E-commerce: o que é? Como funciona e como montar uma loja virtual de sucesso

E-commerce: o que é? Como funciona e como montar uma loja virtual de sucesso

O que é e-commerce? Entenda o conceito deste modelo de negócio que movimenta bilhões online e como funciona para criar sua loja virtual de sucesso
25 oct, 2024
4 min
Se você está pensando em ingressar no mundo dos negócios digitais, entender o conceito de e-commerce e saber como criar uma loja virtual são passos fundamentais para ter sucesso.

E-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se às transações comerciais realizadas pela internet. Este modelo de negócio permite que produtos e serviços sejam comprados e vendidos online, eliminando a necessidade de um ponto de venda físico.

Segundo pesquisas da Abcomm Forecast a expectativa de faturamento dos e-commerces no Brasil no ano de 2024 é de um total de R$ 200 bilhões movimentando mais de 90 milhões de usuários. Estes dados dão dimensão para o tamanho do negócio.

Como montar um e-commerce?

Se você está interessado em ingressar no mundo do ecommerce, criar uma loja virtual pode ser uma excelente opção para expandir seus negócios. Mas por onde começar? Vamos abordar os passos essenciais para criar uma loja virtual de sucesso começando do zero:

1. Escolher uma solução de ecommerce

A escolha da solução de ecommerce é crucial para o funcionamento da sua loja virtual. Existem várias opções disponíveis, cada uma com suas características e funcionalidades.

Você pode começar com um e-commerce próprio, pela compra do domínio de um site e ferramenta de criação de loja virtual.

Outra opção é escolher uma alternativa confiável e renomada de marketplace, como a Amazon, que oferece suporte técnico, segurança e integração com a vasta rede de clientes do marketplace considerado um dos maiores do mundo. Entenda quais são as diferenças entre um e-commerce e marketplace.

2. Criar a página da sua loja virtual

Após escolher a solução de ecommerce, é importante registrar um domínio exclusivo para a sua loja virtual. O domínio é o endereço web que os clientes irão acessar para encontrar seus produtos.

Utilizar o próprio nome da sua empresa ou uma palavra-chave relevante pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade nos motores de busca.

Outra possibilidade é criar a sua loja virtual dentro de um marketplace. Assim, você diminui o investimento iniciala o garantir a padronização da sua loja e diminuição da necessidade de ter um espaço físico próprio para fazer a gestao do estoque e mercadorias.

3. Personalizar o design da loja virtual

Para criar uma experiência única para seus clientes, é essencial personalizar o design da sua loja virtual.

Amazon Brasil venda.amazon.com.br oferece uma variedade de opções de personalização, desde layouts pré-definidos até a possibilidade de customizar cores, fontes e imagens. Um design atraente e intuitivo pode influenciar positivamente a experiência de compra do cliente e aumentar as chances de conversão.

Caso opte por um e-commerce próprio é necessário adaptar a programação do seu site e até eventualmente contratar uma equipe responsável par a realização destas definições de forma personalizada e otimizada.

Para dar continuidade, confira nosso conteúdo completo sobre como criar uma loja virtual.

Tipos de e-commerce

O universo do e-commerce abrange diferentes tipos de transações realizadas pela internet. Vamos explorar alguns dos principais tipos de vendas realizadas em lojas virtuais e suas diferentes finalidades:

Tipo de Ecommerce Descrição
B2B (Business to Business) Esse tipo de ecommerce envolve transações entre empresas. Um exemplo comum é a venda de insumos entre fabricantes e revendedores. Nesse modelo, empresas compram produtos ou serviços de outras empresas para uso interno ou revenda.

B2C (Business to Consumer) O B2C é a forma mais conhecida de ecommerce. Nesse modelo, as empresas vendem diretamente aos consumidores finais. É o caso de lojas online que oferecem produtos para os clientes comprarem sem precisar sair de casa.

C2C (Consumer to Consumer) Nesse tipo de ecommerce, os consumidores vendem produtos uns aos outros. Marketplaces e sites de leilão permitem que pessoas físicas possam vender e comprar produtos entre si. É uma forma de economia colaborativa.p

D2C (Direct to Consumer) O D2C é um modelo de ecommerce em que os fabricantes ou marcas vendem diretamente aos consumidores, sem intermediários. Essa abordagem permite que as marcas tenham mais controle sobre a experiência de compra e estabeleçam um relacionamento direto com seus clientes.

Como mensurar o sucesso de um ecommerce?

Uma das principais vantagens de ter um e-commerce é a possibilidade de mensurar e analisar os resultados obtidos. Mas como saber a sua loja online está sendo bem-sucedida? Existem algumas métricas e estratégias que podem ajudar nessa avaliação.

Visitas vs Conversão

A primeira métrica que você deve acompanhar é a de vendas ou conversões e a relação entre o total de visitas e de vendas realizadas.

Se muitas pessoas acessam sua loja online mas não compram, há um problema de conversão. Já se há poucas visitas, talvez seja hora de investir na divulgação da sua página ou de produtos específicos da sua loja.

Estabeleça metas claras e acompanhe regularmente esses indicadores para identificar possíveis melhorias.

Satisfação do cliente

Outra forma de mensurar o sucesso do seu ecommerce é avaliar a satisfação dos clientes. Através de pesquisas de satisfação, avaliações e feedbacks dos clientes, você pode obter insights valiosos sobre a experiência de compra oferecida pelo seu ecommerce.

Utilize essas informações para identificar pontos de melhoria e proporcionar uma experiência cada vez melhor para os seus clientes.

Realizar testes e otimizações constantes é fundamental para garantir o sucesso do seu ecommerce e saber medir se o nível de satisfação dos clientes mudou.

Teste diferentes versões de páginas, layouts, cores, botões de compra, entre outros elementos. Analise os resultados e faça ajustes com base nos dados obtidos.

Marketplace da Amazon te permite acompanhar todas estas métricas pelo Seller Central, te garantindo maior assertividade na criação de sua estratégia de vendas online.

Monte o seu e-commerce com a ajuda da Amazon e saia na frente

marketplace. Independentemente se sua decisão é criar o seu próprio site, nós podemos ser um parceiro do seu negócio. Confira alguns dos serviços que oferecemos para e-commerces:

Criação de loja virtual;
Serviços de delivery de encomendas;
Análise de métricas e indicadores de sua loja virtual;
Integração de loja virtual na Amazon com e-commerce próprio;
Certificação de marcas no marketplace da Amazon para venda como loja oficial;
Vendas internacionais para os Estados Unidos e outros países.
Que tal se tornar um parceiro da Amazon e aproveitar o máximo das oportunidades para montar um e-commerce de sucesso?

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