Loja virtual com estoque terceirizado: 7 vantagens dessa opção
O estoque é um dos pontos principais para a operação de uma loja virtual. Graças a ele, é possível dispor dos produtos para os clientes quando eles realizam a compra, oferecendo uma experiência satisfatória e dentro do previsto. Porém, manter o próprio armazenamento não é simples e nem barato. Como consequência, uma loja virtual pode recorrer ao estoque terceirizado.
Esse é um modelo voltado para a otimização operacional, logística e de custos. Portanto, a escolha da solução favorece tanto o seu negócio quanto a experiência do cliente, o que pode ajudar na conquista de resultados melhores.
Quer entender por que recorrer a essa alternativa? Conheça 7 vantagens do estoque terceirizado e veja como adotá-lo em seu negócio!
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O que é a terceirização de estoque da loja virtual?
O estoque terceirizado de uma loja virtual consiste em uma estrutura que é gerenciada por um operador logístico externo ao negócio. Ou seja, outra empresa fica responsável pela execução de tarefas relacionadas ao armazenamento e às etapas logísticas das suas vendas.
Como você verá ainda neste conteúdo, é uma modalidade que pode trazer vantagens para os vendedores online. Com isso, pode ser uma oportunidade para quem deseja se consolidar no mercado com mais praticidade.
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Vocabulário da Amazon:
Seller Central
Seller Central é o site através do qual os vendedores administram toda sua atividade de vendas na Amazon: gerenciar inventário, atualizar os preços, comunicar-se com os clientes, supervisionar o estado da conta, conectar-se com nossa equipe de atendimento ao cliente e adicionar novos produtos.
Como funciona o processo de terceirização do estoque?
Antes de conhecer os benefícios, vale saber como o estoque terceirizado para loja virtual funciona. Tudo começa com o pedido feito pelo cliente por meio da sua loja.
A partir desse ponto, o pedido pode ser enviado automaticamente para o operador logístico e de armazenamento. Esse outro agente é o responsável por manter o estoque, garantindo que os produtos estejam disponíveis para o envio após a venda. Então, com o recebimento do pedido há a separação de itens, o preparo e a realização do envio para o endereço do seu cliente.
Existem diversas modalidades de estoques terceirizados, como o estoque em consignação. Nesse caso, você não precisa adquirir os produtos e a disponibilidade de armazenamento muda conforme você realiza vendas e os produtos são utilizados.
Também existe o cross docking. Nessa modalidade, após o pedido, é possível enviar os produtos ao operador logístico para que ocorra a entrega em um centro de distribuição mais adequado ao endereço de entrega. A partir daí, realizam-se as etapas de separação e envio.
Já no dropshipping, é o fornecedor que faz o envio direto do produto, por meio de um repasse da ordem de compra.
A partir desse ponto, o pedido pode ser enviado automaticamente para o operador logístico e de armazenamento. Esse outro agente é o responsável por manter o estoque, garantindo que os produtos estejam disponíveis para o envio após a venda. Então, com o recebimento do pedido há a separação de itens, o preparo e a realização do envio para o endereço do seu cliente.
Existem diversas modalidades de estoques terceirizados, como o estoque em consignação. Nesse caso, você não precisa adquirir os produtos e a disponibilidade de armazenamento muda conforme você realiza vendas e os produtos são utilizados.
Também existe o cross docking. Nessa modalidade, após o pedido, é possível enviar os produtos ao operador logístico para que ocorra a entrega em um centro de distribuição mais adequado ao endereço de entrega. A partir daí, realizam-se as etapas de separação e envio.
Já no dropshipping, é o fornecedor que faz o envio direto do produto, por meio de um repasse da ordem de compra.
Quais as vantagens de ter um estoque terceirizado na loja virtual?
Considerando as características de terceirização do estoque, existem benefícios que devem ser considerados. Afinal, graças a esse modelo seu negócio pode receber um apoio importante em operações que são cruciais para a experiência do cliente.
Na sequência, descubra quais são os principais pontos positivos de recorrer a um estoque terceirizado para a sua loja virtual!
Na sequência, descubra quais são os principais pontos positivos de recorrer a um estoque terceirizado para a sua loja virtual!
1. Redução de custos
Um dos aspectos mais relevantes é a diminuição geral dos custos logísticos e operacionais. Isso acontece, principalmente, por não ser necessário manter toda a estrutura de um estoque, o que inclui diversas despesas.
