E-commerce ou marketplace? Conheças suas principais diferenças

E-commerce ou marketplace? Conheças suas principais diferenças

Embora a venda online esteja em plena expansão, alguns empreendedores ainda usam os termos e-commerce ou marketplace como sinônimos quando se referem ao comércio digital. Entender a diferença entre ambos é essencial para descobrir qual das duas abordagens está mais alinhada com seu nicho de mercado, por exemplo.
Conheça as diferenças
Tanto a plataforma do e-commerce quanto a do marketplace atendem a propósitos comerciais semelhantes, operando como lojas online. No entanto, existem algumas particularidades desses modelos de negócios no que se refere aos processos por trás da venda de produtos aos consumidores.
Aprenda o que é o e-commerce

O que é e-commerce?

O e-commerce é uma loja online de uma empresa, seja ela revendedora ou fabricante. Nesse ambiente digital, que pode ser um site, aplicativo ou plataforma, o empreendedor controla o próprio estoque e vende apenas produtos que fazem parte do catálogo da empresa.

Embora possa haver a terceirização de algum serviço, não existe um intermediador envolvido no processo de venda. Assim, a marca é a única responsável por todo o contato direto com o consumidor final, desde a compra até a entrega. Além disso, o e-commerce dá ao empreendedor a oportunidade de destacar os diferenciais da marca e também de atuar em segmentos específicos do mercado.

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O que é marketplace?

A variedade de produtos comercializados é um dos seus principais atrativos desse modelo de vendas online. O marketplace reúne produtos de diferentes lojas e oferece uma gama de itens mais ampla do que o e-commerce de uma única marca. Por isso, é comum pensar nessa plataforma como um shopping center virtual.

Essa plataforma é a maneira mais simples, rápida e econômica para conhecer as possibilidades do varejo digital. A expertise do marketplace é importante especialmente para os empreendedores acostumados com a dinâmica da loja física, mas que ainda estão pouco familiarizados com o modelo de negócio de vendas online.

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Quais as principais diferenças entre um e-commerce e o marketplace?

Como escolher entre os dois modelos de vendas online? As características apresentadas sobre o e-commerce e o marketplace impactam 6 questões importantes, tais como as que citaremos a seguir.

1. Investimento necessário

Uma das principais vantagens do marketplace é a economia inicial para começar a vender seus produtos rapidamente e a alcançar os clientes que compram na plataforma. Tudo o que você precisa é criar um perfil de vendedor no marketplace escolhido e cadastrar suas mercadorias.

A economia de tempo no desenvolvimento de um site também contribui para aumentar sua margem de lucro, permitindo que você se concentre na elaboração de novos produtos e na gestão das vendas.

Por outro lado, os custos para desenvolver um e-commerce são um pouco maiores. Embora existam plataformas que ajudem as empresas na criação de suas lojas online, ainda é necessária a contratação de um desenvolvedor web para cuidar do design, integração e recursos personalizados. Outros custos a serem considerados na hora de criar uma loja online própria incluem o nome do domínio, o certificado HTTPS e o sistema de pagamento.

2. Lucratividade

O desenvolvimento de um e-commerce leva mais tempo. Com o alto investimento inicial, será necessário um tempo maior para obter uma margem de lucro positiva.

O marketplace tem custos de venda como comissões e taxas para que você venda seus produtos na plataforma. Ainda assim, a lucratividade rende boas margens de lucro já nas primeiras vendas.

3. Ações de marketing e visibilidade

O reconhecimento da marca e a confiança do consumidor é algo que não se conquista imediatamente. Embora as pessoas se sintam mais à vontade para realizar compras online, elas ainda desconfiam de marcas pouco conhecidas. Caso você decida criar um e-commerce, esteja ciente de que levará tempo para conquistar o reconhecimento e lealdade dos consumidores à marca.

Também é preciso lembrar que a criação de uma loja online exclusiva não é a garantia de que você terá visitantes. Por isso, depois que o site for construído, é necessário tempo e investimento para desenvolver ações de marketing que ajudem a destacar sua loja virtual.

Seus clientes precisam encontrar sua loja virtual ao pesquisar no Google e outras ferramentas de busca. Isso significa a necessidade de investimento na otimização de mecanismos de busca (SEO) e também na publicidade paga.

Os marketplaces permitem que os varejistas contornem essa etapa com facilidade. A maioria dessas plataformas já conta com o reconhecimento e a confiança dos consumidores. Com isso, os vendedores pegam carona nessa credibilidade e, como recompensa, acessam imediatamente um grande público de consumidores em potencial.

Também não é necessário preocupar-se com SEO ou publicidade paga, pois os marketplaces já realizam investimento em recursos que ajudam a aumentar a visibilidade de seus produtos nas ferramentas de busca. Uma desvantagem do marketplace é que o foco está no seu produto e não apenas em sua marca enquanto no e-commerce você pode reforçar a identidade da empresa.

