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Como funciona o programa Enviado pela Amazon

Aproveite o Enviado pela Amazon para melhorar as chances de vender mais

O programa Enviado pela Amazon é uma das ferramentas criadas para te ajudar a entregar uma experiência de compra mais completa e satisfatória aos consumidores, além de otimizar o seu tempo de gestão.

Nessa leitura, você vai ficar sabendo o que é esse programa, as vantagens da adesão, como utilizá-lo e quais tarifas são aplicáveis. Vamos lá!

O que é o programa “Enviado pela Amazon”

O programa Enviado pela Amazon é um grande diferencial da empresa. Trata-se de uma das redes de logística mais avançadas do mundo. Os vendedores selecionam os produtos para enviar aos centros de distribuição da Amazon, que se torna a responsável pela coleta, gestão do estoque, empacotamento e envio.

O atendimento ao cliente relativo aos itens vendidos pelo programa também fica por conta da Amazon, assim como se houver a necessidade de troca ou devolução do produto, facilitando ainda mais o dia a dia da sua loja virtual.
Quem optar pelo serviço do programa Enviado pela Amazon ainda recebe benefícios especiais, como a possibilidade de oferecer frete grátis e fazer parte do grupo Prime, que garante ainda mais visibilidade e vantagens.

Assim que o pedido iniciar a rota de envio, você e seu cliente ficam sabendo qual transportadora está prestando o serviço, a data prevista para entrega e o código de rastreio. Com esse número, é possível acompanhar cada etapa da logística, até o pacote chegar ao consumidor final.

6 benefícios do Programa Enviado pela Amazon

Todas as categorias vendidas na loja Amazon podem usufruir dos benefícios do programa Enviado pela Amazon. Confira algumas das principais vantagens em participar.

1. Amazon Prime

Todos os produtos de sua loja virtual ficam habilitados para o Amazon Prime dentro do programa Enviado pela Amazon.

O Amazon Prime é uma das ações do nosso marketplace que busca fidelizar o cliente, entregando uma experiência cada vez melhor de compra.

Os assinantes do Amazon Prime têm entrega expressa grátis, acesso a promoções especiais, ao Prime Music (serviço de streaming de música), Prime Video (serviço de streaming de vídeo), Prime Reading (serviço de livros digitais) e Twitch Prime (serviço de canais e jogos).

2. Frete grátis

Todos os clientes membros Prime podem realizar compras com frete grátis para produtos elegíveis, e o melhor, sem valor mínimo.

Esse benefício oferecido pela Amazon é muito importante para sua loja, tendo em vista que o valor do frete é um dos fatores decisivos para a efetivação de uma compra, fazendo uma grande diferença entre a sua loja e os concorrentes.

Ao cadastrar sua loja no programa FBA - Logística Amazon, do qual o recurso Enviado pela Amazon está inserido, seus produtos automaticamente serão identificados como Prime, aparecendo dessa forma para todos os consumidores que fizerem uma busca no marketplace.

3. Transportadora recomendada pela Amazon

Reconhecida por sua logística impecável, os vendedores que optarem por ingressar no programa Enviado pela Amazon também terão benefícios na entrega de seus produtos.

O processo começa com um cadastro automático na transportadora parceira Total Express - Tex Courier Ltda. Em seguida, você será inserido em uma rota de coleta fixa, que considera informações como localização e volume de envio.

Dessa forma você terá mais eficiência na hora de preparar suas mercadorias, tendo um cronograma pré-definido para seguir.

Você pode conferir todas as informações sobre este programa na página da Seller University, dentro do programa Seller Central: Transportadora recomendada pela Amazon.

4. Atendimento ao cliente e devoluções confiáveis

Sabemos que o atendimento ao cliente é um serviço que demanda tempo, principalmente em uma loja virtual. Dentro do programa Enviado pela Amazon, você pode ficar tranquilo, pois essa etapa também é feita por nossa equipe, incluindo também a logística de possíveis devoluções das mercadorias.

As ofertas do programa FBA – Logística da Amazon aparecem como ‘Enviado por Amazon’. Assim, os clientes sabem que a entrega é de responsabilidade da Amazon e podem entrar em contato com o suporte para tirar quaisquer dúvidas.

5. Atendimento ao cliente 24 horas

O custo de uma estrutura de atendimento ao cliente 24 horas costuma ser muito alto para a maioria dos vendedores do marketplace da Amazon. O programa Enviado pela Amazon não só fica responsável por esse relacionamento, como também o faz a qualquer hora do dia ou da noite.

6. Aumento das vendas

Quanto mais benefícios você oferece aos seus clientes, melhor é a experiência de compra deles dentro do seu comércio eletrônico.

Um cliente satisfeito tem muito mais chances de indicar sua loja virtual para outras pessoas e dele próprio fazer mais pedidos, aumentando o faturamento do seu e-commerce.

