Como escolher seus produtos para vender na Amazon.com?
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Como fazer um bom catálogo de produtos na Amazon.com?

Um catálogo organizado, com boas imagens e textos chamativos, pode fazer a diferença para o cliente
29 set, 2022
9 min
No processo de se organizar para vender seus produtos para os Estados Unidos pela Amazon.com, você precisa atentar para a escolha dos itens. Escolher os que têm maior potencial de venda, entender o público, definir preço e conhecer a demanda são pontos importantes.
Feito isso, o próximo passo é cadastrar seus produtos no sistema da Amazon e criar um catálogo de qualidade. Afinal, um catálogo organizado, com boas imagens, descrições adequadas e informações suficientes fazem a diferença para o cliente escolher comprar com você. Na Amazon.com, isso é ainda mais decisivo. Sem um conteúdo preciso, completo e chamativo, seus produtos têm menos chance de ganhar visibilidade, o que é essencial em um mercado competitivo como o dos Estados Unidos.

Sabendo disso, separamos algumas dicas para você criar um catálogo de alta qualidade na Amazon.com. Confira.

1. Escolha boas imagens

Naturalmente, você precisa de imagens de alta resolução, com pelo menos mil pixels. Também é importante que elas tenham fundo branco, especialmente a primeira imagem. Observe as fotos que você tem dos produtos e confira se elas são adequadas e atrativas para o cliente. Em relação à quantidade, cinco imagens é o mínimo adequado, além da principal.

2. Capriche no título e na descrição

Primeiramente, é importante saber que o título precisa ter mais de 150 caracteres e o ideal é seguir um modelo “marca - nome do produto - atributo”, especialmente porque, nos Estados Unidos, os vendedores parceiros costumam oferecer mais informações diretamente no título.

Na parte de texto, você deve ter pelo menos quatro tópicos que descrevam o item, trazendo o que faz ele ser relevante ou alguns atributos específicos que o ressaltem seus diferenciais. Na descrição longa, você deve utilizar pelo menos 1500 caracteres e escolher palavras relevantes que façam sentido para o produto.

Em todos os textos, é bastante importante procurar boas palavras-chave, que sejam frequentemente pesquisadas pelos clientes. Todo seu conteúdo deve ser apaixonante, atraente para os clientes.

3. Destaque os atributos principais

Na descrição do produto, vale investir em frases curtas e descritivas que destacam seus principais recursos e benefícios. A ideia aqui é criar interesse e demanda no cliente, mostrando a ele porque o produto se encaixa com suas necessidades. Como no exemplo acima, isso reforça a qualidade do item e gera bastante atratividade.

4. Se atente às variações

Digamos que você venda um produto que tem diferentes cores ou tamanhos. A recomendação é que você os agrupe na mesma página criando SKU (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque) pai e SKUs filhos, discriminando cada variação de forma individual. Assim, o cliente vai encontrar tudo em um só lugar e o seu catálogo fica organizado, sem páginas separadas do mesmo produto.

5. O catálogo é vivo

Nunca se esqueça de manter seu catálogo sempre atualizado. Não adianta criar um bom catálogo e deixá-lo sem novidades. É bastante importante renovar os produtos, rever descrições, atualizar fotos e manter um olhar atento a tudo o que você cadastrou. É sempre bom ter um senso crítico para o que você publicou e entender se elas estão fazendo sentido ou não.

E como aplicar?

Sabendo disso, é importante entender como listar seus produtos na Central do Vendedor, Seller Central, aplicando todas as dicas acima. Afinal, você deve fazer uma boa página de produto mesmo que você não seja dono de marca na Amazon.com. Um catálogo de qualidade te ajuda a ganhar relevância como vendedor parceiro dentro da Amazon, então quanto mais você incrementa o catálogo, mais destaque você terá.
Você pode listar seus produtos de três formas, e é bom saber que todas elas estão bem explicadinhas no Seller University, para você não ficar com dúvidas. A primeira é selecionando produto a produto, que pode ser prática quando são poucos itens e sem variações.

A segunda é a listagem via Flat File, uma planilha de Excel que tem todos os campos obrigatórios e recomendados para você preencher. Neste caso, você consegue baixar uma planilha pronta de acordo com a categoria do seu produto, o que pode facilitar o seu processo.

E a terceira forma é com base em uma listagem de produtos que você já fez, utilizando uma ferramenta chamada BIL, que replica os produtos do seu catálogo do Brasil para o dos Estados Unidos, traduzindo o conteúdo automaticamente para o inglês. Se você quer entender melhor como funciona essa ferramenta, ou mesmo as outras formas de listagem, acesse a central de treinamento.

Vale saber que, durante a listagem, você pode ser notificado de que algum produto tem uma restrição nos Estados Unidos. A própria Amazon vai apontar isso e você deverá seguir o protocolo indicado, tendo que preencher uma aplicação para poder listar o produto. Mas não se preocupe, a Amazon estará sempre disponível para te ajudar neste processo.

Quer começar a vender nos Estados Unidos com a Amazon?

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