Não perca 8 estratégias para divulgar a sua loja virtual
No mercado de e-commerce, atrair a atenção (e a visita) dos usuários é um dos primeiros passos para alcançar resultados melhores. Para ter sucesso nessa tarefa, é essencial saber como divulgar a sua loja virtual de maneira eficiente.
11 abr, 2021
4 min
Afinal, isso pode reforçar a visibilidade, aumentar as visitas e gerar mais vendas. Também é uma forma de consolidar a sua marca e de se diferenciar dos competidores do mercado. Para tanto, é preciso adotar estratégias de apoio à divulgação de forma consistente.
A seguir, você conhecerá 8 formas de divulgar sua loja virtual de modo eficiente. Confira!
A seguir, você conhecerá 8 formas de divulgar sua loja virtual de modo eficiente. Confira!
1. Adote boas estratégias de SEO
O SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca. Ele reúne um conjunto de técnicas que ajudam a indicar que determinado endereço virtual é mais relevante e atende melhor às regras de ranqueamento. Mas o que isso tem a ver com sua loja virtual? Tudo!
Com a adoção de uma abordagem de SEO, a tendência é que a página do seu e-commerce ganhe posições nas páginas de busca dos usuários. Quanto mais próximo o endereço estiver do topo, maior tende a ser o volume de cliques e, potencialmente, de oportunidades geradas.
Com a adoção de uma abordagem de SEO, a tendência é que a página do seu e-commerce ganhe posições nas páginas de busca dos usuários. Quanto mais próximo o endereço estiver do topo, maior tende a ser o volume de cliques e, potencialmente, de oportunidades geradas.
Trabalhar o SEO é, acima de tudo, uma forma de fortalecer as visitas via busca orgânica. Ou seja, os clientes encontrarão naturalmente a sua empresa e chegarão até ela sem que seja por meio de anúncios.
Para colocar o SEO em prática, há mais de 200 fatores relevantes, mas alguns podem ser mais importantes que outros. No caso do e-commerce, um dos mais relevantes envolve a otimização do site para a navegação móvel. Segundo uma pesquisa solicitada pelo Google, 62% dos brasileiros usam o celular como único canal de compras online.
Para garantir uma boa experiência nesse sentido, é importante ter um site de rápido carregamento, com layout responsivo (que se adapte a vários tamanhos de tela) e que favoreça a compra de forma móvel.
Além disso, outros critérios também são importantes e devem ser considerados, co
Para colocar o SEO em prática, há mais de 200 fatores relevantes, mas alguns podem ser mais importantes que outros. No caso do e-commerce, um dos mais relevantes envolve a otimização do site para a navegação móvel. Segundo uma pesquisa solicitada pelo Google, 62% dos brasileiros usam o celular como único canal de compras online.
Para garantir uma boa experiência nesse sentido, é importante ter um site de rápido carregamento, com layout responsivo (que se adapte a vários tamanhos de tela) e que favoreça a compra de forma móvel.
Além disso, outros critérios também são importantes e devem ser considerados, co
- Utilização de palavras-chave nas descrições de produtos;
- Adoção de URLs otimizadas;
- Uso de links internos e externos de modo contextual (link building);
- Organização da estrutura e arquitetura do site, entre outros pontos.
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2. Invista na criação de conteúdo para blog
Já que o SEO é tão importante para divulgar a loja virtual de maneira orgânica, é interessante pensar no marketing de conteúdo como elemento de apoio. A ideia é fazer com que a indexação do endereço da loja virtual não dependa apenas das páginas de produtos. Para que isso se concretize, é interessante considerar a criação de um blog com conteúdo original, relevante e de qualidade.
Além de essa ser uma oportunidade para conseguir posições melhores nos buscadores, é uma forma de se aproximar do público e se posicionar como autoridade no assunto. Afinal, é uma forma de oferecer dicas relevantes e de tirar dúvidas comuns — tanto sobre a compra, como sobre os produtos e seu uso.
Além de essa ser uma oportunidade para conseguir posições melhores nos buscadores, é uma forma de se aproximar do público e se posicionar como autoridade no assunto. Afinal, é uma forma de oferecer dicas relevantes e de tirar dúvidas comuns — tanto sobre a compra, como sobre os produtos e seu uso.
