Etapa 1

Configurações iniciais

Veja os primeiros passos para começar a operar no programa FBA. Preencha o formulário de coleta, configure o Faturador da Amazon para emissão de notas fiscais e liste suas ofertas que serão disponibilizadas no programa.

Introdução

Antes de começar
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Confirme que sua conta esta registrada no FBA - Logística da Amazon. Saiba como
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Tudo certo? Conheça em 3 minutos todas as etapas que você deve seguir para operar no FBA -Logística da Amazon

Passo 1: Registre-se no serviço de coleta

Você pode realizar o envio de produtos para o centro de distribuição da Amazon de duas formas:
Para utilizar o serviço de coleta, é necessário realizar um cadastro com a transportadora recomendada pela Amazon. Após o registro, em até 3 semanas você receberá um cronograma fixo de coleta, em que a transportadora irá coletar seu inventário a cada duas semanas no endereço informado.
Atenção: Ainda não se registrou no Serviço de coleta? O prazo para se registrar era 15/10. Você ainda pode iniciar o seu registro, mas saiba que o prazo para ter uma data de coleta será a partir do dia 07/12/21.
O que você vai precisar:
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Seus dados fiscais
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Endereço de coleta no estado de São Paulo, exceto para a cidade de Cajamar
Se você ainda não se inscreveu
Visite a página para acompanhar a situação do seu registro e próximas coletas

Acompanhe suas datas de coleta

Os vendedores já cadastrados no serviço de coleta pela Transportadora Recomendada pela Amazon, podem acessar a página Serviço de Coleta no Seller Central.

Nessa página os vendedores poderão encontrar informações como dados cadastrais, próximas coletas e um guia com dúvidas frequentes.

Passo 2: Complete as configurações do Faturador

O Faturador é a ferramenta que vai emitir todas as notas ficais no FBA - Logística da Amazon, com as informações fornecidas por você. A configuração leva menos de 5 minutos.
O que você vai precisar:
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Escolher um CSOSN e a Atividade principal da empresa para usar como padrão nas suas NF-es
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Ter um Certificado Digital do tipo A1 em formatos pfx. ou p12. vinculado ao CNPJ da sua conta
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Escolher um número de série exclusivo para uso no Faturador

Importante

Evite o bloqueio das suas ofertas em FBA após rejeições de NF-es por:
  • Certificado Digital próximo a data de vencimento
  • Número de série inválido
  • Endereço ou IE desatualizados
  • CNPJ irregular, suspenso ou não cadastrado na SEFAZ
  • Mudança de Regime Fiscal para CRT diferente do Simples Nacional
Acompanhe os motivos das NF-es rejeitadas pelo Painel do Faturador e corrija as informações assim que possível.
Caso seu Regime Tributário não se enquadre mais no Simples Nacional (CRT = 1), você se tornará inelegível ao programa. Clique aqui para entender o que fazer.

Passo 3: Liste seus produtos

Você utiliza o serviço de integração na Amazon?

Siga as recomedações que separamos para você e evite problemas em sua operação.
Para enviar seus produtos para o FBA, você deve converter ou duplicar ofertas para a Logística da Amazon no Seller Central. Escolher os produtos certos para o FBA pode determinar o sucesso de sua operação. Uma boa estratégia é escolher produtos que tenham destaque em vendas e que sejam relevantes para seus clientes.
Acesse a página de produtos recomendados para o seu próximo envio.
O que você vai precisar para cada produto:
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Código NCM
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Origem da mercadoria em valor numérico de 0-8
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Dimensões e peso do pacote
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Código CEST (em caso de CSOSN igual a 500)
Caso você não preencha esses campos, não será possível criar um envio de produtos para o CD da Amazon.
Você faz parte do FBA Onsite?
    Se sim, é recomendado que você crie duas ofertas distintas, uma para FBA - Logística da Amazon e outra para o FBA Onsite.

    Caso contrário, as ofertas de ambos os programas serão bloqueadas se houver algum problema na emissão de notas do Faturador.

Parabéns!
Se você seguiu os passos acima, você completou as configurações iniciais do FBA - Logística da Amazon.

