Promoções na Amazon
Como alavancar as vendas com Promoções na Amazon
Conheça mais sobre as três ferramentas promocionais principais da Amazon: ofertas, cupons e promoções. Estas tem como objetivo conquistar novos clientes, maior conversão de sua loja e conseguir efeito cascata.
Porque fazer ofertas e cupons?
Aumentar a visibilidade de seus produtos, e conquistar novos clientes
Ofertas e cupons são as principais ferramentas de desconto da Amazon e ajudam novos clientes a encontrarem seu produto.
Maior conversão de sua loja
Ofertas podem ajudar sua loja a potencializar vendas, ao deixá-la mais visível e fácil de encontrar, assim com maior relevância.
Efeito cascata
O aumento na relevância de um produto, pode impactar outros em sua loja e expandir o interesse de clientes para além das ofertas.
Está apto a fazer ofertas ou cupons?
Para que o vendedor esteja apto a fazer ofertas é necessário:
Ser um vendedor com plano profissional
MENSALIDADE GRÁTIS POR 1 ANO
Ter uma avaliação geral de pelo menos 3 estrelas
Para conseguir descobrir a sua avaliação geral, entre em Desempenho>Avaliação, ou clique aqui. Se você não atinge esta nota, entenda como melhorar suas avaliações.
Estar ativo no Seller Central
Entre no Seller Central>Desempenho>Notificação de desempenho, lá você poderá encontrar alguma notificação do motivo pelo qual você está inativo, caso contrário, entre em contato conosco através do suporte ao vendedor para mais informações.
Veja se você está apto a fazer ofertas através da página de Promoções
Todos os itens são aptos a fazer campanha?
Os itens devem seguir os pre-requisitos listados abaixo:
Critério
Ofertas
Cupons
Produto ser novo
Produto ter avaliação de pelo menos 3 estrelas ou não ter sido avaliado
Produto não estar em conformidade com a política de preços da Amazon
Produto não ser um item restrito, ofensivo, constrangedor ou inapropriado
Produto ter pelo menos uma venda concluída
Produto não ter estado em oferta nos últimos 14 dias
Qual a diferença entre Oferta e Cupons?
Critério
Ofertas
Cupons
Como criar Ofertas e Cupons na Amazon?
Criar Ofertas na Amazon
Você pode criar ofertas no seller central para que elas apareçam na página de Ofertas do dia , uma das páginas mais acessadas do nosso site. Atualmente, temos a Oferta da Semana, e Oferta Relâmpago
Passo 1
Entre no Seller Central > Anúncios > Ofertas
Nesta página você poderá criar, gerenciar e agendar ofertas na Amazon.
Passo 2
Clique em “Criar uma nova oferta”
Na primeira página de criação de oferta, você pode ver todos os produtos disponíveis para aplicação de ofertas. Nesta lista, você pode ver qual o desconto mínimo que você precisar atingir para conseguir criar uma oferta, a data sugerida e o tipo de oferta.
Passo 3
Selecione o produto que deseja promocionar
Considere a sazonalidade de vendas ao fazer Ofertas.
Passo 4
Escolha em qual semana a sua oferta ficará ativa
Lembre-se que é preciso programar a sua oferta antes da segunda-feira da semana anterior a semana que a sua oferta ficará ativa. Por exemplo, para sua oferta ficar ativa na quarta-feira (12 de janeiro de 2022), ela deverá ser programada até no máximo segunda-feira (3 de janeiro de 2022).
Passo 5
Determine o preço da oferta
No caso da Oferta Relâmpago, será necessário definir a quantidade de unidades reservadas. Já para Ofertas da Semana, a quantidade de unidades reservadas será definida pelo seu estoque do Seller Central.
Passo 6
Pronto! Sua oferta foi criada
Você pode gerenciar a sua oferta clicando aqui
Criar Cupons na Amazon
Você pode criar um cupom no seller central para que elas apareçam na página de cupons.
Passo 1
Entre no Seller Central > Anúncios > Cupons
Nesta página você poderá encontrar as seus cupons, onde você pode criar, gerenciar e agendar cupons na Amazon.
Passo 2
Clique em “Crie um novo cupom”
O botão "Crie um novo cupom" encontra-se no topo direito da página.
