Black Friday 2021: confira o guia completo para se preparar
Um dos eventos mais esperados pelos empreendedores, a Black Friday 2021 é uma oportunidade importante para impulsionar as vendas e os resultados. Trata-se de um momento especial no mercado e que pode fazer toda a diferença para um negócio.
17 nov, 2021
4 min
Nesse sentido, se preparar e oferecer bons preços na Black Friday é essencial para toda loja que deseja manter um bom posicionamento de marca — com o engajamento do público cada vez maior, consiste no momento ideal para aplicar estratégias e elevar o faturamento.
Se você deseja potencializar seus resultados e investir em estratégias promissoras na Black Friday 2021, nós vamos ajudar! Então, continue a leitura deste post e veja um guia completo com dicas valiosas para se preparar e aumentar suas possibilidades de ter campanhas de sucesso!
Se você deseja potencializar seus resultados e investir em estratégias promissoras na Black Friday 2021, nós vamos ajudar! Então, continue a leitura deste post e veja um guia completo com dicas valiosas para se preparar e aumentar suas possibilidades de ter campanhas de sucesso!
Afinal, o que, de fato, é a Black Friday?
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada após o feriado de Ação de Graças. Trata-se de um evento de grande expressão no país, em que todos os lojistas oferecem condições especiais e descontos significativos para os clientes, liquidando o estoque e impulsionando as vendas.
Existem diversas teorias sobre o real surgimento da Black Friday. Uma delas diz que surgiu no século 19, após a falência de instituições financeiras em uma sexta-feira, e que foi criada nos anos 60 por policiais que adotaram o termo para classificar o grande movimento após o feriado de Ação de Graças.
Com a evolução das estratégias e o sucesso das campanhas, a Black Friday ganhou repercussão mundial, sendo adotada em diversos países. No Brasil não foi diferente e é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores, que encontram excelentes descontos para adquirir os produtos que desejam.
Existem diversas teorias sobre o real surgimento da Black Friday. Uma delas diz que surgiu no século 19, após a falência de instituições financeiras em uma sexta-feira, e que foi criada nos anos 60 por policiais que adotaram o termo para classificar o grande movimento após o feriado de Ação de Graças.
Com a evolução das estratégias e o sucesso das campanhas, a Black Friday ganhou repercussão mundial, sendo adotada em diversos países. No Brasil não foi diferente e é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores, que encontram excelentes descontos para adquirir os produtos que desejam.
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Por que vale a pena participar desse evento?
Uma das melhores estratégias para aumentar as vendas de um negócio, seja uma loja física ou e-commerce, é oferecer descontos aos clientes. É um diferencial significativo e demonstra que a loja não se preocupa apenas em vender, mas em proporcionar melhor experiência ao público.
Diante disso, a Black Friday é uma grande oportunidade para presentear os clientes com descontos especiais e atraí-los. Embora seja uma data competitiva, ainda assim é uma possibilidade importante para se destacar e melhorar a presença no mercado, fato importante para os resultados.
Sendo assim, participar da Black Friday vale a pena por proporcionar ao lojista os seguintes benefícios:
Diante disso, a Black Friday é uma grande oportunidade para presentear os clientes com descontos especiais e atraí-los. Embora seja uma data competitiva, ainda assim é uma possibilidade importante para se destacar e melhorar a presença no mercado, fato importante para os resultados.
Sendo assim, participar da Black Friday vale a pena por proporcionar ao lojista os seguintes benefícios:
- Aumenta as vendas;
- Dá resultados expressivos em um dia;
- Contribui para a fidelização de clientes;
- Melhora o posicionamento de marca;
- Aumenta a competitividade;
- Possibilita vender produtos que saem pouco;
- Potencializa as estratégias de marketing.
Portanto, a Black Friday é uma ótima oportunidade de negócios para todo segmento, seja para eletrônicos, utilidades, móveis e muitos outros produtos — além de melhorar o relacionamento e aproximar a marca dos clientes, contribuindo para se tornar uma referência no mercado.
Qual a data que a Black Friday 2021 vai ser realizada?
A Black Friday é um evento anual, que ocorre todo mês de novembro. Em 2021, a data prevista é do dia 26 de novembro, o que permite aos empreendedores a possibilidade e o tempo necessário para desenvolver o planejamento estratégico e bater as metas.
Por ser um evento conhecido pelas boas condições de compra, muitas pessoas reservam recursos e aguardam para aproveitar as oportunidades da Black Friday. Dessa forma, os lojistas têm o momento favorável para potencializar suas estratégias e alcançar os objetivos.
Por ser um evento conhecido pelas boas condições de compra, muitas pessoas reservam recursos e aguardam para aproveitar as oportunidades da Black Friday. Dessa forma, os lojistas têm o momento favorável para potencializar suas estratégias e alcançar os objetivos.
Como se preparar para a Black Friday 2021?
Reconhecida por ser um evento de grande expressão, a Black Friday merece um planejamento específico. Em outras palavras, é interessante que os empreendedores realizem ações próprias para o evento para aumentar as possibilidades de sucesso da marca.
Além disso, é uma data em que todas as lojas oferecem descontos aos clientes. Por esse motivo, se preparar é importante para encontrar formas de se destacar, atrair uma boa parcela do público e atingir um número expressivo nas vendas.
Veja, a seguir, como se preparar para ter sucesso na Black Friday 2021!
Além disso, é uma data em que todas as lojas oferecem descontos aos clientes. Por esse motivo, se preparar é importante para encontrar formas de se destacar, atrair uma boa parcela do público e atingir um número expressivo nas vendas.
