Etapa 2

Criação do catálogo

Aprenda a listar seus produtos com qualidade e a fazer traduções automáticas do seu catálogo para inglês utilizando a ferramenta BIL. Para donos de marca, descubra os benefícios de registrá-la na Amazon.
Um catálogo de qualidade, bem estruturado e completo aumenta suas chances de conversão de vendas e é o ponto de partida para o seu crescimento no marketplace da Amazon!

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Antes de começar:

1.1 Alguns Conceitos Importantes
Página de detalhes do produto

O catálogo de produtos da Amazon é global, ou seja, e ofertas de diferentes vendedores do mesmo produto aparecem juntas na página de detalhes. A página de detalhes unificada fornece uma experiência de compra melhor aos clientes. As informações do catálogo são construídas com contribuições de diferentes fontes.

Seller University

Visite a Seller University para aprender mais sobre este tópico
ID de produto (Código de barras) e requisitos de identificação do produto
O código de barras é um identificador externo utilizado pela Amazon para identificar as informações de um produto. A maioria dos produtos tem um código de identificação (código de barras) exclusivo de 12 a 14 dígitos, como EAN, ISBN, UPC, ou JAN, também conhecido como GTIN (Global Trade Item Number). Isso representa um código global para um produto conferido pela GS1.
Em todos os canais de listagem, ele indica se o seu produto já existe no catálogo da Amazon ou se é uma nova listagem. É através dele que construímos a página de detalhes unificada.

Importante!

Isenção de ID: se você não tiver um ID para o seu produto, você pode solicitar a isenção para o cadastro (também conhecida como isenção de EAN/GTIN).

Visite a página de ajuda “Publicar produtos que não têm ID do produto” para mais informações:
Correspondência de Catálogo
Se o seu produto já existir no catálogo da Amazon – dessa forma já tendo sido cadastrado por outro vendedor ou fornecedor – você só precisará incluir as informações da sua oferta (preço, estoque, código SKU e método de envio) e já pode começar a vender o item, aproveitando as informações já disponíveis.
Caso essa seja a primeira vez que o item é listado no marketplace, você poderá criar uma nova página de detalhes para esse item, e deverá preencher todos os atributos obrigatórios.

Atributos
Os atributos são os campos de informações que são disponibilzados nas páginas de produto (por exemplo: descrição, voltagem, peso, etc).
Eles estão divididos em:
• Obrigatórios: são os campos mais essenciais da página de detalhes e, sem o seu preenchimento, sua listagem não será finalizada.
• Opcionais: o preenchimento não é mandatório, mas recomendamos que você preencha o máximo possível de informações.
Os atributos (bem como a obrigatoriedade de preenchimento) variam de acordo com o tipo de produto

1.2 Requisitos de produtos
Durante esta etapa, você trabalhará na preparação dos requisitos do produto e da categoria para garantir que suas listagens sejam criadas corretamente. Para evitar erros ao enviar suas listagens, recomendamos que você siga esta etapa com cuidado antes de criar qualquer produto.

1.3 Requisitos da categoria
Para algumas categorias e subcategorias, a Amazon exige que os vendedores obtenham aprovação antes de listar os produtos à venda. O processo de aprovação pode incluir solicitações de documentos, verificações de desempenho e outras qualificações.
Verifique as categorias e produtos que requerem aprovação aqui

Para se inscrever para listar um produto que requer aprovação que já existe no catálogo da Amazon, siga estas etapas:
  1. Vá para Catálogo e selecione Adicionar Produtos.
  2. Procure o item que deseja vender.
  3. Nos resultados da pesquisa, clique em Mostrar limitações ao lado do item relevante.
  4. Se o seu produto requer aprovação, nos resultados da pesquisa, clique no botão Aplicar para vender para iniciar o processo de inscrição.
Depois de concluir a solicitação, você pode acompanhar o status em Catálogo > Visualizar solicitações de autorização.

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Registro de marca

Para melhorar a gestão sobre as informações de produtos, proprietários de marca e agentes autorizados podem cadastrar-se no Amazon Brand Registry, e aproveitar os benefícios de ter sua marca registrada na Amazon. Isso ajuda você a proteger sua propriedade intelectual, cria uma experiência confiável para os clientes na Amazon e como acesso às ferramentas gratuitas como a Loja Oficial da sua marca.

