ETAPA 2

Processo de coleta dos pedidos

Aprenda como é o processo de coleta utilizando o programa Delivery by Amazon.

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Como é o processo de coleta no Delivery by Amazon?

As coletas ocorrem sempre entre 13h e 18h de segunda a sexta-feira no endereço de coleta cadastrado pelo vendedor em Configurações > Informações da Conta > Configurações do Delivery by Amazon.

Sua loja poderá receber pedidos com coletas pela Loggi ou Total Express. O vendedor não poderá optar em selecionar quais pedidos serão atendidos pelas transportadoras, essa escolha é feita pelo sistema baseado na melhor promessa de envio de acordo com origem e destino do pacote. Você conseguirá identificar a diferença pela etiqueta e pelo código de rastreio, que são diferentes.

O motorista irá bipar todos os pedidos no momento da coleta. Importante se atentar a modalidade dos pedidos da Total Express. Há duas modalidades de envio, que podem ser identificadas pela etiqueta:
  • “STD”: possuem entrega regular
  • “EXP” ou "Super express": possuem prazo de entrega para o cliente de até 1 dia, ou seja, devem ser separados do método de envio habitual “STD” para serem bipados separadamente
O motorista da Total Express deve entregar um comprovante de coleta com as informações: volume coletado, dia, horário e assinatura do motorista. Após esse processo será encaminhado para a base da transportadora para ser tratado e encaminhado para entrega ao cliente.

O comprovante de coleta da Loggi é disponibilizado via SMS para o telefone cadastrado no Seller Central em: Configurações > Informações da Conta > Configurações do Delivery by Amazon, portanto mantenha sempre o seu telefone atualizado.

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Por que o horário de corte é importante para a transportadora?

O horário de corte é importante para a transportadora estabelecer um horário limite de pedidos para o dia. Durante o período entre 11h e 13h, a transportadora faz a roterização de todos os pedidos para serem coletados no dia e enviar o modelo de veículo adequado para as coletas. Dessa forma, é garantido que a mesma irá acontecer entre 13h e 18h, cumprindo o prazo de envio dos pedido para o dia.

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O que fazer se eu não tiver uma coleta?

Certifique-se que fez o agendamento dentro do horário de corte (11h), caso tenha feito, entre em contato diretamente com a Central de Atendimento das transportadoras. Se o seu pacote for:

Total Express: (11) 3627-5900 - cód. 9999 de segunda a sexta-feira das 8:00 as 17:45h ou pelo e-mail: vendedordba.amazon@totalexpress.com.br

Loggi: (11) 2424-7751 de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Ou pelo Link.

Caso sua solicitação não seja atendida, entre em contato com o Suporte ao Vendedor da Amazon.

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Como proceder se estiver com o modelo de envio por entrega no ponto de coleta da transportadora (Dropoff)?

O vendedor deverá fazer o mesmo processo de agendamento de pedidos antes das 11h e entregar os pacotes no ponto de coleta mais próximo até as 13h e a transportadora irá se encarregar de entregar os pacotes para o cliente final. Acessando o link você consegue visualizar os pontos de coleta disponíveis mais próximos do seu endereço.

Perguntas Frequentes

Como saber se estou cadastrado na modalide de coleta pela transportadora ou entrega do pacote no ponto de coleta (Dropoff)?
Após o agendamento do pedido no Seller Central, se o status do pedido estiver como Entrega Pendente, você deverá levar o pacote até o ponto de coleta mais próximo. Se o status estiver como Aguardando Coleta, o pacote será coletado em seu endereço pela transportadora.
É possível alterar a minha modalidade de entrega no ponto de coleta da transportadora (Dropoff) para ter a coleta realizada na minha loja?
Não. Se a sua loja está cadastrada como Dropoff, significa que você está numa área não atendida para coletas pela transportadora, portanto não é possível fazer essa alteração.
É possível antecipar a entrega dos pedidos agendados após as 11h?
Se a sua coleta for pela Total Express, essa decisão ficará a cargo da transportadora no momento da coleta, pois não entraram na roterização do dia. Logo, o veículo enviado pode não ser o adequado para receber mais pedidos do que o previsto, podendo prejudicar a coleta de outros vendedores. Além disso, é importante ressaltar que pedidos agendados após as 11h e entregues no mesmo dia para a transportadora não retiram o atraso do mesmo.

Para os pedidos da Loggi, não é possível antecipar a entrega de um pacote não agendado, o motorista irá coletar apenas o que estiver agendado e aparecendo no aplicativo de coleta.
Como devo preparar meus pedidos para serem coletados e qual a importância?
Todos os pedidos do programa DBA - Delivery by Amazon devem conter obrigatóriamente a etiqueta do programa, disponibilizada após o agendamento e colada na face maior da caixa. Além disso, os pedidos devem estar bem embalados e sinalizados em caso de frágeis. Veja o nosso Manual de embalagem com todos os detalhes de melhores práticas.
O que fazer caso o motorista não entregue o comprovante de coleta?
O vendedor deve exigir o comprovante de coleta para o motorista. Caso o mesmo alegue não ter no momento, o vendedor pode criar um manifesto de coleta próprio com o número de todos os pedidos e pedir para que o motorista assine, como medida provisória, mas deve comunicar diretamente para a Central de atendimento da TOTAL EXPRESS.

O comprovante de coleta da Loggi é disponibilizado via SMS para o telefone cadastrado no Seller Central, caso seu telefone esteja cadastrado e mesmo assim você não esteja recebendo o comprovante, você deve comunicar diretamente a Central de Atendimento da Loggi.
O que fazer caso o aplicativo do motorista não esteja funcionando no momento da coleta?
O vendedor deve entregar todos os pedidos para o motorista, e mesmo com a falha do aplicativo, exigir um comprovante de coleta e aguardar até 1 dia útil para seus pedidos serem atualizados no sistema. Se após esse período os pedidos ainda aparecerem como “aguardando coleta”, devem comunicar diretamente a Central de atendimento da TOTAL EXPRESS.

Para pedidos com coleta pela Loggi, o motorista não irá realizar a coleta dos pacotes que não estiverem aparecendo em seu aplicativo.
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