CATÁLOGO
Guia de Listagem de Produtos
Um catálogo de qualidade, bem estruturado e completo aumenta suas chances de conversão de vendas e é o ponto de partida para o seu crescimento no marketplace da Amazon!
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Antes de começar
1.1 Alguns conceitos importantes
Página de detalhes do produto
O catálogo de produtos da Amazon é global, ou seja, e ofertas de diferentes vendedores do mesmo produto aparecem juntas na página de detalhes. A página de detalhes unificada fornece uma experiência de compra melhor aos clientes. As informações do catálogo são construídas com contribuições de diferentes fontes.
ID de produto (Código de barras)
O código de barras é um identificador externo utilizado pela Amazon para identificar as informações de um produto. Os tipos de código de barras mais comuns são EAN, GTIN e ISBN, mas existem outros. Em todos os canais de listagem, ele indica se o seu produto já existe no catálogo da Amazon ou se é uma nova listagem. É através dele que construimos a página de detalhes unificada.
Correspondência de Catálogo
Se o seu produto já existir no catálogo da Amazon – dessa forma já tendo sido cadastrado por outro vendor ou fornecedor – você só precisará incluir as informações da sua oferta (preço, estoque, código SKU e método de envio) e já pode começar a vender o item, aproveitando as informações já disponíveis.
Caso essa seja a primeira vez que o item é listado no marketplace, você poderá criar uma nova página de detalhes para esse item, e deverá preencher todos os atributos obrigatórios.
Caso essa seja a primeira vez que o item é listado no marketplace, você poderá criar uma nova página de detalhes para esse item, e deverá preencher todos os atributos obrigatórios.
Atributos
Os atributos são os campos de informações que são disponibilzados nas páginas de produto (por exemplo: descrição, voltagem, peso, etc).
Eles estão divididos em:
• Obrigatórios: são os campos mais essenciais da página de detalhes e, sem o seu preenchimento, sua listagem não será finalizada.
• Opcionais: o preenchimento não é mandatório, mas recomendamos que você preencha o máximo possível de informações.
Os atributos (bem como a obrigatoriedade de preenchimento) variam de acordo com o tipo de produto
Eles estão divididos em:
• Obrigatórios: são os campos mais essenciais da página de detalhes e, sem o seu preenchimento, sua listagem não será finalizada.
• Opcionais: o preenchimento não é mandatório, mas recomendamos que você preencha o máximo possível de informações.
Os atributos (bem como a obrigatoriedade de preenchimento) variam de acordo com o tipo de produto
1.2 Inscreva suas marcas
Para melhorar a gestão sobre as informações de produtos, proprietários de marca e agentes autorizados podem cadastrar-se no Amazon Brand Registry, e aproveitar os benefícios de ter sua marca registrada na Amazon. Isso ajuda você a proteger sua propriedade intelectual e cria uma experiência confiável para os clientes na Amazon.
Se você for um agente autorizado, peça que o proprietário da marca registrada registre a marca primeiro e adicione sua conta como um usuário adicional
Se você é um revendedor e não possui uma marca ou não é representante de nenhuma marca, pode prosseguir diretamente para a Etapa 2.
Observação: se você tiver um pedido de registro de marca em andamento na Amazon, aguarde até que o pedido seja resolvido antes de listar os produtos. Isso garantirá que seus produtos sejam listados sob a marca registrada.
Se você for um agente autorizado, peça que o proprietário da marca registrada registre a marca primeiro e adicione sua conta como um usuário adicional
Se você é um revendedor e não possui uma marca ou não é representante de nenhuma marca, pode prosseguir diretamente para a Etapa 2.
Observação: se você tiver um pedido de registro de marca em andamento na Amazon, aguarde até que o pedido seja resolvido antes de listar os produtos. Isso garantirá que seus produtos sejam listados sob a marca registrada.
Por que fazer o registro de marca da Amazon?
1. Precisão e controle na gestão de catálogo
- O Brand Registry oferece mais controle sobre as páginas de produtos da Amazon que usam o nome da sua marca, para que os clientes tenham maior probabilidade de ver as informações corretas associadas à sua marca.
