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Como destacar sua loja virtual

Para destacar sua loja virtual é preciso conhecer as principais estratégias do mercado. Confira aqui como sair na frente da concorrência.
Se destacar sua loja virtual da concorrência é um questionamento recorrente que você tem, saiba que existem estratégias inteligentes que podem fazer toda a diferença na visibilidade do seu e-commerce.
Seja para preparar sua loja virtual para as datas comerciais, ou para as vendas rotineiras em dias comuns, a aplicação correta das técnicas que você vai ler neste conteúdo tem grandes chances de impactar no aumento das vendas da sua loja online. Confira:

Estratégias para destacar sua loja virtual da concorrência

1. Entenda em qual nicho de mercado sua loja está

s nichos de mercado são formados por grupos de pessoas que têm uma ou mais necessidades específicas em comum, representando uma ótima oportunidade de fazer vendas direcionadas.
Veja como exemplo as categorias vendidas no marketplace da Amazon, onde podemos citar alguns segmentos como eletrônicos, beleza, livros e pet shop, entre vários outros. Cada um desses representa um diferente nicho de mercado que você pode atuar com sua loja virtual.
Para aumentar suas chances de ter uma loja virtual de sucesso, procure traçar estratégias de diferenciação, e uma possibilidade é explorar as subcategorias.
Depois de encontrar o seu nicho de mercado principal, você pode identificar uma parcela mais específica para trabalhar. Por exemplo, ao invés de vender produtos automotivos no geral, é possível focar no mercado de luxo, oferecendo produtos destinados para carros dessa classificação.
Outro exemplo são os produtos de beleza. É possível criar uma loja apenas com produtos veganos, ou então para cabelos cacheados, ou ainda para peles secas.
Saber qual o seu nicho, e trabalhar com ele, vai fazer com que as pessoas certas cheguem ao seu negócio, te tornando referência no assunto e encurtando a jornada de compra.

2. Estude e aplique SEO

Quando queremos comprar algo é comum fazermos uma pesquisa na internet. Esse é um comportamento tão recorrente, que apenas o Google, recebe mais de 100 bilhões de buscas todos os meses.
Sendo assim, se você está procurando maneiras de como vender mais nas lojas online e se destacar, uma boa ideia é investir em estratégias orgânicas para aparecer nos primeiros resultados de busca.
O SEO (Search Engine Optimization) é a técnica que pode otimizar o posicionamento do seu e-commerce. Na prática, são vários recursos que quando aplicados em conjunto são capazes de levar sua loja virtual para um outro nível de exposição.
Ou seja, você prepara a sua loja virtual para ser encontrada. Assim, quando o usuário fizer uma busca, seu site aparecerá como resposta sem ter que gastar com anúncios pagos.
O principal item trabalhado no SEO são as palavras-chave. Isso significa os termos que os consumidores usam quando fazem uma busca. Por exemplo, “tênis nike”, “box harry potter”, “carrinho de bebê azul”.
Você deve entender quais são as principais palavras do seu negócio para poder usá-las de forma estratégica.
Conheça alguns exemplos de onde você pode aplicar técnicas de SEO:
- na descrição de cada produto;
- nas URLs, de preferência com letras minúsculas;
- no título H1 dos produtos;
- na meta descrição, que é a descrição da sua página no buscador;
- nas imagens dos produtos, nomeando os arquivos do site com as palavras-chaves pertinentes;
- na otimização do tempo de carregamento da página.

Confira neste outro post dicas de como melhorar o cadastro de produtos da sua loja virtual.

3. Use as redes sociais como vitrine

As redes sociais do seu negócio são canais de venda excelentes, e se você se questiona do porque sua loja virtual não está vendendo, umas das respostas pode ser a negligência em utilizar os perfis sociais do seu e-commerce como vitrine.
Afinal de contas, os clientes podem chegar primeiro no seu Instagram e Facebook do que no site da sua loja online. Portanto, crie uma rotina para alimentar essas plataformas de divulgação, mostrando novidades, por exemplo.
Outra alternativa, como já explicamos no item de marketing de conteúdo, é fazer posts inspiracionais, demonstrando aos seguidores de que forma eles podem usar seu produto no dia a dia. Por exemplo, faça combinações com outros produtos, como montar um look inteiro só com peças de vestuário que você revende, no caso do segmento de roupas e calçados.
Mostre cada detalhe dos produtos que você vende, como se dá desde a separação dos itens até a montagem das embalagens, por exemplo. Invista em imagens de qualidade, pois esse contato visual do cliente com a mercadoria é um fator de engajamento importante.

