Etapa 1

Configurações iniciais
Regime Normal

Veja os primeiros passos para começar a operar no programa FBA. Liste suas ofertas que serão disponibilizadas no programa e configure o Faturador da Amazon para emissão de notas fiscais.

Treinamento para iniciantes

AO VIVO

Começando no FBA - Logística da Amazon do zero

Participe da sessão de trabalho e faça o passo a passo para entrar no FBA junto com especialistas.

Antes de começar

O FBA - Logística da Amazon é um programa disponível para vendedores elegíveis. Verifique se sua conta da Amazon se enquadra nos critérios de elegibilidade.
Conheça mais sobre o programa e o passo a passo para começar no vídeo abaixo:

1

Liste seus produtos

Para enviar seus produtos para o FBA, seus produtos devem estar listados em seu catálogo gerenciado pela Logística da Amazon.

Você possui três opções:

1

Criar uma nova oferta
Se você é novo na Amazon, ou ainda não tem uma oferta para o produto que quer enviar, você deve criar uma oferta do zero.

2

Duplicar uma oferta já existente
Se você já possui uma oferta de um produto que você deseja manter em mais de um modelo de logística, você deve duplicá-la.

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Converter uma oferta já existente
Se você já possui uma oferta de um produto que você deseja manter apenas com o FBA - Logística da Amazon como forma de envio, você deve convertê-la.
Mais sobre listagem
Acesse o Guia de Listagem de Produtos para saber sobre conceitos importantes, requisitos de marcas e categorias, e muito mais!
Importante
Se você utiliza o serviço de integração na Amazon, siga as recomendações que separamos para você e evite problemas na sua operação.

Como escolher produtos para o FBA - Logística da Amazon

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Confirme que seu produto pode ser vendido no FBA

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Configure seu Faturador

O Faturador da Amazon é a ferramenta que vai emitir todas as suas notas fiscais para as operações do Programa FBA – Logística da Amazon. As NF-es serão geradas com base nas informações fornecidas por você, por isso é necessário completar as configurações corretamente.
Importante
Será de sua responsabilidade garantir que os dados estejam completos e corretos para fins de faturamento, podendo sempre atualizá-los diretamente no Seller Central ou pelas plataformas de integração disponíveis.

Configurações gerais

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Confirme que os Detalhes da empresa estão corretos
Os dados são obtidos diretamente dos órgãos oficiais do governo, mas não são atualizados automaticamente. Se você notar alguma inconsistência, clique em aqui no canto inferior direito para solicitar atualização.

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Escolha a Atividade principal da empresa para usar como padrão nas suas notasSua empresa pode ser Distribuidor, Importador ou Fabricante

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Faça o upload do seu Certificado Digital do tipo A1
O Certificado deve ser do tipo A1, em formato .pfx ou .p12, vinculado ao CNPJ da sua conta. Verifique se ele está dentro da data de validade antes de fazer o upload.

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Informe seu número de série único e exclusivo à AmazonVocê deve escolher um número de série de 1 a 899

Configuração da planilha de Regras fiscais

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Faça o download da planilha modeloDisponível na página de Configurações do Faturador no Seller Central

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Determine suas regras fiscais
Crie quantas regras fiscais forem necessárias para seus produtos com o auxílio de seu contador.

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Faça o upload da planilha
Aguarde a mensagem de sucesso ou erro para confirmar se todos os atributos fiscais foram processados corretamente. Se necessário, atualize a página após alguns minutos. Após o processamento, você verá uma tela indicando quantas regras tributárias foram processados com sucesso ou erro.

Configuração da planilha de Atributos fiscais de produto

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Faça o download da planilha modeloDisponível na página de Configurações do Faturador no Seller Central

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Preencha os SKUs e as regras fiscais correspondentes
Escreva na planilha todos os SKUs que você listou em FBA e indique qual Regra Fiscal da planilha de Regras Fiscais, que você já configurou, você quer utilizar para cada SKU.
É possível associar diversos SKUs à mesma Regra Fiscal.