Vale a pena realizar um levantamento de palavras-chaves, considerando os termos que são mais relevantes para o seu site e para o seu público. A partir disso, é preciso desenvolver conteúdos de alta qualidade e que ofereçam respostas adequadas para o público.
Ao mesmo tempo, é necessário aplicar as estratégias de SEO para o marketing de conteúdo. Pensar na facilidade de leitura, na estrutura da informação e na relevância do artigo são pontos essenciais.
Você também pode buscar junto ao público quais são as dúvidas e necessidades mais comuns. Assim, há como produzir de forma ainda mais relevante.
Ao mesmo tempo, é necessário aplicar as estratégias de SEO para o marketing de conteúdo. Pensar na facilidade de leitura, na estrutura da informação e na relevância do artigo são pontos essenciais.
Você também pode buscar junto ao público quais são as dúvidas e necessidades mais comuns. Assim, há como produzir de forma ainda mais relevante.
3. Aproveite o e-mail marketing
A produção de conteúdo para blog pode ajudar a gerar mais visitas (e vendas), mas não se limita a isso. Com essa estratégia, também fica mais fácil captar e-mails de clientes para implementar o e-mail marketing. Isso é possível ao oferecer uma newsletter com as novidades ou materiais ricos, como e-books e kits digitais.
Além disso, a composição da sua base de contatos também é favorecida se você oferecer condições exclusivas e novidades em primeira mão para quem se cadastrar com o e-mail. A grande vantagem é que você terá contato direto com o público, sem intermediários.
Ao adotar o e-mail marketing, você terá várias possibilidades. É possível fazer o pré e o pós-vendas por esse canal, aproximando o público e gerando uma relação de confiança e fidelização.
Além disso, a composição da sua base de contatos também é favorecida se você oferecer condições exclusivas e novidades em primeira mão para quem se cadastrar com o e-mail. A grande vantagem é que você terá contato direto com o público, sem intermediários.
Ao adotar o e-mail marketing, você terá várias possibilidades. É possível fazer o pré e o pós-vendas por esse canal, aproximando o público e gerando uma relação de confiança e fidelização.
Também é uma forma de oferecer descontos exclusivos (como por meio dos cupons) e apresentar as principais ofertas da loja virtual. Isso poderá levar mais pessoas até a sua loja virtual, gerando oportunidades de vendas.
Para acertar no e-mail marketing, é importante fazer testes com assuntos em busca da melhor taxa de abertura. Também é necessário considerar a experiência quanto ao consumo do conteúdo da mensagem. Lembre-se de que a maioria das pessoas acessa pelo celular, o que exige otimização nesse sentido.
Para acertar no e-mail marketing, é importante fazer testes com assuntos em busca da melhor taxa de abertura. Também é necessário considerar a experiência quanto ao consumo do conteúdo da mensagem. Lembre-se de que a maioria das pessoas acessa pelo celular, o que exige otimização nesse sentido.
4. Use fotos e vídeos de qualidade nas páginas de produtos
Para chamar a atenção para a sua loja virtual, o conteúdo visual também é essencial — tanto nas páginas de produtos e do blog quanto em outros meios, como nas redes sociais. Por isso, é fundamental investir em uma produção de qualidade nesse sentido.
Garanta que todas as fotos sejam de alta qualidade e realmente ajudem os clientes na tomada de decisão. Apresentar o produto em vários ângulos e em detalhes favorece a escolha de quem deseja ter a certeza sobre a compra.
Além disso, vale a pena investir em fotos produzidas e alinhadas com a sua identidade visual. Cuidar do cenário, da iluminação e do tratamento das fotos é essencial para abastecer as redes sociais, por exemplo.
Outro ponto importante é a produção de vídeos. Esse conteúdo é ideal para mostrar detalhes da experiência do produto, desde a abertura da caixa (unboxing) até a demonstração de uso. Esse tipo de conteúdo também pode transitar entre os diferentes meios online e pode atrair novos visitantes.
