ETAPA 4
Capacidade operacional e tempo de preparo dos pedidos
Aprenda o que é capacidade operacional e tempo de preparo do pedido, como configurá-los e qual o impacto de garantir o processamento de todos os pedidos dentro do prazo definido.
1
O que é Capacidade operacional?
Capacidade operacional é a quantidade de pedidos que a loja consegue agendar, embalar e entregar à transportadora parceira em um único dia. Você deve definir um número realista para garantir o sucesso de sua operação e a melhor experiência de compra aos clientes.
Para calcular a capacidade operacional considere a quantidade de:
Para calcular a capacidade operacional considere a quantidade de:
- funcionários treinados para agendar e embalar pedidos DBA até às 11h;
- computadores e impressoras disponíveis;
- horas dedicadas ao programa.
Se a loja receber mais pedidos do que a capacidade operacional definida por dia, os pedidos excedentes terão prazo de mais um dia no agendamento para que sua loja não pare de receber pedidos e mantenha a organização no agendamento e empacotamento de pedidos.
Exemplo: com uma capacidade definida em 50 pedidos por dia a loja recebe 80 pedidos. Os 50 primeiros terão prazo de envio para o mesmo dia e deverão ser agendados e entregues no mesmo dia. Os 30 restantes terão prazo de envio de um dia e deverão ser agendados e entregues no dia seguinte.
Configure a capacidade operacional de sua loja em Configurações > Configurações de envio > aba Configurações de envios gerais > Tempo de preparo > botão Editar > insira a quantidade desejada no campo Capacidade de administração do pedido (ou acesse pelo link).
Exemplo: com uma capacidade definida em 50 pedidos por dia a loja recebe 80 pedidos. Os 50 primeiros terão prazo de envio para o mesmo dia e deverão ser agendados e entregues no mesmo dia. Os 30 restantes terão prazo de envio de um dia e deverão ser agendados e entregues no dia seguinte.
Configure a capacidade operacional de sua loja em Configurações > Configurações de envio > aba Configurações de envios gerais > Tempo de preparo > botão Editar > insira a quantidade desejada no campo Capacidade de administração do pedido (ou acesse pelo link).
2
O que é Tempo de preparo do pedido?
Tempo de preparo é o número de dias que a loja leva para preparar um produto e seguir com o processo de agendamento, embalagem e entrega à transportadora parceira. Vendedores que precisam personalizar um produto e não conseguem enviá-lo imediatamente, por exemplo, podem se beneficiar dessa configuração.
Por padrão o tempo de preparo configurado para todos os ASINs é ‘mesmo dia’, ou seja, a loja pode receber pedidos até às 10h e deve processar aqueles com prazo de envio para o mesmo dia até às 11h. Há duas maneiras de ajustar a configuração:
Por padrão o tempo de preparo configurado para todos os ASINs é ‘mesmo dia’, ou seja, a loja pode receber pedidos até às 10h e deve processar aqueles com prazo de envio para o mesmo dia até às 11h. Há duas maneiras de ajustar a configuração:
- Massivamente: para alterar o tempo de preparo de todos os produtos cadastrados, acesse Configurações > Configurações de envio > aba Configurações de envios gerais > Tempo de preparo > botão Editar > selecione a opção ‘1 dia’ como Tempo de preparo padrão (ou acesse pelo link);
- Individualmente: para alterar o tempo de preparo de um ASIN específico, acesse Menu > Inventário > Gerenciar todo o inventário (ou pelo link) > selecione o ASIN desejado > clique nos três pontos verticais > Editar oferta > insira no campo Tempo de processamento o número de dias necessários.
Perguntas Frequentes
Como eu altero minha capacidade operacional?
Configure a capacidade operacional de sua loja em Configurações > Configurações de envio > aba Configurações de envios gerais > Tempo de preparo > botão Editar > insira a quantidade desejada no campo Capacidade de administração do pedido (ou acesse pelo link).
Quando posso mudar a minha capacidade operacional?
Você pode mudar a capacidade operacional da loja sempre que julgar necessário. Porém, pedimos que seja feita uma análise prévia antes de qualquer alteração, para garantir uma boa experiência aos nossos clientes e evitar desativação da loja devido a performance.
Quanto tempo demora para refletir a nova capacidade?
Assim que a loja realizar a alteração da capacidade no Seller Central, os próximos pedidos realizados considerarão a nova capacidade.
Devo processar pedidos além da capacidade que eu defini?
As transportadoras parceiras calculam a capacidade do veículo que irá coletar seus pacotes com base em seus pedidos do dia. Considere alterar a capacidade operacional da loja no caso da loja conseguir agendar e entregar mais pedidos.
Qual a importância de configurar o Tempo de Preparo do pedido?
Garantir que seus produtos estejam com o tempo de preparo necessário para envio cadastrados, garante transparência ao cliente no momento da compra e com isso seus pedidos não são enviados em atraso, gerando satisfação ao cliente e evitando penalidades na sua conta.
Onde posso obter o arquivo de carregamento de ofertas?
Siga estas etapas para fazer download do arquivo de carregamento de ofertas:
- Faça login no Seller Central
- Acesse Inventário. Clique em Adicionar produtos via upload em massa
- Clique na guia Faça download de um arquivo de inventário
- Na lista de arquivos de inventário, clique em Carregamento de ofertas
- Clique em Fazer download agora
® 2024, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.