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Preencha o código NCM e a Origem da Mercadoria

4

Faça o upload da planilha
Aguarde a mensagem de sucesso ou erro para confirmar se todos os atributos fiscais foram processados corretamente. Se necessário, atualize a página após alguns minutos. Após o processamento, você verá uma tela indicando quantos SKUs foram processados com sucesso ou erro.
Se a planilha apresentar um erro:
1. Clique em Verificar Monitor para ver o status da última planilha configurada.
  • O Monitor disponibiliza os últimos 10 uploads realizados. Caso muitas tentativas sejam realizadas, mantenha uma cópia de sua planilha.
2. Em caso de status ERRO, faça o download do arquivo e verifique quais linhas possuem o status Erro encontrado. Nessas linhas, encontre os campos inválidos sinalizados em vermelho e verifique a orientação dada no comentário.
  • Corrija os campos inválidos e faça o upload da planilha novamente. Utilize a aba Dados Válidos para conferir as validações feitas em cada campo.
3. Em caso de status PROCESSANDO, aguarde alguns minutos e atualize a tabela para verificar o status. Planilhas com muitas informações podem levar até 1 hora para serem processadas.
Se quiser suporte para fazer a configuração das planilhas, contrate uma das empresas da nossa Rede de Prestadores de Serviço (SPN):
Evite o bloqueio das suas ofertas em FBA após rejeições de NF-es por:
  • Certificado Digital próximo a data de vencimento
  • Número de série inválido
  • Endereço ou IE desatualizados
  • CNPJ irregular, suspenso ou não cadastrado na SEFAZ
  • Mudança de Código de Regime Tributário (CRT)
Acompanhe os motivos das NF-rejeitadas pelo Painel do Faturador e corrija as informações assim que possível.
Ajuda
Para detalhes de como configurar seu Faturados, resolver problemas de rejeição de NF-es e desbloquear suas ofertas, confira o Guia Rápido do Faturador.

Parabéns!
Se você seguiu os passos acima, você completou as configurações iniciais do FBA - Logística da Amazon.

Perguntas Frequentes

Sobre o programa
Como verifico se o FBA - Logística da Amazon está habilitado na minha conta?
Vendedores do Regime Normal podem participar do FBA - Logística da Amazon sob convite. Verifique com seu gerente de contas se sua conta já está liberada para utilizar o FBA com CRT = 3.
Quem pode participar do FBA - Logística da Amazon?
O FBA - Logística da Amazon está disponível para vendedores elegíveis. Conheça os critérios de elegibilidade.
Posso ter um gerente de contas para me ajudar no processo de lançamento em FBA?
Vendedores do Regime Normal podem participar do FBA - Logística da Amazon sob convite de um gerentes de conta.

Você pode contratar uma empresa especializada da nossa Rede de Prestadores de Serviço (SPN) para te auxiliar nas configurações do Faturador.
Existe um período de fidelidade do programa?
Não. No entanto, nossa sugestão é de que o vendedor permaneça no programa por pelo menos três meses para que possa ter a real percepção dos benefícios do programa.
Todos os meus produtos em FBA terão frete grátis para o cliente?
Os produtos dentro do programa de FBA são oferecidos para todos os clientes. Para clientes Prime, todos os produtos têm frete grátis, independente do valor do pedido. Para clientes não-Prime, o frete grátis é oferecido para pedidos com valor mínimo de R$ 129. Para pedidos com valor menor, o frete irá variar de acordo com a localização do cliente.
Qual é o custo de usar o FBA - Logística da Amazon?
Confira o custo de usar o FBA aqui.
Onde devo preencher os atributos obrigatórios para FBA?
Para cada produto, são obrigatórios os atributos de código de NCM e Origem da Mercadoria.

Para vendedores do Regime Normal, essa informação deve ser preenchida na planilha de Atributos fiscais de produto dentro do Faturador.
Faturador
Posso emitir as NF-es do FBA pelo meu ERP?
Não. Para melhor experiência do consumidor e excelência operacional do FBA, todas as NF-es devem ser emitidas pelo Faturador da Amazon. Assim, conseguimos uma emissão rápida e com suporte 24/7 de nossos engenheiros em caso de problemas.

