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Antes de começar

Descubra tudo que precisa saber agora que está operando no programa DBA.

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Como identificar os pedidos DBA e envio próprio?

Após finalizar o registro em DBA, seus produtos elegíveis ao programa serão convertidos e novos pedidos estarão na aba Gerenciar Pedidos, onde aparecerão dois filtros diferentes: Delivery by Amazon e Envio Próprio. Os pedidos pendentes do Delivery by Amazon serão identificados na opção Envio Pendente com o status de Agendar Coleta ou Agendar Entrega – essa opção é exclusiva para os vendedores parceiros na modalidade Dropoff – onde o vendedor parceiro é responsável pela entrega dos pacotes no ponto de coleta da transportadora. Os pedidos que já foram agendados serão identificados na opção Enviado, onde outros dois filtros estarão disponíveis: Aguardando entrega e Enviado.

Pedidos não elegíveis ao programa continuarão com o Envio pelo Vendedor e estarão com o status Confirmar Envio. Nesses casos a escolha da transportadora e cotação de frete ficam a cargo do vendedor parceiro, que após realizar o envio particular, deverá clicar em Confirmar Envio e registrar o código de rastreio do pacote.

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Agendamento de Pedidos

O agendamento dos pedidos deve ser feito k da data máxima de envio para que a coleta seja feita no mesmo dia. Caso esteja cadastrado com a modalidade entrega dos pedidos no ponto de coleta da transportadora (Dropoff), o agendamento deverá ser realizado até as 11h e entregue no ponto de coleta até as 13h.

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Conversão de Produtos

Todos os produtos elegíveis ao programa são convertidos para DBA - Delivery by Amazon automaticamente.

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Novo Transportador

Todos os pedidos DBA - Delivery by Amazon devem ser enviados pelo transportador do programa e não mais por conta própria. Para modalidade Drop-off, a loja deverá entregar os pedidos nos pontos de coleta disponíveis.

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Uso de Nota Fiscal

Caso tenha uma conta CNPJ, é obrigatório anexar a nota fiscal de cada pedido no Seller Central, seja manualmente ou massivamente.

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Impressão de Etiqueta

A etiqueta deve ser impressa sempre em boa resolução, com tinta forte, sem estar com falhas, tremida ou com cortes no código de barras ou QR Code. Ela deve ser colada na face maior da embalagem e sem nenhum tipo de obstrução no código de barras, como por exemplo fita adesiva.

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Atualização de Dados Cadastrais

Para garantir uma boa comunicação entre sua loja e nossa operação, é de extrema importância que mantenham o endereço de coleta e um telefone celular responsivo sempre atualizados na página de Configurações do Delivery by Amazon (Configurações > Informações da Conta > Configurações do Delivery by Amazon).

Importante: você poderá utilizar apenas um único endereço (Caso você trabalhe com mais de um endereço, será necessário escolher apenas um para o programa neste momento).

Atenção ao escrever o seu endereço. Preencha com no máximo 40 caracteres separando nome da rua/avenida e o número com vírgula. Caso haja complemento, coloca-lo após o número, separado com espaço (formato do endereço: Nome da rua/avenida, Número Complemento).

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Tarifas do Programa

Para todos os pedidos do DBA - Delivery by Amazon, nós cobramos uma tarifa por unidade.

Possuímos dois tipos de tarifa:

Produtos com valor abaixo de R$79: tarifa de R$5,50 para o vendedor parceiro e frete com valor competitivo para o consumidor final que varia de acordo com o destino (esse valor de frete vai para a Amazon).
Produtos com valor a partir de R$79: tabela de tarifas que varia de acordo com o peso do item e a região de origem da coleta. Neste caso, o frete é grátis para o consumidor final, em todas as regiões.

Para confirmar a zona que você está localizado e qual o valor da tabela por peso da sua região, faça o download do arquivo e insira o CEP do endereço de coleta que está registrado ou que irá registrar no programa.

No DBA - Delivery By Amazon, a comissão passa a ser cobrada em cima do valor do produto, e não mais em cima do valor do pedido (produto + frete), como é feito atualmente no envio pelo vendedor.

Se a cubagem do item for superior ao peso balança, será considerado o peso cubado: no comprimento x largura x altura em cm) dividido por 6000, conforme definido pelas normas da International Air Transport Association (IATA).

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Vai sair de férias?

Caso esteja se planejando para sair de férias ou recesso devido a emenda de feriado, você deve colocar sua loja de férias para que a loja não receba novos pedidos nesse período e fique sem processá-los.

Acesse o Seller Central > Configurações > Informações da Conta > Informações do Vendedor > Saindo de Férias? > Alterar.

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Suporte

Caso precise reportar algum problema com a coleta dos seus pedidos, entre em contato direto com a Central de Atendimento do transportador:

Total Express: (11) 3627-5900 - cód. 9999 de segunda a sexta-feira das 8:00 as 17:45h ou pelo e-mail: vendedordba.amazon@totalexpress.com.br

Loggi: (11) 2424-7751 de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, ou pelo link.

Caso tenha alguma dúvida geral sobre o programa, acesse o nosso chatbot e digite “DBA” para sanar suas dúvidas. Se não encontrar a resposta que esperava ou deseja relatar algum problema, entre em contato com o Suporte ao Vendedor da Amazon.

Perguntas Frequentes

É obrigatório agendar a coleta antes das 11h?
Sim, a loja sempre deve agendar as coletas antes das 11h do último dia do prazo de entrega.

O não agendamento e processamento dos pedidos por parte da loja, dentro do prazo, pode prejudicar a experiência de nossos clientes, o planejamento de transportes e a reputação da loja no programa.
Qual o horário de coleta?
As coletas ocorrem entre as 13hrs e 18hrs.
Minha loja fecha as 17h, é possível determinar que o motorista retire os pedidos até esse horário?
Não é possível, o vendedor deve se programar para sempre ter um responsável para acompanhar a coleta até as 18hs.
Tenho mais de um centro de distribuição/armazém e preciso de coleta em mais de um endereço. Como posso solicitar coletas em todos os meus endereços?
Você poderá utilizar apenas um único endereço (Caso você trabalhe com mais de um endereço, será necessário escolher apenas um para o programa neste momento).
Estou cadastrado com a modalidade de envio por entrega no ponto de coleta da transportadora (Dropoff), onde eu localizo o ponto de coleta mais próximo?
Acessando o link você consegue visualizar os pontos de coleta disponíveis mais próximos e seus respectivos horários de funcionamento.
Caso eu tenha problemas com o uso da Nota Fiscal, o que fazer?
Caso o processo automático de integração da NF não funcionar, abra um chamado ao integrador da loja e tente realizar o envio manual ou massivo das NFs ao Seller Central.

Caso o problema ainda persista, abra um chamado ao time de suporte ao vendedor >> descreva o problema e anexe o PDF e XML da Nota Fiscal e o código do chamado que abriu no integrador.
Como devo colar a etiqueta de forma legível na embalagem?
A etiqueta deve ser colada na face maior da embalagem, a impressão deve estar legível e a etiqueta não pode estar obstruída nem colada na abertura da caixa. Veja essas dicas em nosso guia visual de como colar a etiqueta de forma correta.
Como proceder caso receba pedidos como envio pelo vendedor mesmo estando elegível ao DBA?
Verifique se seu produto está dentros das exigências do programa. Caso seu produto esteja cadastrado sem as dimensões do produto, do pacote, ou peso, será necessário corrigir essas informações para os próximos pedidos estarem elegíveis ao DBA. Faça o cadastro das dimensões em: inventário > gerenciar inventário > editar > conformidade / mais informações.
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