2. Ferramentas poderosas de pesquisa e relatórios para proteger sua marca
- Simplifique a localização de casos de violação com nossos recursos personalizados, como pesquisa global, pesquisa de imagens e pesquisa ASIN em massa, projetados especificamente para marcas.
- Aproveite os benefícios proativos adicionais, como determinar as listagens de produtos que estão usando incorretamente seus termos de marca registrada. Essas ferramentas ajudarão a alertá-lo proativamente sobre casos em que os produtos estão sendo criados com o nome da sua marca ou se as imagens contêm seu logotipo, mas são para produtos que não levam o nome da sua marca etc.
- O Automated Brand Protection e o Project Zero permitem que você denuncie qualquer violação e proteja sua marca.
3. Expanda seus negócios com as ferramentas da Amazon para proprietários de marcas
- Conteúdo de marca aprimorado (EBC)/conteúdo A+: o EBC, também conhecido como conteúdo A+, permite que as marcas descrevam os recursos de seus produtos de novas maneiras, incluindo uma história de marca exclusiva, imagens aprimoradas e posicionamentos de texto que podem resultar em taxas de conversão mais altas, tráfego e aumento de vendas quando usado de forma eficaz. Saiba mais.
- Lojas de marca: Lojas é um destino de marca gratuito, de autoatendimento na Amazon para os anunciantes selecionarem conteúdo que inspire, eduque e ajude os clientes a descobrir a seleção de produtos da marca.
- Marcas patrocinadas: as marcas patrocinadas ajudam os clientes a descobrir e se envolver com uma marca enquanto pesquisam na Amazon por meio de anúncios de custo por clique proeminentes e personalizáveis.
- Amazon Brand Analytics: o Amazon Brand Analytics contém informações valiosas para melhorar a experiência do cliente, a conversão e o tráfego, essenciais para o sucesso de vendas na Amazon. Essa ferramenta permite que os proprietários de marcas tomem decisões estratégicas e informadas sobre seu portfólio de produtos e atividades de marketing/publicidade. Saber mais.
Quais os critérios de elegibilidade para se inscrever no Amazon Brand Registry?
Para ser elegível para o Amazon Brand Registry, sua marca deve ter registro em cada país onde você deseja cadastrá-la.. Atualmente, a Amazon aceita apenas marcas registradas emitidas por escritórios de marcas governamentais nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México, Austrália, Índia, Japão, França, Alemanha, Itália, Turquia, Cingapura, Espanha, Holanda, Arábia Saudita, Suécia, Polônia, Egito, Reino Unido, União Europeia e Emirados Árabes Unidos. Saiba mais.
Dica!
Para se inscrever no Amazon Brand Registry, as Marcas devem ter uma marca registrada baseada em texto ou imagem. Isso é por vezes confundido erroneamente com a inscrição da empresa em orgãos do governo, como a Receita Federal (nome fantasia). Por favor, verifique se você está fazendo upload de sua marca registrada no INPI , no caso do Brazil e certifique-se de ler atentamente os requisitos específicos do país para uma jornada de inscrição tranquila no Amazon Brand Registry.
1.3 Requisitos de produtos
Durante esta etapa, você trabalhará na preparação dos requisitos do produto e da categoria para garantir que suas listagens sejam criadas corretamente. Para evitar erros ao enviar suas listagens, recomendamos que você siga esta etapa com cuidado antes de criar qualquer produto.
1.4 Requisitos da categoria
Para algumas categorias e subcategorias, a Amazon exige que os vendedores obtenham aprovação antes de listar os produtos à venda. O processo de aprovação pode incluir solicitações de documentos, verificações de desempenho e outras qualificações.
Para se inscrever para listar um produto que requer aprovação que já existe no catálogo da Amazon, siga estas etapas:
- Vá para Catálogo e selecione Adicionar Produtos.
- Procure o item que deseja vender.
- Nos resultados da pesquisa, clique em Mostrar limitações ao lado do item relevante.
- Se o seu produto requer aprovação, nos resultados da pesquisa, clique no botão Aplicar para vender para iniciar o processo de inscrição.
Depois de concluir a solicitação, você pode acompanhar o status em Catálogo > Visualizar solicitações de autorização.