Veja, a seguir, como se preparar para ter sucesso na Black Friday 2021!
Planeje o estoque
Para atender às demandas com eficiência, é imprescindível que o estoque esteja adequado e com boa quantidade de produtos disponíveis. Não adianta investir em campanhas expressivas e não ter produtos para atender os clientes. Inclusive, essa situação compromete a satisfação e a fidelidade.
Defina as metas de vendas
As metas servem como motivadores da equipe e direcionam as ações para aumentar os resultados. Sendo assim, defina metas realistas tanto individuais quanto para a equipe, com estratégias para alcançá-las e oferecer atendimentos de qualidade aos clientes.
Analise dados
A melhor forma de tomar decisões importantes é por meio da análise de dados, que oferece direcionamento para evitar erros e repetir resultados ruins. Portanto, avalie informações sobre outros eventos Black Friday, estude seu público-alvo e as novidades mercadológicas.
Prepare a logística
Principalmente para o e-commerce, o aumento substancial de vendas exige cuidados e organização para cumprir os prazos de entregas. É um ponto crucial para o cliente, por isso, prepare a logística, treine bem seus colaboradores e alinhe as estratégias.
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são poderosas técnicas para a persuasão e contribuem para aumentar as vendas, influenciando nas decisões dos clientes. Portanto, estude os melhores gatilhos para inserir na sua loja e potencializar as vendas na Black Friday.
Pense em uma pré-campanha
Deixar tudo para a última hora não é uma boa ideia e você pode acabar perdendo espaço para os seus concorrentes. Sendo assim, invista em ações para a pré-campanha da Black Friday e contribua para manter a atenção e a expectativa dos clientes — fator essencial para ter um bom fluxo de vendas.
Ofereça descontos reais
A ideia da Black Friday é realmente oferecer melhores preços aos clientes, que não são encontrados na loja em nenhum outro momento do ano. Para não comprometer a expectativa do cliente de forma considerável e irreversível, é importante disponibilizar descontos reais, compatíveis com o evento.
Crie uma jornada completa
Se deseja otimizar suas vendas na Black Friday é preciso estudar a jornada do cliente, até mesmo para nortear suas estratégias de marketing. Sendo assim, crie uma jornada completa para direcionar seus consumidores e ter ações promissoras, reduzindo o custo para a captação e conversão de vendas.
Priorize a experiência do consumidor
Um dos grandes diferenciais de uma marca — que acabou se tornando uma necessidade para o sucesso — é oferecer uma experiência de compra enriquecedora ao consumidor, por meio de condições especiais, atendimentos personalizados e suporte pós-venda.
Dessa forma, invista em ações e capacite sua equipe para garantir atendimentos diferenciados aos clientes, não se preocupando apenas em vender. É uma abordagem que contribui para ter benefícios duradouros, que vão além do evento Black Friday.
Dessa forma, invista em ações e capacite sua equipe para garantir atendimentos diferenciados aos clientes, não se preocupando apenas em vender. É uma abordagem que contribui para ter benefícios duradouros, que vão além do evento Black Friday.
Invista na divulgação no meio digital
O uso da internet e das redes sociais atualmente é amplo e compreende praticamente todo o público-alvo de uma loja. Dessa forma, é imprescindível investir na divulgação das suas promoções na internet, pois é uma maneira eficiente para alcançar um número significativo de pessoas.
Quais cuidados são importantes de serem tomados na Black Friday?
Como é um momento de grande euforia e alta expectativa, é comum muitos empreendedores cometerem erros graves. Em muitas oportunidades, essas falhas comprometem a satisfação do cliente e os resultados e impedem que a loja atinja os objetivos de vendas.
Veja quais os principais cuidados que você deve ter na Black Friday 2021!
Veja quais os principais cuidados que você deve ter na Black Friday 2021!
Diversifique as formas de pagamento
A variedade de formas de pagamento é um fator importante para atender a todos os seus clientes, por esse motivo, merece atenção. Ter cuidado e garantir meios diversificados para receber contribui para ter um diferencial para a experiência do consumidor.
Prepare tudo com antecedência
Outro cuidado indispensável para todo empreendedor é se preparar e planejar todas as ações com antecedência. Trata-se de uma forma para prever demandas e preparar todas as questões internas, como o estoque, ações de marketing e desempenho da equipe diante de um evento expressivo.
Não ignore as redes sociais
As redes sociais são consideradas a melhor forma de atingir o público-alvo, de uma maneira agradável e promissora. Sendo assim, tenha cuidado e não ignore essa poderosa ferramenta de comunicação, pois pode influenciar diretamente nos seus resultados.
Invista em inovações
Por fim, é importante também contar com a inovação e diferenciais para elevar a sua marca, principalmente, sobre os concorrentes. O mercado está em constante evolução, e se deseja ter mais possibilidades é preciso acompanhar e oferecer aos seus clientes todas as novidades.
Alguns exemplos de inovações para a Black Friday 2021 são:
Alguns exemplos de inovações para a Black Friday 2021 são:
- frete grátis;
- cashback;
- pagamento por WhatsApp;
- pagamentos por Pix;
- cupons de descontos;
- programas de fidelidade;
- uso de tecnologias nos atendimentos;
- sites com design inovador e intuitivos;
- lojas físicas modernas e com decoração arrojada.
Podemos concluir, neste artigo, que a Black Friday 2021 é um grande evento e a oportunidade ideal para ter bons resultados e superar suas expectativas. Portanto, aproveite as dicas e invista em um bom planejamento para se preparar e impulsionar a sua marca no mercado.
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