ETAPA 3
Performance Operacional
Aprenda o que é performance operacional, quais as principais métricas e como isso impacta a loja e nossos clientes.
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O que é Performance Operacional?
A Amazon preza por ser a empresa com maior foco no cliente. Por isso, esperamos que as lojas do programa DBA - Delivery by Amazon proporcionem uma excelente experiência aos nossos clientes.
Para atingir esse objetivo, a performance operacional é primordial para medirmos a experiência proporcionada para o cliente. A má performance pode prejudicar as vendas da loja e levar a uma desativação temporária na Amazon.
Para atingir esse objetivo, a performance operacional é primordial para medirmos a experiência proporcionada para o cliente. A má performance pode prejudicar as vendas da loja e levar a uma desativação temporária na Amazon.
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Métricas operacionais
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Solicitação de revisão das métricas
Atrasos causados por falta de coleta, coleta sem bipagem, veículo cheio ou outra falha causada pela transportadora que afetem suas métricas, serão isentadas em até 2 dias úteis após a promessa de coleta sem que haja necessidade de abertura de chamado.
Para os atrasos devido ao agendamento após as 11h, causados por desastre natural, queda no SEFAZ, queda do integrador ou falha de coleta que não foi isentada mesmo após os 2 dias do prazo máximo de envio, a loja deve abrir um chamado ao time de suporte ao vendedor solicitando a revisão das métricas detalhando o motivo e evidências para que a solicitação seja aprovada.
Se o chamado for aprovado, a falha será removida do seller central em até 3 dias úteis. Caso não seja aprovado, iremos reportar o motivo através do chamado.
Para os atrasos devido ao agendamento após as 11h, causados por desastre natural, queda no SEFAZ, queda do integrador ou falha de coleta que não foi isentada mesmo após os 2 dias do prazo máximo de envio, a loja deve abrir um chamado ao time de suporte ao vendedor solicitando a revisão das métricas detalhando o motivo e evidências para que a solicitação seja aprovada.
Se o chamado for aprovado, a falha será removida do seller central em até 3 dias úteis. Caso não seja aprovado, iremos reportar o motivo através do chamado.
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Reporte de atrasos
Com o objetivo de entender o motivo dos atrasos de processamento de pedidos ou cancelamento de envios, criamos o reporte de atrasos para coletar as razões que levaram a loja a falhar nessas duas métricas.
Ao identificarmos que sua loja está com as métricas afetadas, seja pelo atraso de agendamento, não disponibilização dos pacotes para o motorista no dia correto de coleta, ou cancelamento de pedidos, enviaremos o report via whatsapp.
O preenchimento deve ser realizado sempre que impactar uma dessas duas métricas. Com essa informação, iremos mapear e desenvolver soluções para ajudar a loja a melhorar sua performance.
Ao identificarmos que sua loja está com as métricas afetadas, seja pelo atraso de agendamento, não disponibilização dos pacotes para o motorista no dia correto de coleta, ou cancelamento de pedidos, enviaremos o report via whatsapp.
O preenchimento deve ser realizado sempre que impactar uma dessas duas métricas. Com essa informação, iremos mapear e desenvolver soluções para ajudar a loja a melhorar sua performance.
Perguntas Frequentes
Como vejo as minhas métricas operacionais?
No Seller Central, acesse Menu >> Desempenho >> Estado da Conta.
Nesta página é possível acompanhar suas principais métricas e também realizar o download dos pedidos clicando em cima dos links Índice de Envios tardios e Taxa de cancelamentos anteriores ao envio.
Nesta página é possível acompanhar suas principais métricas e também realizar o download dos pedidos clicando em cima dos links Índice de Envios tardios e Taxa de cancelamentos anteriores ao envio.
Por que eu devo estar dentro das métricas?
Prezamos que nossos clientes tenham uma ótima experiência ao comprar com a Amazon, por isso é fundamental que nossos vendedores parceiros prezem por essa excelência. Uma loja com má performance, além de receber avaliações negativas dos clientes, está sujeita a penalidades e desativação da conta, não podendo mais vender na Amazon.
Como garantir uma ótima experiência aos nossos clientes?
Você deve verificar o Seller Central diariamente e garantir que todos os pedidos pendentes sejam agendados dentro do prazo e entregues à transportadora.
Para garantir que realizem o processamento dos pedidos antes das 11h da data máxima de agendamento, nós enviaremos mensagens diariamente sobre os pedidos pendentes, por SMS e WhatsApp, garantindo que terão visibilidade das pendências. É importante garantir que o contato cadastrado no Seller Central está atualizado.
Para garantir que realizem o processamento dos pedidos antes das 11h da data máxima de agendamento, nós enviaremos mensagens diariamente sobre os pedidos pendentes, por SMS e WhatsApp, garantindo que terão visibilidade das pendências. É importante garantir que o contato cadastrado no Seller Central está atualizado.
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