“Obsessão pelo cliente” é o primeiro princípio de liderança da Amazon e isso perpassa toda a forma como a plataforma foi pensada. O layout e funcionalidades de cada página são aprimorados continuamente para melhorar a experiência de compra do cliente online tanto no site quanto no aplicativo. Isso impacta diretamente na decisão de compra do consumidor.
Os produtos são divididos em categorias e subcategorias e o usuário pode conferir o ranking dos produtos dentro de cada uma delas, ler as avaliações deixadas por outros consumidores, além de ver itens relacionados. Os produtos sugeridos são baseados no histórico de busca do usuário, ou seja, tornando a experiência bem mais personalizada.
Seções como “clientes que compraram este produto também compraram” e a
lista dos mais vendidos auxilia a guiar o consumidor pela plataforma, refinar sua busca e oferecer uma grande variedade de produtos, pensada de acordo com o perfil dele.
A experiência do usuário nas compras da Amazon se destaca pelo autosserviço e essa é uma das razões porque muitas pessoas optam por usar o site, ao invés de outros sites. Sua fácil navegação, disposição de informações de forma clara e direta diminuem a necessidade de interação humana, o cliente se sente mais independente. Mas, ao mesmo tempo, pode contar com um SAC ágil e eficiente.
A
compra com 1 clique é outro exemplo de facilidade que aumenta a rapidez do processo. Com os dados cadastrados, literalmente, é só dar um clique e efetuar a compra, E as lojas hospedadas dentro do marketplace usufruem desses benefícios sem ter que arcar com os custos e desenvolvimento de um servidor capaz de disponibilizar todos esses recursos.