ETAPA 1

Processamento dos Pedidos

Aprenda como processar os pedidos Delivery by Amazon massivamente ou manualmente, de acordo com a demanda do seu dia-a-dia.

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Introdução

Horário de corte – 11h

O horário de corte é 11h, ou seja, para coleta no mesmo dia o vendedor deve agendar até 11h, após esse período a janela de coleta só estará disponível no próximo dia útil. Mas lembre-se que deve se atentar ao prazo de envio do seu pedido e agendá-lo dentro do horário de corte.

A importância do mesmo é cumprir o prazo de envio estabelecido no sistema, garantir a coleta da transportadora e entrega do pedido para seu cliente até a data de entrega estabelecida. E caso agende seus pedidos após o horário de corte, sua conta será penalizada por índice de envios tardios e pode correr risco de desativação.

Processamento dos pedidos para vendedores CNPJ e CPF

O DBA - Delivery by Amazon possibilita que vendedores CNPJ e CPF participem, dessa forma podemos proporcionar as vantagens de utilizar um programa logístico da Amazon para todos.

No momento do processamento dos pedidos, uma etapa difere as duas modalidades. No caso dos vendedores CNPJ é necessário fazer o upload do xml da NF-e, já para os vendedores CPF essa etapa não é necessária, mas lembrando que essa modalidade deve incluir a guia de remessa disponibilizada pela Amazon para impressão.

O que significa cada aba no Gerenciador de Pedidos?

Dentro do Gerenciar de pedidos podemos encontrar 5 abas: Pendente, Aguardando nota fiscal, Envio pendente, Cancelado e Enviado. Veja a seguir os detalhes de cada uma:

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Pendente: Nessa aba ficam todos os pedidos que ainda estão pendentes de pagamento pelos clientes. Apenas após o mesmo ser concretizado, se torna de fato um pedido.

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Aguardando nota fiscal: Após o pagamento do pedido ser aprovado, exclusivamente para vendedores CNPJ o pedido fica aguardando o upload da nota fiscal, que pode ser feita manualmente ou massivamente junto com outros pedidos.

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Envio pendente: Nessa aba ficam todos os pedidos pendentes que o pagamento já foi concretizado.
Una imagen de un check
Vendedores CNPJ: Incluindo os pedidos que estão aguardando nota fiscal (são duplicados na aba de Aguardando nota fiscal e Envio pendente) pois o processamento do pedido ainda não está completo.
Una imagen de un check
Vendedores CPF: Seus pedidos após o pagamento aprovado ficam diretamente nessa aba.

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Cancelado: Nessa aba ficam todos os pedidos cancelados, tanto pelo vendedor, como pelo cliente.

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Enviado: Após o agendamento da coleta, seus pedidos ficam nessa aba como “aguardando coleta” e conforme segue sua rota de destino para seu cliente o status é atualizado para: coleta realizada, entrega a caminho ou entregue ao cliente.

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Integradores

Você possui integrador?

1.

Integração de Notas Fiscais automática
Os pedidos serão importados automaticamente na plataforma do integrador e assim que a nota fiscal estiver pronta, ela será encaminhada para a Amazon de forma automática.

Após o processamento e aprovação da mesma, a loja deverá selecionar todos os pedidos com notas aprovadas e solicitar a impressão das etiquetas. Para alguns integradores, a loja somente poderá imprimir a etiqueta no formato .pdf. Para outros, poderá escolher entre .pdf ou .zpl.

2.

Upload massivo de Notas fiscais no Seller Central
No Seller Central, faça o passo a passo:
  1. Na aba Pedidos>Gerenciador de pedidos> Aguardando nota fiscal
  2. Selecione o botão: Enviar Notas fiscais, localizado na parte superior direita
  3. Nessa etapa uma nova página irá abrir. É possível arrastar todos os xmls desejados ou clicar com o botão esquerdo na caixa, que irá abrir o diretório do seu computador, permitindo o upload dos xml da pasta em que salvou. Depois, selecione “Enviar” e o sistema irá identificar qual xml pertence a qual pedido automaticamente.
  4. Verifique se as notas foram anexadas com sucesso, caso contrário tente novamente.
  5. Em caso de erro, acesse a página de ajuda.
  6. Suas notas foram enviadas com sucesso!

3.

