Como preparar produtos para envio de uma loja virtual
Aprenda como preparar mercadorias para envio de uma loja virtual, com dicas especiais desde a higienização à montagem do pacote.
30 nov, 2020
11 min
Preparar produtos para envio, com cuidado e atenção, é uma etapa essencial para os lojistas que trabalham com vendas online. É preciso garantir que o produto irá chegar até o cliente sem nenhum risco de quebra ou avaria durante o transporte.
Garantir a segurança nesse processo, além de evitar o transtorno do consumidor, que não espera menos do que perfeição, também previne prejuízos financeiros e em sua reputação.
Confira a seguir algumas dicas importantes para garantir que as suas mercadorias sejam enviadas com sucesso e surpreenda seus clientes!
Garantir a segurança nesse processo, além de evitar o transtorno do consumidor, que não espera menos do que perfeição, também previne prejuízos financeiros e em sua reputação.
Confira a seguir algumas dicas importantes para garantir que as suas mercadorias sejam enviadas com sucesso e surpreenda seus clientes!
1. Cuidados com a higiene
Cuidados com a higiene são imprescindíveis para assegurar a proteção da saúde dos clientes, sobretudo para produtos que pedem cuidados extras, como produtos de limpeza e cosméticos, por exemplo.
Sendo assim, antes de embalar o produto lave as mãos com água e sabão e as higienize com álcool gel ou ainda, se preferir use luvas. Utilizar uma máscara de proteção facial durante todo o período do manuseio também é uma medida recomendada.
O ambiente em que seu estoque é mantido precisa ser higienizado constantemente, incluindo as superfícies, que também devem ser lavadas com água e sabão. Se você tem funcionários, oriente-os sobre esses procedimentos, que servem para a segurança de todos. Esterilize também as embalagens do produto antes de começar a montagem do pacote.
No atendimento ao cliente, você pode lembrá-los dos cuidados recomendados ao receber uma encomenda, como manter o distanciamento social do entregador ou solicitar que o produto seja deixado na porta, descartar a embalagem do produto e, se possível, lavá-lo antes de utilizar.
Sendo assim, antes de embalar o produto lave as mãos com água e sabão e as higienize com álcool gel ou ainda, se preferir use luvas. Utilizar uma máscara de proteção facial durante todo o período do manuseio também é uma medida recomendada.
O ambiente em que seu estoque é mantido precisa ser higienizado constantemente, incluindo as superfícies, que também devem ser lavadas com água e sabão. Se você tem funcionários, oriente-os sobre esses procedimentos, que servem para a segurança de todos. Esterilize também as embalagens do produto antes de começar a montagem do pacote.
No atendimento ao cliente, você pode lembrá-los dos cuidados recomendados ao receber uma encomenda, como manter o distanciamento social do entregador ou solicitar que o produto seja deixado na porta, descartar a embalagem do produto e, se possível, lavá-lo antes de utilizar.
2. Pedido e separação dos produtos
Depois que o pedido foi feito, é hora de separá-lo para enviar as mercadorias. Certifique-se de que você colocou todos os itens solicitados e confira também se o cliente fez alguma observação. Dedique uma atenção redobrada a essa etapa, para não correr o risco de enviar um pedido errado ou deixar alguma informação importante passar.
No caso de uma roupa, cheque se você colocou a peça no tamanho e na cor certa. Isso pode parecer algo simples, mas quando muitos pedidos são preparados ao mesmo tempo, é bom prevenir. E sobre as observações, os clientes podem usar esse campo para solicitar uma mensagem especial (no caso de presente) ou até mesmo informar alguma alergia, por exemplo.
Esse processo de separação do produto, entretanto, vai variar de acordo com o seu modelo de negócio. Se você é um revendedor, pode precisar solicitar o produto primeiro. No caso de fabricação própria, por encomenda, antes da separação é preciso se atentar para o tempo de produção do item. Em ambos os casos, administre o tempo de forma que não ultrapasse o prazo de entrega para o consumidor.