Passo 3
Selecione o produto que deseja aplicar o cupom
Busque através do código ASIN ou SKU os itens que você gostaria de aplicar o cupom, podendo adicionar até 50 itens em um mesmo cupom.
Passo 4
Escolha qual o desconto que você gostaria de aplicar
O desconto pode ser determinado em reais ou em porcentagem. O Cupom precisa ter no mínimo 5% de desconto, indo até 80% de desconto no valor original do produto.
Passo 5
Escolha se você gostaria de limitar o resgate do cupom
O cupom pode ser limitado a 1 por consumidor, ou quantas vezes o consumidor desejar.
Passo 6
Escolha qual o orçamento que você está disposto a investir no cupom
O orçamento não é um teto de gastos, mas sim uma indicação de quantos itens você gostaria de vender com aquele cupom. Quando a quantidade de cupons destacados atingir 80% do orçamento adicionado por você, o cupom é desativado.
Passo 7
Escolha o titulo do seu cupom
O titulo do cupom aparecerá para todos os consumidores.
Passo 8
Escolha o segmento do público
Os segmentos são: 1) todos consumidores, 2) Membros Prime, 3) Membros Amazon family.
Promoções
Desconto
Desconto
- Desconto fixo em valor (R$) ou porcentagem (%) em produtos selecionados.
- Desconto fixo em valor (R$) ou porcentagem (%) em cada x produtos selecionados.
- Para cada x itens comprados, leve estes itens por um preço reduzido.
Exemplo
- Receba R$ 5,00 de desconto em compras de mais de R$ 25,00.
- Economize 30% neste item ao comprar um ou mais itens selecionados.
- Para cada 5 livros comprados, economize 20%.
Compre um, leve dois
Desconto
- Compre x itens e receba grátis itens especificados.
- Compre x aparelhos e receba grátis dispositivos especificados.
Exemplo
- Compre 2 batons e leve 1 de graça.
- Compre uma assadeira e leve grátis um copo de medida.
**Nota:** Os tipos de promoções "Compre um, leve um" ou "Compre quantidade X, receba quantidade Y" não são aplicáveis e não devem ser usados no FBA - Logística da Amazon.
Perguntas frequentes
Obtenha respostas para perguntas frequentes sobre ofertas e cupons.
O que são ofertas?
Ofertas são preços promocionais oferecidos ao cliente final pelo vendedor através de descontos absolutos. Esta ferramenta recomenda as melhores oportunidades de produtos a serem promocionados, baseado nas buscas de nossos clientes e o potencial de vendas de cada item, além de recomendar um preço promocional em valor absoluto baseado no tipo de oferta escolhida, podendo ser elas Oferta da Semana e Oferta Relâmpago.
As ofertas ficam disponíveis na página de ofertas do dia, sendo essa uma das páginas mais acessadas da amazon.com.br.
Aprenda como criar uma oferta através do video
As ofertas ficam disponíveis na página de ofertas do dia, sendo essa uma das páginas mais acessadas da amazon.com.br.
Aprenda como criar uma oferta através do video
O que são cupons?
Cupons são vales promocionais que podem ser destacados e utilizados pelo cliente final. O Cupom pode ter desconto absoluto ou percentual, sendo o mínimo de desconto 5% em cima do valor do seu produto. Esta ferramenta permitem que o vendedor teste a performance de seus produtos e melhore a visibilidade de sua loja, uma vez que não é obrigatório que o produto tenha sido vendido anteriormente na amazon.com.br. Seus cupons ficam disponíveis na página de cupom do dia, localizada dentro da página de ofertas do dia no canto esquerdo da tela, contudo, o local mais acessado dessa ferramenta promocional é a página de pesquisa do produto.
Aprenda como criar cupons através do video
Aprenda como criar cupons através do video
O que são promoções?
Promoções são maneiras alternativas de desconto, sendo elas: 1) Desconto; 2) Compre um, leve dois. Estas ferramentas tem como objetivo engajar o cliente a comprar mais de um produto por vez, atribuindo um desconto ou até uma segunda unidade caso ele o compre.
Quais produtos estão qualificados para Ofertas?
Produtos qualificados serão exibidos automaticamente na seção Códigos ASIN qualificados, do Painel de controle de Ofertas, quando atenderem aos seguintes critérios (sujeitos a alterações com base no país e na época do ano):
- Qualidade: os produtos devem ter um histórico de vendas nas lojas da Amazon e uma avaliação de clientes de pelo menos 3 estrelas.
