Como gerenciar inventário na Amazon?
Entenda como funciona e como fazer o gerenciamento de sua loja virtual no marketplace.
18 mar, 2021
10 min
Aprender a gerenciar o inventário na Amazon é essencial para manter o bom funcionamento da sua loja no marketplace. Afinal, é através dele que você irá controlar seu estoque e identificar quando é necessário renová-lo, para não correr o risco de vender uma quantidade maior do que a disponível. Dentro do Seller Central é possível organizar tudo isso e cuidar de todas as etapas de forma prática e rápida.
O que é inventário na Amazon?
O inventário na Amazon é o registro de todos os produtos físicos disponíveis em estoque no centro de distribuição da Amazon, bem como a descrição, quantidade e detalhamento dos produtos.
A informação do inventário não inclui somente os itens que estão disponíveis em estoque no momento, mas também no histórico do volume de vendas, produtos devolvidos, cancelamentos de pedidos. É como um histórico do vendedor.
Os vendedores da Amazon podem fazer o gerenciamento do inventário por meio do Seller Central, conforme o tutorial informado nesta página.
Para ter um estoque na Amazon e poder gerenciar o seu inventário é preciso ser um vendedor profissional, registrado no programa FBA - Logística da Amazon. Por meio deste serviço, os vendedores enviam os produtos para os centros de Distribuição da Amazon, e a Amazon garante que o produto chegue até o cliente.
A informação do inventário não inclui somente os itens que estão disponíveis em estoque no momento, mas também no histórico do volume de vendas, produtos devolvidos, cancelamentos de pedidos. É como um histórico do vendedor.
Os vendedores da Amazon podem fazer o gerenciamento do inventário por meio do Seller Central, conforme o tutorial informado nesta página.
Para ter um estoque na Amazon e poder gerenciar o seu inventário é preciso ser um vendedor profissional, registrado no programa FBA - Logística da Amazon. Por meio deste serviço, os vendedores enviam os produtos para os centros de Distribuição da Amazon, e a Amazon garante que o produto chegue até o cliente.
Inventário e estoque na Amazon é a mesma coisa?
O inventário é o nome dado ao registro do que está armazenado nos Centros de Distribuição da Amazon, portanto, o estoque do vendedor que está registrado na Amazon. Entretanto, o vendedor poderá ter um estoque além dos centros de distribuição e que, mesmo assim, poderá estar registrado no inventário.
Como acessar o inventário na Seller Central
Uma das vantagens de vender na Amazon é utilizar o programa Seller Central, onde você pode gerenciar todo seu inventário e automatizá-lo. Para isso, vá até a página inicial, selecione “inventário” e depois “gerenciar inventário”, nesta página você terá a opção de ajustar manualmente o preço, o estoque e o frete.
Se você quiser procurar por um produto específico, pode fazê-lo ao digitar a ID do produto, SKU, título ou atributos diversos. Acesse a aba “pedidos” para ver os relatórios e acompanhar as entregas dos itens. Fique atento aos que ainda não foram enviados e se o estoque é suficiente.
É possível visualizar o status de cada pedido e segmentar pela identificação da oferta, período, data de envio, entre outras. Para facilitar o seu controle, você pode configurar o inventário para receber os relatórios automaticamente. Clique em “relatórios de pedidos” e coloque de quanto em quanto tempo você gostaria que os relatórios fossem enviados para o seu e-mail e os da sua equipe.
Se você quiser procurar por um produto específico, pode fazê-lo ao digitar a ID do produto, SKU, título ou atributos diversos. Acesse a aba “pedidos” para ver os relatórios e acompanhar as entregas dos itens. Fique atento aos que ainda não foram enviados e se o estoque é suficiente.
É possível visualizar o status de cada pedido e segmentar pela identificação da oferta, período, data de envio, entre outras. Para facilitar o seu controle, você pode configurar o inventário para receber os relatórios automaticamente. Clique em “relatórios de pedidos” e coloque de quanto em quanto tempo você gostaria que os relatórios fossem enviados para o seu e-mail e os da sua equipe.
Como usar o Arquivo de Inventário
Vendedores Amazon, que optaram pelo plano profissional, podem utilizar a ferramenta do arquivo de inventário. Ele é um recurso que te auxiliará caso seja necessário fazer a inserção de produtos em massa no programa. Ele possibilita realizar ajustes em escala, assim você não terá que alterar item por item, mas é preciso que seu catálogo esteja no formato do Excel.