Importante: AS NF-es geradas pela Amazon possuem como referência o código do produto que a Amazon atribui no seu centro de distribuição, não o SKU determinado pelo vendedor. Por isso, recomendamos não importar o XML da NF em um ERP. Para acessar e baixar todas as suas notas fiscais, acesse o painel do Faturador.
Estou com dificuldade de preencher minhas planilhas fiscais
Qual número de série devo colocar nas minhas NF-es?
Durante as configurações do Faturador, você deverá escolher um número de série para emissão das suas notas fiscais. Você deve escolher um número de série de 1 a 899, exclusivo para a Amazon.

É importante que você configure um número que você ainda não tenha utilizado em nenhum momento para emitir NFs. Caso contrario, a nota será rejeitada pela SEFAZ, o que pode causar cancelamento de pedidos e bloqueio da sua conta. Atente-se.

Você poderá editar esse e outros campos a qualquer momento editando as configurações do Faturador.
Como acesso minhas NF-es emitidas?
Você pode acessar todas as suas notas fiscais emitidas no seu Seller Central, entrando em Relatórios > Faturador. Você pode usar o Filtro para visualizar suas notas por tipo de transação e pelo status e pode fazer o download de suas notas em formatos XML ou PDF.

Importante: AS NF-es geradas pela Amazon possuem como referência o código do produto que a Amazon atribui no seu centro de distribuição, não o SKU determinado pelo vendedor. Por isso, recomendamos não importar o XML da NF em um ERP. Para acessar e baixar todas as suas notas fiscais, acesse o painel do Faturador.
O que devo fazer se tiver algum erro na emissão de NF-es pelo Faturador da Amazon?
Consulte qual é o código de rejeição da nota fiscal no Painel do Faturador e acesse o guia rápido do Faturador para entender como resolver os problemas mais comuns. Caso ainda precise de ajuda, entre em contato com o seu gerente de contas.

Atenção: Caso você possua notas de venda rejeitadas, corrija o problema em até 72h para que seus pedidos não sejam cancelados.
Como será feito o cálculo fiscal das minhas notas?
Para melhor entendimento do cálculo fiscal, verfique a Metodologia do Faturador.
Já operava no FBA - Logística da Amazon, mas mudei de CRT. O que faço agora?
Quais são as medidas permitidas para produtos no FBA? Quantos produtos posso enviar?
A soma das dimensões não deve exceder 200cm, sendo que a maior dimensão não deve exceder 100cm. O peso da embalagem deve ter até 22kg.

Não há mínimo de unidades para envio. Você terá inicialmente um limite de 1125 unidades para serem armazenadas, sendo:
  • 625 produtos pequenos (até 45x35x20cm ou até 9kg)
  • 300 produtos grandes (maior que 45x35x20cm ou maior que 9kg)
  • 200 produtos perigosos
Caso queira armazenar mais produtos, você poderá abrir um chamado com o Suporte. Para mais informações, acesse a página de ajuda de limites de armazenagem.
Existem produtos restritos que não poderão ser enviados ao centro de distribuição da Amazon?
Antes de criar ofertas no programa, é importante saber quais categorias de produtos são permitidas em FBA. Acesse a página de ajuda de restrições de produtos do programa FBA - Logística da Amazon para saber mais.
Qual é a diferença entre converter e duplicar ofertas?
Quando você converte uma oferta, você retira ela da Logística do Vendedor e a deixa ativa apenas em FBA - Logística da Amazon. Caso você queira deixar o seu produto ativo com a Logística do Vendedor e com a Logística da Amazon, você deve duplicar a oferta, copiando uma existente. Uma boa prática é adicionar “_FBA” no SKU do vendedor para que você consiga diferenciar as suas ofertas nos relatórios comerciais. Para aprender como ofertar produtos em FBA, acesse este vídeo.
Posso criar minhas ofertas utilizando um integrador?
Sim. Atualmente, os integradores homologados em FBA são: Bling, Tray, Anymarket, Ideris, Ambar X e Shopping de Preços. Caso você utilize outro integrador acesse as recomendações aqui.

Acesse a página Integração para o FBA para mais informações.
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