4. Logística

Manter um e-commerce envolve custos logísticos essenciais como gestão de estoque, separação, preparo, encaminhamento das mercadorias ao consumidor e mão de obra para todas essas operações. Isso significa também custos com espaço para a armazenagem e o risco financeiro de manter um estoque que corre o risco de ser danificado, perdido, roubado ou não ser vendido.

Os marketplaces dispensam a operação logística, porque apenas oferecem um espaço para as marcas listarem seus produtos e se conectarem com os consumidores. Isso significa uma economia significativa de gestão de mercadorias.

5. Escalabilidade

Por ser a solução mais simples e barata de venda online, o marketplace também é a maneira mais lucrativa de fazer com que suas vendas cresçam rapidamente. Se um e-commerce deseja se tornar mais escalável, ele precisa de mais tempo e investimento.

É fundamental ter mais estoque, maior espaço de armazenamento e realizar a contratação extra de pessoal para gerenciar, classificar, estocar e enviar as mercadorias. Em vez de gastar tempo e recursos com esses aspectos, o marketplace investe no desenvolvimento de ferramentas que melhorem a experiência do cliente, impulsionando mais vendas.

6. Segurança

É preciso oferecer ao consumidor a garantia de segurança no trato com os dados pessoais necessários para a compra online. No e-commerce cabe ao empreendedor a tarefa de contratar um serviço de proteção de dados. No caso do marketplace, esse cuidado já faz parte do protocolo da plataforma, o que garante mais segurança nas transações.
O que considerar?

O que considerar na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio?

Ainda na dúvida sobre o uso do e-commerce ou do marketplace para suas vendas online? Então, você precisa conhecer as facilidades oferecidas pela Amazon. Além de eliminar os processos burocráticos que dificultam a venda online, nós apresentamos vantagens exclusivas.

Credibilidade reconhecida internacionalmente

A Amazon é referência quando falamos em vendas online. Por meio desse marketplace, você tem a oportunidade de apresentar seus produtos para milhares de consumidores no Brasil e no exterior. Além disso, a Amazon já conta com uma base consolidada de usuários, o que garante a existência de um público consumidor para seus produtos já no início das operações.

Logística facilitada

O programa FBA - Logística da Amazon é uma alternativa oferecida pela Amazon para cuidar de todo o processo de compra, do atendimento ao cliente até o envio e a devolução dos produtos que você vende. Basta enviar as mercadorias para o Centro de Controle e Distribuição da Amazon.

Customização do frete

O custo de frete é uma das principais dúvidas dos vendedores. Para eliminar essa preocupação, a Amazon oferece um cálculo de frete baseado nos custos da mercadoria e nas taxas de logística e entrega.

Ferramentas para a gestão das vendas online

A Amazon oferece diferentes recursos tecnológicos que ajudam você a gerenciar seu negócio virtual. Com o aplicativo Amazon Seller, é possível analisar suas vendas, gerenciar ofertas, controlar seu inventário, encontrar produtos para vender, responder às perguntas dos consumidores, bem como capturar e editar fotos para o cadastramento de mercadorias.

Referência na experiência do usuário

A Amazon leva a sério a experiência do cliente em todas as etapas do processo de venda. Detalhes como o layout do site e aplicativo, divisão de produtos em categorias e subcategorias, ranking de produtos, compra em 1 clique, itens relacionados e avaliações de outros consumidores são pontos desenvolvidos que contribuem para a decisão de compra do cliente.

Para tornar a experiência ainda mais personalizada, a Amazon também apresenta uma sugestão de produtos com base no histórico do consumidor, o que torna a experiência de compra ainda mais personalizada.

Recursos para pequenos e médios negócio

A Amazon oferece uma série de ferramentas para que você cresça, independentemente do tamanho do seu negócio. Entre os recursos disponíveis, temos:
  • Seller University: oferece uma série de vídeos com treinamento gratuito para ajudar você a aprender a realizar suas vendas na Amazon;
  • Histórias de sucesso: conheça os casos de empreendedores que alavancaram as vendas no marketplace da Amazon;
  • Fale conosco: sempre que surgir alguma dúvida sobre como a Amazon pode contribuir para a expansão do seu negócio, entre em contato;
  • Eventos e treinamentos online: aprenda com especialistas como ter uma loja virtual bem-sucedida;
  • Rede de prestadores de serviço: conheça uma lista de prestadores de serviços terceirizados aprovados pela Amazon que podem ajudar você a iniciar suas vendas em nosso marketplace.
Agora que você conferiu os benefícios exclusivos do marketplace da Amazon registre-se em nossa plataforma e expanda o seu negócio com a venda online.

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