Seller University
Visite a Seller University para aprender mais sobre este tópico
1.5 Requisitos de identificação do produto
A maioria dos produtos tem um código de identificação (código de barras) exclusivo de 12 a 14 dígitos, como EAN, ISBN, UPC, ou JAN, também conhecido como GTIN (Global Trade Item Number). Isso representa um código global para um produto conferido pela GS1.
Se seu produto não tiver um GTIN e se encaixar nos critérios, você poderá solicitar uma isenção de GTIN.
Se seu produto não tiver um GTIN e se encaixar nos critérios, você poderá solicitar uma isenção de GTIN.
Se seus produtos tiverem GTIN, você pode prosseguir para a próxima etapa.
Seller University
Visite a Seller University para aprender mais sobre este tópico
1.6 Requisitos da marca
Em alguns casos, a Amazon exige que os vendedores obtenham aprovação antes de listar produtos para venda sob marcas específicas. O processo de aprovação pode incluir solicitações de documentos como notas fiscais de compra do fabricante e cartas de autorização.
Para verificar se a marca que você está listando requer aprovação:
Para verificar se a marca que você está listando requer aprovação:
- Vá para Catálogo e selecione Adicionar Produtos.
- Pesquise a marca que deseja vender e selecione um produto semelhante ao item de marca em seu catálogo.
- Nos resultados da pesquisa, clique em Mostrar limitações ao lado do item relevante para saber se a aprovação é necessária. Se a marca estiver fechada, a mensagem “Você precisa de aprovação para listar nesta marca” será exibida.
- Clique em Aplicar para vender para iniciar o processo de inscrição com os documentos necessários.
Depois de concluir a solicitação, você pode acompanhar o status em Catálogo > Visualizar solicitações de autorização.
Se a marca que você deseja vender não tiver nenhuma restrição, você pode continuar na Etapa 3.
Se a marca que você deseja vender não tiver nenhuma restrição, você pode continuar na Etapa 3.
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Como criar listagens
Existem três maneiras diferentes de fazer upload de seus produtos no Catálogo da Amazon. Selecione o que melhor se adapta às suas necessidades e capacidades:
Três maneiras de fazer upload de seus produtos
Cadastro individual
Formulário acessado diretamente no Seller Central, no qual você irá listar um produto de cada vez.
- No Seller Central, acesse Catálogo > Adicionar produtos > Pesquise o código de barras do produto que você quer criar
- Se o prouto já existir, clique em Aplicar à venda e inclua as informações da sua oferta (preço, estoque, inventário e canal logístico)
- Se o prouto ainda não existir, clique em Estou adicionando um produto que ainda não existe na Amazon e crie uma nova página de detalhes para seu item. Será necessário preencher todos os atributos obrigatórios para finalizar sua listagem.
- Após o preenchimento das informações, o botão Salvar e finalizar será habilitado e você poderá concluir seu processo
- Aguarde até 15min para o novo ASIN aparecer no seu Inventário e a página de produto no site
Arquivo de inventário
Planilha de Excel disponibilizada no Seller Central, na qual você poderá listar vários produtos de uma vez só
- No Seller Central, acesse Catálogo > Adicionar produtos via upload em massa > acesse a aba Faça download de um arquivo de inventário
- Escolha as categorias que irá listar nessa submissão e fala download do template no formato Avançado
- Leia atentamente as informações na aba Instruções da planilha e preencha as informações dos seus produtos na aba Modelo, atentando-se para as colunas de atributos obrigatórios
- Quando finalizar o preenchimento, salve a planilha e volte na página Adicionar produtos via upload em massa
- Acesse a aba Upload do seu arquivo de inventário, selecione a sua planilha e clique em Transferir arquivo
- Verifique o status do processamento do seu arquivo na aba seguinte, Monitore o status do upload
- Se for necessário, faça download do relatório de erros nessa mesma aba, corrija as informações e envie novamente a planilha
Integração
Plataformas de e-commerce, Hubs de marketplace, ERPs, etc. integrados à Amazon via API. Consulte se o seu parceiro já está integrado às APIs da Amazon e solicite o manual de configuração da integração.
Importante!
Se você utilizar o Arquivo de inventário, certifique-se de baixar uma versão nova da planilha no Seller Central sempre que for submter produtos. Evite utilizar versões salvas de envios anteriores, pois a planilha passa por atualizações constantes.
