Etapa 3

Definição do envio e logística

Conheça e escolha o seu método de entrega e entenda o que você precisa definir junto ao operador logístico para exportar seus produtos para os EUA.

1

Método de entrega

A Amazon disponibiliza duas opções: a Amazon é responsável pela logística (FBA - Logística da Amazon) ou o vendedor entrega o produto diretamente para o consumidor final (FBM - Logística do Vendedor).

FBA – Logística da Amazon

Você envia produtos para o centro de distribuição da Amazon nos Estados Unidos e a Amazon fica encarregada pelo armazenamento, gestão de estoque, entrega de pedidos, acompanhamento do pós-venda e devoluções dentro do território americano.
Além de usar a capacidade de armazenagem e logística da Amazon, o FBA te dá acesso a entrega PRIME da Amazon, que inclui uma rede exclusiva de clientes e os oferece benefícios como frete grátis, rastreamento da entrega e pode gerar um aumento de conversão de vendas.
Importante
Antes de definir o FBA como operação logística, certifique-se de que seus produtos são elegíveis para o programa.
Passos para fazer parte do FBA – Logística da Amazon nos EUA
Conheça os 5 status do Plano de Envio
    1. Evento criado
    Seu envio foi criado. Este status inclui duas etapas:
    1.1 Pronto para envio: Todos os detalhes do envio foram concluídos, unidades e caixas foram etiquetadas e seu inventário está pronto para ser entregue à transportadora.
    1.2 Enviado: A transportadora coletou seu envio ou você o entregou para a transportadora.
    2. Entregue
    A Amazon recebeu informações da transportadora de que seu envio está pronto para entrega ou que foi entregue no pátio do centro de distribuição, mas o centro de distribuição ainda não fez o registro.
    3. Registrado
    Seus produtos estão na plataforma de carga/descarga e prontos para ser descarregado. O inventário registrado ainda não passou pelo processo de recebimento.
    4. Em recebimento
    A Amazon começou a digitalizar suas etiquetas de ID da remessa. As unidades ficam disponíveis para venda assim que são recebidas. No entanto, como as unidades podem ser enviadas para outros centros de distribuição mais próximos dos clientes, pode levar até 18 dias para que as unidades recebidas fiquem disponíveis para envio imediato.
    5. Fechado
    A Amazon confirmou todas as unidades recebidas em seu envio em relação à quantidade enviada ou o envio ficou aberto por mais de 90 dias desde sua criação, o que ocorrer primeiro.

FBM – Logística do Vendedor

Você é responsável por seu próprio armazenamento, coleta, embalagem, entrega e devoluções. Existem duas opções: envio do Brasil direto para o cliente final nos Estados Unidos, ou armazenamento da mercadoria em um centro de distribuição terceiro nos Estados Unidos, e logo em seguida o envio da mercadoria para o cliente final.
Devoluções: Ao vender em um mercado internacional e enviar produtos por conta própria, você deve fornecer aos clientes um endereço de devolução dentro do país do site da Amazon em questão ou oferecer-lhes frete grátis para devoluções. Esse é um requisito para vendas internacionais nos sites da Amazon.
Escolhendo a Logística do Vendedor, você precisará configurar sua tabela de frete no Seller Central.
Se você já vende na Amazon e tem conta no Seller Central, entre em contato por meio dos links abaixo. Caso contrário, envie um e-mail para TSRBRA@corp.ds.fedex.com (Fedex) ou UPSamazonleadsbr@ups.com (UPS).
Atenção
Para agilizar a resposta dos prestadores, sugerimos informar: Nome da Empresa, CNPJ, Contato e Endereço com CEP.
Se precisar de ajuda, consulte uma empresa da Rede de Prestadores de Serviços:

2

Operador logístico para exportação

O vendedor parceiro é responsável pela forma de envio da mercadoria aos Estados Unidos e por garantir a entrada no país de forma legal. A Amazon não é responsável por exportar ou importar produtos, e também não oferece representação alfandegária ou regulatória perante agências governamentais.
Para enviar seus produtos do Brasil até um centro de distribuição nos Estados Unidos, você deverá utilizar um operador logístico - ele será principal contato para entender todos os requisitos e documentos necessários.
Com o apoio do seu operador logístico, você deverá definir:
1. Classificação de produtos para exportação e importação seguindo as normas internacionais (Códigos Harmonizados - HTS).
2. Documentos para envio de sua remessa
  • Radar
  • Invoice de Exportação
  • Nota Fiscal
  • DU-E
  • Certificações e licenças de exportação dos produtos caso necessário, como mencionado na etapa 2
  • Packing list
Certifique-se com seu operador logístico ou despachante aduaneiro se a operação está em conformidade com os regulamentos de exportação do Brasil e de importação para os Estados Unidos.
Se precisar de ajuda sobre exportação, contate uma empresa da Rede de Prestadores de Serviços:
Se precisar de ajuda contábil, consulte uma empresa da Rede de Prestadores de Serviços:
Se você já vende na Amazon e tem conta no Seller Central, entre em contato por meio do link abaixo. Caso contrário, envie um e-mail para Valdir.ponchio@mistercont.com.br (Mr. Cont), ou jonathan@contcomexcontabilidade.com.br (Contcomex).
Atenção
Tenha em mãos as informações a seguir: Nome da Empresa, CNPJ, Contato e Endereço com CEP.