Perguntas Frequentes

Sobre o programa
Como verifico se o FBA - Logística da Amazon está habilitado na minha conta?
Todas as contas com registro com CNPJ elegível terão as funcionalidades do FBA automaticamente habilitadas no Seller Central. Para analisar se o FBA está habilitado em sua conta, verifique se você tem acesso ao Faturador da Amazon e a página de Gerenciar envios para Amazon.
Quem pode participar do FBA - Logística da Amazon?
O FBA - Logística da Amazon está disponível para vendedores elegíveis. Conheça os critérios de elegibilidade.
Existe um período de fidelidade do programa?
Não. No entanto, nossa sugestão é de que o vendedor permaneça no programa por pelo menos três meses para que possa ter a real percepção dos benefícios do programa e do selo Prime.
Todos os meus produtos em FBA terão frete grátis para o cliente?
Os produtos dentro do programa de FBA serão oferecidos para todos os clientes. Para clientes Prime, todos os produtos terão frete grátis, independente do valor do pedido. Para clientes não-Prime, o frete grátis será oferecido para pedidos acima de R$ 149. Para pedidos com valor menor que R$ 149, o frete irá variar de acordo com a localização do cliente.
Qual é o custo de usar o FBA - Logística da Amazon?
A comissão de vendas no FBA continua a mesma dos produtos vendidos e enviados pelo vendedor. Além da comissão, é cobrada uma tarifa de logística por cada item enviado, que é calculada com base no peso do produto (cubado ou real, o que for maior). O valor independe da região de destino ou opção de entrega escolhida pelo cliente (grátis, padrão, expressa, prioritária ou agendada), o que permite que você expanda a sua base de clientes para todos os Estados do Brasil. Confira os valores neste link.

As tarifas de armazenamento e de remoção de estoque estão grátis até Dezembro de 2021 e a tarifa de coleta está gratuita até Março de 2022.
Serviço de Coleta
Preenchi o formulário de coleta, mas não recebi resposta. O que devo fazer?
Você pode consultar a sua situação de registro na página de Serviço de Coleta - FBA no seu Seller Central. A atualização pode levar até 3 dias.
Como consulto minha data de coleta com a transportadora recomendada pela Amazon?
Você pode consultar sua situação de registro e próximas datas de coleta acessando a página de Serviço de Coleta - FBA no Seller Central.
Como eu garanto que a minha coleta pela Transportadora Recomendada pela Amazon vai acontecer?
A coleta só ocorrerá na data agendada se o envio for confirmado. Para confirmar o envio, você deve criar sua remessa no Seller Central e selecionar Transportadora Recomendada pela Amazon ao final do processo. Atente-se que para ter a coleta confirmada, você deverá criar o envio até às 21h, 2 dias úteis antes da data de coleta e emitir a nota fiscal. Por exemplo, se sua coleta é dia 21/05, emita sua NF até 19/05 21h. Acesse a Etapa 2: Criação de um envio.
Não tenho um endereço de coleta no Estado de São Paulo, posso utilizar o serviço de coleta?
Não. A transportadora recomendada pela Amazon só oferece o serviço para o Estado de São Paulo, exceto na cidade de Cajamar. Vale lembrar que esse endereço pode ser diferente do seu endereço fiscal.

Mesmo sem o serviço de coleta, você ainda pode enviar produtos com um veículo próprio ou contratar uma transportadora terceira.

Acesse a Etapa 2: Criação de um envio para entender mais sobres as formas de envio no FBA - Logística da Amazon.
Onde tenho mais informações sobre o serviço de coleta?
A página de Serviço de Coleta - FBA no Seller Central possui informações sobre como funciona, situação de registro com a transportadora, próximas coletas e outras perguntas frequentes.
Faturador
Qual número de série devo colocar nas minhas NF-es?
Durante as configurações do Faturador, você deverá escolher um número de série para emissão das suas notas fiscais. Você deve escolher um número de série de 1 a 899, exclusivo para a Amazon.

É importante que você configure um número que você ainda não tenha utilizado em nenhum momento para emitir NFs. Caso contrario, a nota será rejeitada pela SEFAZ, o que pode causar cancelamento de pedidos e bloqueio da sua conta. Atente-se.

