Antes de implementar o dropshipping é preciso planejar. Ou seja, crie seu modelo de negócios, estude como fazer a
gestão financeira de sua loja virtual e defina qual será o seu nicho de mercado. A partir disso, é hora de procurar quais são os melhores fornecedores para cada produto e analisar os valores cobrados por eles.
Mas o preço não deve ser o único fator de escolha. É muito importante levar em consideração como eles atendem as demandas e fazem o monitoramento de estoque e envio. O tempo e a qualidade de entrega fazem toda a diferença na experiência de compra do consumidor que compra pela internet. Por isso, pesquise a reputação do fornecedor no mercado e se ele é de fácil contato, para evitar futuros problemas de comunicação ou desempenho.
Para começar as vendas, selecione a quantidade de produtos que serão disponibilizados em sua loja virtual de acordo com a quantidade disponível pelos fornecedores. Lembre-se de pedir que os mesmos sempre mandem os números atualizados para você, para garantir que quando uma compra for feita o produto já esteja disponível para envio.
Após a compra, os pedidos são processados automaticamente pela loja virtual e enviados para a empresa parceira, que deve mandar o código de rastreio para o cliente.
Em casos de troca ou devolução, a comunicação com o consumidor é sua responsabilidade, mas o processo de logística continua a cargo do fornecedor. O estoque e a entrega são questões internas, portanto, acompanhe todos estes procedimentos, pois eles refletem diretamente na reputação da sua loja.