Black Friday 2021: confira o guia completo para se preparar

Black Friday 2021: confira o guia completo para se preparar

Um dos eventos mais esperados pelos empreendedores, a Black Friday 2021 é uma oportunidade importante para impulsionar as vendas e os resultados. Trata-se de um momento especial no mercado e que pode fazer toda a diferença para um negócio.
17 nov, 2021
4 min
Nesse sentido, se preparar e oferecer bons preços na Black Friday é essencial para toda loja que deseja manter um bom posicionamento de marca — com o engajamento do público cada vez maior, consiste no momento ideal para aplicar estratégias e elevar o faturamento.

Se você deseja potencializar seus resultados e investir em estratégias promissoras na Black Friday 2021, nós vamos ajudar! Então, continue a leitura deste post e veja um guia completo com dicas valiosas para se preparar e aumentar suas possibilidades de ter campanhas de sucesso!

Afinal, o que, de fato, é a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada após o feriado de Ação de Graças. Trata-se de um evento de grande expressão no país, em que todos os lojistas oferecem condições especiais e descontos significativos para os clientes, liquidando o estoque e impulsionando as vendas.

Existem diversas teorias sobre o real surgimento da Black Friday. Uma delas diz que surgiu no século 19, após a falência de instituições financeiras em uma sexta-feira, e que foi criada nos anos 60 por policiais que adotaram o termo para classificar o grande movimento após o feriado de Ação de Graças.

Com a evolução das estratégias e o sucesso das campanhas, a Black Friday ganhou repercussão mundial, sendo adotada em diversos países. No Brasil não foi diferente e é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores, que encontram excelentes descontos para adquirir os produtos que desejam.

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Por que vale a pena participar desse evento?

Uma das melhores estratégias para aumentar as vendas de um negócio, seja uma loja física ou e-commerce, é oferecer descontos aos clientes. É um diferencial significativo e demonstra que a loja não se preocupa apenas em vender, mas em proporcionar melhor experiência ao público.

Diante disso, a Black Friday é uma grande oportunidade para presentear os clientes com descontos especiais e atraí-los. Embora seja uma data competitiva, ainda assim é uma possibilidade importante para se destacar e melhorar a presença no mercado, fato importante para os resultados.

Sendo assim, participar da Black Friday vale a pena por proporcionar ao lojista os seguintes benefícios:
  • Aumenta as vendas;
  • Dá resultados expressivos em um dia;
  • Contribui para a fidelização de clientes;
  • Melhora o posicionamento de marca;
  • Aumenta a competitividade;
  • Possibilita vender produtos que saem pouco;
  • Potencializa as estratégias de marketing.
Portanto, a Black Friday é uma ótima oportunidade de negócios para todo segmento, seja para eletrônicos, utilidades, móveis e muitos outros produtos — além de melhorar o relacionamento e aproximar a marca dos clientes, contribuindo para se tornar uma referência no mercado.

Qual a data que a Black Friday 2021 vai ser realizada?

A Black Friday é um evento anual, que ocorre todo mês de novembro. Em 2021, a data prevista é do dia 26 de novembro, o que permite aos empreendedores a possibilidade e o tempo necessário para desenvolver o planejamento estratégico e bater as metas.

Por ser um evento conhecido pelas boas condições de compra, muitas pessoas reservam recursos e aguardam para aproveitar as oportunidades da Black Friday. Dessa forma, os lojistas têm o momento favorável para potencializar suas estratégias e alcançar os objetivos.

Como se preparar para a Black Friday 2021?

Reconhecida por ser um evento de grande expressão, a Black Friday merece um planejamento específico. Em outras palavras, é interessante que os empreendedores realizem ações próprias para o evento para aumentar as possibilidades de sucesso da marca.

Além disso, é uma data em que todas as lojas oferecem descontos aos clientes. Por esse motivo, se preparar é importante para encontrar formas de se destacar, atrair uma boa parcela do público e atingir um número expressivo nas vendas.

Veja, a seguir, como se preparar para ter sucesso na Black Friday 2021!

Planeje o estoque

Para atender às demandas com eficiência, é imprescindível que o estoque esteja adequado e com boa quantidade de produtos disponíveis. Não adianta investir em campanhas expressivas e não ter produtos para atender os clientes. Inclusive, essa situação compromete a satisfação e a fidelidade.

Defina as metas de vendas

As metas servem como motivadores da equipe e direcionam as ações para aumentar os resultados. Sendo assim, defina metas realistas tanto individuais quanto para a equipe, com estratégias para alcançá-las e oferecer atendimentos de qualidade aos clientes.

