7 técnicas de SEO para marketplaces que você precisa conhecer
Você já ouviu falar em SEO para marketplace? A sigla significa Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. Na prática, reúne um conjunto de técnicas que ajudam uma página a ter mais destaque online.
Mesmo quem vende em marketplace pode adotar essas estratégias. Com isso, você consegue atrair mais clientes, melhora as vendas e diminui o custo de aquisição do cliente (CAC). Além de tudo, pode ajudá-lo a ter mais presença de mercado.
Mas, afinal, como colocar em prática o SEO para marketplace? A seguir, veja 7 estratégias que podem ser adotadas facilmente e que fazem a diferença. Confira!
Mas, afinal, como colocar em prática o SEO para marketplace? A seguir, veja 7 estratégias que podem ser adotadas facilmente e que fazem a diferença. Confira!
1. Encontre palavras-chave relevantes
Um dos pilares da estratégia de SEO envolve o uso de palavras-chave relevantes. Esses são os termos que os usuários buscam e, portanto, trazem oportunidades para os seus produtos serem encontrados.
O uso das palavras-chave, inclusive, está relacionado tanto às pesquisas diretamente nos buscadores (como o Google) quanto nos marketplaces, especificamente. Ou seja, trabalhar corretamente os termos pode ajudar seus produtos a serem encontrados mais facilmente em pesquisas feitas dentro e fora do ambiente de vendas.
Nesse sentido, é importante conferir quais são os termos mais interessantes para determinado produto. Dependendo do item e do comportamento do público, pode fazer sentido incluir o nome do item, mais alguma característica e até a marca.
É o caso de uma smart TV, por exemplo. Além desse termo específico, costuma ser interessante apresentar o tamanho da tela e a marca, pois esses são quesitos importantes para a tomada de decisão.
Já um produto genérico pode utilizar um termo igualmente amplo. É o caso de uma “lâmpada LED” tradicional ou de um “conjunto de meias”, sem que características específicas se destaquem. Assim, há como conquistar um volume maior de pesquisas.
Além de considerar essas questões, é importante fazer um planejamento estratégico sobre as palavras-chave. Então, pode ser o caso de buscar ferramentas específicas sobre o tema. O Google Keyword Planner, por exemplo, é gratuito e oferece um grande volume de informações, como o número de pesquisas realizadas e termos relacionados.
O uso das palavras-chave, inclusive, está relacionado tanto às pesquisas diretamente nos buscadores (como o Google) quanto nos marketplaces, especificamente. Ou seja, trabalhar corretamente os termos pode ajudar seus produtos a serem encontrados mais facilmente em pesquisas feitas dentro e fora do ambiente de vendas.
Nesse sentido, é importante conferir quais são os termos mais interessantes para determinado produto. Dependendo do item e do comportamento do público, pode fazer sentido incluir o nome do item, mais alguma característica e até a marca.
É o caso de uma smart TV, por exemplo. Além desse termo específico, costuma ser interessante apresentar o tamanho da tela e a marca, pois esses são quesitos importantes para a tomada de decisão.
Já um produto genérico pode utilizar um termo igualmente amplo. É o caso de uma “lâmpada LED” tradicional ou de um “conjunto de meias”, sem que características específicas se destaquem. Assim, há como conquistar um volume maior de pesquisas.
Além de considerar essas questões, é importante fazer um planejamento estratégico sobre as palavras-chave. Então, pode ser o caso de buscar ferramentas específicas sobre o tema. O Google Keyword Planner, por exemplo, é gratuito e oferece um grande volume de informações, como o número de pesquisas realizadas e termos relacionados.
2. Escreva bons títulos
Depois de encontrar as palavras-chave, é necessário utilizá-las estrategicamente. Um dos locais que exigem o uso desses termos é o título da oferta, que é indispensável na abordagem de SEO para marketplace.
No entanto, além de usar a palavra-chave, é preciso se preocupar com a composição geral do título. É comum que exista uma padronização nos marketplaces, com foco apenas nas características do produto. Porém, isso não significa que não exista a oportunidade de otimização. Quer ver?