4. Invista no contato com o cliente

As compras online, apesar de terem se tornado comuns, ainda geram muitas dúvidas e até mesmo desconfiança por parte dos consumidores. Por esses motivos, é necessário mostrar que sua loja virtual tem credibilidade, e uma maneira fácil de fazer isso é disponibilizar uma forma de entrar em contato, ponto que muitos e-commerces ainda deixam de lado.

Pode ser um e-mail, um formulário no site, um telefone ou número de whatsapp business, desde que esteja de uma forma acessível para que o consumidor acione a loja em caso de necessidade.
Outra boa maneira de deixar a experiência do consumidor cada vez melhor é criar uma página de FAQ (Frequently Asked Questions, ou em português, Perguntas Frequentes). Separe as principais dúvidas dos clientes, a partir dos dados de atendimento ou pelas interações em suas redes sociais.
Divulgue sempre em todos seus canais essa página de FAQ, pois ela possibilita que o consumidor ganhe tempo na decisão de compra e você terá clientes mais qualificados.
Um atendimento ao consumidor de qualidade, atencioso, com respostas rápidas e cordialidade impacta positivamente a experiência do consumidor com a sua loja virtual. Lembre-se também do pós-venda, que garante que o produto chegou ao consumidor em perfeito estado.

5. Tenha uma loja em um marketplace

s marketplaces, também chamados de shoppings virtuais, são sites que reúnem vários lojistas e diversas marcas. Por terem muitos acessos diários, essas plataformas oferecem grande visibilidade para seus associados.
Essa é, além de outra forma de vender, mais um espaço para divulgar seus produtos, ou seja, seus clientes encontram sua loja e produtos em diferentes lugares.
É ótimo para os vendedores, mas também para o consumidor, pois compras no marketplace são muito práticas e normalmente contam com uma variedade maior.
Dentre as opções de marketplaces disponíveis, você pode conhecer as vantagens de vender na Amazon, uma das maiores e mais consolidadas do segmento.
A estrutura da loja Amazon é um dos grandes diferenciais para as lojas virtuais, com funcionalidades que permitem a competição dos pequenos e médios empreendedores com as grandes redes varejistas.
Através do sistema da Amazon, em um só lugar você configura a logística de venda dos seus produtos, o tipo de frete, valor, entre outras possibilidades. Saiba mais sobre como vender na Amazon!

6. Destaque sua loja no marketplace

Vivemos a era da economia da confiança, na qual a opinião de pessoas que já compraram determinado produto é um ponto importante para influenciar a decisão de compra de outros clientes.
Por este motivo, procure incentivar seus compradores a avaliarem os produtos adquiridos na sua loja online. Na Amazon, eles podem deixar estrelas e comentários e, da sua parte, não deixe de responder, mostrando que seu atendimento está ativo.
Uma boa estratégia para destacar sua loja é pesquisar a concorrência. Entenda de que forma os outros vendedores estão descrevendo produtos iguais ou similares e deixe as descrições do seu e-commerce bem completas.
Preencher todos os dados da sua loja dentro da plataforma, e mantê-los atualizados, também faz a diferença para a sua reputação dentro do marketplace.
No universo do comércio eletrônico, as mudanças acontecem rapidamente. Por isso, a resposta de como destacar sua loja virtual é manter-se sempre atualizado a respeito do que é tendência no seu nicho e no mundo do e-commerce como um todo.
Destacar uma loja virtual é um processo contínuo
São muitas as etapas envolvidas para se ter sucesso vendendo na internet, com muitos fatores externos que influenciam no desempenho das vendas.
É por isso que você precisa focar nos itens que se pode controlar, como entendimento do negócio, otimização do site, produção de conteúdo, atendimento e encontrando novas formas de dar mais visibilidade para seu negócio.
Conte com a Amazon para dicas de como destacar sua loja virtual, seja com os conteúdos no blog ou usando o marketplace da Amazon!
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