Quando uma pessoa compra algo pela internet deseja receber o produto o mais rápido possível. Se você determinou uma entrega em 5 dias úteis e não consegue cumprir esse prazo, corre o risco de perder a credibilidade com o cliente. Porém, imprevistos podem acontecer, se for esse o caso, entre em contato com o consumidor e explique o motivo, preze por uma comunicação transparente.
Vender na loja online da Amazon te ajuda a gerar satisfação do cliente ao te proporcionar serviços de logística especializados, que te permitem entregar produtos rapidamente mesmo para os clientes mais distantes do seu endereço.
Com o FBA - Logística da Amazon você envia os produtos para os Centros de Distribuição da Amazon e nós nos encarregamos de fazer seus produtos chegarem até o cliente e informá-lo o status da entrega.
Se quiser ainda mais comodidade, pode contar com o DBA. Com este serviço de logística, transportadoras parceiras da Amazon buscam o seu produto etiquetado e empacotado no seu endereço ou você entrega em um ponto de coleta autorizado e a Amazon se encarrega das demais etapas de entrega e suporte ao cliente.
No caso de uma roupa, cheque se você colocou a peça no tamanho e na cor certa. Isso pode parecer algo simples, mas quando muitos pedidos são preparados ao mesmo tempo, é bom prevenir. E sobre as observações, os clientes podem usar esse campo para solicitar uma mensagem especial (no caso de presente) ou até mesmo informar alguma alergia, por exemplo.
Esse processo de separação do produto, entretanto, vai variar de acordo com o seu modelo de negócio. Se você é um revendedor, pode precisar solicitar o produto primeiro. No caso de fabricação própria, por encomenda, antes da separação é preciso se atentar para o tempo de produção do item. Em ambos os casos, administre o tempo de forma que não ultrapasse o prazo de entrega para o consumidor.
Quando uma pessoa compra algo pela internet deseja receber o produto o mais rápido possível. Se você determinou uma entrega em 5 dias úteis e não consegue cumprir esse prazo, corre o risco de perder a credibilidade com o cliente. Porém, imprevistos podem acontecer, se for esse o caso, entre em contato com o consumidor e explique o motivo, preze por uma comunicação transparente.
Vender na loja online da Amazon te ajuda a gerar satisfação do cliente ao te proporcionar serviços de logística especializados, que te permitem entregar produtos rapidamente mesmo para os clientes mais distantes do seu endereço.
Com o FBA - Logística da Amazon você envia os produtos para os Centros de Distribuição da Amazon e nós nos encarregamos de fazer seus produtos chegarem até o cliente e informá-lo o status da entrega.
Se quiser ainda mais comodidade, pode contar com o DBA. Com este serviço de logística, transportadoras parceiras da Amazon buscam o seu produto etiquetado e empacotado no seu endereço ou você entrega em um ponto de coleta autorizado e a Amazon se encarrega das demais etapas de entrega e suporte ao cliente.
3. Embale os produtos corretamente para o envio
Antes de preparar o produto para o frete é preciso aprender qual a melhor forma de embalar as mercadorias para assegurar que cheguem em perfeito estado até o cliente.
Entre em contato com os Correios ou a transportadora de sua escolha e se informe sobre as embalagens recomendadas, de acordo com o peso, tamanho e fragilidade da encomenda.
Se você é um revendedor no marketplace Amazon, é necessário ficar atento às especificações de embalagem do e-commerce. Confira as diretrizes da loja Amazon sobre como preparar para o envio, por exemplo, fazendo o uso de caixas próprias, com a identidade da marca, e outras padronizações necessárias.
Entre em contato com os Correios ou a transportadora de sua escolha e se informe sobre as embalagens recomendadas, de acordo com o peso, tamanho e fragilidade da encomenda.
Se você é um revendedor no marketplace Amazon, é necessário ficar atento às especificações de embalagem do e-commerce. Confira as diretrizes da loja Amazon sobre como preparar para o envio, por exemplo, fazendo o uso de caixas próprias, com a identidade da marca, e outras padronizações necessárias.