- Variações do produto: ofertas devem incluir o maior número possível de variações de produtos (por exemplo, tamanho, cor e estilo). Para alguns produtos, como roupas e sapatos, pelo menos 65% de variações devem ser incluídas na Oferta. A porcentagem mínima predeterminada de variações do produto é especificada quando você cria a oferta.
- Categoria: produtos restritos (https://www.sellercentral.amazon.dev/gp/help/G201743940) e produtos ofensivos, constrangedores ou de outra forma inapropriados não estão qualificados. Exemplos de produtos não qualificados incluem cigarros eletrônicos, álcool, produtos para adultos, dispositivos médicos, medicamentos e fórmula infantil.
- Condição: somente produtos em condição de Novo estão qualificados para ofertas.
- Classificação de avaliações do vendedor: você deve ter no mínimo cinco avaliações e uma classificação geral de pelo menos 3,5 estrelas.
- Índice de devolução: produtos com altos índices de devolução não serão qualificados para ofertas.
Como posso saber o status da minha oferta?
Depois de criar uma oferta, você pode monitorar o status no Painel de controle de Ofertas e adotar estas ações recomendadas:
- Rascunho: um ou mais valores para a oferta continham um erro. Será necessário editar os valores inseridos e reenviá-los para aprovação.
- Em análise: a oferta está com aprovação da Amazon pendente. Ofertas são geralmente aprovadas ou rejeitadas imediatamente, mas aguarde até 15 minutos para o processamento.
- Precisa de edições: será necessário editar as áreas destacadas da oferta e reenviá-la para aprovação.
- Pendente: a oferta é qualificada, mas não foi definido o agendamento. A Amazon fornecerá a data e hora dentro de uma semana após a realização agendada.
- Próximas (agendamento de data/hora pendente sete dias antes da primeira data de início): a oferta é qualificada, mas não foi definido o agendamento. O agendamento da oferta será definido dentro de uma semana após a data de início.
- Próximas ofertas: a oferta está agendada para acontecer na data e hora especificadas. O agendamento é gerado automaticamente e não pode ser alterado. Se você não quiser que a oferta aconteça nessa data e hora, é possível cancelar a oferta sem penalidade 25 horas antes da hora de início agendada.
- Suprimida: a oferta não atende aos requisitos de qualificação. Clique nas informações à esquerda de cada código ASIN desabilitado para entender por que a oferta foi suprimida. Em seguida, faça as alterações necessárias no preço, na quantidade ou no inventário. Para evitar cancelamento, faça isso pelo menos 25 horas antes da hora de início agendada.
- ASIN desabilitado: o produto não atende aos requisitos de qualificação. Os códigos ASIN desabilitados não podem ser editados e precisam ser removidos da oferta. No entanto, se muitos códigos ASIN estiverem desabilitados, talvez não seja possível criar ou reativar a oferta.
- Em processamento: a oferta está vigente conforme a data de início e término. Quando uma oferta está Em processamento, as únicas alterações permitidas são corrigir problemas relacionados ao preço da oferta, ou você pode cancelá-la. Assim que a oferta estiver esgotada ou for cancelada, você não poderá mais enviar alterações e a oferta não poderá ser reativada.
- Cancelada: Ofertas podem ser canceladas pelos seguintes motivos:
- A oferta foi cancelada manualmente por você.
- A oferta foi suprimida anteriormente e não foi corrigida pelo menos 25 horas antes da hora de início agendada.
- A oferta foi cancelada pela Amazon. A Amazon estará sujeita a cancelar quaisquer ofertas sem notificação se elas violarem a política da Amazon sobre Frequência da oferta.
Após criar uma oferta, evite fazer as seguintes alterações nos códigos ASIN ou ASIN parent participantes:
- Não exclua nem feche nenhuma das ofertas na página Gerenciar inventário.
- Não altere o número de SKU de nenhum dos produtos participantes da oferta.
- Se a oferta tiver variações, evite fazer alterações no ASIN parent. Isso inclui criar novos códigos ASIN child como variações sob o ASIN parent, alterar o SKU parent ou excluir/fechar a oferta parent na página Gerenciar inventário.