Agendamento massivo de coletas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos> Gerenciador de pedidos> Envio pedente
  2. Selecione os pedidos que deseja agendar
  3. Em seguida, clique em “Agendar coleta(s) localizado no lado superior esquerdo
  4. Valide a data de coleta
  5. Revise o peso e as dimensões do pedido
  6. Caso queira remover algum pedido do agendamento, clique em “remover”
  7. Aperte o botão “Agendar entrega”
Obs: Nos detalhes do pedido, informaremos a quantidade de itens do mesmo

4.

Impressão massiva de etiquetas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos > Fazer upload de arquivos relacionados ao pedido> Programar retirada
  2. Desça a página e encontre o relatório do processamento do dia em questão
  3. Clique na opção a direita “Fazer download de etiquetas de envio”
Obs: Todos os agendamentos em massa que fizer no dia irá gerar um novo arquivo com novas etiquetas para impressão, apenas confira a data e o horário.

1.

Upload massivo de Notas fiscais no Seller Central
No Seller Central, faça o passo a passo:
  1. Na aba Pedidos>Gerenciador de pedidos> Aguardando nota fiscal
  2. Selecione o botão: Enviar Notas fiscais, localizado na parte superior direita
  3. Nessa etapa uma nova página irá abrir. É possível arrastar todos os xmls desejados ou clicar com o botão esquerdo na caixa, que irá abrir o diretório do seu computador, permitindo o upload dos xml da pasta em que salvou, depois selecione “Enviar” e o sistema irá identificar qual xml pertence ao qual pedido automaticamente
  4. Verifique se as notas foram anexadas com sucesso, caso contrário tente novamente
  5. Em caso de erro, acesse a página de ajuda
  6. Suas notas foram enviadas com sucesso!

2.

Agendamento massivo de coletas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos> Gerenciador de pedidos> Envio pedente
  2. Selecione os pedidos que deseja agendar
  3. Em seguida, clique em “Agendar coleta(s) localizado no lado superior esquerdo
  4. Valide a data de coleta
  5. Revise o peso e as dimensões do pedido
  6. Caso queira remover algum pedido do agendamento, clique em “remover”
  7. Aperte o botão “Agendar entrega”
Obs: Nos detalhes do pedido, informaremos a quantidade de itens do mesmo

3.

Impressão massiva de etiquetas no Seller Central
  1. Na aba Pedidos > Fazer upload de arquivos relacionados ao pedido> Programar retirada
  2. Desça a página e encontre o relatório do processamento do dia em questão
  3. Clique na opção a direita “Fazer download de etiquetas de envio”
Obs: Todos os agendamentos em massa que fizer no dia irá gerar um novo arquivo com novas etiquetas para impressão, apenas confira a data e o horário.

4.

Integração de Notas Fiscais automática
Os pedidos serão importados automaticamente na plataforma do integrador e assim que a nota fiscal estiver pronta, ela será encaminhada para a Amazon de forma automática.

Após o processamento e aprovação da mesma, a loja deverá selecionar todos os pedidos com notas aprovadas e solicitar a impressão das etiquetas. Para alguns integradores, a loja somente poderá imprimir a etiqueta no formato .pdf. Para outros, poderá escolher entre .pdf ou .zpl.

Perguntas Frequentes

Como configurar a preferência de impressão de etiquetas: uma ou várias por folha?
Vá em Configurações>Configurações de envio> Delivery by Amazon> Observe a opção “Clique aqui”> Você será direcionado para seu campo de endereço de coleta, desça a página e clique em “Preferências de impressão e selecione a opção desejada> clique em salvar.
O que é tempo de preparo e qual sua importância?
O tempo para preparo padrão se refere ao tempo para preparo definido por padrão para ofertas em que você deixa o campo Tempo para preparo em branco na página Gerenciar inventário. O tempo de preparo padrão é de 1 dia, ou seja, você tem no máximo até o dia do prazo de envio para fazer o processamento dos pedidos antes das 11h (horário de corte).
É possível adiantar o agendamento de pedidos que o prazo de envio não seja o dia em questão?
Sim, nós recomendamos que se possível agende todos seus pedidos com antecedência, dessa forma você garante que seus pedidos não entrarão em atraso e suas métricas não serão afetadas.

É importante ressaltar que, caso você antecipe o agendamento dos pedidos, você deve entregar o pacote para a transportadora no dia que foi agendado, e não mais no prazo anterior a antecipação. Caso você antecipe o agendamento e o pacote não fique pronto no momento da coleta, esse pedido será impactado com atraso.
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