ETAPA 4

Capacidade operacional e tempo de preparo dos pedidos

Aprenda o que é capacidade operacional e tempo de preparo do pedido, como configurá-los e qual o impacto de garantir o processamento de todos os pedidos dentro do prazo definido.

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O que é Capacidade operacional?

Capacidade operacional é a quantidade de pedidos que a loja consegue agendar, embalar e entregar à transportadora parceira em um único dia. Você deve definir um número realista para garantir o sucesso de sua operação e a melhor experiência de compra aos clientes.

Para calcular a capacidade operacional considere a quantidade de:
  • funcionários treinados para agendar e embalar pedidos DBA até às 11h;
  • computadores e impressoras disponíveis;
  • horas dedicadas ao programa.
Se a loja receber mais pedidos do que a capacidade operacional definida por dia, os pedidos excedentes terão prazo de mais um dia no agendamento para que sua loja não pare de receber pedidos e mantenha a organização no agendamento e empacotamento de pedidos.

Exemplo: com uma capacidade definida em 50 pedidos por dia a loja recebe 80 pedidos. Os 50 primeiros terão prazo de envio para o mesmo dia e deverão ser agendados e entregues no mesmo dia. Os 30 restantes terão prazo de envio de um dia e deverão ser agendados e entregues no dia seguinte.

Configure a capacidade operacional de sua loja em Configurações > Configurações de envio > aba Configurações de envios gerais > Tempo de preparo > botão Editar > insira a quantidade desejada no campo Capacidade de administração do pedido (ou acesse pelo link).

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O que é Tempo de preparo do pedido?

Tempo de preparo é o número de dias que a loja leva para preparar um produto e seguir com o processo de agendamento, embalagem e entrega à transportadora parceira. Vendedores que precisam personalizar um produto e não conseguem enviá-lo imediatamente, por exemplo, podem se beneficiar dessa configuração.

Por padrão o tempo de preparo configurado para todos os ASINs é ‘mesmo dia’, ou seja, a loja pode receber pedidos até às 10h e deve processar aqueles com prazo de envio para o mesmo dia até às 11h. Há duas maneiras de ajustar a configuração:
  • Massivamente: para alterar o tempo de preparo de todos os produtos cadastrados, acesse Configurações > Configurações de envio > aba Configurações de envios gerais > Tempo de preparo > botão Editar > selecione a opção ‘1 dia’ como Tempo de preparo padrão (ou acesse pelo link);
  • Individualmente: para alterar o tempo de preparo de um ASIN específico, acesse Menu > Inventário > Gerenciar todo o inventário (ou pelo link) > selecione o ASIN desejado > clique nos três pontos verticais > Editar oferta > insira no campo Tempo de processamento o número de dias necessários.

Perguntas Frequentes

Como eu altero minha capacidade operacional?
Configure a capacidade operacional de sua loja em Configurações > Configurações de envio > aba Configurações de envios gerais > Tempo de preparo > botão Editar > insira a quantidade desejada no campo Capacidade de administração do pedido (ou acesse pelo link).
Quando posso mudar a minha capacidade operacional?
Você pode mudar a capacidade operacional da loja sempre que julgar necessário. Porém, pedimos que seja feita uma análise prévia antes de qualquer alteração, para garantir uma boa experiência aos nossos clientes e evitar desativação da loja devido a performance.
Quanto tempo demora para refletir a nova capacidade?
Assim que a loja realizar a alteração da capacidade no Seller Central, os próximos pedidos realizados considerarão a nova capacidade.
Devo processar pedidos além da capacidade que eu defini?
As transportadoras parceiras calculam a capacidade do veículo que irá coletar seus pacotes com base em seus pedidos do dia. Considere alterar a capacidade operacional da loja no caso da loja conseguir agendar e entregar mais pedidos.
Qual a importância de configurar o Tempo de Preparo do pedido?
Garantir que seus produtos estejam com o tempo de preparo necessário para envio cadastrados, garante transparência ao cliente no momento da compra e com isso seus pedidos não são enviados em atraso, gerando satisfação ao cliente e evitando penalidades na sua conta.
Onde posso obter o arquivo de carregamento de ofertas?
Siga estas etapas para fazer download do arquivo de carregamento de ofertas:
  1. Faça login no Seller Central
  2. Acesse Inventário. Clique em Adicionar produtos via upload em massa
  3. Clique na guia Faça download de um arquivo de inventário
  4. Na lista de arquivos de inventário, clique em Carregamento de ofertas
  5. Clique em Fazer download agora
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