Por exemplo: depois de criar uma oferta para um produto com três variações de tamanho no total (pequeno, médio, grande), evite criar novas variações na mesma oferta parent que não existiam quando a oferta foi criada (como extrapequeno, extragrande). Qualquer código ASIN de variação nova não incluído na recomendação da oferta inicial não estará qualificado para participar da oferta, resultando na supressão de toda a oferta por não atender mais a todos os critérios de qualificação.
Como encontrar os resultados de desempenho da Oferta da semana e da Oferta relâmpago?
O desempenho geral das suas Ofertas da semana e Ofertas relâmpago pode ser encontrado na página Gerenciar Ofertas no Seller Central.
Clique em Visualizar na oferta específica para ver o desempenho de cada código SKU na oferta. As métricas a seguir serão fornecidas na seção Detalhes do produto e Preços da sua oferta:
Clique em Visualizar na oferta específica para ver o desempenho de cada código SKU na oferta. As métricas a seguir serão fornecidas na seção Detalhes do produto e Preços da sua oferta:
- Unidades vendidas: o número de unidades vendidas durante a oferta.
- Produtos na lista de espera: o número de produtos que os clientes adicionaram a uma lista de espera após uma Oferta se esgotar. Um número alto de produtos na lista de espera indica que você poderia ter vendido mais unidades da Oferta do que a quantidade inserida para o SKU.
- Receita da Oferta: vendas de produtos pedidos (unidades vendidas x preço da oferta) para esse SKU.
- Receita total da Oferta: vendas de produtos pedidos para todos os códigos SKU que participaram da oferta.
Nota: Os dados das vendas podem levar até 2 horas para serem disponibilizados após o término da oferta.
Como funcionam os orçamentos de cupom?
O orçamento que você definiu para o cupom é compartilhado com os seguintes custos:
- Equivalente em BRL ao desconto que você está oferecendo para os clientes.
Exemplo: você está oferecendo um cupom de R$ 4,00 em um produto de R$ 25,00. No primeiro dia em que seu cupom se torna ativo, 50 clientes resgatam o cupom (compram um produto qualificado para cupom depois de aplicá-lo). Os custos referentes a essas transações serão calculados da seguinte maneira:
(Equivalente em BRL ao desconto que você está oferecendo x número de resgates)
(R$ 4,00 x 50) = R$ 200
O orçamento será reduzido em R$ 200 no dia seguinte como resultado do interesse do cliente em seu cupom. Retiraremos seu cupom do site assim que seu orçamento for 80% utilizado.
O orçamento é reduzido em $ 230 no dia seguinte como resultado do interesse do cliente em seu cupom.
Importante: Retiraremos seu cupom do site quando o orçamento é 80% utilizado e alocaremos os 20% restantes para cobrir possíveis resgates por clientes que já aplicaram o cupom. Para que clientes tenham a melhor experiência com cupons, permitimos que eles façam o resgate por um período de aproximadamente 30 minutos depois que desativamos a descoberta de um cupom (de 5 minutos no Japão). Se 20% do seu orçamento não cobrir os resgates dos clientes no período de 30 minutos (são 5 minutos no Japão), você verá que os gastos excedem seu orçamento.
O limite, como 80%, é controlado pela string. Ela exibe números diferentes de acordo com a localidade.
(Equivalente em BRL ao desconto que você está oferecendo x número de resgates)
(R$ 4,00 x 50) = R$ 200
O orçamento será reduzido em R$ 200 no dia seguinte como resultado do interesse do cliente em seu cupom. Retiraremos seu cupom do site assim que seu orçamento for 80% utilizado.
O orçamento é reduzido em $ 230 no dia seguinte como resultado do interesse do cliente em seu cupom.
Importante: Retiraremos seu cupom do site quando o orçamento é 80% utilizado e alocaremos os 20% restantes para cobrir possíveis resgates por clientes que já aplicaram o cupom. Para que clientes tenham a melhor experiência com cupons, permitimos que eles façam o resgate por um período de aproximadamente 30 minutos depois que desativamos a descoberta de um cupom (de 5 minutos no Japão). Se 20% do seu orçamento não cobrir os resgates dos clientes no período de 30 minutos (são 5 minutos no Japão), você verá que os gastos excedem seu orçamento.
O limite, como 80%, é controlado pela string. Ela exibe números diferentes de acordo com a localidade.
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