Uma das dicas consiste em utilizar a palavra-chave logo no começo do título. Isso evita confusões e permite que o seu público conheça claramente de que se trata a oferta.
Também pode ser interessante utilizar informações complementares, como funcionalidade principal, cor, versão e outras características.
Pense, por exemplo, em um modelo de smartphone. É comum que a mesma alternativa seja encontrada com diferentes capacidades de armazenamento, tamanho de memória e cor. Por isso, é interessante que seu título inclua essas informações específicas, pois entregará mais conhecimento de uma só vez para os clientes e interessados.
Também é preciso ter cuidado com a disposição das informações. Utilize recursos de pontuação, separadores, parênteses e outros elementos que ajudem a compor o título da página. Lembre-se de que esse é um dos primeiros pontos de contato com o cliente e uma oportunidade inicial para captar a atenção e o interesse de quem compra.
No entanto, além de usar a palavra-chave, é preciso se preocupar com a composição geral do título. É comum que exista uma padronização nos marketplaces, com foco apenas nas características do produto. Porém, isso não significa que não exista a oportunidade de otimização. Quer ver?
Uma das dicas consiste em utilizar a palavra-chave logo no começo do título. Isso evita confusões e permite que o seu público conheça claramente de que se trata a oferta.
Também pode ser interessante utilizar informações complementares, como funcionalidade principal, cor, versão e outras características.
Pense, por exemplo, em um modelo de smartphone. É comum que a mesma alternativa seja encontrada com diferentes capacidades de armazenamento, tamanho de memória e cor. Por isso, é interessante que seu título inclua essas informações específicas, pois entregará mais conhecimento de uma só vez para os clientes e interessados.
Também é preciso ter cuidado com a disposição das informações. Utilize recursos de pontuação, separadores, parênteses e outros elementos que ajudem a compor o título da página. Lembre-se de que esse é um dos primeiros pontos de contato com o cliente e uma oportunidade inicial para captar a atenção e o interesse de quem compra.
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3. Capriche na descrição das páginas
Quando o assunto é SEO para marketplace, uma das medidas mais efetivas e que exige atenção é a descrição das páginas de produtos. Afinal, a maneira como as informações são apresentadas pode ser determinante para a tomada de decisão, gerando novas compras.
Nesse caso, é essencial aplicar as técnicas de SEO na elaboração da descrição, tornando-a muito mais atraente e efetiva. É o caso, por exemplo, de usar a palavra-chave e termos relacionados.
Pense em uma bota na seção de calçados femininos. Incluir "bota de couro" e "bota marrom" como palavras-chave ajuda a identificar o tipo e aumentar a relevância para o cliente.
Assim, é possível aumentar a relevância e facilitar o destaque, em relação a outras ofertas.
Na descrição, é importante seguir princípios de otimização como a legibilidade. Opte por frases curtas e parágrafos menores — o que é o oposto do que muitos vendedores fazem, quando criam uma descrição confusa e de apenas um grande parágrafo, por exemplo.
Também é interessante trabalhar o conteúdo de forma diferenciada e ainda mais estratégica e relevante. Em vez de apenas apresentar as características técnicas, demonstre os diferenciais e usos do produto, por exemplo.
Na prática, desenvolver conteúdo relevante, original e de qualidade ajuda os clientes a se informarem melhor antes de realizar a compra.
Nesse caso, é essencial aplicar as técnicas de SEO na elaboração da descrição, tornando-a muito mais atraente e efetiva. É o caso, por exemplo, de usar a palavra-chave e termos relacionados.
Pense em uma bota na seção de calçados femininos. Incluir "bota de couro" e "bota marrom" como palavras-chave ajuda a identificar o tipo e aumentar a relevância para o cliente.
Assim, é possível aumentar a relevância e facilitar o destaque, em relação a outras ofertas.
