Como gerenciar o inventário na Amazon

Como gerenciar o inventário na Amazon

Entenda como funciona e como fazer o gerenciamento de sua loja virtual no marketplace.
18 mar, 2021
10 min
Aprender a gerenciar o inventário na Amazon é essencial para manter o bom funcionamento da sua loja no marketplace. Afinal, é através dele que você irá controlar seu estoque e identificar quando é necessário renová-lo, para não correr o risco de vender uma quantidade maior do que a disponível. Dentro da Seller Central é possível organizar tudo isso e cuidar de todas as etapas de forma prática e rápida.

Como acessar o inventário na Seller Central

Uma das vantagens de vender na Amazon é utilizar o programa Seller Central, onde você pode gerenciar todo seu inventário e automatizá-lo. Para isso, vá até a página inicial, selecione “inventário” e depois “gerenciar inventário”, nesta página você terá a opção de ajustar manualmente o preço, o estoque e o frete.

Se você quiser procurar por um produto específico, pode fazê-lo ao digitar a ID do produto, SKU, título ou atributos diversos. Acesse a aba “pedidos” para ver os relatórios e acompanhar as entregas dos itens. Fique atento aos que ainda não foram enviados e se o estoque é suficiente.

É possível visualizar o status de cada pedido e segmentar pela identificação da oferta, período, data de envio, entre outras. Para facilitar o seu controle, você pode configurar o inventário para receber os relatórios automaticamente. Clique em “relatórios de pedidos” e coloque de quanto em quanto tempo você gostaria que os relatórios fossem enviados para o seu e-mail e os da sua equipe.

Como usar o Arquivo de Inventário

Vendedores Amazon, que optaram pelo plano profissional, podem utilizar a ferramenta do arquivo de inventário. Ele é um recurso que te auxiliará caso seja necessário fazer a inserção de produtos em massa no programa. Ele possibilita realizar ajustes em escala, assim você não terá que alterar item por item, mas é preciso que seu catálogo esteja no formato do Excel.

Para fazer o download do modelo de inventário, clique em “adicionar produtos via upload em massa” e escolha a categoria ou produtos que deseja vender. Depois disso, selecione o tipo de arquivo, o mais recomendado é o avançado. Ao abrir a planilha, habilite a edição.

Primeiro passo: Planilha do inventário

Fique atento a todas as abas da planilha, elas contém várias instruções, exemplos do padrão de imagem da Amazon, definições de dados e o modelo de inventário, onde você colocará as informações de tudo que irá comercializar.

Também são especificados os valores válidos dentro dela. Ao cadastrar um produto na Amazon pela planilha, se ele estiver inserido com um valor errado, não entrará para o catálogo. Fique atento.

Cada coluna representa um campo de informação sobre seu produto, como SKU, título, marca, entre outros. Não altere os nomes da coluna no template, para evitar erros na hora de fazer o upload. É recomendado utilizar uma linha do Excel para cada produto que você deseja adicionar.

Para identificar quais informações devem ser obrigatoriamente preenchidas, clique em definições de dados, onde você verá também o que cada coluna significa. Uma dica: quanto mais informações você colocar sobre seu produto, melhor. Isso faz toda a diferença na experiência de compra do consumidor, para que ele saiba exatamente o que está adquirindo e diminua a probabilidade de trocas.

Os nichos de mercado vendidos na loja Amazon são variados, é importante segmentar o seu produto pensando no seu público-alvo, assim você conseguirá ter mais visibilidade e vender mais. As informações fornecidas sobre os itens irão ajudar nessa questão.

Confira nos vídeos a seguir a Introdução à Planilha de Inventário e Como preencher a Planilha de Inventário, criados pela Amazon Seller University.

Segundo passo: Upload no Seller Central

Depois que você finalizou as edições necessárias na planilha, é hora de voltar à Seller Central, para gerenciar o inventário na Amazon. Mas, antes disso, certifique-se de ter uma cópia do arquivo salva no seu computador, para o seu controle pessoal.

Para fazer o upload da planilha, vá até a página inicial do Seller Central, na aba “inventário”, em “adicionar produtos via upload em massa”, clique em “procurar arquivo” e selecione.

Uma maneira de se assegurar que não teve nenhum erro é utilizar o verificador de arquivos. Como garantia, toda vez que você subir uma planilha, a Amazon gerará um relatório, confira todas as informações nele.

O tempo de processamento do documento depende do tamanho dele, se for pequeno serão apenas alguns minutos, mas arquivos com mais de 5mb podem levar até horas. Nessa mesma página, você tem a opção de configurar para receber um e-mail te notificando quando o upload for concluído.

Na aba “monitore status do seu upload”, é possível acompanhar todo esse processo. Cada upload fica listado com id, data e hora e ações a serem feitas, inclusive, é possível checar os erros do arquivo, como valores inválidos inseridos e informações que precisam ser adicionadas

Aprender a gerenciar um inventário na Amazon, não só irá te poupar tempo como é uma garantia de maior controle sobre a sua loja, incluindo o processo de entrega. Quando não existe uma organização do seu catálogo, as chances de vender produtos além da quantidade do seu estoque e exceder o prazo estipulado de entrega aumentam.

Esses problemas são muito prejudiciais para sua reputação no marketplace como vendedor, você pode perder credibilidade perante seus consumidores em potencial. Por isso, vale a pena se dedicar para preencher a planilha com cuidado, dê uma atenção extra na escolha dos títulos e descrição dos produtos. Isso auxilia com que eles sejam encontrados com maior facilidade.

Entretanto, não se engane, a planilha pronta e salva no Seller Central não quer dizer que seu trabalho terminou. Acompanhe e atualize-a frequentemente para que seus dados estejam sempre em dia e fique de olho também nos retornos dos clientes, para identificar onde você consegue melhorar o atendimento e em quais produtos vale a pena investir.

Um bom gerenciamento faz toda a diferença para seu negócio

Viu como é prático fazer gerenciamento do seu estoque no marketplace da Amazon? Você ainda pode tirar suas dúvidas na Seller University, no fórum dos Vendedores, clicando em “Ajuda” no menu da Seller Central ou acessando o canal Amazon Seller University no YouTube.

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