Dicas para melhorar sua margem de vendas na Amazon
Como destacar sua loja em um dos maiores marketplaces do mundo.
18 mar, 2021
10 min
Pensar em estratégias para aumentar sua margem de vendas na Amazon é muito importante, pois irá te ajudar a investir no crescimento gradual do seu negócio dentro do marketplace.
As vendas estão diretamente ligadas a visibilidade que sua loja virtual tem, ou seja, o quanto ela está aparecendo para possíveis clientes. Seu produto pode ser o melhor de todos, mas se ninguém encontrá-lo seus esforços não serão recompensados.
Existem várias estratégias para aumentar sua margem de vendas, principalmente dentro da Amazon, que disponibiliza uma série de ferramentas para melhorar ou destacar seus anúncios. Confira a seguir como aumentar sua margem de vendas na Amazon:
As vendas estão diretamente ligadas a visibilidade que sua loja virtual tem, ou seja, o quanto ela está aparecendo para possíveis clientes. Seu produto pode ser o melhor de todos, mas se ninguém encontrá-lo seus esforços não serão recompensados.
Existem várias estratégias para aumentar sua margem de vendas, principalmente dentro da Amazon, que disponibiliza uma série de ferramentas para melhorar ou destacar seus anúncios. Confira a seguir como aumentar sua margem de vendas na Amazon:
10 dicas de como melhorar a margem de vendas na Amazon
1. Utilize a ferramenta de palavra-chave da Amazon
Para que seus produtos apareçam na primeira página dos resultados de pesquisa no marketplace da Amazon, é necessário analisar o uso de palavras-chaves procuradas pelos seus clientes em potencial.
Você pode fazer isso através da Amazon Keyword Tool. Insira o nome do seu produto na caixa de busca, confira se o país e o idioma estão corretos (Brazil / Portuguese) e clique no ícone da lupa.
Como resultado, irá aparecer uma lista de palavras-chave por ordem de volume de busca, ou seja, quais palavras estão relacionadas ao seu produto e que terão mais chance de aparecer quando seu cliente fizer uma busca.
Você pode fazer isso através da Amazon Keyword Tool. Insira o nome do seu produto na caixa de busca, confira se o país e o idioma estão corretos (Brazil / Portuguese) e clique no ícone da lupa.
Como resultado, irá aparecer uma lista de palavras-chave por ordem de volume de busca, ou seja, quais palavras estão relacionadas ao seu produto e que terão mais chance de aparecer quando seu cliente fizer uma busca.
2. Otimize ofertas para pesquisa
Agora que você já sabe onde encontrar suas palavras-chave, é preciso aplicar essa dica em seus anúncios para vocë ter maior visibilidade no marketplace.
Vamos explicar como funciona a procura de um produto dentro do marketplace: a busca é feita através de um sistema de palavras-chave, ou seja, o cliente faz uma consulta no site e os resultados que irão aparecer serão os que mais se assemelham com o que foi digitado.
Por isso faz toda a diferença incluir termos estratégicos como, por exemplo, informação de cor, marca, modelo e entre outros, no título do anúncio e na descrição do produto.É importante você saber também que existem tipos de variação de palavras. Vamos usar o exemplo prático de um tênis. Os usuários podem pesquisar por “tênis branco”, “tênis nike branco”, “tênis feminino branco”, e assim por diante.Você pode olhar como seus concorrentes estão escrevendo ou até mesmo fazer testes, criando dois anúncios diferentes para o mesmo produto, e assim entender qual deles teve mais acessos.
Lembrando que existem regras para fazer um cadastro de produtos na Amazon. Cada título deve ter cerca de 60 caracteres, ser objetivo e conter a palavra-chave principal do produto.
Na descrição, seja fiel ao que está escrito na embalagem do produto e inclua dados como: marca, linha do produto, material, ou característica principal, cor, tamanho, quantidade e tipo de produto.
Durante a descrição busque também usar as palavras-chave do produto que estejam de acordo com a forma com que o seu cliente costuma pesquisar pelo produto, assim você aumenta sua chance de mostrar sua oferta.