Para fazer o download do modelo de inventário, clique em “adicionar produtos via upload em massa” e escolha a categoria ou produtos que deseja vender. Depois disso, selecione o tipo de arquivo, o mais recomendado é o avançado. Ao abrir a planilha, habilite a edição.
Para fazer o download do modelo de inventário, clique em “adicionar produtos via upload em massa” e escolha a categoria ou produtos que deseja vender. Depois disso, selecione o tipo de arquivo, o mais recomendado é o avançado. Ao abrir a planilha, habilite a edição.
Passo 1: Planilha de inventário
Fique atento a todas as abas da planilha, elas contém várias instruções, exemplos do padrão de imagem da Amazon, definições de dados e o modelo de inventário, onde você colocará as informações de tudo que irá comercializar.
Também são especificados os valores válidos dentro dela. Ao cadastrar um produto na Amazon pela planilha, se ele estiver inserido com um valor errado, não entrará para o catálogo. Fique atento.
Cada coluna representa um campo de informação sobre seu produto, como SKU, título, marca, entre outros. Não altere os nomes da coluna no template, para evitar erros na hora de fazer o upload. É recomendado utilizar uma linha do Excel para cada produto que você deseja adicionar.
Também são especificados os valores válidos dentro dela. Ao cadastrar um produto na Amazon pela planilha, se ele estiver inserido com um valor errado, não entrará para o catálogo. Fique atento.
Cada coluna representa um campo de informação sobre seu produto, como SKU, título, marca, entre outros. Não altere os nomes da coluna no template, para evitar erros na hora de fazer o upload. É recomendado utilizar uma linha do Excel para cada produto que você deseja adicionar.
Para identificar quais informações devem ser obrigatoriamente preenchidas, clique em definições de dados, onde você verá também o que cada coluna significa. Uma dica: quanto mais informações você colocar sobre seu produto, melhor. Isso faz toda a diferença na experiência de compra do consumidor, para que ele saiba exatamente o que está adquirindo e diminua a probabilidade de trocas.
Os nichos de mercado vendidos na loja Amazon são variados, é importante segmentar o seu produto pensando no seu público-alvo, assim você conseguirá ter mais visibilidade e vender mais. As informações fornecidas sobre os itens irão ajudar nessa questão.
Confira nos vídeos a seguir a Introdução à Planilha de Inventário e Como preencher a Planilha de Inventário, criados pela Amazon Seller University.
Os nichos de mercado vendidos na loja Amazon são variados, é importante segmentar o seu produto pensando no seu público-alvo, assim você conseguirá ter mais visibilidade e vender mais. As informações fornecidas sobre os itens irão ajudar nessa questão.
Confira nos vídeos a seguir a Introdução à Planilha de Inventário e Como preencher a Planilha de Inventário, criados pela Amazon Seller University.
Passo 2: Upload no Seller Central
Depois que você finalizou as edições necessárias na planilha, é hora de voltar à Seller Central, para gerenciar o inventário na Amazon. Mas, antes disso, certifique-se de ter uma cópia do arquivo salva no seu computador, para o seu controle pessoal.
Para fazer o upload da planilha, vá até a página inicial do Seller Central, na aba “inventário”, em “adicionar produtos via upload em massa”, clique em “procurar arquivo” e selecione.
Uma maneira de se assegurar que não teve nenhum erro é utilizar o verificador de arquivos. Como garantia, toda vez que você subir uma planilha, a Amazon gerará um relatório, confira todas as informações nele.
O tempo de processamento do documento depende do tamanho dele, se for pequeno serão apenas alguns minutos, mas arquivos com mais de 5mb podem levar até horas. Nessa mesma página, você tem a opção de configurar para receber um e-mail te notificando quando o upload for concluído.
Na aba “monitore status do seu upload”, é possível acompanhar todo esse processo. Cada upload fica listado com id, data e hora e ações a serem feitas, inclusive, é possível checar os erros do arquivo, como valores inválidos inseridos e informações que precisam ser adicionadas
Aprender a gerenciar um inventário na Amazon, não só irá te poupar tempo como é uma garantia de maior controle sobre a sua loja, incluindo o processo de entrega. Quando não existe uma organização do seu catálogo, as chances de vender produtos além da quantidade do seu estoque e exceder o prazo estipulado de entrega aumentam.
