Conheça documentos e certificados necessários para vender nos EUA

Conheça documentos e certificados necessários para vender nos EUA

Antes de começar a vender pela Amazon.com, é importante saber o que você precisa emitir de documentação para enviar o produto para os Estados Unidos
Se você quer vender nos Estados Unidos, a Amazon é o melhor caminho: você tem à disposição a expertise de uma grande rede de distribuição, de um site conhecido no mercado consumidor norte-americano, e ainda pode contar com algumas dicas e acompanhamentos importantes no processo.

Agora que você sabe onde, resta entender o como. E uma preocupação natural neste momento é em relação aos documentos que você precisa emitir para realizar sua venda no exterior, ou seja, a exportação dos seus produtos. Sabendo disso, a Amazon preparou uma lista dos principais documentos que você precisa conhecer antes de tudo.

Conheça os documentos e certificados necessários para vender nos Estados Unidos!
mulher sentada à mesa, digitando no computador e imagens de listas de tarefas feitas ao lado

Para a exportação em consignação

É importante entender que um vendedor brasileiro que não tem empresa nos Estados Unidos e esteja usando o programa de FBA - Logística da Amazon deve acompanhar três passos para exportar: o envio dos produtos, ou seja, a exportação em si, a chegada deles no destino e as vendas propriamente ditas.
Na primeira etapa, a exportação em consignação, o vendedor exportador deverá estar registrado no RADAR e precisará dos seguintes documentos:
  • Nota Fiscal com CFOP 7949: Essa é a nota clássica para exportar no Brasil, mas você precisa saber de algumas coisas importantes. O valor da mercadoria, por exemplo, deve ser estabelecido em reais. Além disso, o destinatário deve estar sujeito ao Regime de tributação em bases universais (TBU). O vendedor é o responsável pela emissão deste documento.
  • Declaração Única de Exportação (DU-E) com código 80102 ("Exportação em Consignação"). O vendedor e seu despachante aduaneiro são os únicos responsáveis pela emissão deste documento. Vale saber que algumas empresas logísticas, como Fedex e UPS, também oferecem esse serviço.
  • Fatura Comercial: O importante é que ela deve estar em inglês e deve ser emitida pelo vendedor parceiro. Algumas empresas logísticas (Couriers, por exemplo) emitem a fatura automaticamente após receber as informações do envio.
  • AWB (do inglês, Air Waybill): Essa é a etiqueta com código de barras de carga aérea que é emitida pelos Couriers e deve ser colada nas caixas.
  • Packing List.
  • Certificado de Origem, se necessário.
Imagem  ilustrativa do centro de distribuição da Amazon com caminhões estacionados à frente

Para a entrada nos EUA

Neste caso, você precisará de um Importador (do inglês IOR - Importer of Record), que facilitará a entrada dos produtos nos Estados Unidos. O IOR é responsável por:
  • Garantir que os produtos importados estejam em conformidade com as leis e regulamentações locais;
  • Preencher completamente a declaração de imposto e os documentos associados;
  • Pagar os impostos de importação e outras taxas sobre essas mercadorias.
Vale reforçar que a Amazon não atua como IOR para qualquer envio para o exterior, mesmo que você escolha o programa FBA – Logística da Amazon. Essa exigência se aplica a remessas de qualquer tamanho ou valor, independentemente de sua origem e dos produtos enviados.

Para a venda ao cliente final nos EUA - exportação definitiva

Quando um cliente comprar seu produto nos Estados Unidos, você deve reportar a venda às entidades brasileiras mesmo que a operação esteja ocorrendo em outro país. Para isso, você precisará emitir os seguintes documentos:
  • Nota Fiscal com CFOP 7101 (se você for o fabricante do produto em questão) ou 7102 (se você for apenas o revendedor deste produto).
  • Nova DU-E com código 80802: Diz respeito à exportação definitiva de bens que saíram do país em consignação.
Vale lembrar que essas são apenas algumas orientações gerais, então se você quiser detalhes mais específicos, a Amazon sugere a busca por um especialista. Alguns provedores, como o Mr. Cont ou CONTCOMEX, realizam este serviço.

Afinal, você pode encontrar alguns termos que parecem um pouco mais técnicos, como o de minimis, que é um valor máximo de mercadoria a ser exportada, onde você tem algumas vantagens e facilita este processo de internacionalização no começo.

Mas não se preocupe, a Amazon.com está aqui para te ajudar! Basta conhecer a Rede de Prestadores de Serviço (SPN), empresas terceirizadas especialistas em vender na Amazon, disponível para te orientar durante todo este processo e até oferecer serviços práticos, por meio de despachantes e transportadoras, por exemplo.
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