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BLOG DO VENDEDOR

Como funciona o Amazon Ads

Entenda como melhorar a visibilidade de seus produtos dentro e fora do marketplace Amazon

Se você quer conquistar maior visibilidade para seus produtos, fazer com que a sua marca se torne mais conhecida e aumentar o número de vendas, criar anúncios na internet pode te ajudar nessa tarefa. Foi pensando nisso que surgiu o Amazon Ads, uma plataforma onde você pode gerenciar seus anúncios, em diversos canais e mídias, em um só lugar.

O que é o Amazon Ads

O Amazon Ads é uma ferramenta independente dos outros serviços que a empresa oferece, você não precisa ter uma conta de vendedor no marketplace da Amazon, por exemplo, para utilizá-lo.

Através do Amazon Advertising, também conhecido como Amazon Ads, é possível divulgar a sua marca ou produto em vídeos, gráficos, banners, pesquisas dentro do site e até mesmo criar anúncios para as redes sociais. Você tem a liberdade de definir o orçamento para cada campanha, escolher o tipo de anúncio que melhor se adequa a seus objetivos e selecionar qual é o seu público-alvo.

Como funciona o Amazon Ads e quem pode usar

O Amazon Ads permite criar anúncios extremamente segmentados, o que aumenta as chances de que ele seja visto por seus clientes em potencial e, consequentemente, se converta em mais vendas.

A Amazon tem um conjunto de dados valiosos sobre o comportamento de seus consumidores, aumentando a efetividade dos anúncios, com o auxílio de algoritmos sofisticados.

Ao optar por fazer um anúncio na Amazon, seu produto irá aparecer em destaque nas pesquisas feitas dentro do marketplace Amazon.

Se você possui um site, também pode lucrar com essa iniciativa. Ao exibir anúncios do Amazon Ads, você recebe uma porcentagem dos lucros da venda caso algum de seus usuários clique no link.

Entenda a seguir sobre as opções disponíveis e como elas funcionam.

Recursos disponíveis no Amazon Ads

Por meio dos anúncios patrocinados, você escolhe as palavras-chaves que deseja associar à divulgação do seu produto, oferta ou marca. Assim, quando o usuário digitar o termo de busca dentro do marketplace da Amazon, o seu anúncio aparecerá no início, entre os primeiros resultados.

Essa é uma das vantagens de vender na Amazon: dentro da plataforma de gerenciamento Seller Central você encontra recursos para desenvolver melhor o seu negócio. O pagamento só é feito quando uma pessoa clica no anúncio, seguindo a modalidade PPC (Pay Per Click). Você também tem a possibilidade de alterar as palavras-chaves quando quiser.

Caso já tenha uma conta de vendedor, você poderá acessar o conteúdo exclusivo da Seller University sobre como criar sua primeira campanha de produto patrocinado.

Anúncios em destaque

Voltado para proporcionar maior visibilidade às marcas, os anúncios em destaque também são associados às palavras-chaves e ficam na parte superior da página de resultado, dentro do marketplace da Amazon.

Para fazer esse tipo de anúncio, você deve definir o seu orçamento, selecionar a imagem e título que irá utilizar, juntamente com a página de destino. Quem oferecer o maior valor terá o espaço nos resultados da palavra-chave escolhida.

Lojas

Através desse recurso, você pode ter uma loja própria com uma URL personalizada, dentro do marketplace Amazon. Você consegue criar uma página que seja a cara da sua marca, mas sem precisar saber de programação e melhorar, ainda mais, a experiência do usuário nas compras da Amazon.

É possível configurar o modo de exibição dos produtos, definir o conteúdo da loja e escrever descrições, tudo através das ferramentas oferecidas pelo Amazon Ads.

Anúncios de display

Sabe quando você realiza a busca por um termo e aparecem resultados na área “produtos relacionados”? Os anúncios de display são posicionados nessa categoria e estão associados aos interesses ou itens procurados pelo consumidor, podendo aparecer também na home e em páginas de produto.

