DBA - DELIVERY BY AMAZON
Com o DBA você vende, embala e a Amazon entrega
O que é o DBA - Delivery by Amazon?
O DBA (Delivery By Amazon) é o serviço de logística da Amazon que permite aos vendedores no Brasil enviar os produtos para os clientes usando as transportadoras parceiras da Amazon.
Com o DBA você irá vender seus produtos, embalar, imprimir a etiqueta e nós seremos responsáveis por entregá-los aos clientes, com condições mais atraentes, entregas rápidas e 100% rastreáveis e com mais opções de frete grátis.
Esse programa, desde 05 de agosto de 2024, passou a ser a modalidade de envio padrão da Amazon para todos os novos vendedores que se registram na Amazon e são elegíveis ao programa. Caso o vendedor deseje, porém, poderá optar por sair do programa.
Com o DBA você irá vender seus produtos, embalar, imprimir a etiqueta e nós seremos responsáveis por entregá-los aos clientes, com condições mais atraentes, entregas rápidas e 100% rastreáveis e com mais opções de frete grátis.
Esse programa, desde 05 de agosto de 2024, passou a ser a modalidade de envio padrão da Amazon para todos os novos vendedores que se registram na Amazon e são elegíveis ao programa. Caso o vendedor deseje, porém, poderá optar por sair do programa.
Depoimentos de vendedores no Brasil que usam DBA: vale a pena?
"A Lyoh está muito satisfeita com o DBA. O programa auxilia na manutenção de condições de frete mais atrativas e facilita nossa operação interna, já que o processo de preparação para envio é simples, rápido e intuitivo. Temos certeza de que parcerias como essa são fundamentais para oferecer um serviço de excelência para nossos clientes."
Bruna Pontin e Daiana de Souza
Fundadoras, Lyoh
Concentre-se em sua operação enquanto nossas transportadoras parceiras entregam os pedidos para clientes em todo o Brasil.
Benefícios do DBA
Seus produtos com entregas mais rápidas
Você pode aumentar as suas vendas porque os clientes adoram entregas rápidas e 100% rastreáveis.
Atendimento pós venda feito pela Amazon
A Amazon irá cuidar de todas os contatos pós-venda feitos pelos seus clientes, liberando seu tempo para se dedicar às vendas.
Frete GRÁTIS em itens acima de R$79
Você obtém tarifas de entrega competitivas e frete GRÁTIS a todos os clientes para itens acima de R$79.
Devoluções automáticas e sem custo
Todas as devoluções serão processadas automaticamente pela Amazon e etiquetas pré pagas serão emitidas aos clientes sem custo para você.
CUSTOS DE ENVIO
Tarifas DBA - Delivery by Amazon
Tarifa de gestão
Em todos os pedidos DBA, cobramos uma tarifa por unidade.
(novidade desde 1 de setembro de 2024) Para produtos abaixo de R$30, você terá uma tarifa especial de apenas R$ 4,50, cobrada por unidade vendida e válida para qualquer região do Brasil, sendo uma redução de R$1,00 por unidade em comparação com a tarifa anterior. A tarifa aplicada é válida para todos os estados de origem do envio e qualquer faixa de peso inferior a 22 kg.
Para produtos a partir de R$ 30 e abaixo de R$79, você terá uma tarifa de R$8,00 por unidade vendida..
Para produtos de R$79 em diante, você oferece frete grátis para o consumidor e a tarifa varia de acordo com o estado de origem do envio e peso do produto. Baixe o arquivo disponível nesta página de ajuda para fazer uma estimativa de quanto investiria para ter o DBA no seu negócio.
(novidade desde 1 de setembro de 2024) Para produtos abaixo de R$30, você terá uma tarifa especial de apenas R$ 4,50, cobrada por unidade vendida e válida para qualquer região do Brasil, sendo uma redução de R$1,00 por unidade em comparação com a tarifa anterior. A tarifa aplicada é válida para todos os estados de origem do envio e qualquer faixa de peso inferior a 22 kg.
Para produtos a partir de R$ 30 e abaixo de R$79, você terá uma tarifa de R$8,00 por unidade vendida..
Para produtos de R$79 em diante, você oferece frete grátis para o consumidor e a tarifa varia de acordo com o estado de origem do envio e peso do produto. Baixe o arquivo disponível nesta página de ajuda para fazer uma estimativa de quanto investiria para ter o DBA no seu negócio.
