Fotos para e-commerce: 10 dicas para não errar nessa hora!

Fotos para e-commerce: 10 dicas para não errar nessa hora!

As fotos para e-commerce são imprescindíveis e consistem no principal contato do consumidor com os produtos de uma loja virtual. É um fator extremamente importante, sendo decisivo para atrair a atenção do cliente e otimizar o processo de compra.
15 dez, 2021
2 min
Nesse sentido, tirar boas fotos é uma maneira para aprimorar a experiência sensorial do consumidor e faz toda diferença na decisão de compra — por isso, saber como disponibilizar imagens de qualidade deve ser uma prioridade para o e-commerce que deseja impulsionar as vendas.

Mas, afinal, como ter fotos para e-commerce perfeitas no site da sua loja ou marketplace? Se deseja saber mais sobre o assunto, este post vai ajudar. Continue a leitura e veja 10 dicas incríveis para caprichar nas fotos e aumentar suas chances de vendas.

A importância de tirar boas fotos para e-commerce

O mercado e o nível de exigência do consumidor evoluíram bastante nos últimos anos, principalmente com o avanço tecnológico e ascensão do comércio virtual. Dessa forma, oferecer uma experiência enriquecedora ao cliente se tornou uma necessidade para manter bons resultados.

Nesse contexto, a qualidade das fotos dos produtos no site do e-commerce é um fator crucial e tem poder para direcionar a opção de compra — são como a vitrine da loja virtual, em que a pessoa vê o produto, desperta o interesse e tem maior disposição para fechar a compra.

Em outras palavras, investir em métodos para aperfeiçoar as fotos para e-commerce é um requisito básico para o sucesso da loja virtual. Afinal, as imagens de qualidade e que apresentam os detalhes do produto de forma nítida e agradável têm maiores possibilidades de converter as vendas.

Sendo assim, tirar boas fotos é uma estratégia comercial importante para o e-commerce que deseja se destacar dos concorrentes. Como um mesmo produto é oferecido por várias lojas, a qualidade da foto e condições de compra são decisivas para demonstrar diferenciais e aumentar a taxa de conversão.

Vocabulário da Amazon:

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10 dicas para tirar boas fotos para e-commerce

Como você viu até aqui, a foto é uma parte essencial para as operações de um e-commerce. Diante disso, para ter imagens de qualidade é preciso adotar estratégias profissionais e de criatividade, gerando resultados que sejam atrativos e compatíveis com a identidade da marca.

Embora pareça uma atividade simples, é essencial ter cuidados para evitar excessos e garantir que as fotos sejam adequadas. O que também não exige grandes investimentos, ou seja, produzir boas imagens é uma ação que se encaixa em todo tipo de orçamento.

Veja, a seguir, algumas dicas valiosas para acertar na hora de tirar fotos para e-commerce.

1. Conte com uma boa resolução

Para garantir que o seu público veja imagens nítidas, é importante atentar à resolução e certificar que sejam adequadas para o formato do site. Uma resolução correta é essencial para evitar que a foto fique embaçada, principalmente quando o cliente utiliza a ferramenta zoom.

Portanto, certifique dos seguintes fatores para ter imagens perfeitas:
  • analise o formato da imagem, se quadrado ou retangular;
  • avalie qual a capacidade mínima de pixels exigida no site;
  • evite imagens acima de 16 megabytes;
  • quanto maior o número de pixels, maior a nitidez.

2. Aproveite a função zoom

A função zoom permite que o consumidor amplie a imagem para notar os mínimos detalhes do produto, eliminando todas as dúvidas. Por isso, é importante que a resolução das imagens seja ideal para disponibilizar essa ferramenta essencial para a conversão de vendas.

Sendo assim, é essencial oferecer essa função para que os clientes tenham certeza do que estão comprando. Assim, evita surpresas desagradáveis que comprometem a satisfação. Além disso, o zoom é um requisito que faz toda a diferença para transmitir segurança e confiabilidade ao cliente.

3. Não utilize apenas uma imagem

Independentemente do produto que você comercializa na loja virtual, inserir apenas uma imagem não é suficiente para demonstrar todos os detalhes ao consumidor. Dessa forma, a melhor alternativa é utilizar fotos secundárias, que apresentam o produto em diferentes perspectivas.

4. Mantenha o estilo das fotos

Para evitar comprometer o design do seu site e não tornar o visual cansativo, é importante manter o estilo nas fotos de todos os produtos. Além de proporcionar um ambiente agradável, facilita a procura pelas mercadorias e elimina dificuldades para entender as diferenças entre os produtos.

5. Tome cuidado com o flash

O flash é um recurso importante para tirar fotos de qualidade em determinados ambientes e situações. Entretanto, é importante evitar excessos e saber exatamente quando utilizá-lo, de forma que não comprometa a qualidade e a nitidez das imagens.