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Serviço de Suporte à Listagem
Aproveite o suporte gratuito para cadastro de produtos e comece a vender na Amazon!
Criamos um time de suporte especial para te ajudar a listar seus produtos na Amazon.
É um cadastro manual (sem uso de integrador), gratuito, para todos os seus produtos. Você também pode usar esse canal para tirar suas dúvidas sobre o processo.
Quem é responsável pela precisão das informações da oferta?
Criamos ofertas com base nas informações que você nos fornece. A Amazon não valida a precisão dessas informações nem se responsabiliza pelo conteúdo das ofertas. É importante garantir que as informações sobre os produtos que você deseja publicar sejam precisas e que todos os atributos fornecidos estejam corretos.
Agende agora um horário com um especialista!
Criamos um time de suporte especial para te ajudar a listar seus produtos na Amazon.
É um cadastro manual (sem uso de integrador), gratuito, para todos os seus produtos. Você também pode usar esse canal para tirar suas dúvidas sobre o processo.
Quem é responsável pela precisão das informações da oferta?
Criamos ofertas com base nas informações que você nos fornece. A Amazon não valida a precisão dessas informações nem se responsabiliza pelo conteúdo das ofertas. É importante garantir que as informações sobre os produtos que você deseja publicar sejam precisas e que todos os atributos fornecidos estejam corretos.
Agende agora um horário com um especialista!
Perguntas Frequentes
Eu segui os passos, mas ainda deu um erro. O que eu faço?
Consulte nossas páginas de ajuda para obter dicas de solução de problemas – selecione seu código de erro na barra de busca para obter mais detalhes. Saiba mais aqui.
Você pode também navegar na Amazon Seller University, que fornece instruções passo a passo para superar erros comuns:
Você pode também navegar na Amazon Seller University, que fornece instruções passo a passo para superar erros comuns:
Além disso, verifique nossa Política de criação ASIN, Política de nome de marca e Guia de código de erro de imagem para obter mais soluções de problemas.
Não se esqueça, você sempre pode entrar em contato conosco e pedir apoio!
Não se esqueça, você sempre pode entrar em contato conosco e pedir apoio!
Posso editar os Preços e Quantidades depois de listar meus produtos?
Sim, você pode editar o preço e a quantidade dos produtos através da sua conta central do vendedor.
Por que não consigo finalizar minha submissão sem alguns atributos?
Ao enviar uma nova listagem, você precisa se certificar que preencheu todos os atributos obrigatórios para a categoria que está tentando listar.
Os atributos obrigatórios são os campos mais essenciais da página de detalhes e, sem o seu preenchimento, sua listagem não será finalizada.
Preencha esses campos e envie novamente a sua submissão.
Os atributos obrigatórios são os campos mais essenciais da página de detalhes e, sem o seu preenchimento, sua listagem não será finalizada.
Preencha esses campos e envie novamente a sua submissão.
Por que não posso editar informações em alguns campos?
Para certos atributos, só é permitido o preenchimento de valores específicos, determinados pela Amazon (exemplo: no atributo cor, você deve enviar a informação Azul claro ao invés de Azul bebê). Isso porque visamos padronizar essas informações entre todos as fontes de dados de Catálogo para oferecer informações completas aos clientes.
Escolha um dos valores disponibilizados pela Amazon na lista suspensa para os atributos que possuem essa validação.
Escolha um dos valores disponibilizados pela Amazon na lista suspensa para os atributos que possuem essa validação.
Faço a gestão do meu catálogo e inventário através de um integrador, ERP ou plataforma de e-commerce. Quem me oferece suporte?
Caso você utilize um parceiro para gestão de catálogo e inventário, procure primeiro o suporte do serviço terceiro para resolver problemas, pois somente eles terão os registros da sua integração. Eles possuem contato direto com a Amazon caso seja necessário.
Como posso diagnosticar problemas de listagem e defeitos no meu catálogo?
Acesse a página Corrigir seus produtos no Seller Central. Nela você pode verificar todos os problemas nas suas listagens de produtos e defeitos de catálogo, e poderá corrigí-los com apenas alguns cliques.
No Seller Central, acesse:
Catálogo > Completar rascunhos
ou
Inventário > Gerenciar inventário >
> Pesquisar ofertas suprimidas e inativas
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