10 dicas para você caprichar na descrição de produto no e-commerce
A descrição de produto é um fator extremamente importante para a decisão de compra do consumidor e tem total influência nos resultados de um e-commerce. Trata-se de um aspecto relevante na apresentação, que detalha as principais características de uma mercadoria.
15 dez, 2021
4 min
Nesse sentido, criar descrições dos produtos da maneira adequada é uma estratégia essencial para atrair visitantes para o site e otimizar o processo de vendas — por isso, é indispensável utilizar boas técnicas para fazer descrições persuasivas, atraentes e bem elaboradas.
Quer saber como desenvolver uma descrição perfeita para os seus produtos no e-commerce? Continue a leitura deste post e veja 10 dicas valiosas para fazer a descrição de produto e contribuir para impulsionar as suas vendas!
Quer saber como desenvolver uma descrição perfeita para os seus produtos no e-commerce? Continue a leitura deste post e veja 10 dicas valiosas para fazer a descrição de produto e contribuir para impulsionar as suas vendas!
A importância de ter uma boa descrição de produto
O segmento do e-commerce é competitivo e ter diferenciais é importante para se destacar e conquistar a preferência do consumidor. Para isso, é necessário ter atenção em todos os sentidos, inclusive para a apresentação das suas mercadorias no site ou marketplace.
Em vista disso, desenvolver uma descrição de produto detalhada e atrativa ao cliente é imprescindível e interfere diretamente na experiência dele com sua loja. Afinal, é a parte descritiva que vai apresentar os principais dados da mercadoria, sendo decisiva para a conversão.
A descrição deve responder às dúvidas do consumidor de forma sucinta e clara, por exemplo:
Em vista disso, desenvolver uma descrição de produto detalhada e atrativa ao cliente é imprescindível e interfere diretamente na experiência dele com sua loja. Afinal, é a parte descritiva que vai apresentar os principais dados da mercadoria, sendo decisiva para a conversão.
A descrição deve responder às dúvidas do consumidor de forma sucinta e clara, por exemplo:
- o que é o produto;
- quais as características técnicas;
- quais os diferenciais;
- do que é composto;
- qual a origem;
- como é o uso;
- garantias e observações.
Em outras palavras, uma boa descrição de produto destaca de forma objetiva todos os dados relevantes, por isso, é fundamental. Além disso, é por meio dela que o visitante cria interesse e decide concretizar o pedido, o que demonstra que a apresentação é um fator crucial para ajudar a aumentar as vendas.
Vocabulário da Amazon:
Seller Central
Seller Central é o site através do qual os vendedores administram toda sua atividade de vendas na Amazon: gerenciar inventário, atualizar os preços, comunicar-se com os clientes, supervisionar o estado da conta, conectar-se com nossa equipe de atendimento ao cliente e adicionar novos produtos.
10 dicas para criar uma descrição de produto perfeita
Embora seja um conceito simples, o desenvolvimento da descrição dos produtos deve ser feito com base em técnicas de SEO. Dessa forma, é preciso ter atenção a boas estratégias de marketing para garantir que os textos sejam bem dimensionados e atrativos.
Para isso, o empreendedor deve considerar informações do negócio, produto e público-alvo para ter descrições adequadas. Sobretudo, aproveitando a oportunidade para se destacar dos concorrentes e aumentar as possibilidades de atrair e fidelizar os clientes.
Veja, a seguir, dicas práticas para elaborar uma boa descrição de produto no e-commerce!
Para isso, o empreendedor deve considerar informações do negócio, produto e público-alvo para ter descrições adequadas. Sobretudo, aproveitando a oportunidade para se destacar dos concorrentes e aumentar as possibilidades de atrair e fidelizar os clientes.
Veja, a seguir, dicas práticas para elaborar uma boa descrição de produto no e-commerce!
1. Pense no seu público-alvo
Assim como outras decisões, a descrição de produtos deve seguir as informações básicas do público-alvo. Por isso, é indispensável conhecê-lo e estudá-lo para saber exatamente o que é mais relevante para atrair a atenção e atender às necessidades.
Diante disso, ao planejar a descrição dos seus produtos, pense nas preferências e características do seu público. Esse fator vai contribuir para ter clareza na linguagem e a selecionar os dados mais importantes, que não podem ficar de fora da parte descritiva.
Diante disso, ao planejar a descrição dos seus produtos, pense nas preferências e características do seu público. Esse fator vai contribuir para ter clareza na linguagem e a selecionar os dados mais importantes, que não podem ficar de fora da parte descritiva.
2. Faça o uso adequado de palavras-chave
A palavra-chave é uma das técnicas primordiais de SEO e facilita a ter um bom posicionamento nos mecanismos e sites de busca na internet. Em outras palavras, é uma estratégia que contribui para ter maiores possibilidades de aparecer primeiro, quando o cliente pesquisa o produto no site.