Conheça os benefícios de ser um dono de marca ter sua marca registrada na Amazon (vídeo em inglês com legenda):

Saiba mais sobre os principais benefícios
  1. Precisão e controle na gestão de catálogo
    O Brand Registry oferece mais controle sobre as páginas de produtos da Amazon que usam o nome da sua marca, para que os clientes tenham maior probabilidade de ver as informações corretas associadas à sua marca.
  2. Ferramentas poderosas de pesquisa e relatórios para proteger sua marca
    Simplifique a localização de casos de violação com nossos recursos personalizados, como pesquisa global, pesquisa de imagens e pesquisa ASIN em massa, projetados especificamente para marcas.
    Aproveite os benefícios proativos adicionais, como determinar as listagens de produtos que estão usando incorretamente seus termos de marca registrada. Essas ferramentas ajudarão a alertá-lo proativamente sobre casos em que os produtos estão sendo criados com o nome da sua marca ou se as imagens contêm seu logotipo, mas são para produtos que não levam o nome da sua marca etc.
    O Automated Brand Protection e o Project Zero permitem que você denuncie qualquer violação e proteja sua marca.
  3. Expanda seus negócios com as ferramentas da Amazon para proprietários de marcas
    Conteúdo de marca aprimorado (EBC)/conteúdo A+: o EBC, também conhecido como conteúdo A+, permite que as marcas descrevam os recursos de seus produtos de novas maneiras, incluindo uma história de marca exclusiva, imagens aprimoradas e posicionamentos de texto que podem resultar em taxas de conversão mais altas, tráfego e aumento de vendas quando usado de forma eficaz. Saiba mais.
    Lojas de marca: Lojas é um destino de marca gratuito, de autoatendimento na Amazon para os anunciantes selecionarem conteúdo que inspire, eduque e ajude os clientes a descobrir a seleção de produtos da marca.
    Marcas patrocinadas: as marcas patrocinadas ajudam os clientes a descobrir e se envolver com uma marca enquanto pesquisam na Amazon por meio de anúncios de custo por clique proeminentes e personalizáveis.
    Amazon Brand Analytics: o Amazon Brand Analytics contém informações valiosas para melhorar a experiência do cliente, a conversão e o tráfego, essenciais para o sucesso de vendas na Amazon. Essa ferramenta permite que os proprietários de marcas tomem decisões estratégicas e informadas sobre seu portfólio de produtos e atividades de marketing/publicidade. Saber mais.
Registro de marca

Se sua marca estiver registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e ainda não está registrada na Amazon.com.br ou Amazon.com, recomendamos que a registre para poder utilizá-la nos produtos que está criando e para ter acesso às ferramentas gratuitas como a Loja Oficial da sua marca.

Veja como cadastrar sua marca na Amazon aqui

Caso não possua marca registrada no INPI, sugerimos utilizar nosso programa IP Accelerator – que ajuda as empresas a obter mais rapidamente os direitos de propriedade intelectual (IP) e proteção de marca nos sites da Amazon.

Importante!

“Não sou proprietário da marca, sou apenas revendedor de outras marcas”
Se você é um revendedor de marcas que não é de sua propriedade, em alguns casos, a Amazon exige que os vendedores obtenham aprovação antes de listar produtos para venda sob marcas específicas. O processo de aprovação pode incluir solicitações de documentos como notas fiscais de compra do fabricante e cartas de autorização.

Veja abaixo:

Autorização de marca

Para verificar se a marca que você está listando requer aprovação:

Vá para Catálogo e selecione Adicionar Produtos.
  1. Pesquise a marca que deseja vender e selecione um produto semelhante ao item de marca em seu catálogo.
  2. Nos resultados da pesquisa, clique em Mostrar limitações ao lado do item relevante para saber se a aprovação é necessária. Se a marca estiver fechada, a mensagem “Você precisa de aprovação para listar nesta marca” será exibida.
  3. Clique em Aplicar para vender para iniciar o processo de inscrição com os documentos necessários.
  4. Depois de concluir a solicitação, você pode acompanhar o status em Catálogo > Visualizar solicitações de autorização.
Se a marca que você deseja vender não tiver nenhuma restrição, você pode continuar para a próxima etapa.

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Como criar listagens

Assim como na conta do Brasil, para criar o catálogo de produtos que deseja vender nos EUA, existem 3 formas, sendo elas: tres maneiras diferentes:

para criar o catálogo de produtos que deseja vender nos EUA, existem três maneiras diferentes. Veja os vídeos abaixo e escolha qual se adequa melhor à sua loja:
Cadastro Individual

Formulário acessado diretamente no Seller Central, no qual você irá listar um produto de cada vez.

No Seller Central, acesse Catálogo > Adicionar produtos > Pesquise o código de barras do produto que você quer criar
Se o produto já existir, clique em Aplicar à venda e inclua as informações da sua oferta (preço, estoque, inventário e canal logístico)
Se o produto ainda não existir, clique em Estou adicionando um produto que ainda não existe na Amazon e crie uma nova página de detalhes para seu item. Será necessário preencher todos os atributos obrigatórios para finalizar sua listagem.
Após o preenchimento das informações, o botão Salvar e finalizar será habilitado e você poderá concluir seu processo
Aguarde até 15min para o novo ASIN aparecer no seu Inventário e a página de produto no site.

