frequentes

Sobre o programa
Quem pode participar do FBA - Logística da Amazon?
O FBA - Logística da Amazon está disponível para vendedores elegíveis. Conheça os critérios de elegibilidade.
Existe um período de fidelidade do programa?
Não. No entanto, nossa sugestão é de que o vendedor permaneça no programa por pelo menos três meses para que possa ter a real percepção dos benefícios do programa e do selo Prime.
Todos os meus produtos em FBA terão frete grátis para o cliente?
Os produtos dentro do programa de FBA serão oferecidos para todos os clientes. Para clientes Prime, todos os produtos terão frete grátis, independente do valor do pedido. Para clientes não-Prime, o frete grátis será oferecido para pedidos acima de R$ 149. Para pedidos com valor menor que R$ 149, o frete irá variar de acordo com a localização do cliente.
Qual é o custo de usar o FBA - Logística da Amazon?
A comissão de vendas no FBA continua a mesma dos produtos vendidos e enviados pelo vendedor. Além da comissão, é cobrada uma tarifa de logística por cada item enviado, que é calculada com base no peso do produto (cubado ou real, o que for maior). O valor independe da região de destino ou opção de entrega escolhida pelo cliente (grátis, padrão, expressa, prioritária ou agendada), o que permite que você expanda a sua base de clientes para todos os Estados do Brasil. Confira os valores neste link.

As tarifas de armazenamento e de remoção de estoque estão grátis até Dezembro de 2021 e a tarifa de coleta está gratuita até Março de 2022.
Gerenciamento de inventário
Por quanto tempo meu produto pode ficar armazenado no centro de distribuição da Amazon?
Se o produto não for vendido em 90 dias ou estiver com alta cobertura de estoque, uma remoção de inventário será solicitada automaticamente. Caso percebamos que o produto não está performando bem antes disso, enviaremos sugestões sobre ações promocionais ou indicaremos a você que faça o pedido de remoção dos itens. Você pode solicitar a remoção diretamente no seu Seller Central. Vale lembrar que as tarifas de armazenamento e remoção de inventário estão grátis até Dezembro 2021. Saiba mais aqui.
Como diferenciar o estoque de FBA e FBA Onsite?
Você consegue diferenciar os estoques no relatório de Histórico diário do inventário, disponível em Relatórios > Logística > Inventário no Seller Central. Para FBA, a coluna ID do armazén será GRU8.
Como solicitar reembolso dos produtos danificados pelo transportador ou pelo CD da Amazon?
Para solicitar um reembolso, acesse Fale conosco e selecione o Serviço de Logística Amazon Onsite > Solicitação de reembolso. Saiba mais sobre nossa política de reembolso.
Remoção de inventário
Posso solicitar remoção do meu inventário? Para qual endereço ele será enviado?
Sim, você pode solicitar a devolução ou o descarte de qualquer quantidade de inventário a qualquer momento no seu Seller Central. Enviamos os itens de remoção para o endereço do seu CNPJ. Não será possível alterar esse endereço. Saiba mais aqui.
Quanto tempo demora para a entrega dos produtos após a solicitação de remoção de inventário?
Normalmente, pedidos de remoção são processados em 14 dias úteis. No entanto, durante a época de férias e períodos de pico de remoção, o processamento pode demorar 30 dias úteis ou mais.
Onde consigo consultar o estoque disponível no Fulfillment?
No Seller Central, entre em Inventário > Planejamento de inventário para consultar o seu estoque disponível em FBA. Você também pode fazer essa consulta em Relatórios > Logística > Inventário no Seller Central. Para FBA, a coluna ID do armazén será GRU8.
© 2021, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma empresa da Amazon.