Confira 11 maiores benefícios de fazer integração com marketplace

Confira 11 maiores benefícios de fazer integração com marketplace

A integração com marketplace é uma alternativa promissora para os empreendedores que atuam no varejo e proporciona grandes oportunidades de vendas. Trata-se de uma estratégia para ganhar visibilidade e atingir uma parcela maior do público-alvo, impulsionando os resultados.
Entenda sobre a integração do marketplace e escale seu negócio
Em um cenário de ascensão, o marketplace é um dos canais de compra preferidos dos clientes e ganhou popularidade forte no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico — ABComm —, o setor do marketplace atingiu um crescimento de 68% em 2020.

O primeiro passo para diversificar as oportunidades é entender as vantagens que o seu negócio pode alcançar no meio digital. Pensando nisso, confira neste post 11 benefícios da integração com marketplace e como realizar esse processo para potencializar o faturamento.
Descubra mais sobre a integração com o marketplace da Amazon

O que é a integração com marketplace

Tendência forte entre os empreendedores, a integração com marketplace é uma ação em que uma loja virtual ou física comercializa seus produtos em sites marketplace — site de vendas que funciona como um shopping virtual, apresentando ao cliente grande variedade de produtos de diferentes lojas.

Sendo assim, a loja tem a oportunidade de estar presente em uma plataforma reconhecida e que conta com grande tráfego de clientes, fator essencial para aumentar as possibilidades de vendas e alcançar o público-alvo com mais facilidade e eficiência.

Vocabulário da Amazon:

Seller Central

Seller Central é o site através do qual os vendedores administram toda sua atividade de vendas na Amazon: gerenciar inventário, atualizar os preços, comunicar-se com os clientes, supervisionar o estado da conta, conectar-se com nossa equipe de atendimento ao cliente e adicionar novos produtos.
Conheça 11 benefícios e como aplicar a integração do marketplace

Como essa integração funciona

Basicamente, a integração começa com a escolha do marketplace e um cadastro. Após entender as condições comerciais, a loja e o marketplace firmam um contrato para disponibilizar os produtos que serão anunciados no site.

Dessa forma, o marketplace atua como um intermediário, divulgando o produto no site e fazendo a conexão entre o cliente e a loja. Com isso, toda a logística e relação comercial acontece com o apoio do marketplace, proporcionando vantagens para a marca e para os consumidores.

Qual o momento ideal para a integração

O mercado é um ambiente competitivo em praticamente todos os segmentos da economia, especialmente no comércio virtual. Por isso, o marketplace é uma alternativa interessante para uma loja que deseja aumentar o faturamento e ganhar visibilidade.

Nesse contexto, fazer a integração com marketplace é ideal para ter mais possibilidades de crescimento da marca. Essa é uma estratégia que pode ser adotada em todas as fases da maturidade de um negócio, seja nos momentos iniciais ou com um tempo maior de atuação.

Em outras palavras, a integração deve acontecer no momento em que o empreendedor desejar oferecer canais de vendas variados aos clientes. Dessa maneira é possível aumentar as possibilidades de vendas para facilitar o alcance de novos objetivos.

11 benefícios de fazer a integração com marketplace

Um bom marketplace oferece benefícios que vão além da possibilidade de aumentar as vendas e o faturamento de uma loja. É uma estratégia considerada imprescindível atualmente devido à grande competitividade e aos muitos desafios encontrados pelos empreendedores.

Diante disso, diversificar os canais de vendas e contar com um marketplace proporciona vantagens importantes para o crescimento de uma marca — com diferenciais que contribuem para elevar diversos aspectos comerciais e mercadológicos.

Veja, a seguir, os principais benefícios da integração com marketplace:

1. Aumento do alcance do público

Um dos grandes desafios de um negócio é estreitar o relacionamento e alcançar o público-alvo de forma eficiente e agradável. Com o marketplace, esse processo pode se tornar mais fácil, principalmente por causa da visibilidade e do tráfego intenso de clientes em todos os segmentos oferecidos.

2. Alavancagem das vendas

O marketplace funciona como uma grande vitrine virtual que oferece, de forma prática, tudo que o cliente precisa. Com isso, uma marca tem a oportunidade de estar presente nas buscas dos consumidores, aumentando consideravelmente as possibilidades para alavancar as vendas.

3. Retorno financeiro rápido

Um dos grandes benefícios do marketplace é reunir dois ingredientes importantes para aumentar as vendas: o reconhecimento de mercado e o grande fluxo de acessos. Dessa forma, a loja pode vender mais e ter resultados financeiros mais rapidamente.

4. Baixo investimento

Para fazer a integração com marketplace e começar a vender, os empreendedores não precisam de grandes investimentos ou esforços. De uma maneira prática, moderna e econômica, é possível fazer uma boa parceria e disponibilizar os produtos no site, sem causar impactos no planejamento financeiro.