Navegue

Criação em massa via planilha

Planilha de Excel disponibilizada no Seller Central, na qual você poderá listar vários produtos de uma vez só

No Seller Central, acesse Catálogo > Adicionar produtos via upload em massa > acesse a aba Faça download de um arquivo de inventário

Escolha as categorias que irá listar nessa submissão e fala download do template no formato Avançado
Leia atentamente as informações na aba Instruções da planilha e preencha as informações dos seus produtos na aba Modelo, atentando-se para as colunas de atributos obrigatórios
Quando finalizar o preenchimento, salve a planilha e volte na página Adicionar produtos via upload em massa
Acesse a aba Upload do seu arquivo de inventário, selecione a sua planilha e clique em Transferir arquivo
Verifique o status do processamento do seu arquivo na aba seguinte, Monitore o status do upload
Se for necessário, faça download do relatório de erros nessa mesma aba, corrija as informações e envie novamente a planilha

Seller University

Visite a Seller University para aprender mais sobre este tópico
É imprencindível que você assista esses vídeos ao utilizar a planilha para cadastrar seus produtos.

Importante!

Veja na próxima etapa os erros mais comuns no no preenchimento da planilha
Converter o catálogo do Brasil para os EUA
(Ferramenta Build International Listings
)

Essa ferramenta é uma ótima opção para otimizar a etapa de criação de ofertas já existentes em seu catálogo na Amazon Brasil, pois cria a página de detalhes do produto na Amazon.com e faz a tradução das informações, como título, bullet points e descrição de forma automática

Importante!

Após a criação das ofertas, é essencial verificar se a tradução está condizente com as características do produto.

Além disso, caso seja utilizado o FBA para esses produtos, é necessário criar um novo SKU para eles para evitar a sincronização de inventário. Por isso, crie uma nova oferta com um SKU diferente para utilizar o BIL.

Veja mais informações nessa página de ajuda:
Link here

Importante!

Integração: agora é possível realizar o cadastro via plataformas de e-commerce, Hubs de marketplace, ERPs, etc. integrados à Amazon via API.

Consulte com seu o seu parceiro já está integrado às APIs da Amazon e solicite o manual de configuração da integração.

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Erros comuns

Ao optar pela opção de criação de catálogo em massa via planilha, é possível encontrar erro(s) de processamento, ou seja, um produto não ter sido criado por falta de alguma informação obrigatória ou uma informação incorreta.
Você vai encontrar essas informações no relatório de processamento, conforme mostrado no vídeo.

Além disso, nessa página de ajuda você encontra como lidar com o relatório de processamento.

Cada erro tem um código atrelado de acordo com o tipo de problema. Abaixo você pode verificar os mais comuns para os vendedores brasileiros cadastrando seus produtos nos EUA.

Importante!

Caso você não encontre o erro acima, insira o código de erro no campo de busca do Seller Central para encontrar uma página de ajuda específica que o ajude a solucionar o problema.
Se precisar ajuda para criação de catalogo, consulte uma empresa da Rede de Prestadores de Serviços:
Criação de catálogo com base em palavras-chave otimizadas, ajuda com imagens, títulos, descrição de produto, termos de pesquisa otimizados e revisão ou tradução para inglês
Se precisar de ajuda, consulte uma empresa da Rede de Prestadores de Serviços:
Ajuda com pesquisas de outras marcas e processo no USPTO (Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos)

Parabéns!
Seguindo os passos acima você completou a criação do seu catálogo de produtos para vender nos EUA.

Perguntas Frequentes

É obrigatório Registro de Marca?
O Registro de Marca na Amazon (Brand Registry) não é obrigatório, mas recomendamos que, caso o vendedor tenha uma marca própria, registre-a no INPI (Instituito Nacional da Propriedade Intelectual) ou USPTO (United States Patent and Trademark Office) para ter acesso às ferramentas gratuitas dentro da Amazon, como Loja Oficial e Conteúdo A+.
Quando tento cadastrar alguns ASINs recebo a mensagem de que preciso de autorização. O que devo fazer?
Você deverá realizar o processo de autorização da marca.
Utilizarei os mesmos anúncios de produtos ou preciso fazer novos em inglês?
Todos os anúncios precisam estar em inglês e precificados em dólares. É possível utilizar a ferramenta BIL para trazer os anúncios que estão na Amazon Brasil para a Amazon EUA já traduzidos.
Hoje utilizamos nossa integração com a plataforma de ecommerce para vender na Amazon BR. Nos USA utilizaríamos a mesma integração?
Ainda não temos disponível a ferramenta de integração para a Amazon EUA.
A marca já está registrada na Amazon, porém não sou proprietário da marca, mas sou um agente autorizado
Se você for um agente autorizado, mas não o proprietário da marca, peça que o proprietário da marca registrada registre a marca primeiro e adicione sua conta como um usuário adicional.

Queremos te ouvir!

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