Como usar o programa Enviado pela Amazon

Veja quais são as etapas para sua loja virtual fazer parte do programa Enviado pela Amazon.

Passo 1: critérios de qualificação

Você precisa estar cadastrado com um CNPJ válido no estado de São Paulo (não é possível participar apenas com CPF), registrado no regime tributário do Simples Nacional e inscrição estadual também em SP válida e ativa.

O certificado digital A1 deve estar configurado no seu CNPJ.

Passo 2: conclua a configuração do faturamento

Você precisa faturar seus pedidos pela plataforma da Amazon, que tem um serviço para emissão de notas fiscais. Inclua as informações detalhadas de faturamento para concluir a configuração.

Confira o material completo disponibilizado na Seller University: Manual de configuração do faturador.

Passo 3: crie as ofertas

Insira seus produtos no catálogo do marketplace da Amazon através do inventário, dentro do programa Seller Central. Isso pode ser feito individualmente, em lote ou por meio da integração de um sistema de gestão de inventário à API da Amazon.

Confira o passo a passo de como adicionar produtos, no inventário e no programa FBA - Logística Amazon, nestes módulos disponíveis na Seller University:

Introdução à Planilha de Inventário
Listagem de produtos para FBA - Logística da Amazon

Passo 4: crie um plano de envio

O plano de envio te permite selecionar os produtos que deseja enviar e suas quantidades.

Caso seja sua primeira vez enviando um produto para o centro de distribuição da Amazon, comece seu plano na etapa de “Criar um novo modelo de embalagem”. Neste passo você precisará também preencher os campos de “Preparação para cada unidade” e “Obter etiquetas de unidade”.

O próximo passo é “Confirmar envio”. Nesta tela você poderá revisar os itens selecionados e selecionar uma data, seja para a entrega ou para a coleta.
Por último, você irá gerar a nota fiscal e imprimir as etiquetas. Comece pela aba “Transportadora”, escolhendo a forma de envio entre: transportadora recomendada pela Amazon, envio por conta própria e outra transportadora.

Siga para a aba “Gerar nota fiscal”, onde é possível adicionar detalhes referentes a transportadora. Depois de selecionar a caixa de confirmação, em alguns minutos você terá sua nota fiscal pronta.

Confira o passo a passo detalhado neste material da Seller University: Criação de envio para FBA - Logística da Amazon.

Passo 5: prepare os produtos

A agilidade de entrega aos clientes depende da preparação adequada dos produtos. É fundamental que você prepare, embale, etiquete e emita a nota fiscal de remessa corretamente.

Isso fará com que suas mercadorias sejam transportadas com segurança até os centros de distribuição da Amazon. O código de barras do pacote tem que estar visível externamente e qualquer outros campos digitalizáveis devem ser cobertos, evitando acidentes de leitura do sistema.

Tarifas do programa Enviado pela Amazon

A loja virtual que optar por contratar o programa Enviado pela Amazon tem a oportunidade de aumentar as vendas. Entenda as tarifas aplicadas à este serviço:

Tarifas de logística para pedidos do programa Enviado pela Amazon

É cobrada de acordo com o peso e as dimensões de cada pacote (comprimento x largura x altura em centímetros ÷ 6000). A tabela começa em R$ 6,50 para itens de 0 a 250 gramas e vai até R$ 23,50 para os pacotes de 9 a 10 quilos. Cada quilo adicional custa R$ 1,50.

Tarifas mensais de armazenagem de inventário

É aplicada em todas as mercadorias armazenadas nos centros de distribuição da Amazon. A cobrança é feita de acordo com o volume médio diário que seus produtos ocupam nos centros de distribuição.

Tarifas de armazenagem a longo prazo

É a taxa cobrada para inventários armazenados nos centros de distribuição da Amazon por mais de 365 dias. São R$ 217,91 por metro cúbico, mais a tarifa mensal de armazenagem.

Tarifas de pedidos de remoção

Você pode pagar essa tarifa e ter seus produtos enviados novamente ao seu estoque próprio. A cobrança é feita por unidade, de acordo com o peso do pacote, começando em R$ 0,99 para itens até 250 gramas.

Tarifa administrativa de reembolso

Caso seu cliente peça reembolso, você deve pagar por essa tarifa. O cálculo é feito com base no valor do produto, frete e adicionais, como embalagem para presente.

Deixe a Amazon cuidar da sua logística

Não se esqueça que a entrega é a parte mais importante de todo o processo de compra, é o que vai deixar o cliente feliz com a experiência na sua loja virtual, irá fidelizá-lo e tê-lo sempre voltando a fazer negócio com você. Caso o seu e-commerce seja elegível para o Enviado pela Amazon, comece agora mesmo a usufruir do programa.
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