Parabéns!
Seguindo os passos acima você completou as definições de envio e logística para vender nos EUA.

Perguntas Frequentes

Caso eu queira recolher meus produtos, a Amazon enviaria para meu endereço no Brasil?
A Amazon EUA não realiza logística reversa diretamente para o Brasil. O vendedor parceiro que deseje seguir com essa modalidade deverá contratar um operador logístico para isso.
Há algum limite de peso e dimensões por produto para para ser armazenado no Centro de distribuição da Amazon nos EUA?
Não há restrições de peso e tamanho do produto (exemplo: uma mesa) para participar do programa de FBA – Logística da Amazon nos Estados Unidos.
Há limite de peso e dimensões para as caixas máster?
Embora não exista limitante de dimensões por produto, caixas que recebem multiplos produtos deverão ter no máximo 63cm em seu maior lado e 22kg de peso total (Exemplo: Uma caixa que tem multiplos porta-retratos). Para mais informações clique aqui.
Quanto tempo o estoque pode ficar parado no Centro de Distribuição da Amazon?
Não há limite de tempo para armazenamento de um produto, mas após 365 dias há uma cobrança adicional no custo da armazenagem, caso o estoque esteja parado.
É obrigatório utilizar FBA – Logística da Amazon para participar do programa?
Não é obrigatório utilizar a Logística da Amazon. O vendedor parceiro pode utilizar logística própria ou de terceiros.
É preciso enviar a mercadoria na embalagem final ou o FBA irá embalar?
Caso o vendedor parceiro opte por FBA - Logística da Amazon, utilizamos uma embalagem de papelão para entregar ao cliente final.
Os produtos enviados para os EUA também estarão disponíveis para venda no México e no Canadá?
O vendedor tem essa opção, mas para isso, precisará anunciar os produtos nos sites da Amazon do México e Canadá, e terá a possibilidade de utilizar o estoque relocado nos EUA para atender pedidos feitos nesses países. No entanto, é importante reforçar que há taxas distintas que variam entre os países e que os produtos devem estarde acordo com a regulamentação de cada local e que neste caso Amazon funcionaria como IOR (Importer of Record), então não todos os produtos são liberados para participar do programa. Saiba mais aqui.
Una imagen de un check
Você tambem tem a opção de enviar os produtos diretamente para os Centros de Distribuição do Canada e México.
Onde consigo contato das empresas parceiras que ajudam no processo de exportação?
Dentro do Seller Central temos uma área onde o vendedor parceiro pode consultar nossa Rede de Prestadores de Serviços que poderá auxiliar no processo de exportação.
Quem é responsável pela logística internacional?
A Amazon não é responsável por exportar ou importar produtos, e também não oferece representação alfandegária ou regulatória perante agências governamentais. O vendedor é responsável pela forma de envio da mercadoria bem como garantir a entrada nos Estados Unidos de forma legal.
Posso utilizar FBA – Logística da Amazon do Brasil ou tenho que enviar meus produtos para FBA dos EUA?
Os programas de FBA são operações apartadas e não possuem relações entre si.
É possível escolher o a localidade do Centro de Distribuição da Amazon nos EUA?
Não é possível escolher o local de destino, já que ele é definido pela própria ferramenta da Amazon ao criar o plano de envio (etapa 3).
Os parceiros logísticos da Amazon já sabem como entregar os produtos?
Os operadores logísticos indicados pela Amazon sabem como realizar o processo de entrega nos Centros de Distribuição nos EUA.
Preciso estar em FBA – Logística da Amazon, para participar do programa de Vendas Internacionais?
Não é obrigatorio utilizar o modelo FBA para participar do programa de Vendas Internacionais.
Há um custo diário/ mensal para os produtos armazenados nos centros de distribuição da Amazon nos EUA?
Há uma cobrança mensal com base na cubagem dos produtos armazenados. É possível simular os custos envolvidos no armazenamento com a calculadora de FBA.
Ao enviar o estoque, caso esse produto não seja vendido, como ele será devolvido?
Cada vendedor é responsavel por devolver o produto dos EUA para Brasil. Saiba mais aqui.
Quais são os custos envolvidos no FBA?
Clique aqui.
Quais são os impostos que incidem na entrada do produto nos EUA?
Os valores dependem do HTS Code, lista de códigos com o qual é feito o cálculo para cobrança de impostos. Para entender sobre os custos da exportação ou caso precise de suporte contábil, entre em contato com um dos nossos parceiros da Rede de Prestadores de Serviços (Fedex, UPS).

Queremos te ouvir!

Conta pra gente em menos de 3 minutos o que você está achando sobre a Central de Treinamento para vender nos EUA.
two Amazon boxes
® 2024, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.