Como migrar a minha loja física para o marketplace da Amazon?
Conheça as etapas para começar a vender na Amazon com uma loja virtual.
18 mar, 2021
11 min
Hoje em dia, ter uma loja virtual pode representar um aumento significativo nas vendas da sua empresa. Você pode optar por criar um ambiente próprio ou então ter um espaço em grandes e renomados e-commerces, como é o caso do marketplace da Amazon.
O comportamento do consumidor tem migrado cada vez mais para as compras online, por conta da comodidade e praticidade. A ideia do marketplace é ser um grande shopping center virtual, onde o cliente encontra os mais diversos produtos.
As principais vantagens de vender na Amazon são a possibilidade de ver seu faturamento crescer rapidamente, expandir o fluxo de visitas ao seu comércio eletrônico e fidelizar esses consumidores.
Você pode vender produtos de fabricação própria ou então ser um revendedor no marketplace Amazon, ambos os modelos de negócio estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha um CPF ou CNPJ válido e um cartão de crédito. Ao fazer seu cadastro, você escolhe um dos dois planos disponíveis, e paga uma comissão a cada produto vendido.
A facilidade de customizar o frete na loja da Amazon é outro benefício bastante atrativo para os vendedores, por eliminar processos burocráticos e tornar o produto e a oferta mais estratégicos.
Quer saber como vender no marketplace da Amazon? Continue a sua leitura e saiba o que fazer para ter um comércio virtual em nosso site.
O comportamento do consumidor tem migrado cada vez mais para as compras online, por conta da comodidade e praticidade. A ideia do marketplace é ser um grande shopping center virtual, onde o cliente encontra os mais diversos produtos.
As principais vantagens de vender na Amazon são a possibilidade de ver seu faturamento crescer rapidamente, expandir o fluxo de visitas ao seu comércio eletrônico e fidelizar esses consumidores.
Você pode vender produtos de fabricação própria ou então ser um revendedor no marketplace Amazon, ambos os modelos de negócio estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha um CPF ou CNPJ válido e um cartão de crédito. Ao fazer seu cadastro, você escolhe um dos dois planos disponíveis, e paga uma comissão a cada produto vendido.
A facilidade de customizar o frete na loja da Amazon é outro benefício bastante atrativo para os vendedores, por eliminar processos burocráticos e tornar o produto e a oferta mais estratégicos.
Quer saber como vender no marketplace da Amazon? Continue a sua leitura e saiba o que fazer para ter um comércio virtual em nosso site.
Passo a passo de como migrar sua loja física para o marketplace da Amazon
Confira o passo a passo para transferir sua loja física ao marketplace da Amazon.
1. Escolha um plano de vendas
O primeiro passo é escolher qual será sua opção de vendas. Existem dois tipos de planos:
Individual: indicado para quem vende menos de 10 itens mensais. Você paga R$ 2,00 por produto vendido mais comissão, que varia de acordo com a categoria da mercadoria e valor do frete;
Profissional: indicado para quem planeja vender mais de 10 itens por mês. Você paga R$ 19,00 mensais, além da comissão de acordo com a categoria do produto e custo de envio.
Quer saber mais detalhes sobre as tarifas em se ter uma loja virtual no nosso marketplace? Confira neste post: Quanto custa vender na Amazon?
Individual: indicado para quem vende menos de 10 itens mensais. Você paga R$ 2,00 por produto vendido mais comissão, que varia de acordo com a categoria da mercadoria e valor do frete;
Profissional: indicado para quem planeja vender mais de 10 itens por mês. Você paga R$ 19,00 mensais, além da comissão de acordo com a categoria do produto e custo de envio.
Quer saber mais detalhes sobre as tarifas em se ter uma loja virtual no nosso marketplace? Confira neste post: Quanto custa vender na Amazon?
2. Crie uma conta no Seller Center
Os novos vendedores Amazon devem começar a migração para o e-commerce realizando um cadastro no programa Seller Center.
A próxima etapa é inserir os itens que você vai vender. Ao cadastrar um produto na Amazon, é necessário seguir os padrões estabelecidos para títulos, descrições, imagens, entre outros tópicos.
Algumas das padronizações principais exigidas são:
Título: deve ser claro, de fácil compreensão para o cliente;
Descrição: categorize corretamente seus produtos, descreva a mercadoria com honestidade e não inclua informações como seu nome, email, nenhum tipo de link e nem dados específicos do seu negócio.
Imagens: são obrigatórias no marketplace da Amazon. A imagem principal do seu produto precisa ter fundo branco, preferencialmente ser em formato JPEG (.jpg) e corresponder exatamente ao produto anunciado;
Atributos obrigatórios: você precisa descrever o material de que é feito o produto, a “árvore de categorias” (categorias e subcategorias corretas), o código de barras GTIN (ou a solicitação de produto isento de GTIN) e o tipo de envio.