Como começar a vender com DBA - Delivery by Amazon
Passo 1:
Se você já vende na Amazon, registre-se no DBA
Passo 2:
Verifique se seu negócio está habilitado para usar o DBA
Na página de Configurações do Delivery by Amazon, clique em Endereço, insira o CEP e pressione Verificar para checar elegibilidade. Uma mensagem de CEP disponível/indisponível será retornada em tela.
Passo 3:
Cadastre seus dados e endereço
Adicione seu endereço e cadastre suas preferências no Seller Central.
Importante: você deverá escolher e utilizar apenas um único endereço de envio para o programa (caso sua modalidade seja coletas).
Atenção ao escrever o seu endereço. Preencha com, no máximo, 40 caracteres separando nome da rua/avenida e o número com vírgula. Caso haja complemento, coloca-lo após o número, separado com espaço (formato do endereço: Nome da rua/avenida, Número Complemento).
Importante: você deverá escolher e utilizar apenas um único endereço de envio para o programa (caso sua modalidade seja coletas).
Atenção ao escrever o seu endereço. Preencha com, no máximo, 40 caracteres separando nome da rua/avenida e o número com vírgula. Caso haja complemento, coloca-lo após o número, separado com espaço (formato do endereço: Nome da rua/avenida, Número Complemento).
Passo 4:
Processe o seu pedido e deixe que a Amazon faça o envio do seu produto vendido ao cliente
Quando receber um pedido, faça o upload da NF-e e agende uma coleta ou entrega (a depender da sua modalidade de envio).
Importante: Se você utiliza integrador/ERP, saiba que o processamento de pedidos já pode ser feito diretamente por lá, sem necessidade de acessar ao Seller Central. Saiba mais.
Importante: Se você utiliza integrador/ERP, saiba que o processamento de pedidos já pode ser feito diretamente por lá, sem necessidade de acessar ao Seller Central. Saiba mais.
Com os Programas de Incentivo da Amazon fica mais fácil vender mais
Os programas de incentivo da Amazon facilitam para que a seu negócio aproveite os serviços de logística da Amazon, como o DBA (Delivery By Amazon). Conheça nossos incentivos!
NOVO
EM DBA
EM DBA
Tempo Limitado
SUPORTE GRÁTIS
Suporte GRÁTIS para processar seu primeiro pedido no DBA
Uma empresa de confiança da nossa Rede de Prestadores de Serviços (SPN) guiará você pelas configurações iniciais e pela criação do seu primeiro envio utilizando o DBA - Delivery by Amazon.
Aplicam-se termos e condições
Qual a diferença dos programas de logística da Amazon: DBA, FBA e outros?
FBA
Logística da Amazon
Você envia para o Centro de Distribuição da Amazon e nós cuidamos do resto
FBA Onsite
Logística da Amazon
Você usa nossa solução de gestão de estoque e a Amazon entrega
DBA
Delivery by Amazon
Você gerencia e embala seus produtos e a Amazon entrega
Logística
do vendedor
Você gerencia e envia seus pedidos por conta própria
Entrega Prime
Não oferece
Não oferece
Responsável pela logística
Vendedor parceiro
Armazenamento de estoque
Vendedor
parceiro
parceiro
Vendedor parceiro
Vendedor parceiro
Perguntas frequentes
Obtenha respostas às perguntas mais frequentes sobre DBA - Delivery by Amazon
Quanto tempo leva para ativar o DBA no Seller Central?
Após se cadastrar no DBA pelo Seller Central sua conta já estará ativa com o DBA. Todo novo pedido que entrar, de produtos elegíveis, estará alocado no programa.
Em que estados do Brasil pode usar o DBA da Amazon?
Para verificar se seu endereço é elegível para o DBA siga os passos indicados anteriormente: Na página de Configurações do Delivery by Amazon, clique em Endereço, insira o CEP e pressione verificar para checar elegibilidade. Uma mensagem de CEP disponível/indisponível será retornada em tela.
Qual a janela de agendamento para enviar os produtos pelo DBA?
As opções de coleta de produtos pelo DBA vão ser sempre os dois dias úteis seguintes ao tempo de preparo.
Preciso converter produtos para o DBA?
Não, uma vez registrado no programa os produtos elegíveis ficam disponíveis automaticamente no DBA. Não é necessário realizar nenhuma ação.
Posso selecionar quais produtos quero usar no DBA?
Não, uma vez registrado, todos os produtos elegíveis vão ser convertidos para o DBA menos aqueles que já estiverem no programa FBA - Logística da Amazon ou FBA Onsite – Logística da Amazon Onsite.
Quanto custa o DBA? Vou ter mudanças na minha comissão da Amazon?