Sendo assim, identifique e insira adequadamente as palavras-chave na descrição de produto e tenha mais chances de ranqueamento. Se necessário, conte com apoio profissional para auxiliar a utilizar bem essa técnica e evitar excessos que podem comprometer os resultados.
Sendo assim, identifique e insira adequadamente as palavras-chave na descrição de produto e tenha mais chances de ranqueamento. Se necessário, conte com apoio profissional para auxiliar a utilizar bem essa técnica e evitar excessos que podem comprometer os resultados.
3. Conecte atributos e benefícios do produto
Os atributos relevantes e benefícios do produto devem ser identificados e inseridos na descrição, pois atuam como gatilhos para a compra. Portanto, conecte os pontos positivos de cada mercadoria na sua descrição para ter um texto atrativo e capaz de influenciar a decisão do visitante.
4. Descreva as medidas
As informações técnicas do produto são indispensáveis e auxiliam a transmitir dados realistas ao cliente para saber se o produto atende às suas necessidades. Além disso, informar as dimensões do produto corretamente contribui para evitar prejuízos com trocas e devoluções, fator que compromete a satisfação.
Portanto, reserve um espaço da descrição para apresentar as principais medidas do produto para que o cliente saiba exatamente o que está comprando. Para as compras online, esse fator é crucial, pois o consumidor não tem contato físico com o produto antes de comprá-lo.
Portanto, reserve um espaço da descrição para apresentar as principais medidas do produto para que o cliente saiba exatamente o que está comprando. Para as compras online, esse fator é crucial, pois o consumidor não tem contato físico com o produto antes de comprá-lo.
5. Explique sobre o material
Outro ponto importante e que precisa ser esclarecido na descrição é a composição do material do produto. Essa informação vai demonstrar requisitos como eficiência, qualidade e durabilidade, aspectos imprescindíveis para direcionar a decisão de compra.
6. Escolha o melhor formato
O formato que a descrição de produto é apresentado também é um requisito importante e que merece toda a atenção. Considerando o design do site, defina a melhor forma para alocar a descrição, de maneira que não comprometa a escaneabilidade e facilite a leitura.
7. Capriche no título
O título é um dos primeiros contatos do cliente com o seu negócio. Ciente disso, é importante que ele seja devidamente elaborado. Trata-se de um fator decisivo para despertar a atenção dos visitantes e estimular o interesse em continuar lendo sobre o produto.
Portanto, desenvolva títulos inteligentes, com uso da palavra-chave, de acordo com o seu público e livre de excessos. Assim, as suas possibilidades de aumentar o tráfego são maiores, além de contribuir para a visibilidade e otimizar o processo para converter vendas.
Portanto, desenvolva títulos inteligentes, com uso da palavra-chave, de acordo com o seu público e livre de excessos. Assim, as suas possibilidades de aumentar o tráfego são maiores, além de contribuir para a visibilidade e otimizar o processo para converter vendas.
8. Utilize recursos visuais
Os recursos visuais, fotos e vídeos são excelentes aliados para a descrição do produto e tornam a experiência do cliente mais intuitiva. Por isso, não deixe de utilizar esses itens para apresentar detalhes dos seus produtos e garantir que o visitante entenda perfeitamente o que precisa.
9. Utilize palavras sensoriais
As palavras sensoriais são aquelas capazes de criar conexão sentimental com o visitante do site, estimulando-o a imaginar o produto enquanto lê a descrição. É uma estratégia eficiente e que vai contribuir de forma significativa para aumentar a taxa de conversão.
Sendo assim, defina adjetivos que estimulem o leitor a imaginar o seu produto em casa, criando sensações. Além de tornar tudo mais agradável, é um gatilho interessante para influenciar as decisões e elevar as oportunidades para as vendas.
Sendo assim, defina adjetivos que estimulem o leitor a imaginar o seu produto em casa, criando sensações. Além de tornar tudo mais agradável, é um gatilho interessante para influenciar as decisões e elevar as oportunidades para as vendas.
10. Mantenha um tom de voz consistente
Para transmitir informações do produto de uma forma eficiente e estratégica, é indispensável ter zelo especial ao tom de voz. É muito importante se atentar e adotar uma linguagem adequada à identidade da marca e às características do público-alvo.
O tom de voz também é responsável pela qualidade da conexão com os visitantes do site e-commerce. Por isso, a abordagem deve ser eficaz. Utilize bem as palavras-chave e considere a persona do seu negócio para saber o tom perfeito para a comunicação.