Os dados exigidos são fundamentais para que você seja capaz de gerenciar sua loja virtual adequadamente. O sistema do Seller Center otimiza a organização do seu catálogo de produtos e dos seus pedidos, possibilita que você envie mensagens aos compradores e fornece relatórios a respeito do desempenho do seu comércio eletrônico no marketplace da Amazon.
A próxima etapa é inserir os itens que você vai vender. Ao cadastrar um produto na Amazon, é necessário seguir os padrões estabelecidos para títulos, descrições, imagens, entre outros tópicos.
Algumas das padronizações principais exigidas são:
Título: deve ser claro, de fácil compreensão para o cliente;
Descrição: categorize corretamente seus produtos, descreva a mercadoria com honestidade e não inclua informações como seu nome, email, nenhum tipo de link e nem dados específicos do seu negócio.
Imagens: são obrigatórias no marketplace da Amazon. A imagem principal do seu produto precisa ter fundo branco, preferencialmente ser em formato JPEG (.jpg) e corresponder exatamente ao produto anunciado;
Atributos obrigatórios: você precisa descrever o material de que é feito o produto, a “árvore de categorias” (categorias e subcategorias corretas), o código de barras GTIN (ou a solicitação de produto isento de GTIN) e o tipo de envio.
Os dados exigidos são fundamentais para que você seja capaz de gerenciar sua loja virtual adequadamente. O sistema do Seller Center otimiza a organização do seu catálogo de produtos e dos seus pedidos, possibilita que você envie mensagens aos compradores e fornece relatórios a respeito do desempenho do seu comércio eletrônico no marketplace da Amazon.
3. Encontre a categoria do seu produto
É muito importante que você cadastre seu produto dentro da categoria correta, tanto para facilitar a busca do consumidor como para que seja feita a cobrança correta da comissão de vendas.
Algumas categorias permitem vendas de produtos usados e existem as que não requerem aprovação. Veja:
Não requerem aprovação:
Livros
Produtos eletrônicos
Jardim e piscina
Produtos para animais de estimação
Brinquedos e jogos
Calçados, jóias e acessórios
Papelaria e Escritório
Ferramentas e Materiais de Construção
Produtos automotivos
Roupas e Acessórios
Requerem aprovação:
Produtos para bebês
Beleza
Cervejas, vinhos e destilados
Alimentos
Saúde e cuidados pessoais
Software
Videogames
Entenda mais sobre os tipos de categorias neste post: Nichos de mercado vendidos no marketplace da Amazon.
Algumas categorias permitem vendas de produtos usados e existem as que não requerem aprovação. Veja:
Não requerem aprovação:
Livros
Produtos eletrônicos
Jardim e piscina
Produtos para animais de estimação
Brinquedos e jogos
Calçados, jóias e acessórios
Papelaria e Escritório
Ferramentas e Materiais de Construção
Produtos automotivos
Roupas e Acessórios
Requerem aprovação:
Produtos para bebês
Beleza
Cervejas, vinhos e destilados
Alimentos
Saúde e cuidados pessoais
Software
Videogames
Entenda mais sobre os tipos de categorias neste post: Nichos de mercado vendidos no marketplace da Amazon.
4. Faça seu controle de estoque
Organização é uma das palavras-chave para você ter um e-commerce bem-sucedido. Uma boa prática indispensável ao sucesso da sua loja virtual é fazer um inventário do seu estoque, repassando as informações ao programa da Amazon.
O inventário consiste em classificar, identificar e contabilizar todo o seu estoque. Quando você sabe exatamente o que tem para vender e o que já foi vendido, consegue tomar decisões mais acertadas, reduzindo perdas e evitando vendas de produtos que não estão disponíveis, por exemplo.
Veja um passo a passo ilustrado de como configurar seu inventário na Seller Central no canal Amazon Seller University, no Youtube.
O inventário consiste em classificar, identificar e contabilizar todo o seu estoque. Quando você sabe exatamente o que tem para vender e o que já foi vendido, consegue tomar decisões mais acertadas, reduzindo perdas e evitando vendas de produtos que não estão disponíveis, por exemplo.
Veja um passo a passo ilustrado de como configurar seu inventário na Seller Central no canal Amazon Seller University, no Youtube.
5. Configure o seu frete
O sistema do marketplace da Amazon sugere um padrão de preço do frete e o prazo de entrega, mas você pode alterar essas informações por produto.
É possível padronizar para todo o país ou cobrar valores diferentes de acordo com as regiões de envio, que se dividem por estados, capitais e interior. Existe também a possibilidade de cobrar o frete em cima do valor total da compra (por faixa de preço) ou do peso da mercadoria.