Na descrição, é importante seguir princípios de otimização como a legibilidade. Opte por frases curtas e parágrafos menores — o que é o oposto do que muitos vendedores fazem, quando criam uma descrição confusa e de apenas um grande parágrafo, por exemplo.
Também é interessante trabalhar o conteúdo de forma diferenciada e ainda mais estratégica e relevante. Em vez de apenas apresentar as características técnicas, demonstre os diferenciais e usos do produto, por exemplo.
Na prática, desenvolver conteúdo relevante, original e de qualidade ajuda os clientes a se informarem melhor antes de realizar a compra.
4. Utilize imagens de qualidade
Uma boa página de produto também envolve a apresentação de imagens. Afinal, para comprar online, os clientes precisam conhecer ao máximo o produto para que a decisão seja acertada.
Nesse caso, é interessante utilizar imagens de alta qualidade e que ajudem a conhecer as informações e ver as características do produto. Utilizar as imagens dos fabricantes, em alta resolução, é uma boa saída para a área dedicada às fotos do anúncio.
É interessante considerar a inclusão de imagens na própria descrição. Isso torna o texto mais atraente, ilustra melhor as características e favorece a otimização geral do conteúdo.
É possível apresentar imagens do produto em uso ou que ajudem o cliente a conhecer detalhes, como o tamanho real. Se possível, existe a chance de incluir vídeos e elementos visuais que favoreçam a apresentação. Então, além de aplicar o SEO, isso ajuda seu cliente a avaliar melhor a oferta de modo completo.
Nesse caso, é interessante utilizar imagens de alta qualidade e que ajudem a conhecer as informações e ver as características do produto. Utilizar as imagens dos fabricantes, em alta resolução, é uma boa saída para a área dedicada às fotos do anúncio.
É interessante considerar a inclusão de imagens na própria descrição. Isso torna o texto mais atraente, ilustra melhor as características e favorece a otimização geral do conteúdo.
É possível apresentar imagens do produto em uso ou que ajudem o cliente a conhecer detalhes, como o tamanho real. Se possível, existe a chance de incluir vídeos e elementos visuais que favoreçam a apresentação. Então, além de aplicar o SEO, isso ajuda seu cliente a avaliar melhor a oferta de modo completo.
5. Desenvolva URLs amigáveis
A URL nada mais é que o endereço de uma página, servindo como o seu caminho único. Nos marketplaces, a URL será composta pelo endereço principal do serviço onde as vendas são feitas.
No entanto, a identificação de cada página pode ser definida, de acordo com a estratégia dos vendedores. Nesse sentido, é importante buscar a construção de URL amigáveis.
Em vez de apresentar apenas números ou códigos, por exemplo, o ideal é que ela conte com termos fáceis de identificação. Se você for vender
Usar a palavra-chave na URL, inclusive, é uma técnica de SEO para considerar, devido aos impactos que ela apresenta. um fone de ouvido, faz mais sentido incluir "fones-de-ouvido" na URL do que um código como "139646".
É interessante focar em URLs mais curtas e diretas, pois isso favorece a análise de quem recebe o link. Porém, não se esqueça de incluir termos relevantes do anúncio, pois isso pode aumentar o volume de visitas.
No entanto, a identificação de cada página pode ser definida, de acordo com a estratégia dos vendedores. Nesse sentido, é importante buscar a construção de URL amigáveis.
Em vez de apresentar apenas números ou códigos, por exemplo, o ideal é que ela conte com termos fáceis de identificação. Se você for vender
Usar a palavra-chave na URL, inclusive, é uma técnica de SEO para considerar, devido aos impactos que ela apresenta. um fone de ouvido, faz mais sentido incluir "fones-de-ouvido" na URL do que um código como "139646".
É interessante focar em URLs mais curtas e diretas, pois isso favorece a análise de quem recebe o link. Porém, não se esqueça de incluir termos relevantes do anúncio, pois isso pode aumentar o volume de visitas.