O tom de voz também é responsável pela qualidade da conexão com os visitantes do site e-commerce. Por isso, a abordagem deve ser eficaz. Utilize bem as palavras-chave e considere a persona do seu negócio para saber o tom perfeito para a comunicação.
O que deve ser evitado na descrição de produto
As consequências de uma descrição de produto mal planejada são sérias e prejudicam o processo de conversão, especialmente em um e-commerce — segmento em que o cliente tem contato inicial com o produto e marca apenas em meio virtual, e a descrição tem um peso relevante.
Sendo assim, evitar alguns erros ao elaborar a descrição dos seus produtos é essencial para alcançar bons resultados. Afinal, proporcionar uma experiência enriquecedora ao visitante começa pela apresentação adequada das suas mercadorias.
Saiba quais os principais erros que precisam ser evitados ao planejar a descrição de produto!
Sendo assim, evitar alguns erros ao elaborar a descrição dos seus produtos é essencial para alcançar bons resultados. Afinal, proporcionar uma experiência enriquecedora ao visitante começa pela apresentação adequada das suas mercadorias.
Saiba quais os principais erros que precisam ser evitados ao planejar a descrição de produto!
Copiar descrição de outro vendedor
Portanto, as fotos dos produtos no e-commerce merecem atenção especial dos empreendedores, e ter apoio é essencial para aprimorar os resultados. Dessa forma, é possível garantir que os clientes tenham um contato enriquecedor com o site e escolham produtos que vão atender às necessidades.
Como pôde notar, ter qualidade nas fotos para e-commerce deve ser uma prioridade para o crescimento de um negócio no cenário virtual. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para criar fotografias perfeitas, afinal, é um dos principais meios para chamar a atenção do seu público-alvo.
Gostou do post? Se você deseja ver outros conteúdos incríveis e novidades sobre diversos assuntos relacionados ao e-commerce, não perca tempo. Curta a página da Amazon no Facebook e fique por dentro de tudo.
Como pôde notar, ter qualidade nas fotos para e-commerce deve ser uma prioridade para o crescimento de um negócio no cenário virtual. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para criar fotografias perfeitas, afinal, é um dos principais meios para chamar a atenção do seu público-alvo.
Gostou do post? Se você deseja ver outros conteúdos incríveis e novidades sobre diversos assuntos relacionados ao e-commerce, não perca tempo. Curta a página da Amazon no Facebook e fique por dentro de tudo.
Não inserir informações completas
A falta de dados sobre os produtos na descrição, principalmente em relação às características técnicas, também é algo que precisa ser evitado. Esse fator impede que o cliente entenda o que está comprando e contribui para elevar a taxa de devoluções e trocas.
Não utilizar a palavra-chave
OQuando o empreendedor cria descrições sem o uso da palavra-chave, o posicionamento da marca será comprometido. Afinal, elas são importantes para ajudar os clientes a encontrarem seus produtos nos sites de busca ou marketplaces.
Erros gramaticais
Os erros gramaticais cometidos na descrição de produto comprometem a imagem da loja, demonstrando uma sensação de falta de organização e capricho. Por isso, é uma falha grave que pode, inclusive, interferir na preferência e na decisão de compra do cliente.
Nesse contexto, a descrição de produto é um fator que exige planejamento e estratégias certas para contribuir com o crescimento do e-commerce. Por esse motivo, evitar erros é substancial para construir uma marca forte, competitiva e consolidada no nicho de atuação.
Como pôde notar neste artigo, a descrição de produto é um ponto crucial para o sucesso do e-commerce e tem influência direta nas vendas. Portanto, siga nossas dicas para apresentar seus produtos com eficiência e contribuir para impulsionar as vendas.
Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo incrível e continuar aperfeiçoando seus conhecimentos para contribuir com o sucesso do seu negócio? Não perca tempo e leia agora mesmo o que afeta a decisão de compra do cliente e saiba como elevar suas vendas!
Nesse contexto, a descrição de produto é um fator que exige planejamento e estratégias certas para contribuir com o crescimento do e-commerce. Por esse motivo, evitar erros é substancial para construir uma marca forte, competitiva e consolidada no nicho de atuação.
Como pôde notar neste artigo, a descrição de produto é um ponto crucial para o sucesso do e-commerce e tem influência direta nas vendas. Portanto, siga nossas dicas para apresentar seus produtos com eficiência e contribuir para impulsionar as vendas.
Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo incrível e continuar aperfeiçoando seus conhecimentos para contribuir com o sucesso do seu negócio? Não perca tempo e leia agora mesmo o que afeta a decisão de compra do cliente e saiba como elevar suas vendas!
Mensalidade GRÁTIS por 1 ano!
Aproveite todos os benefícios de vender na Amazon com mensalidade GRÁTIS por 1 ano.
Posts relacionados
® 2023, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.