4. Montagem do pacote e escolha da embalagem ideal
Antes de montar o pacote, você precisa analisar qual tipo de embalagem é mais adequada para seu produto - se é um saco plástico, envelope ou caixa de papelão. Isso depende muito do peso, tamanho e se o objeto é frágil. Por exemplo, roupas são comumente enviadas em sacos plásticos, pois não são itens que podem quebrar.
Entretanto, se é um objeto de vidro ou de material delicado, você precisará de um cuidado extra. Enrole-o em plástico bolha ou outro tipo de material que amorteça possíveis quedas.
Se for um produto muito pesado, a embalagem precisa ser feita de um material mais resistente. Você pode conferir o peso indicado nas informações fornecidas pelo fabricante.
Cuidado também com o tamanho da embalagem, ela não pode ser nem grande, nem pequena. Se ela for muito maior que o objeto, é possível que o valor do envio seja mais alto, enquanto que embalagens apertadas podem danificar o produto. No geral, recomenda-se que o item não toque as laterais da caixa, e utilize papel craft ou plástico bolha para preencher todos os espaços.
Atente-se também para a quantidade de itens que cabem na caixa, se houver necessidade faça pacotes separados. E por fim, embale cada produto separadamente antes de acomodá-los no pacote, para que não ocorra atrito entre eles.
O pacote também deve estar de acordo com as diretrizes da loja virtual que está vendendo. Na Amazon, deve-se garantir que os produtos têm dimensões que não excedam 200cm, sendo que a maior dimensão não deve exceder 100cm, e com peso máximo de 22kg. Além disso, as caixas devem ter tamanho máximo de 105 cm x 105 cm x 72 cm e peso máximo de 30kg.
Entretanto, se é um objeto de vidro ou de material delicado, você precisará de um cuidado extra. Enrole-o em plástico bolha ou outro tipo de material que amorteça possíveis quedas.
Se for um produto muito pesado, a embalagem precisa ser feita de um material mais resistente. Você pode conferir o peso indicado nas informações fornecidas pelo fabricante.
Cuidado também com o tamanho da embalagem, ela não pode ser nem grande, nem pequena. Se ela for muito maior que o objeto, é possível que o valor do envio seja mais alto, enquanto que embalagens apertadas podem danificar o produto. No geral, recomenda-se que o item não toque as laterais da caixa, e utilize papel craft ou plástico bolha para preencher todos os espaços.
Atente-se também para a quantidade de itens que cabem na caixa, se houver necessidade faça pacotes separados. E por fim, embale cada produto separadamente antes de acomodá-los no pacote, para que não ocorra atrito entre eles.
O pacote também deve estar de acordo com as diretrizes da loja virtual que está vendendo. Na Amazon, deve-se garantir que os produtos têm dimensões que não excedam 200cm, sendo que a maior dimensão não deve exceder 100cm, e com peso máximo de 22kg. Além disso, as caixas devem ter tamanho máximo de 105 cm x 105 cm x 72 cm e peso máximo de 30kg.
5. Etiquetas
Deve-se ficar atento também à etiquetagem dos produtos. Cheque se todas as informações de envio estão corretas antes de fazer e imprimir as etiquetas. Uma etiqueta deve conter o nome do destinatário, o tipo e nome do logradouro, número, complemento, cidade, estado e cep.
As etiquetas podem ser feitas à mão, mas, se tratando de uma empresa, é mais prático imprimi-las. Os Correios recomendam dois tamanhos de etiqueta, no caso de encomendas: a de 84,7x101,6mm ou a etiqueta de 138,11x106,36mm, que, por ter mais espaço, permite adicionar a sua logo e outras observações.
A impressão pode ser feita em papel adesivo, que já é mais fácil para colar na embalagem, além de ser resistente a àgua. Caso opte por usar o papel comum, passe uma fita adesiva transparente por cima de toda a etiqueta, para que não descole e nem tenha problemas se molhar.
Se a sua loja está hospedada em um marketplace, esse processo é mais rápido, pois o sistema gera a etiqueta, você só irá precisar imprimir e colar.