A comissão passa a ser cobrada apenas sobre o preço do produto e não mais sobre o valor total do pedido (produto + frete).
Posso escolher para quais regiões enviar produtos com o DBA?
Não, os envios são feitos para todo o Brasil.
Como configuro frete do DBA no meu sistema?
Para os produtos que estiverem com envio pelo DBA, você não precisará mais configurar o frete no Seller Central, o próprio sistema da Amazon fará isso.
Preciso enviar NF-e?
Para vendedores CNPJ, o upload e envio da NF-e é obrigatório. Para vendedores CPF, aceita-se declaração de conteúdo.
Como é o suporte para dúvidas e problemas para vendedores no DBA da Amazon?
Você pode solicitar auxílio direto no Suporte ao Vendedor no Seller Central.
Consigo utilizar integrador/ERP para processar meus pedidos no DBA?
Sim! Já temos as APIs do programa Delivery by Amazon. Agora você poderá processar pedidos DBA diretamente do seu Hub de integração/ERP, sem acessar o Seller Central, trazendo mais agilidade à sua operação. Veja quais ações poderão ser feitas diretamente do seu Hub de integração/ERP: envio de notas fiscais à Amazon de maneira automática, agendamento de pedidos e impressão de etiquetas de envio.
Como funcionam as políticas de devolução e reembolso no DBA?
Para devoluções, a Amazon irá emitir etiquetas pré-pagas e autorizar automaticamente solicitações de devolução dos clientes para seus produtos elegíveis sem que nenhuma tarifa de devolução seja cobrada de você. O processo de reembolso continua sendo de sua responsabilidade. Caso você precise realizar reivindicações sobre problemas com pedidos, você pode utilizar a nova ferramenta SAFE-T.
Consigo oferecer envios expressos aos clientes com DBA?
Sim! Para alguns vendedores, é possível fazer entregas com o novo método de envio Super Expresso, que possibilita entregas mais rápidas aos clientes, diminuindo o prazo de entrega no momento da compra dos produtos no site da Amazon, sem nenhum custo adicional para o vendedor ou para o cliente.
Tenho mais de um centro de distribuição/armazém e precisaria de coletas em mais de um endereço. Como posso solicitar coletas em todos os meus endereços? Trabalho com drop shipping, precisaria de retiradas em mais de um endereço. Como posso solicitar?
Você poderá utilizar apenas um único endereço (não podendo, portanto, enviar de mais de um. Caso você trabalhe com mais de um endereço, será necessário escolher apenas um para o programa neste momento).
O que acontece se eu tiver um atraso causado pela transportadora parceira do DBA? Como impacta minhas métricas?
De acordo com nossa política, os vendedores devem manter um índice de envios tardios abaixo de 4% para vender na Amazon e evitar a desativação de ofertas vendidas e entregues pelo vendedor. Porém, se você teve um atraso causado pela transportadora parceira do DBA, não se preocupe. Desconsideraremos esse atraso em até 72h para que seu índice de envios tardios não seja afetado, sem a necessidade de abertura de um chamado no Seller Central.
Posso falar diretamente com a Total Express e com a Loggi sobre minhas coletas?
Sim! Com as Centrais de Atendimento ao Vendedor pela Total Express e pela Loggi, você vai conseguir informar problemas com a sua coleta do Delivery By Amazon diretamente para as transportadoras.
Posso entrar em DBA e no FBA ao mesmo tempo?
Sim, a entrada em um programa não exclui o outro. Inclusive, é uma boa ideia utilizar os programas de forma complementar. Você pode garantir uma melhor experiência de entrega ao seu cliente ao deixar seus produtos mais vendidos no FBA e os demais no DBA, além de utilizá-lo também como um estoque de segurança para produtos que estão em falta no FBA.
Qual o tempo que tenho para preparar meus produtos para envio no DBA?
Para melhorar a experiência dos seus compradores e oferecer promessas de entregas mais rápidas, o tempo para preparo padrão no DBA é de 1 dia. Ou seja, você deve enviar seus pedidos em até 1 dia útil para os compradores a fim de evitar envios tardios. Importante: essa mudança não afetará seus pedidos enviados pela logística da Amazon. Caso você tenha produtos que precisem de mais tempo para serem enviados, você consegue configurar tempos para preparo mais longos a nível SKU, que irá se sobrepor ao limite de 1-dia de tempo para preparo. Para mais informações, acesse aqui.
Mensalidade GRÁTIS por 1 ano!
Aproveite todos os benefícios de vender na Amazon com mensalidade GRÁTIS por 1 ano.
® 2024, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.