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Quanto custa vender na Amazon?

Quanto custa vender na Amazon? Conheça quais são as comissões cobradas pelo Marketplace e como se planejar para abrir a sua loja no nosso marketplace.

Investimentos e comissões: quanto custa vender na Amazon

Se você quer criar a sua loja virtual ou expandir suas vendas, utilizar uma loja, como a Amazon, pode ser a solução. Porém, antes de tomar essa decisão, é importante saber alguns dados que vão impactar no seu faturamento, sendo o principal deles quanto custa vender na Amazon.

Os valores variam, principalmente, de acordo com o plano que você escolher, tipo de produto e comissão de venda aplicada. É importante analisar as opções oferecidas no marketplace, para optar pela que se adequa melhor ao seu modelo de empreendimento.

Custos em ter um loja na Amazon

1. Escolha do planos de venda

Uma das vantagens de vender na Amazon é que não é preciso ter um contrato social para abrir a sua loja, você pode usar seu CPF ou CNPJ para se cadastrar. Essa facilidade de cadastro atrai desde micro até grandes empresas, sendo ideal para todos os tamanhos de negócio, nichos de mercado e tipos de vendedores: sejam eles fabricantes dos próprios produtos ou revendedores.

Considerando a diversidade de empresas que podem afiliar-se ao marketplace, são oferecidas duas modalidades de planos de venda, o individual e o profissional. Nesta etapa já é possível começar a calcular o quanto custa vender na Amazon.

O plano individual é voltado para aqueles que pretendem vender menos de 10 itens por mês. A criação da conta é gratuita e sem mensalidade, são cobrados R$2,00 por item vendido, mais a comissão por cada venda. Os recursos incluídos nessa categoria são:
  • Adicionar novos produtos ao catálogo da Amazon;
  • Suporte na página de ajuda do Seller Central;
  • Acesso aos treinamentos gratuitos da Amazon Seller University;
  • Apoio da equipe de suporte ao vendedor;
  • Receber à vista pelas compras parceladas.
Já o plano profissional foi pensado para quem planeja vender uma quantidade acima de 10 itens mensalmente. Nessa modalidade, você paga uma mensalidade de R$19,00 e mais a comissão por venda, e conta com todos os benefícios do plano individual, além de outras vantagens como:
  • Vender em categorias que exigem aprovação;
  • Fazer upload em massa de produtos;
  • Gerenciar o inventário através de relatórios comerciais;
  • Espaço para ganhar a oferta em destaque;
  • Configurar o seu frete da maneira personalizada;
  • Adicionar vários gerenciadores na mesma conta.
Lembrando que é possível trocar de plano a qualquer momento e em poucos cliques, e a Amazon oferece ainda 3 meses gratuitos para testar o plano profissional. Confira os detalhes na página de Planos de Venda.
Pantallazo de Amazon mostrando productos habilitados por ser Prime

2. Entenda as comissões de vendas

Para se tornar um revendedor no marketplace Amazon, é importante compreender como funcionam as comissões de vendas, o que te ajudará a estimar parte dos custos em ter uma loja na internet.

A comissão de vendas, que vai depender da categoria do produto, é o valor cobrado sobre o preço do produto, da embalagem (incluindo embalagem para presente, se houver) e da entrega. Esses são alguns motivos pelos quais o quanto custa vender na Amazon pode variar.

Se a sua empresa é a responsável pelos custos do frete, não cabe a taxa de envio, por exemplo. Agora, se você utiliza o sistema de armazenamento e envio da Amazon (FBA) ou os Correios, o cálculo será diferente.

Você configura todos esses itens, informando suas necessidades, pela Seller Central.

3. Tarifas por item

A tarifa por item é cobrada apenas para os vendedores que possuem o plano de venda individual, o valor é de R$2,00, por cada item que você disponibilizar na sua loja. Por exemplo, se você tem 10 produtos à venda, o valor total da tarifa será de R$20,00.

Por isso, ao fazer a gestão financeira de sua loja virtual é importante incluir esse dado de quanto custa vender na Amazon. Ao fazer todo o cálculo, você poderá considerar qual tipo de plano de vendas é ideal para você.

Lembre-se que é possível tanto passar para o plano profissional quanto voltar para o individual, vai depender do momento em que seu negócio está.

4. Comissões de venda

Ao abrir sua loja virtual no marketplace da Amazon, seja no plano individual ou profissional, é cobrada uma comissão sobre cada venda realizada. A porcentagem muda de acordo com a categoria do produto e algumas delas possuem um valor mínimo.