5. Aumento da credibilidade e confiança

O marketplace tem uma marca reconhecida e consolidada no mercado, o que garante mais credibilidade e confiança por parte dos clientes. Sendo assim, essa é uma oportunidade para oferecer serviços confiáveis e facilitar o processo de fidelização dos consumidores.

6. Melhora do SEO

O SEO — Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca — é uma estratégia imprescindível para qualquer negócio. Trata-se de uma forma para facilitar que o seu negócio seja encontrado nos principais meios de busca na internet, como o Google, Yahoo! e outros.

Sendo assim, ao realizar a integração com marketplace, a sua loja terá uma melhoria considerável no SEO, sendo mais acessível aos clientes nas buscas online. Esse é um fator importante para melhorar o posicionamento da marca e contribuir para aumentar as vendas.

7. Redução de custos

Outro benefício importante para todo negócio que utiliza o marketplace é a redução de custos para vender os seus produtos. Com a parceria para a divulgação e entregas, é possível reduzir gastos e oferecer condições ainda melhores aos clientes, pois as taxas cobradas não são elevadas, representando um ótimo custo-benefício.

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8. Melhoria da experiência

A experiência do cliente é um fator decisivo para os resultados de uma loja e tem potencial para fidelizá-lo. Ao vender no marketplace, o seu negócio terá requisitos importantes para aprimorar a experiência dos seus clientes e ter mais possibilidades de retorno.

9. Segurança

A segurança é um atributo que todo cliente procura e pode influenciar diretamente na decisão de compra e escolha das marcas. Por isso, ao contar com o marketplace, a loja garante processos confiáveis e seguros aos clientes desde o pagamento até a entrega, o que é essencial para melhorar a imagem da loja — principalmente nas primeiras compras.

10. Aumento da agilidade

A agilidade dos processos internos reflete diretamente na experiência do cliente, principalmente em relação às entregas. Por contar com uma estrutura ampla, o marketplace oferece serviços de entregas rápidas, o que é essencial para a satisfação dos seus clientes.

11. Ampliação da visibilidade

Por fim, um dos maiores benefícios que a sua loja terá ao vender em um marketplace é o aumento da visibilidade no mercado. Mesmo com a presença dos concorrentes é possível manter a sua marca presente em um dos principais lugares nos quais os clientes procuram produtos.
Descubra como realizar a integração do marketplace

Principais requisitos para a integração com marketplace

A integração com o marketplace é um processo descomplicado e os lojistas podem começar a expor seus produtos na plataforma em passos simples. Uma vez que os requisitos comerciais e legais básicos sejam atendidos, o lojista já pode colocar a mão na massa.

O primeiro passo para aderir a um marketplace é ser pessoa jurídica e emitir notas fiscais, estando com a situação regularizada. Além disso, é preciso atender aos requisitos de precificação de produtos, definição da categoria, formas de pagamento e questões logísticas.

Nesse sentido, é importante ter um bom planejamento e conhecer todas as regras do marketplace o qual pretende utilizar. É importante considerar as taxas de comissionamento, que são fatores extremamente importantes para as suas finanças e resultados.

A Amazon é uma das maiores plataformas marketplace do mundo e oferece todos os requisitos para ter serviços de qualidade, visibilidade, confiança e potencializar suas vendas, pois é um site acessado por milhões de pessoas diariamente e que transmite toda credibilidade.

O processo para começar a vender na Amazon é simples, e você tem todo o nosso apoio, basta seguir o seguinte passo a passo:
  • Selecione o plano de vendas Profissional ou Individual;
  • Encontre a sua categoria de vendas;
  • Separe dos documentos necessários;
  • Crie a conta no Seller Central;
  • Cadastre seus produtos;
  • Acerte as questões fiscais e de pagamentos;
  • Verifique as questões de frete;
  • Publique seus produtos.
Em pouco tempo você já terá os produtos anunciados e contará com diversos benefícios para a sua marca — inclusive com o nosso sistema de entregas rápidas e eficientes. Esse é o grande diferencial para manter uma presença sólida no mercado digital, com boa visibilidade e tudo para vender mais.

A integração com marketplace Amazon acontece sem burocracias, basta ter um negócio regularizado e criar uma conta para cadastrar seus produtos. Além das muitas categorias, você tem toda facilidade para gerenciar suas vendas com acesso intuitivo ao inventário dos produtos.

Como você pôde notar neste artigo, a integração com marketplace é uma alternativa importante para alavancar os resultados de um e-commerce. Além dos diversos benefícios que proporciona, o recurso permite diversificar os canais de vendas e ter resultados mais expressivos.

Gostou do post? Agora você entendeu mais sobre a integração com marketplace e os benefícios que ela proporciona.

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