Esses problemas são muito prejudiciais para sua reputação no marketplace como vendedor, você pode perder credibilidade perante seus consumidores em potencial. Por isso, vale a pena se dedicar para preencher a planilha com cuidado, dê uma atenção extra na escolha dos títulos e descrição dos produtos. Isso auxilia com que eles sejam encontrados com maior facilidade.
Entretanto, não se engane, a planilha pronta e salva no Seller Central não quer dizer que seu trabalho terminou. Acompanhe e atualize-a frequentemente para que seus dados estejam sempre em dia e fique de olho também nos retornos dos clientes, para identificar onde você consegue melhorar o atendimento e em quais produtos vale a pena investir.
Para fazer o upload da planilha, vá até a página inicial do Seller Central, na aba “inventário”, em “adicionar produtos via upload em massa”, clique em “procurar arquivo” e selecione.
Uma maneira de se assegurar que não teve nenhum erro é utilizar o verificador de arquivos. Como garantia, toda vez que você subir uma planilha, a Amazon gerará um relatório, confira todas as informações nele.
O tempo de processamento do documento depende do tamanho dele, se for pequeno serão apenas alguns minutos, mas arquivos com mais de 5mb podem levar até horas. Nessa mesma página, você tem a opção de configurar para receber um e-mail te notificando quando o upload for concluído.
Na aba “monitore status do seu upload”, é possível acompanhar todo esse processo. Cada upload fica listado com id, data e hora e ações a serem feitas, inclusive, é possível checar os erros do arquivo, como valores inválidos inseridos e informações que precisam ser adicionadas
Aprender a gerenciar um inventário na Amazon, não só irá te poupar tempo como é uma garantia de maior controle sobre a sua loja, incluindo o processo de entrega. Quando não existe uma organização do seu catálogo, as chances de vender produtos além da quantidade do seu estoque e exceder o prazo estipulado de entrega aumentam.
Esses problemas são muito prejudiciais para sua reputação no marketplace como vendedor, você pode perder credibilidade perante seus consumidores em potencial. Por isso, vale a pena se dedicar para preencher a planilha com cuidado, dê uma atenção extra na escolha dos títulos e descrição dos produtos. Isso auxilia com que eles sejam encontrados com maior facilidade.
Entretanto, não se engane, a planilha pronta e salva no Seller Central não quer dizer que seu trabalho terminou. Acompanhe e atualize-a frequentemente para que seus dados estejam sempre em dia e fique de olho também nos retornos dos clientes, para identificar onde você consegue melhorar o atendimento e em quais produtos vale a pena investir.
Acompanhe o Índice de Desempenho de Inventário (IPI)
Outra forma de gerenciar o inventário da Amazon é a acompanhando o Índice de Desempenho de Inventário (IPI), também localizado no Seller Central.
Este índice que vai de 0 a 1000 é um indicador que te ajuda a saber qual a saúde do seu inventário baseando-se no seu histórico de vendas. A partir deles, nós da Amazon medimos a sua eficiência no programa de logística FBA e te bonificamos caso você tenha um bom desempenho.
Ao manter o seu IPI acima de 650 pontos a Amazon te disponibiliza um espaço extra para poder aumentar o seu estoque e vender mais.
Confira algumas dicas para melhorar o seu Índice de Desempenho de Inventário (IPI).
Este índice que vai de 0 a 1000 é um indicador que te ajuda a saber qual a saúde do seu inventário baseando-se no seu histórico de vendas. A partir deles, nós da Amazon medimos a sua eficiência no programa de logística FBA e te bonificamos caso você tenha um bom desempenho.
Ao manter o seu IPI acima de 650 pontos a Amazon te disponibiliza um espaço extra para poder aumentar o seu estoque e vender mais.
Confira algumas dicas para melhorar o seu Índice de Desempenho de Inventário (IPI).
Um bom gerenciamento faz toda a diferença para seu negócio
Viu como é prático fazer gerenciamento do seu estoque no marketplace da Amazon? Você ainda pode tirar suas dúvidas na Seller University, no fórum dos Vendedores, clicando em “Ajuda” no menu da Seller Central ou acessando o canal Amazon Seller University no YouTube.
Mensalidade GRÁTIS por 1 ano!
Aproveite todos os benefícios de vender na Amazon com mensalidade GRÁTIS por 1 ano.
Posts relacionados
® 2024, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.