Mitos e verdades sobre vender no exterior
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Mitos e verdades sobre vender no exterior: precisa investir muito dinheiro?

17 jul, 2023
3 min

"Não tenho interesse em investir no exterior porque é caro exportar, e não sei em quanto tempo consigo retorno do investimento."

Essa é a primeira reação de muitos vendedores parceiros com quem já conversei sobre a possibilidade de vender no exterior pela Amazon, em especial nos Estados Unidos. Burocracia com licenças e certificações, dificuldade em encontrar parceiros, logística complicada, competição acirrada... Esses são alguns dos motivos que afastam o vendedor da sua expansão geográfica. Longe de mim relativizar a importância de se preparar e de mapear todos os custos para realizar uma operação de venda internacional bem-sucedida. Contudo, o caminho para começar a vender e ganhar dinheiro pode ser mais curto do que parece.

Por isso compartilho, a seguir, alguns mitos e verdades sobre o retorno financeiro da venda internacional:

Preciso adquirir licenças e certificações para vender nos Estados Unidos.
Mito ou verdade?

Mito

Na Amazon, nós orientamos vendedoras e vendedores parceiros a começarem pequenos, com poucos produtos. É possível começar com transporte aéreo – que é mais vantajoso financeiramente para volumes menores – e ter seu produto disponível no FBA – Logística da Amazon em torno de 15 dias após o envio (não há um mínimo de produtos para viabilizar os primeiros passos). Além de mais viável financeiramente, de quebra exime o vendedor de processos inerentes ao envio marítimo, como o desembaraço, que pode ser mais complexo operacionalmente. Envios marítimos são recomendados para maiores volumes e podem ser adotados com o ganho de escala das vendas internacionais.

Verdade

Caso a sua categoria exija. Para muitas categorias não é necessário nenhum tipo de licença, como é o caso de roupas, sapatos, bolsas, utensílios domésticos, decoração... Outras, como móveis e cosméticos, exigem certificações, que de fato podem incorrer em custos e tempo adicional. Mas não se preocupe! Não é nenhum bicho de sete cabeças, e a Amazon pode te ajudar indicando os melhores prestadores de serviços para auxiliar nesse processo.

Mito

Não é uma regra, mas nós recomendamos que você trabalhe incansavelmente em um catálogo irretocável, com todos os atributos bem implementados (mídias, descrições, bullet points, conteúdos avançados, etc.), assim como em divulgações, para que a sua loja chegue mais rápido aos olhos do cliente (através de anúncios patrocinados, essencialmente).

O marketplace da Amazon nos Estados Unidos é o centro das atenções de centenas de milhões de consumidores, o que naturalmente eleva a concorrência. Investimento em anúncios é muito importante para conquistar o seu espaço, e continuar investindo um percentual sobre as vendas é fundamental para manter essa relevância, até que a sua seleção de produtos atinja uma relevância que te permita reduzir investimentos, obter retorno de forma orgânica e melhorar as suas margens.

Portanto, reforço que é possível começar com pouco e que o retorno sobre o seu investimento pode chegar antes do que você imagina. Na nossa experiência, é muito comum ver vendedores obtendo retornos já no segundo ano de operação. O grande diferencial não é a categoria de produtos ou a quantidade de dinheiro investido, mas sim a sua determinação em fazer dar certo. Estratégia definida, equipe dedicada e vontade de aprender. Esses são pontos em comum entre os nossos muitos casos de sucesso.

E você, já deu o primeiro passo para internacionalizar a sua loja? Acesse aqui para se tornar um vendedor do Programa de Vendas Internacionais – Amazon Global Selling. A Amazon te oferece uma rede completa de suporte, um centro de distribuição, atendimento personalizado e muito mais para você se sentir seguro nessa nova empreitada.

Rafael Lapa

Rafael Lapa é Gerente Sênior de Negócios na Amazon, responsável por ajudar vendedoras e vendedores a crescer e expandir os seus negócios na Amazon. Fora do trabalho ele é pai do Luca, ávido praticante de esportes, são-paulino fanático, e gosta de apreciar um bom churrasco ao lado de amigos queridos.

Quer começar a vender nos Estados Unidos com a Amazon?

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