Quando o flash é utilizado de maneira inadequada, as imagens ficam muito claras e dificultam a percepção de alguns detalhes do produto. Portanto, se necessário, conte com dicas de um profissional para garantir que o uso dessa função seja feito da maneira correta.

6. Capriche na iluminação

A iluminação é um dos pilares para ter fotos nítidas e com boa apresentação. Por isso, é essencial ter atenção especial. Nem sempre será possível ter bons resultados com a iluminação natural. Dessa maneira, o ideal é utilizar luminárias e rebatedores de luz para ter boas condições.

Nesse sentido, o recomendado é fornecer uma iluminação que permita a visualização de todos os detalhes do produto e, ao mesmo tempo, não seja cansativa. Portanto, prepare o ambiente para ter clareza no tom adequado e de acordo com a cor e características do produto.

7. Aproveite a fidelidade das cores

Outro aspecto relevante é a fidelidade das cores, que consiste na harmonia entre cor do produto, iluminação e plano de fundo. Trata-se de uma relação crucial para transmitir ao cliente as características reais do produto e evitar interpretações indevidas, que sempre geram trocas e devoluções.

Diante disso, tenha cuidado para manter a fidelidade das cores dos produtos e evitar influências que podem comprometer o entendimento do consumidor. Para tanto, um dos pontos que mais podem influenciar é a cor do cenário e o tipo de iluminação.

8. Fotografe o produto em um fundo branco

O fundo branco é, geralmente, a melhor opção para elevar a qualidade da visualização das imagens, ou seja, facilita a percepção de detalhes. Sendo assim, é importante montar um cenário para tirar as fotos de acordo com as dimensões do produto e com fundo brando.

Para isso, você não precisa de grandes investimentos, com materiais acessíveis é possível montar um ambiente perfeito para as fotos, por exemplo:
  • caixa de papelão firme e do tamanho adequado;
  • tecido branco para revestir a caixa por dentro;
  • folhas de EVA para adaptar no fundo da caixa;
  • equipamentos de iluminação, rebatedores e luminárias.

9. Tire fotos de vários ângulos

Para demonstrar todos os detalhes do seu produto, é indispensável tirar fotos em vários ângulos, com a devida distância. Esse fator é essencial para o cliente ter noção do tamanho e características do produto, o que é essencial para a experiência de compra.

Dessa forma, utilize tripés para garantir que as fotos sejam variadas e com a mesma qualidade em todos os ângulos — tanto de cima para baixo, ao nível dos olhos, de baixo para cima e em outras perspectivas que apresentam todas as particularidades.

10. Exiba os detalhes

Por fim, as suas fotos para e-commerce devem apresentar de forma clara e objetiva todos os detalhes dos produtos. Trata-se de um fator essencial para garantir que o cliente entenda tudo sobre o que pretende adquirir, evitando devoluções, trocas ou insatisfação.

Se for necessário, você pode utilizar modelos, manequins ou outras estratégias para fornecer uma visão perfeita sobre o produto e seu uso. Assim, é possível contribuir para a fidelização e eliminar gastos adicionais com processos de devoluções, desistência ou trocas.

As vantagens de ter boas fotos para o e-commerce

Ao oferecer no site e-commerce imagens de qualidade e fiéis aos produtos comercializados, o empreendedor tem diversos benefícios. Além de ser um diferencial de mercado, é um fator imprescindível para estreitar o relacionamento com o público-alvo.

Devido a essa relevância para o e-commerce, investir em fotos registradas por um profissional especialista é a melhor forma de garantir a qualidade. Com equipamentos de ponta e expertise nas técnicas de fotografia, as imagens serão adequadas e perfeitas para apresentação do produto ao cliente.

Sendo assim, os benefícios de contar com profissionais e ter boas fotos para e-commerce são:
  • alta qualidade das imagens;
  • aumento da taxa de conversão;
  • apoio para a edição das fotos;
  • maior confiança;
  • apresentação perfeita do produto;
  • melhora a experiência do cliente;
  • diferencial competitivo;
  • aumenta o número de vendas;
  • cria uma identidade para a marca.
Portanto, as fotos dos produtos no e-commerce merecem atenção especial dos empreendedores, e ter apoio é essencial para aprimorar os resultados. Dessa forma, é possível garantir que os clientes tenham um contato enriquecedor com o site e escolham produtos que vão atender às necessidades.

Como pôde notar, ter qualidade nas fotos para e-commerce deve ser uma prioridade para o crescimento de um negócio no cenário virtual. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para criar fotografias perfeitas, afinal, é um dos principais meios para chamar a atenção do seu público-alvo.

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