Você poderá editar esse e outros campos a qualquer momento editando as configurações do Faturador.
Como acesso minhas NF-es emitidas?
Você pode acessar todas as suas notas fiscais emitidas no seu Seller Central, entrando em Relatórios > Faturador. Você pode usar o Filtro para visualizar suas notas por tipo de transação e pelo status e pode fazer o download de suas notas em formatos XML ou PDF. Basta selecionar as notas que deseja baixar, selecionar
O que devo fazer se tiver algum erro na emissão de NF-es pelo Faturador da Amazon?
Você pode acessar o guia rápido do Faturador para entender como resolver os problemas mais comuns. Caso ainda precise de ajuda, entre em contato com o Suporte.
Posso emitir as NF-es do FBA pelo meu ERP?
Não. Para melhor experiência do consumidor e excelência operacional do FBA, todas as NF-es devem ser emitidas pelo Faturador da Amazon. Assim, conseguimos uma emissão rápida e com suporte 24/7 de nossos engenheiros em caso de problemas.

Caso queira importar as suas NF-es emitidas através do Faturador para o seu ERP, você pode acessar e baixar todas as suas notas fiscais acessando o painel do Faturador.

Observação: AS NF-es geradas pela Amazon possuem como referência o código do produto que a Amazon atribui no seu centro de distribuição, não o SKU determinado pelo vendedor. Por isso, recomendamos não importar o XML da NF em um ERP.
Meu Regime Tributário não se enquadra mais no Simples Nacional (CRT = 1). O que devo fazer?
Caso o seu Regime Tributário não se enquadre mais no Simples Nacional (CRT = 1), você se tornará inelegível ao programa. Veja como atualizar o Código do Regime Tributário (CRT) no Faturador e como fazer o pedido de remoção do seu inventário do centro de distribuição da Amazon.
Quais são as medidas permitidas para produtos no FBA? Quantos produtos posso enviar?
A soma das dimensões não deve exceder 200cm, sendo que a maior dimensão não deve exceder 100cm. O peso da embalagem deve ter até 22kg.

Não há mínimo de unidades para envio. Você terá inicialmente um limite de 425 unidades para serem armazenadas, sendo:
  • 250 produtos pequenos (até 45x35x20cm ou até 9kg)
  • 150 produtos grandes (maior que 45x35x20cm ou maior que 9kg)
  • 25 produtos perigosos
Caso queira armazenar mais produtos, você poderá abrir um chamado com o Suporte. Para mais informações, acesse a página de ajuda de limites de armazenagem.
Existem produtos restritos que não poderão ser enviados ao centro de distribuição da Amazon?
Antes de criar ofertas no programa, é importante saber quais categorias de produtos são permitidas em FBA. Acesse a página de ajuda de restrições de produtos do programa FBA - Logística da Amazon para saber mais.
Onde devo preencher os atributos obrigatórios para FBA na listagem de produtos?
Para enxergar os campos dos atributos obrigatórios para FBA, clique em Exibição Avançada. Na aba Mais informações, atualize os campos de Dimensões e peso do pacote. Clique na aba Oferta e atualize os atributos fiscais Código NCM e Origem da Mercadoria. Selecione “A Amazon enviará e fornecerá o atendimento ao cliente (Logística pela Amazon)” em Forma de envio. Clique em Salvar e finalizar. Para mais informações acesse o manual de listagem de produtos.
Qual é a diferença entre converter e duplicar ofertas?
Quando você converte uma oferta, você retira ela da Logística do Vendedor e a deixa ativa apenas em FBA - Logística da Amazon. Caso você queira deixar o seu produto ativo com a Logística do Vendedor e com a Logística da Amazon, você deve duplicar a oferta, copiando uma existente. Uma boa prática é adicionar “_FBA” no SKU do vendedor para que você consiga diferenciar as suas ofertas nos relatórios comerciais. Para aprender como ofertar produtos em FBA, acesse este vídeo.
Posso criar minhas ofertas utilizando um integrador?
Sim. Atualmente, os integradores homologados em FBA são: Bling, Tray, Anymarket, Ideris e Ambar X.
Atente-se aos atributos fiscais e dimensões e peso do pacote, que são obrigatórios para FBA. Se você utiliza outro integrador, evite utilizá-lo para criação de ofertas em FBA, faça diretamente no Seller Central para não evitar erros com parâmetros fiscais.

Acesse a página Integração para o FBA para mais informações.
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