Vamos explicar como funciona a procura de um produto dentro do marketplace: a busca é feita através de um sistema de palavras-chave, ou seja, o cliente faz uma consulta no site e os resultados que irão aparecer serão os que mais se assemelham com o que foi digitado.
Por isso faz toda a diferença incluir termos estratégicos como, por exemplo, informação de cor, marca, modelo e entre outros, no título do anúncio e na descrição do produto.É importante você saber também que existem tipos de variação de palavras. Vamos usar o exemplo prático de um tênis. Os usuários podem pesquisar por “tênis branco”, “tênis nike branco”, “tênis feminino branco”, e assim por diante.Você pode olhar como seus concorrentes estão escrevendo ou até mesmo fazer testes, criando dois anúncios diferentes para o mesmo produto, e assim entender qual deles teve mais acessos.
Lembrando que existem regras para fazer um cadastro de produtos na Amazon. Cada título deve ter cerca de 60 caracteres, ser objetivo e conter a palavra-chave principal do produto.
Na descrição, seja fiel ao que está escrito na embalagem do produto e inclua dados como: marca, linha do produto, material, ou característica principal, cor, tamanho, quantidade e tipo de produto.
Durante a descrição busque também usar as palavras-chave do produto que estejam de acordo com a forma com que o seu cliente costuma pesquisar pelo produto, assim você aumenta sua chance de mostrar sua oferta.
3. Crie uma Oferta Especial
Nas ofertas especiais, o produto aparece em destaque, por tempo limitado, na página de ofertas da Amazon. Essa é uma estratégia para conquistar maior visibilidade e uma oportunidade para que o cliente conheça a sua loja.
Para criar ofertas especiais é preciso ser um vendedor do plano profissional, ter a entrega Prime disponível para o produto em todas as regiões do Brasil e contar com um bom histórico de vendas, com uma avaliação dos clientes de ao menos 3 estrelas.
Para criar ofertas especiais é preciso ser um vendedor do plano profissional, ter a entrega Prime disponível para o produto em todas as regiões do Brasil e contar com um bom histórico de vendas, com uma avaliação dos clientes de ao menos 3 estrelas.
4. Use o recurso de Conteúdo A+
Proprietários de marcas, que possuem o plano profissional, podem usar o recurso do Conteúdo A+ para fazer uma descrição exclusiva dos seus produtos, de forma a atrair consumidores mais qualificados. Com essa ferramenta, você consegue aprimorar a identidade da sua empresa e oferecer informações ainda mais completas sobre os itens da sua loja.
5. Oferta em Destaque
Em meio a variedade de produtos e vendedores no marketplace Amazon, é necessário pensar em formas do seu produto se destacar e ser visualizado, a Oferta em Destaque pode fazer a diferença neste sentido. Ela é uma caixa branca que fica no lado direito da página de detalhes de cada item, em que os clientes podem adicioná-la ao carrinho.
Quando mais de um vendedor é elegível para comercializar o mesmo item, eles podem competir para conquistar este espaço (desde que o produto possa ser entregue no endereço do cliente).
Para se qualificar à Oferta em Destaque, é importante ter um preço competitivo, oferecer um excelente atendimento ao cliente e ter estoque disponível. Outro diferencial é oferecer frete grátis.
Quando mais de um vendedor é elegível para comercializar o mesmo item, eles podem competir para conquistar este espaço (desde que o produto possa ser entregue no endereço do cliente).
Para se qualificar à Oferta em Destaque, é importante ter um preço competitivo, oferecer um excelente atendimento ao cliente e ter estoque disponível. Outro diferencial é oferecer frete grátis.
6. Utilize o consultor de vendas da Amazon
Através do consultor de vendas da Amazon, você contará com informações personalizadas sobre como melhorar a eficiência da sua loja e, por consequência, vender mais. Ao utilizar este serviço você será notificado quando oportunidades forem identificadas.
Este recurso está disponível na página inicial do Seller Central, você pode configurar para receber as informações pelo seu e-mail e escolher as preferências de notificação. Além disso, é possível fazer o download de várias recomendações no Amazon Marketplace Web Services.