Por exemplo, você procurou por uma Echo Dot na loja Amazon, em produtos relacionados, o vendedor pode fazer o anúncio de lâmpadas inteligentes.

Os anúncios podem ser feitos tanto dentro do site da Amazon como em sites externos, neste caso é preciso adicionar um código especial nas suas configurações. Basta definir o orçamento, selecionar o produto, adicionar a logotipo e o título e escolher se o item será sugerido por produto ou interesse.

Para utilizar o Display Ads, não é preciso ter uma loja no e-commerce da Amazon. Qualquer pessoa pode impulsionar seu negócio através da plataforma.

Anúncios em vídeo

Como o próprio nome já diz, esse tipo de anúncio é feito em vídeo, ou seja, você aproveita o impacto que esse formato tem e conquista ainda mais visibilidade. O vídeo é exibido dentro da loja Amazon e também em sites externos.

Anúncios personalizados

Através dos anúncios personalizados, você escolhe um grupo de anúncios que deseja exibir nas suas postagens.

Amazon DSP (Demand Side Platform)

O Amazon DSP foi criado para marcas que desejam aumentar o alcance de seus anúncios. Ele é uma plataforma automatizada por algoritmos, onde o sistema irá trabalhar para chegar até novos consumidores em potencial, dentro e fora da loja Amazon.
Conheça algumas vantagens interessantes para incrementar o faturamento da sua loja virtual no marketplace da Amazon.

Como acompanhar os resultados?

Agora que você já conhece os recursos do Amazon Ads, deve estar se perguntando se é um investimento que vale a pena. Primeiro, para não perder dinheiro, é importante ter o seu objetivo bem definido e, então, escolher o tipo de anúncio mais indicado.

Em seguida, para mensurar o retorno do investimento, é imprescindível ter métricas que irão apontar a performance do seu anúncio.

Através das informações oferecidas pela plataforma, é possível analisar várias métricas:

• Taxa de cliques (CTR): para saber a porcentagem de cliques feitos através do anúncio, faça a divisão no número de cliques pelo total de impressões(quantas vezes o anúncio apareceu) e multiplique por 100.
• Custo por clique (CPC): o custo de cada clique feito no anúncio é obtido ao dividir o custo total pelo número de cliques.
• Custo por milhar (CPM): o valor que você pagará, com base no custo por mil impressões (CPM), para cada impressão que seu anúncio receber.
• Taxa de conversão: essa taxa mede o número de pessoas que concluíram a ação sugerida no anúncio, por exemplo quantas compras foram feitas através dele.
• Custo de publicidade por venda (ACoS): ela é usada para medir a performance de anúncios patrocinados, onde você divide o valor pago pelo número de vendas.
• Média de impressões, cliques e conversões diárias: quantidade de vezes em que o anúncio apareceu, quantas vezes clicaram nele e o número de conversões.
• Custo diário com anúncios: o valor total do anúncio é dividido pela quantidade total de dias em que ele foi exibido.

Vantagens de utilizar o Amazon Ads

Ao optar pelo Amazon Ads, você conta com um serviço que é amparado pela credibilidade e autoridade que a Amazon já conquistou do mercado, além de usufruir da base de dados e algoritmos da plataforma que não se compara a nenhuma outra.

Você tem a oportunidade de compreender melhor o processo da jornada de compra e, através disso, criar novas estratégias para destacar seu produto dentro de um dos nichos de mercado vendidos na loja Amazon.

Além de ter toda a infra-estrutura do marketplace ao seu dispor, incluindo a logística, outro diferencial é que você não precisa entender de códigos de programação para criar seu anúncio. O Amazon Ads tem uma interface amigável e totalmente intuitiva, te guiando passo a passo.

Com um mercado cada vez mais competitivo, como o da internet, pensar em formas de se destacar se tornou praticamente uma obrigação ao desenvolver um negócio. Investir em anúncios é uma maneira de fazer com que a sua marca cresça, mas, para isso, é necessário se planejar e analisar as métricas, para obter resultados cada vez melhores.
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