É importante entender o valor das comissões ao aprender como vender na Amazon, para que você inclua no seu planejamento metas de lucro reais e também ao estabelecer os preços dos produtos. A Amazon debita o maior valor aplicável entre a porcentagem da comissão e a comissão mínima.
Confira abaixo a tabela de comissões por categoria:

Categoria

% de comissão por categoria**

Comissão mínima aplicável

Roupas e acessórios
16%
R$ 1,00
Calçados, bolsas e óculos escuros
16%
R$ 1,00
Bagagem e acessórios de viagem
16%
R$ 1,00
Relógios
16%
R$ 1,00
Joias
20%
R$ 1,00
Livros
15%
R$ 1,00
TV, áudio e cinema em casa
9%
R$ 1,00
Eletrônicos portáteis
13%
R$ 1,00
Celulares
11%
R$ 1,00
Câmera e fotografia
13%
R$ 1,00
Acessórios para eletrônicos e para PC¹
15% até R$ 100,00

10% acima de R$ 100,00
R$ 1,00
Videogames e consoles
13%
R$ 1,00
Casa
11%
R$ 1,00
Ferramentas e Construção
11%
R$ 1,00
Cozinha
11%
R$ 1,00
PC
12%
R$ 1,00
Papelaria e Escritório
13%
R$ 1,00
Esportes, aventura e lazer
11%
R$ 1,00
Eletrodomésticos de linha branca
9%
R$ 1,00
Móveis²
15% até R$ 200,00

10% acima de R$ 200,00
R$ 1,00
Ar-Condicionado
9%
R$ 1,00
Brinquedos e jogos
12%
R$ 1,00
Produtos para bebês
12%
R$ 1,00
Saúde e cuidados pessoais
14%
R$ 1,00
Beleza
13%
R$ 1,00
Eletroportáteis de cuidado pessoal
11%
R$ 1,00
Jardim e Piscina
15%
R$ 1,00
Vídeo e DVD
15%
R$ 1,00
Música
15%
R$ 1,00
Peças e acessórios automotivos
12%
R$ 1,00
Pneus e rodas
10%
R$ 1,00
Produtos para animais de estimação
12%
R$ 1,00
Comidas e bebidas
8% para produtos até R$ 60,00

15% para produtos acima de R$ 60,00
R$ 1,00
Bebidas alcoólicas
10%
R$ 1,00
1 Produtos de Acessórios eletrônicos com preços de venda acima de R$ 100,00 terão uma comissão de 15% sobre os primeiros R$ 100,00 e 10% para o que exceder esse valor. Produtos deAcessórios eletrônicos com preços inferiores a R$ 100,00 terão uma nova comissão de 15%.

2 Itens na categoria Móveis com preços de venda acima de R$ 200,00 terão uma comissão de 15% sobre os primeiros R$ 200,00 e 10% para o que exceder esse valor. Itens na categoria Móveis com preços inferiores a R$ 200,00 continuarão com uma comissão de 15%.


**As comissões, incluindo as comissões mínimas, são calculadas por item. Portanto, se um cliente fizer um pedido de vários itens, uma comissão separada será aplicada a cada item.
Se você tem um plano individual, para saber o quanto irá receber, deve subtrair o valor da comissão, a comissão de vendas e a tarifa de R$2,00 por item ao valor pago pelo consumidor. Agora, em planos profissionais, você irá subtrair a tarifa de vendas e a comissão.

5. Tarifa administrativa de reembolso

O que acontece quando um cliente solicita o reembolso? Nessas situações, a Amazon irá te retornar o valor da comissão cobrado pela venda, mas é preciso pagar a tarifa administrativa. Ela representa 20% da comissão ou o menor valor, de R$10,00.

Por exemplo, se você retornar ao seu cliente o valor de R$10,00, em uma categoria de produto cuja comissão é 15%, o valor recebido pela Amazon seria de R$1,50. Então o cálculo da taxa administrativa é feito sobre 20% dessa quantia, o que daria R$0,30.

As vantagens de vender na Amazon

Agora que você já entendeu os custos envolvidos de ter uma loja no marketplace da Amazon, é importante conhecer também os benefícios que nosso site oferece para seus vendedores.

A estrutura é uma de suas principais vantagens. No mercado brasileiro de e-commerce desde 2014, a Amazon é uma empresa consolidada no mercado, contando com a confiança e fidelidade dos consumidores. A grande visibilidade que o site oferece também merece ser destacada, pois são milhões de acessos e buscas todos os meses.

A facilidade de gestão da loja virtual, através da Seller Central, a estrutura mundialmente conhecida de logística, e a variedade de nichos de mercado que podem ser vendidos na Amazon também atraem cada vez mais vendedores.

Alguns outros benefícios exclusivos para o vendedor Amazon são a possibilidade de personalizar o frete de acordo com a região e subregião do país, e a precificação automática dos produtos, onde é possível determinar um preço mínimo e máximo e a ferramenta oferece a melhor oferta de acordo com a movimentação da concorrência.

Venda mais com o marketplace da Amazon

Após entender quanto custa vender na Amazon, e suas vantagens, é possível ver que o investimento de tempo e recursos no marketplace pode fazer toda a diferença para sua loja virtual.

Conheça mais sobre o marketplace da Amazon navegando pelo nosso blog, além de conferir dicas de como destacar sua loja virtual da concorrência.
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