Analise dados

A melhor forma de tomar decisões importantes é por meio da análise de dados, que oferece direcionamento para evitar erros e repetir resultados ruins. Portanto, avalie informações sobre outros eventos Black Friday, estude seu público-alvo e as novidades mercadológicas.

Prepare a logística

Principalmente para o e-commerce, o aumento substancial de vendas exige cuidados e organização para cumprir os prazos de entregas. É um ponto crucial para o cliente, por isso, prepare a logística, treine bem seus colaboradores e alinhe as estratégias.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são poderosas técnicas para a persuasão e contribuem para aumentar as vendas, influenciando nas decisões dos clientes. Portanto, estude os melhores gatilhos para inserir na sua loja e potencializar as vendas na Black Friday.

Pense em uma pré-campanha

Deixar tudo para a última hora não é uma boa ideia e você pode acabar perdendo espaço para os seus concorrentes. Sendo assim, invista em ações para a pré-campanha da Black Friday e contribua para manter a atenção e a expectativa dos clientes — fator essencial para ter um bom fluxo de vendas.

Ofereça descontos reais

A ideia da Black Friday é realmente oferecer melhores preços aos clientes, que não são encontrados na loja em nenhum outro momento do ano. Para não comprometer a expectativa do cliente de forma considerável e irreversível, é importante disponibilizar descontos reais, compatíveis com o evento.

Crie uma jornada completa

Se deseja otimizar suas vendas na Black Friday é preciso estudar a jornada do cliente, até mesmo para nortear suas estratégias de marketing. Sendo assim, crie uma jornada completa para direcionar seus consumidores e ter ações promissoras, reduzindo o custo para a captação e conversão de vendas.

Priorize a experiência do consumidor

Um dos grandes diferenciais de uma marca — que acabou se tornando uma necessidade para o sucesso — é oferecer uma experiência de compra enriquecedora ao consumidor, por meio de condições especiais, atendimentos personalizados e suporte pós-venda.

Dessa forma, invista em ações e capacite sua equipe para garantir atendimentos diferenciados aos clientes, não se preocupando apenas em vender. É uma abordagem que contribui para ter benefícios duradouros, que vão além do evento Black Friday.

Invista na divulgação no meio digital

O uso da internet e das redes sociais atualmente é amplo e compreende praticamente todo o público-alvo de uma loja. Dessa forma, é imprescindível investir na divulgação das suas promoções na internet, pois é uma maneira eficiente para alcançar um número significativo de pessoas.
Sellers comemorando

Quais cuidados são importantes de serem tomados na Black Friday?

Como é um momento de grande euforia e alta expectativa, é comum muitos empreendedores cometerem erros graves. Em muitas oportunidades, essas falhas comprometem a satisfação do cliente e os resultados e impedem que a loja atinja os objetivos de vendas.

Veja quais os principais cuidados que você deve ter na Black Friday 2021!

Diversifique as formas de pagamento

A variedade de formas de pagamento é um fator importante para atender a todos os seus clientes, por esse motivo, merece atenção. Ter cuidado e garantir meios diversificados para receber contribui para ter um diferencial para a experiência do consumidor.

Prepare tudo com antecedência

Outro cuidado indispensável para todo empreendedor é se preparar e planejar todas as ações com antecedência. Trata-se de uma forma para prever demandas e preparar todas as questões internas, como o estoque, ações de marketing e desempenho da equipe diante de um evento expressivo.

Não ignore as redes sociais

As redes sociais são consideradas a melhor forma de atingir o público-alvo, de uma maneira agradável e promissora. Sendo assim, tenha cuidado e não ignore essa poderosa ferramenta de comunicação, pois pode influenciar diretamente nos seus resultados.

Invista em inovações

Por fim, é importante também contar com a inovação e diferenciais para elevar a sua marca, principalmente, sobre os concorrentes. O mercado está em constante evolução, e se deseja ter mais possibilidades é preciso acompanhar e oferecer aos seus clientes todas as novidades.

Alguns exemplos de inovações para a Black Friday 2021 são:
  • frete grátis;
  • cashback;
  • pagamento por WhatsApp;
  • pagamentos por Pix;
  • cupons de descontos;
  • programas de fidelidade;
  • uso de tecnologias nos atendimentos;
  • sites com design inovador e intuitivos;
  • lojas físicas modernas e com decoração arrojada.
Podemos concluir, neste artigo, que a Black Friday 2021 é um grande evento e a oportunidade ideal para ter bons resultados e superar suas expectativas. Portanto, aproveite as dicas e invista em um bom planejamento para se preparar e impulsionar a sua marca no mercado.

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