Além da etiqueta, é obrigatório anexar junto com o produto a nota fiscal ou o formulário de declaração de conteúdo, que devem ser colocados em um saco plástico transparente e colado na parte externa da embalagem.
Fique atento também ao código de barras dos produtos, para manter seu estoque organizado. Você pode conferir neste outro post tudo sobre o código EAN.
Se vocë vende produtos pela Amazon confira como imprimir etiqueta da Amazon e colar corretamente nos seus pacotes.
As etiquetas podem ser feitas à mão, mas, se tratando de uma empresa, é mais prático imprimi-las. Os Correios recomendam dois tamanhos de etiqueta, no caso de encomendas: a de 84,7x101,6mm ou a etiqueta de 138,11x106,36mm, que, por ter mais espaço, permite adicionar a sua logo e outras observações.
A impressão pode ser feita em papel adesivo, que já é mais fácil para colar na embalagem, além de ser resistente a àgua. Caso opte por usar o papel comum, passe uma fita adesiva transparente por cima de toda a etiqueta, para que não descole e nem tenha problemas se molhar.
Se a sua loja está hospedada em um marketplace, esse processo é mais rápido, pois o sistema gera a etiqueta, você só irá precisar imprimir e colar.
Além da etiqueta, é obrigatório anexar junto com o produto a nota fiscal ou o formulário de declaração de conteúdo, que devem ser colocados em um saco plástico transparente e colado na parte externa da embalagem.
Fique atento também ao código de barras dos produtos, para manter seu estoque organizado. Você pode conferir neste outro post tudo sobre o código EAN.
Se vocë vende produtos pela Amazon confira como imprimir etiqueta da Amazon e colar corretamente nos seus pacotes.
Demonstre o diferencial da sua marca!
Pense em como destacar a sua marca através do preparo da mercadoria para envio, podendo tornar a experiência de compra do seu cliente ainda melhor.
Mostre para seus consumidores que você se importa com ele, por exemplo, ao enviar um bilhetinho junto com a encomenda. Ele pode ser um agradecimento ou até mesmo um guia de instruções de uso do item. Se escrito à mão, passa uma sensação ainda mais especial e personalizada para o produto.
Outra opção que agrada muito os clientes é o envio de brindes, alguns exemplos comuns são amostras de produtos, doces, ecobag, e até mesmo adesivos, dependendo do perfil do sua loja.
O cuidado com os detalhes também faz toda a diferença, como usar um carimbo da marca e borrifar um perfume na embalagem. Tudo isso cria uma experiência única, que ajuda a construir uma imagem positiva da sua empresa e aumenta as chances de fidelizar o cliente.
Mostre para seus consumidores que você se importa com ele, por exemplo, ao enviar um bilhetinho junto com a encomenda. Ele pode ser um agradecimento ou até mesmo um guia de instruções de uso do item. Se escrito à mão, passa uma sensação ainda mais especial e personalizada para o produto.
Outra opção que agrada muito os clientes é o envio de brindes, alguns exemplos comuns são amostras de produtos, doces, ecobag, e até mesmo adesivos, dependendo do perfil do sua loja.
O cuidado com os detalhes também faz toda a diferença, como usar um carimbo da marca e borrifar um perfume na embalagem. Tudo isso cria uma experiência única, que ajuda a construir uma imagem positiva da sua empresa e aumenta as chances de fidelizar o cliente.
O embalo das mercadorias impacta diretamente na experiência do cliente
De nada adianta investir em marketing, conquistar uma grande visibilidade na internet e não entregar os produtos corretamente ou atrasar muito os prazos. O preparo das embalagens e as entregas são partes cruciais para o sucesso de uma loja online, sem investir nisso, você pode perder muitos clientes.
Acompanhe mais dicas de como vender pela internet pelo blog Amazon e conquiste cada vez mais consumidores!
Acompanhe mais dicas de como vender pela internet pelo blog Amazon e conquiste cada vez mais consumidores!
Mensalidade GRÁTIS por 1 ano!
Aproveite todos os benefícios de vender na Amazon com mensalidade GRÁTIS por 1 ano.
Posts relacionados
® 2024, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.