Além de ser necessário adquirir todos os produtos, é preciso dispor de espaço físico, estruturar um sistema de gerenciamento, fazer a segurança de entrada e saída e mais. Com a terceirização, esses gastos não existem e ainda é possível reduzir despesas com o processamento, distribuição e envio de pedidos.
Na prática, é uma forma de melhorar a estrutura de custos operacionais, já que há apenas o pagamento de valores ou taxas para o operador selecionado. Desse modo, é possível aproveitar melhor o capital disponível na sua loja virtual.
Além de ser necessário adquirir todos os produtos, é preciso dispor de espaço físico, estruturar um sistema de gerenciamento, fazer a segurança de entrada e saída e mais. Com a terceirização, esses gastos não existem e ainda é possível reduzir despesas com o processamento, distribuição e envio de pedidos.
Na prática, é uma forma de melhorar a estrutura de custos operacionais, já que há apenas o pagamento de valores ou taxas para o operador selecionado. Desse modo, é possível aproveitar melhor o capital disponível na sua loja virtual.
2. Distribuição de entrega ampliada
Na maioria dos casos, os serviços de estoque terceirizado ficam localizados em grandes centros. Como consequência, é possível aproveitar melhor a logística, em relação aos pedidos de todo o país. Como consequência, você passa a ter uma distribuição de entrega mais robusta.
É diferente de manter o próprio estoque. A menos que você esteja em uma área estratégica, há mais limitações para o envio dos produtos, o que pode diminuir a sua capacidade de vendas.
É diferente de manter o próprio estoque. A menos que você esteja em uma área estratégica, há mais limitações para o envio dos produtos, o que pode diminuir a sua capacidade de vendas.
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3. Maior disponibilidade de produtos
Além disso, uma loja virtual com estoque terceirizado costuma apresentar uma disponibilidade maior de produtos. Como não é preciso manter o próprio armazenamento, por exemplo, é possível expandir a quantidade de produtos disponíveis.
Também pode ser uma forma de ter uma variedade maior de itens. Com o estoque em consignação, por exemplo, você pode disponibilizar um volume maior de opções, sem ter o risco de sofrer com o estoque parado e as perdas decorrentes dele.
No final, isso não apenas aumenta o poder de escolha dos clientes. Essa também é uma forma de evitar a ruptura de estoque, que acontece quando o cliente deseja comprar um produto que já não está em estoque.
Também pode ser uma forma de ter uma variedade maior de itens. Com o estoque em consignação, por exemplo, você pode disponibilizar um volume maior de opções, sem ter o risco de sofrer com o estoque parado e as perdas decorrentes dele.
No final, isso não apenas aumenta o poder de escolha dos clientes. Essa também é uma forma de evitar a ruptura de estoque, que acontece quando o cliente deseja comprar um produto que já não está em estoque.
4. Localização otimizada
Como visto, o estoque terceirizado costuma estar localizado de maneira estratégica — com destaque para grandes centros e pontos eficientes para a logística de distribuição. Como consequência, você consegue aproveitar um ponto diferenciado para basear a logística da sua loja virtual.
Isso pode ajudar a reduzir certos custos de entrega para os clientes, por exemplo. Também pode favorecer a dinâmica das entregas, garantindo um desempenho mais interessante para todos os processos logísticos.
Isso pode ajudar a reduzir certos custos de entrega para os clientes, por exemplo. Também pode favorecer a dinâmica das entregas, garantindo um desempenho mais interessante para todos os processos logísticos.
5. Maior eficiência na entrega
Ao somar benefícios como a localização estratégica, a rede de distribuição ampla e a eficiência operacional, é possível explorar benefícios relacionados à eficiência de entrega. Como consequência, o cliente é o principal favorecido.
Graças a essa modalidade, o prazo de entrega pode se tornar menor, favorecendo a satisfação de quem compra. Também podem ocorrer menos erros, já que o gerenciamento operacional é especialmente favorecido.
Tudo isso favorece as etapas percebidas pelo cliente, como qualidade, rapidez e eficiência da entrega. Isso pode ajudar a gerar mais satisfação e fidelização, favorecendo o desempenho da sua marca no mercado.
Graças a essa modalidade, o prazo de entrega pode se tornar menor, favorecendo a satisfação de quem compra. Também podem ocorrer menos erros, já que o gerenciamento operacional é especialmente favorecido.
Tudo isso favorece as etapas percebidas pelo cliente, como qualidade, rapidez e eficiência da entrega. Isso pode ajudar a gerar mais satisfação e fidelização, favorecendo o desempenho da sua marca no mercado.
