10 dicas para você caprichar na descrição de produto no e-commerce

10 dicas para você caprichar na descrição de produto no e-commerce

A descrição de produto é um fator extremamente importante para a decisão de compra do consumidor e tem total influência nos resultados de um e-commerce. Trata-se de um aspecto relevante na apresentação, que detalha as principais características de uma mercadoria.
A descrição de produto é um fator extremamente importante para a decisão de compra do consumidor e tem total influência nos resultados de um e-commerce.
Nesse sentido, criar descrições dos produtos da maneira adequada é uma estratégia essencial para atrair visitantes para o site e otimizar o processo de vendas — por isso, é indispensável utilizar boas técnicas para fazer descrições persuasivas, atraentes e bem elaboradas.

Quer saber como desenvolver uma descrição perfeita para os seus produtos no e-commerce? Continue a leitura deste post e veja 10 dicas valiosas para fazer a descrição de produto e contribuir para impulsionar as suas vendas!
O segmento do e-commerce é competitivo e ter diferenciais é importante para se destacar e conquistar a preferência do consumidor.

A importância de ter uma boa descrição de produto

O segmento do e-commerce é competitivo e ter diferenciais é importante para se destacar e conquistar a preferência do consumidor. Para isso, é necessário ter atenção em todos os sentidos, inclusive para a apresentação das suas mercadorias no site ou marketplace.

Em vista disso, desenvolver uma descrição de produto detalhada e atrativa ao cliente é imprescindível e interfere diretamente na experiência dele com sua loja. Afinal, é a parte descritiva que vai apresentar os principais dados da mercadoria, sendo decisiva para a conversão.

A descrição deve responder às dúvidas do consumidor de forma sucinta e clara, por exemplo:
  • o que é o produto;
  • quais as características técnicas;
  • quais os diferenciais;
  • do que é composto;
  • qual a origem;
  • como é o uso;
  • garantias e observações.
Em outras palavras, uma boa descrição de produto destaca de forma objetiva todos os dados relevantes, por isso, é fundamental. Além disso, é por meio dela que o visitante cria interesse e decide concretizar o pedido, o que demonstra que a apresentação é um fator crucial para ajudar a aumentar as vendas.

Vocabulário da Amazon:

Seller Central

Seller Central é o site através do qual os vendedores administram toda sua atividade de vendas na Amazon: gerenciar inventário, atualizar os preços, comunicar-se com os clientes, supervisionar o estado da conta, conectar-se com nossa equipe de atendimento ao cliente e adicionar novos produtos.
Para isso, o empreendedor deve considerar informações do negócio, produto e público-alvo para ter descrições adequadas.

10 dicas para criar uma descrição de produto perfeita

Embora seja um conceito simples, o desenvolvimento da descrição dos produtos deve ser feito com base em técnicas de SEO. Dessa forma, é preciso ter atenção a boas estratégias de marketing para garantir que os textos sejam bem dimensionados e atrativos.

Para isso, o empreendedor deve considerar informações do negócio, produto e público-alvo para ter descrições adequadas. Sobretudo, aproveitando a oportunidade para se destacar dos concorrentes e aumentar as possibilidades de atrair e fidelizar os clientes.

Veja, a seguir, dicas práticas para elaborar uma boa descrição de produto no e-commerce!

1. Pense no seu público-alvo

Assim como outras decisões, a descrição de produtos deve seguir as informações básicas do público-alvo. Por isso, é indispensável conhecê-lo e estudá-lo para saber exatamente o que é mais relevante para atrair a atenção e atender às necessidades.

Diante disso, ao planejar a descrição dos seus produtos, pense nas preferências e características do seu público. Esse fator vai contribuir para ter clareza na linguagem e a selecionar os dados mais importantes, que não podem ficar de fora da parte descritiva.

2. Faça o uso adequado de palavras-chave

A palavra-chave é uma das técnicas primordiais de SEO e facilita a ter um bom posicionamento nos mecanismos e sites de busca na internet. Em outras palavras, é uma estratégia que contribui para ter maiores possibilidades de aparecer primeiro, quando o cliente pesquisa o produto no site.

Sendo assim, identifique e insira adequadamente as palavras-chave na descrição de produto e tenha mais chances de ranqueamento. Se necessário, conte com apoio profissional para auxiliar a utilizar bem essa técnica e evitar excessos que podem comprometer os resultados.

3. Conecte atributos e benefícios do produto

Os atributos relevantes e benefícios do produto devem ser identificados e inseridos na descrição, pois atuam como gatilhos para a compra. Portanto, conecte os pontos positivos de cada mercadoria na sua descrição para ter um texto atrativo e capaz de influenciar a decisão do visitante.

4. Descreva as medidas

As informações técnicas do produto são indispensáveis e auxiliam a transmitir dados realistas ao cliente para saber se o produto atende às suas necessidades. Além disso, informar as dimensões do produto corretamente contribui para evitar prejuízos com trocas e devoluções, fator que compromete a satisfação.

