FBA ONSITE - LOGÍSTICA DA AMAZON

Bem-vindo ao processo de lançamento no FBA Onsite - Logística da Amazon

Esse material irá te ajudar nas etapas do processo de lançamento da sua loja no programa FBA Onsite - Logística da Amazon.
Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas clicando aqui antes de começarmos. Fique atento às tarifas do programa e o que pode ser vendido ou não.

Como funciona o programa de FBA Onsite - Logística da Amazon

Antes de começar

Importante: Agora que você já foi aceito para fazer parte do programa, clique aqui para checar qual é o seu ID ou código de armazém que é um código de quatro letras (ex: AXNF). Esse ID será pedido diversas vezes ao longo do tempo de lançamento em questionários e caso precise de qualquer ajuda, então é muito importante que tenha isso sempre em mãos.
Nosso tempo mínimo de lançamento é de 17 dias, após completar as etapas você poderá lançar em janelas que se abrem uma vez por semana.
Assista o vídeo de instruções gerais para entender melhor o programa.

Etapas de lançamento

icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Etapa 1: Cronograma e Equipamentos

Para operar no FBA Onsite – Logística da Amazon, sua loja deverá possuir certos equipamentos na expedição de pedidos – como por exemplo, uma impressora de Etiqueta de Envio homologada de 203 dpi ou 300 dpi.

Pesquisa de materiais

Ação obrigatória

Providencie os equipamentos que não possue e responda a pesquisa de materiais.
Quer saber mais sobre as embalagens personalizadas da Amazon?
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Etapa 2: Integração de Nota Fiscal

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é obrigatória para operar no FBA Onsite - Logística da Amazon. A emissão será feita por seu ERP/Integrador e enviada para o sistema da Amazon.

Garanta que sua integração foi feita exatamente como no manual, pois as capturas de tela a serem enviadas devem ser iguais aos exemplos.

OBS: essa etapa é essencial para que os pedidos sejam faturados corretamente, evitando penalidades e atrasos no processamento de pedidos.
Manuais de Integração:

Configurar a integração

Ação obrigatória

Siga o passo a passo do manual do seu integrador e responda a pesquisa do link em até 2 dias depois de receber o e-mail referente a integração.
Siga as intruções do manual do seu integrador e anexe os prints corretamente como o indicado, para que não haja problemas com a sua integração
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Etapa 3: Acesso ao Onsite

O Onsite Tool será a nova ferramenta para gerenciamento do seu inventário e processamento de pedidos no programa FBA Onsite – Logística da Amazon. Mas fique tranquilo, você continuará utilizando o Seller Central para controle de pagamentos, cadastro de novos produtos e processamento de pedidos com Logística pelo Vendedor.
Seu login no Onsite é com o mesmo e-mail e senha do Seller Central.

Assista ao vídeo de introdução ao Onsite, clicando aqui.

Uma vez liberado o acesso ao Onsite Tool, realize as configurações iniciais em sua conta:
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Etapa 4: Treinamentos

Treinamentos sobre o processamento dos pedidos no Onsite:
Agora você aprenderá como gerenciar seu inventário e processar os pedidos no Onsite. Compartilhe esse material com todos os funcionários de sua loja que irão trabalhar diretamente com pedidos FBA Onsite - Logística da Amazon.
  • Aprender a inserir inventário no Onsite (Conversão e Recebimento). Clique aqui
    OBS: Diferente das vendas com logística feita pela sua loja, no FBA Onsite - Logística da Amazon, o gerenciamento de inventário (acrescentar ou remover itens para venda) é um processo manual e não possui integração com seu integrador/ERP. Depois de fazer o processo no Seller Central, Clique aqui para aprender a receber os produtos no Onsite
  • Aprender a processar pedidos no Onsite. Clique aqui
  • Aprenda sobre as Métricas de Performance aqui. Clique aqui
    Sua loja será avaliada com as seguintes métricas: Índice de Processamento Tardio, Índice de Entrega Tardia, Cancelamentos e Devoluções. Se sua loja não ofender nenhuma métrica, ela receberá o selo Prime após 7 dias ativa no Programa FBA Onsite - Logística da Amazon.
  • Treinamento para produtos com bateria. Clique aqui
    O processamento de pedidos de materiais perigosos (eletrônicos com baterias de baixa periculosidade e etc) necessita de cuidado adicional. Caso deseje vender esses produtos, assista o treinamento obrigatório aqui. Caso contrário ficarão bloqueados para venda em FBA Onsite - Logística da Amazon.

Prova obrigatória

Ação obrigatória

Após assistir aos vídeos, realize a prova. São 15 questões para comprovar que você entendeu todos os processos que devem ser realizado no Onsite.
É necessário acertar, no mínimo, 12 questões (80% da avaliação). Caso seja reprovado, refaça a avaliação até que ocorra a aprovação.
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Etapa 5: Conversão de Produtos

Agora é a hora de preparar sua loja para começar a vender, para isso você precisa converter suas ofertas do Seller central para a Logística da Amazon, e colocar estoque nos seus produtos para que eles fiquem ativos no nosso site com a tag de enviado pela Amazon.
Saiba como fazer esse processo clicando aqui.

Siga esse passo a passo:
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Etapa 6: Lançamento

Parabéns, você completou todas as etapas de treinamento e, a partir de hoje, sua loja ficará ativa no site da Amazon e pode receber pedidos!
Inicialmente, sua capacidade estará reduzida em torno de 3 pedidos/dia, pois trata-se de um período de testes e adaptações. Durante esse período, o time de Operações entrará em contato para auxiliar caso tenha alguma dúvida, dificuldade com os passos anteriores e também para comunicar sobre a primeira coleta do transportador.

A partir da segunda semana, caso sua loja não ofenda as Métricas de Performance, sua capacidade será ajustada.

No primeiro mês após o lançamento, Os pedidos podem cair para ser processados no mesmo dia até 4 horas antes do horário de corte. Após esse período, poderemos diminuir esse tempo, mas vocês serão avisado previamente.

Exemplo: Se o seu horário de corte é as 13h, os pedidos podem cair para ser processados no mesmo dia até as 9h da manhã. Após as 9h, eles vão começar a ser alocados para processamento nos próximos dias.
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Etapa 7: Pós-Lançamento e Devolução de Clientes

Agora que você iniciou as vendas no Programa FBA Onsite - Logística da Amazon é necessário saber como processar as devoluções.
Existe um sistema específico para processar, somente as devoluções que Programa FBA Onsite - Logística da Amazon, chamado Return App.
Assim que a devolução chegar no seu armazém, você terá um prazo de até 7 dias para processar no Return App.
Clique aqui para acessar o Return App

Materiais de ajuda

Conheça nossos materiais de apoio, aqui você consegue tirar dúvidas sobre a operação e conhecer melhor o programa.
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Webinar

Aqui você pode assistir ao webinar que irá resolver boa parte das suas dúvidas, assista para entender melhor sobre as etapas do programa.
icono de envío, avión en la parte superior y camión en la parte inferior

Webinar ao vivo

Nosso time de vendas e de lançamento estará ao vivo todas as sextas-feiras para tirar suas dúvidas ao vivo.
© 2020, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma empresa da Amazon.