Caso o seu produto não tenha um código EAN, você pode solicitar a isenção dessa informação para a equipe da Amazon e realizar o cadastro da mercadoria na ferramenta normalmente.
Veja o passo a passo para fazer isso:
1. Acesse a Central de Vendas (Seller Central);
2. Na aba “Catálogo”, clique em “adicionar produtos”;
3. Role a página para baixo e clique em “sobre incluir produtos”;
4. Abaixo de “O que é um GTIN”, clique em “saiba mais”;
5. Na seção “Como solicitar uma isenção de GTIN”, clique no link “Solicitar isenção de GTIN”;
6. Na página “Solicitar isenção de GTIN” clique em “Selecionar” e, em seguida, selecione a categoria de produto relevante na lista pop-up;
7. Digite o nome da marca ou do editor no campo Marca/Editor. Para itens e combos sem marca, digite Genérico (diferenciar maiúsculas e minúsculas);
8. Você pode solicitar até 10 isenções clicando em “+ Adicionar” mais marcas/editores para adicionar marcas ou editores na mesma categoria e clicar em “+ Adicionar” mais categorias para adicionar novas categorias;
9. Clique em “Verificar qualificação” e veja o resumo de qualificação na tela. Uma marca de seleção aparecerá na coluna Status se você estiver qualificado para uma isenção. Se o seu produto não for qualificado para uma isenção de GTIN, você não poderá continuar;
10. Se o produto for passível de isenção, clique em “Continuar” para enviar o comprovante e, na próxima página, faça o upload das imagens, clicando em “Enviar solicitação” quando terminar.
Feito isso, aguarde o prazo de 48 horas para receber um e-mail informando se a solicitação de isenção do código EAN foi aprovada ou não. Também é possível acompanhar o status da solicitação no Registro de casos do seu perfil na Amazon.
Se você conseguiu a aprovação, faça o cadastro do seu produto depois de 24 horas. O processo será o mesmo de quando você insere um produto com código de barras, sendo que o sistema da Amazon reconhecerá a permissão de isenção e permitirá que você prossiga sem um GTIN (ID do produto).
É importante se atentar para colocar exatamente o nome Categoria e Marca/Editor que constam no aviso de aprovação de isenção, sem nenhum tipo de caractere ou espaço a mais.
Tenha em mente que é sempre indicado ter um código EAN, então use o recurso de isenção apenas quando estritamente necessário.
Você pode conferir uma explicação ilustrada de
como solicitar a isenção do código EAN, disponibilizada pela Amazon Seller University.