Este recurso está disponível na página inicial do Seller Central, você pode configurar para receber as informações pelo seu e-mail e escolher as preferências de notificação. Além disso, é possível fazer o download de várias recomendações no Amazon Marketplace Web Services.
7. Crie promoções ou ofereça descontos
As promoções são uma alternativa para aumentar as vendas e atrair mais clientes, você pode oferecer descontos ou brindes. Mas, para obter sucesso, é importante analisar quais tipos de ofertas seus consumidores em potencial consideram interessantes e investir na divulgação.
Quando você oferece descontos, aumenta suas chances de conquistar a Oferta em Destaque. Além disso, essa é uma estratégia que pode ser pensada de diversas formas, por exemplo, um desconto para quando o cliente adquire mais itens ou na primeira compra ou enviar um código promocional para fidelizar o consumidor.
Quando você oferece descontos, aumenta suas chances de conquistar a Oferta em Destaque. Além disso, essa é uma estratégia que pode ser pensada de diversas formas, por exemplo, um desconto para quando o cliente adquire mais itens ou na primeira compra ou enviar um código promocional para fidelizar o consumidor.
8. Controle bem o estoque dos produtos
A experiência do cliente é um fator que faz toda a diferença para aumentar a margem de vendas, se ele não enxerga valor no seu produto não irá comprar. E o valor não é somente o item em si, mas também a experiência de compra.
Se ele adquire um produto, por exemplo, e não o recebe porque sua loja já não tem mais o mesmo em estoque, isso diminui as chances de voltar à sua loja, mesmo que você ofereça ofertas, porque a marca perde a credibilidade. Para evitar esse tipo de problema, mantenha o controle do seu inventário, o que pode ser feito pela Seller Central.
Confira como a Amazon oferece uma boa experiência aos clientes e o que você como vendedor pode fazer para melhorar a experiência do cliente ao comprar online na Amazon.
Se ele adquire um produto, por exemplo, e não o recebe porque sua loja já não tem mais o mesmo em estoque, isso diminui as chances de voltar à sua loja, mesmo que você ofereça ofertas, porque a marca perde a credibilidade. Para evitar esse tipo de problema, mantenha o controle do seu inventário, o que pode ser feito pela Seller Central.
Confira como a Amazon oferece uma boa experiência aos clientes e o que você como vendedor pode fazer para melhorar a experiência do cliente ao comprar online na Amazon.
9. Use a logística do FBA e ofereça mais vantagens para os clientes
Os vendedores que fazem parte do serviço de logística da Amazon FBA - Logística da Amazon têm estoque de produtos armazenados em Centros de Distribuição da Amazon, o que ajuda a diminuir o prazo de envio para o cliente. Além disso, garante aos usuários Amazon Prime frete grátis..
10. Anuncie com a Amazon e aumente a visibilidade das suas ofertas
Ao fazer publicidade com a Amazon você pode patrocinar seus produtos para que os anúncios com suas ofertas tenham maior visibilidade no marketplace, te possibilitando mais cliques e vendas.
Saiba como funciona o Amazon Ads e comece a anunciar na Amazon.
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Aproveite os dados de venda da Amazon Sellers
Os dados de vendas da Amazon Seller são relatórios comerciais que irão te auxiliar a entender como vender mais dentro do marketplace, aumentar o tráfego, o número de conversões e a porcentagem de Oferta em Destaque. Aproveite-os para delinear as melhores estratégias para sua loja.
A loja da Amazon fornece diversos recursos, que fazem a diferença na hora de aumentar a margem de venda. Vale a pena explorar cada um deles, invista seu tempo para cuidar dos processos da sua loja, desde a divulgação até a entrega dos produtos e o pós-venda.
A loja da Amazon fornece diversos recursos, que fazem a diferença na hora de aumentar a margem de venda. Vale a pena explorar cada um deles, invista seu tempo para cuidar dos processos da sua loja, desde a divulgação até a entrega dos produtos e o pós-venda.
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