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6. Esteja presente nas redes sociais
Por mais que o marketplace seja o seu foco para realizar as vendas, o SEO não precisa se limitar à página de produto e suas informações. É possível atuar fora desse ambiente com o foco de melhorar os resultados das páginas, de modo geral.
É por isso que é interessante estar presente nas redes sociais. Nessas mídias, você pode entrar em contato direto com o público e fazer ofertas relevantes, por exemplo. Também é uma forma de divulgar produtos com maior alcance, atraindo tráfego para as suas ofertas.
Mas o que isso tem a ver com o SEO? Tudo! Afinal, é uma forma de conquistar mais visitas em suas páginas de ofertas e, potencialmente, gerar mais vendas. Isso pode fazer com que os algoritmos entendam que sua página é mais relevante. Com isso, a exibição de resultados tende a ser favorecida e você pode conquistar melhores posições.
É por isso que é interessante estar presente nas redes sociais. Nessas mídias, você pode entrar em contato direto com o público e fazer ofertas relevantes, por exemplo. Também é uma forma de divulgar produtos com maior alcance, atraindo tráfego para as suas ofertas.
Mas o que isso tem a ver com o SEO? Tudo! Afinal, é uma forma de conquistar mais visitas em suas páginas de ofertas e, potencialmente, gerar mais vendas. Isso pode fazer com que os algoritmos entendam que sua página é mais relevante. Com isso, a exibição de resultados tende a ser favorecida e você pode conquistar melhores posições.
7. Considere fazer posts em blog
Como você acabou de ver, o SEO não é necessário apenas no marketplace. Em vez de se limitar, você pode usar outras mídias e canais e, entre as opções, está a publicação em um blog.
Em um endereço próprio, você pode produzir e publicar conteúdo relevante e específico para tirar as dúvidas dos clientes. É o caso de mostrar como funciona um produto que você vende ou como escolher a opção certa para determinada necessidade.
Essa é uma oportunidade valiosa em diferentes sentidos. Você poderá consolidar o nome da sua loja, construindo mais autoridade e se destacando dos concorrentes.
Também poderá gerar mais vendas diretas, por meio do uso de links para as páginas de produto no marketplace. Com uma estratégia de linkbuilding desse tipo, tanto o seu blog quanto suas páginas de produto tendem a ser favorecidas.
Além disso, é uma forma de atrair a audiência de modo orgânico e gerar mais oportunidades. Desse modo, é possível acelerar as vendas.
Caso escolha ter um blog, é preciso se preocupar com estratégias de SEO como a produção de conteúdo escaneável, fácil de ler, original e com imagens otimizadas, por exemplo.
Também é preciso cuidar de aspectos da página, como a velocidade de carregamento e a facilidade de navegação. Com o cuidado quanto à experiência do público, a tendência é a conquista de resultados melhores.
Como você viu, aplicar SEO no marketplace pode ajudá-lo a conquistar mais resultados de vendas. Com essas 7 dicas, é possível destacar seus produtos, melhorar o posicionamento e acelerar seus resultados.
Quer mais dicas para aplicar e conquistar mais vendas? Curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas novidades!
Em um endereço próprio, você pode produzir e publicar conteúdo relevante e específico para tirar as dúvidas dos clientes. É o caso de mostrar como funciona um produto que você vende ou como escolher a opção certa para determinada necessidade.
Essa é uma oportunidade valiosa em diferentes sentidos. Você poderá consolidar o nome da sua loja, construindo mais autoridade e se destacando dos concorrentes.
Também poderá gerar mais vendas diretas, por meio do uso de links para as páginas de produto no marketplace. Com uma estratégia de linkbuilding desse tipo, tanto o seu blog quanto suas páginas de produto tendem a ser favorecidas.
Além disso, é uma forma de atrair a audiência de modo orgânico e gerar mais oportunidades. Desse modo, é possível acelerar as vendas.
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Também é preciso cuidar de aspectos da página, como a velocidade de carregamento e a facilidade de navegação. Com o cuidado quanto à experiência do público, a tendência é a conquista de resultados melhores.
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