O valor do frete costuma fazer diferença na hora do cliente decidir comprar ou não. Uma das estratégias para vencer essa objeção é oferecer frete grátis nas suas vendas pela Amazon.
Planeje com cuidado sua estratégia de frete. Em alguns casos pode acontecer do custo de transporte ser maior do que o produto, o que pode te dar prejuízo caso você não repasse isso da forma correta para o cliente.
Para ter segurança de que você não vai perder dinheiro, uma boa opção é incluir o valor do frete já no preço da mercadoria, mantendo sua margem de lucro ao mesmo tempo que você deixa seu cliente contente com a opção de frete grátis, ou colocar um valor menor de frete para encorajar mais vendas.
Por outro lado, se você não quer repassar esse valor, ainda assim dá pra ter lucro com o possível aumento no volume das vendas. Para oferecer frete grátis, zere o valor da tarifa nas configurações de envio.
As entregas das vendas que você faz pela Amazon são feitas pelas seguintes transportadoras:
Total Express;
Sequoia;
Loggi;
Jadlog;
Shippify;
TLOG (Venkon);
Dominalog;
OnTime;
Diálogo ;
Correios.
Acesse este post para mais dicas de configuração de frete: Cálculo de frete no marketplace da Amazon.
É possível padronizar para todo o país ou cobrar valores diferentes de acordo com as regiões de envio, que se dividem por estados, capitais e interior. Existe também a possibilidade de cobrar o frete em cima do valor total da compra (por faixa de preço) ou do peso da mercadoria.
O valor do frete costuma fazer diferença na hora do cliente decidir comprar ou não. Uma das estratégias para vencer essa objeção é oferecer frete grátis nas suas vendas pela Amazon.
Planeje com cuidado sua estratégia de frete. Em alguns casos pode acontecer do custo de transporte ser maior do que o produto, o que pode te dar prejuízo caso você não repasse isso da forma correta para o cliente.
Para ter segurança de que você não vai perder dinheiro, uma boa opção é incluir o valor do frete já no preço da mercadoria, mantendo sua margem de lucro ao mesmo tempo que você deixa seu cliente contente com a opção de frete grátis, ou colocar um valor menor de frete para encorajar mais vendas.
Por outro lado, se você não quer repassar esse valor, ainda assim dá pra ter lucro com o possível aumento no volume das vendas. Para oferecer frete grátis, zere o valor da tarifa nas configurações de envio.
As entregas das vendas que você faz pela Amazon são feitas pelas seguintes transportadoras:
Total Express;
Sequoia;
Loggi;
Jadlog;
Shippify;
TLOG (Venkon);
Dominalog;
OnTime;
Diálogo ;
Correios.
Acesse este post para mais dicas de configuração de frete: Cálculo de frete no marketplace da Amazon.
Bônus: Utilize benefícios oferecidos pela Amazon para ajudar e aumentar as vendas
Conheça algumas vantagens interessantes para incrementar o faturamento da sua loja virtual no marketplace da Amazon.
Oferta em Destaque
A Oferta em Destaque é aquela caixa branca localizada na parte direita da página, que serve para o consumidor adicionar itens ao carrinho de compra.
Para ter acesso a essa funcionalidade, você precisa ter boas métricas no sistema, ser um vendedor do plano profissional, comercializar itens novos e ter o item disponível no estoque.
Para ter acesso a essa funcionalidade, você precisa ter boas métricas no sistema, ser um vendedor do plano profissional, comercializar itens novos e ter o item disponível no estoque.
FBA - Logística Amazon
O programa FBA - Logística Amazon é uma opção oferecida pela Amazon para cuidar de todo serviço de atendimento ao cliente, envio e devolução das mercadorias vendidas por você.
Ofertas e descontos
Destaque seus produtos por meio de promoções para aumentar as vendas por cliente. Por exemplo, você pode oferecer descontos progressivos de acordo com o valor total da compra.
Caso a sua mercadoria esteja concorrendo com outros revendedores, aplique descontos para ganhar a Oferta em Destaque ou dê descontos com prazo determinado. Lembre-se de analisar seu inventário para definir a melhor estratégia.
Caso a sua mercadoria esteja concorrendo com outros revendedores, aplique descontos para ganhar a Oferta em Destaque ou dê descontos com prazo determinado. Lembre-se de analisar seu inventário para definir a melhor estratégia.
Migre sua loja física para um dos maiores marketplaces do Brasil
Agora que você já sabe como vender na Amazon, migrando sua loja física para o marketplace, coloque seus conhecimentos em prática para ganhar a oportunidade de aumentar suas vendas.
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