Portanto, reserve um espaço da descrição para apresentar as principais medidas do produto para que o cliente saiba exatamente o que está comprando. Para as compras online, esse fator é crucial, pois o consumidor não tem contato físico com o produto antes de comprá-lo.

5. Explique sobre o material

Outro ponto importante e que precisa ser esclarecido na descrição é a composição do material do produto. Essa informação vai demonstrar requisitos como eficiência, qualidade e durabilidade, aspectos imprescindíveis para direcionar a decisão de compra.

6. Escolha o melhor formato

O formato que a descrição de produto é apresentado também é um requisito importante e que merece toda a atenção. Considerando o design do site, defina a melhor forma para alocar a descrição, de maneira que não comprometa a escaneabilidade e facilite a leitura.

7. Capriche no título

O título é um dos primeiros contatos do cliente com o seu negócio. Ciente disso, é importante que ele seja devidamente elaborado. Trata-se de um fator decisivo para despertar a atenção dos visitantes e estimular o interesse em continuar lendo sobre o produto.

Portanto, desenvolva títulos inteligentes, com uso da palavra-chave, de acordo com o seu público e livre de excessos. Assim, as suas possibilidades de aumentar o tráfego são maiores, além de contribuir para a visibilidade e otimizar o processo para converter vendas.

8. Utilize recursos visuais

Os recursos visuais, fotos e vídeos são excelentes aliados para a descrição do produto e tornam a experiência do cliente mais intuitiva. Por isso, não deixe de utilizar esses itens para apresentar detalhes dos seus produtos e garantir que o visitante entenda perfeitamente o que precisa.

9. Utilize palavras sensoriais

As palavras sensoriais são aquelas capazes de criar conexão sentimental com o visitante do site, estimulando-o a imaginar o produto enquanto lê a descrição. É uma estratégia eficiente e que vai contribuir de forma significativa para aumentar a taxa de conversão.

Sendo assim, defina adjetivos que estimulem o leitor a imaginar o seu produto em casa, criando sensações. Além de tornar tudo mais agradável, é um gatilho interessante para influenciar as decisões e elevar as oportunidades para as vendas.

10. Mantenha um tom de voz consistente

Para transmitir informações do produto de uma forma eficiente e estratégica, é indispensável ter zelo especial ao tom de voz. É muito importante se atentar e adotar uma linguagem adequada à identidade da marca e às características do público-alvo.

O tom de voz também é responsável pela qualidade da conexão com os visitantes do site e-commerce. Por isso, a abordagem deve ser eficaz. Utilize bem as palavras-chave e considere a persona do seu negócio para saber o tom perfeito para a comunicação.

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Saiba quais os principais erros que precisam ser evitados ao planejar a descrição de produto

O que deve ser evitado na descrição de produto

As consequências de uma descrição de produto mal planejada são sérias e prejudicam o processo de conversão, especialmente em um e-commerce — segmento em que o cliente tem contato inicial com o produto e marca apenas em meio virtual, e a descrição tem um peso relevante.

Sendo assim, evitar alguns erros ao elaborar a descrição dos seus produtos é essencial para alcançar bons resultados. Afinal, proporcionar uma experiência enriquecedora ao visitante começa pela apresentação adequada das suas mercadorias.

Saiba quais os principais erros que precisam ser evitados ao planejar a descrição de produto!

Copiar descrição de outro vendedor

É muito comum diversas lojas virtuais oferecerem os mesmos produtos. No entanto, inserir descrições semelhantes às de outros vendedores é um erro grave. Além de comprometer a identidade da marca, a loja deixa de apresentar diferenciais e acaba perdendo vendas.

Não inserir informações completas

A falta de dados sobre os produtos na descrição, principalmente em relação às características técnicas, também é algo que precisa ser evitado. Esse fator impede que o cliente entenda o que está comprando e contribui para elevar a taxa de devoluções e trocas.

Não utilizar a palavra-chave

Quando o empreendedor cria descrições sem o uso da palavra-chave, o posicionamento da marca será comprometido. Afinal, elas são importantes para ajudar os clientes a encontrarem seus produtos nos sites de busca ou marketplaces.

Erros gramaticais

Os erros gramaticais cometidos na descrição de produto comprometem a imagem da loja, demonstrando uma sensação de falta de organização e capricho. Por isso, é uma falha grave que pode, inclusive, interferir na preferência e na decisão de compra do cliente.

Nesse contexto, a descrição de produto é um fator que exige planejamento e estratégias certas para contribuir com o crescimento do e-commerce. Por esse motivo, evitar erros é substancial para construir uma marca forte, competitiva e consolidada no nicho de atuação.

Como pôde notar neste artigo, a descrição de produto é um ponto crucial para o sucesso do e-commerce e tem influência direta nas vendas. Portanto, siga nossas dicas para apresentar seus produtos com eficiência e contribuir para impulsionar as vendas.

Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo incrível e continuar aperfeiçoando seus conhecimentos para contribuir com o sucesso do seu negócio? Não perca tempo e leia agora mesmo o que afeta a decisão de compra do cliente e saiba como elevar suas vendas!

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