6. Aumento das vendas
A adoção de um estoque terceirizado para loja virtual também pode ser interessante para gerar mais vendas. Com mais capacidade de estoque e de operações, é possível atender a mais pedidos com o nível de qualidade desejado.
A satisfação dos clientes também se reflete em fidelização e indicação para outros compradores em potencial. Ambos os efeitos são favoráveis ao aumento das vendas, o que permite a expansão do negócio.
Principalmente, existe a chance de crescer exponencialmente. Como você não precisa se limitar pelo espaço do seu próprio estoque, é possível expandir consideravelmente as operações.
A satisfação dos clientes também se reflete em fidelização e indicação para outros compradores em potencial. Ambos os efeitos são favoráveis ao aumento das vendas, o que permite a expansão do negócio.
Principalmente, existe a chance de crescer exponencialmente. Como você não precisa se limitar pelo espaço do seu próprio estoque, é possível expandir consideravelmente as operações.
7. Condições diferenciadas de pagamento
Com o estoque terceirizado, sua loja virtual tem a chance de continuar oferecendo condições diferenciadas de pagamento. Assim, não há prejuízos quanto à definição dessas questões, em relação ao que o cliente espera.
Ao mesmo tempo, sua loja pode aproveitar condições diferenciadas para custear o serviço. A cobrança de taxas sobre vendas, por exemplo, pode favorecer sua operação, garantindo que você atualize os preços de maneira conveniente, mantendo a margem de interesse.
Ao mesmo tempo, sua loja pode aproveitar condições diferenciadas para custear o serviço. A cobrança de taxas sobre vendas, por exemplo, pode favorecer sua operação, garantindo que você atualize os preços de maneira conveniente, mantendo a margem de interesse.
Quando não vale a pena optar por um estoque desse tipo?
Apesar das vantagens, é preciso considerar que nem sempre o estoque terceirizado para loja virtual vale a pena. Você deve considerar possíveis desvantagens, como a dependência maior do fornecedor. Também existem os custos atrelados a esse tipo de serviço, os quais devem ser ponderados para que se saiba o que faz sentido para a realidade do seu negócio.
Você deve observar, ainda, o tipo de produto. Geralmente itens com validade curta não funcionam tão bem para um estoque desse tipo, o que exigirá a sua atenção redobrada.
Porém, essas são condições pontuais e que estão mais atreladas ao seu modelo de negócio. Portanto, um bom diagnóstico inicial é importante para que você possa definir se essa escolha faz sentido para a sua realidade.
Você deve observar, ainda, o tipo de produto. Geralmente itens com validade curta não funcionam tão bem para um estoque desse tipo, o que exigirá a sua atenção redobrada.
Porém, essas são condições pontuais e que estão mais atreladas ao seu modelo de negócio. Portanto, um bom diagnóstico inicial é importante para que você possa definir se essa escolha faz sentido para a sua realidade.
Como ter um estoque desse tipo?
Caso você conclua que o estoque terceirizado para a sua loja virtual faz sentido, é preciso entender como incorporar a solução à realidade do seu negócio. Para tanto, vale a pena começar com um planejamento, considerando as vendas e os gargalos que devem ser melhorados — especialmente, em relação à entrega.
Além disso, é necessário buscar um fornecedor de alta capacidade, especializado e que tenha experiência. Isso ajuda a evitar problemas do futuro e favorece o alcance dos resultados que você tem em mente.
Nessa etapa, também é importante avaliar as condições, com destaque para as taxas e outras cobranças. Assim, é possível se planejar para aproveitar melhor os serviços.
Ao vender na Amazon, você pode contar com essa modalidade de operação. Com o FBA - Logística da Amazon, o armazenamento de estoque fica por conta da empresa, assim como as etapas de logística.
Desse modo, você conta com mais de 20 anos de experiência a favor das entregas dos pedidos para seus clientes. Ao mesmo tempo, não precisa manter um grande estoque próprio, aproveitando as vantagens que já conhece.
Com o estoque terceirizado, sua loja virtual pode ganhar escala, diminuir os custos e melhorar a experiência dos clientes. Por isso, vale a pena buscar um fornecedor de qualidade para aproveitar todos esses aspectos!
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Além disso, é necessário buscar um fornecedor de alta capacidade, especializado e que tenha experiência. Isso ajuda a evitar problemas do futuro e favorece o alcance dos resultados que você tem em mente.
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