Garanta que todas as fotos sejam de alta qualidade e realmente ajudem os clientes na tomada de decisão. Apresentar o produto em vários ângulos e em detalhes favorece a escolha de quem deseja ter a certeza sobre a compra.
Além disso, vale a pena investir em fotos produzidas e alinhadas com a sua identidade visual. Cuidar do cenário, da iluminação e do tratamento das fotos é essencial para abastecer as redes sociais, por exemplo.
Outro ponto importante é a produção de vídeos. Esse conteúdo é ideal para mostrar detalhes da experiência do produto, desde a abertura da caixa (unboxing) até a demonstração de uso. Esse tipo de conteúdo também pode transitar entre os diferentes meios online e pode atrair novos visitantes.
5. Explore os diferentes formatos nas redes sociais
Para divulgar sua loja virtual, é importante não se limitar ao seu endereço digital. Ou seja, as iniciativas não devem se concentrar apenas no site, embora sejam importantes. Em vez disso, você deve buscar se conectar com o público em outros ambientes, como nas redes sociais.
O ideal é verificar quais são as redes mais usadas pelo seu público e, então, criar um perfil. Na hora de atrair a atenção do público, vale a pena utilizar os diferentes formatos disponíveis.
No Instagram, por exemplo, não é preciso se limitar às publicações de fotos ou vídeos no perfil. É interessante utilizar os Stories para vídeos curtos e de bastidores, por exemplo. Já o Instagram Reels envolve vídeos curtos, criativos e que chamam a atenção do consumidor.
Dependendo do seu público, pode ser interessante participar de redes mais jovens, como o TikTok. O importante é explorar os diferentes formatos de conteúdo, considerando o que tem melhor desempenho nas redes e o que faz sentido para a sua marca.
O ideal é verificar quais são as redes mais usadas pelo seu público e, então, criar um perfil. Na hora de atrair a atenção do público, vale a pena utilizar os diferentes formatos disponíveis.
No Instagram, por exemplo, não é preciso se limitar às publicações de fotos ou vídeos no perfil. É interessante utilizar os Stories para vídeos curtos e de bastidores, por exemplo. Já o Instagram Reels envolve vídeos curtos, criativos e que chamam a atenção do consumidor.
Dependendo do seu público, pode ser interessante participar de redes mais jovens, como o TikTok. O importante é explorar os diferentes formatos de conteúdo, considerando o que tem melhor desempenho nas redes e o que faz sentido para a sua marca.
6. Adote o marketing de influência
É praticamente impossível falar de redes sociais sem citar os influenciadores digitais. Esses usuários são capazes de engajar uma grande quantidade de pessoas e gerar resultados a partir da influência que exercem. Para a sua loja virtual, é possível usar o marketing de influência para conseguir mais visitas e, potencialmente, mais vendas.
Nesse caso, é preciso buscar influenciadores que estejam alinhados com a sua marca e com o seu público. É importante que esse tipo de parceria e divulgação faça sentido tanto para quem já conhece a sua loja virtual quanto para quem segue o influenciador.
A partir disso, é possível contratar campanhas em diferentes formatos, como divulgação em vídeo, apresentação de produtos específicos, cupons especiais para o público do influenciador e assim por diante. Dessa forma, sua loja pode alcançar um público maior de forma contextual, o que pode elevar os resultados.
Nesse caso, é preciso buscar influenciadores que estejam alinhados com a sua marca e com o seu público. É importante que esse tipo de parceria e divulgação faça sentido tanto para quem já conhece a sua loja virtual quanto para quem segue o influenciador.
A partir disso, é possível contratar campanhas em diferentes formatos, como divulgação em vídeo, apresentação de produtos específicos, cupons especiais para o público do influenciador e assim por diante. Dessa forma, sua loja pode alcançar um público maior de forma contextual, o que pode elevar os resultados.
7. Considere realizar anúncios online
Embora a primeira dica para divulgar sua loja virtual tenha sido focar na busca orgânica, isso não significa ignorar o potencial dos anúncios online. Na verdade, existem boas oportunidades com links e publicações patrocinados. Vendedores parceiros da Amazon podem utilizar o Amazon Ads, uma ferramenta independente dos outros serviços que a empresa oferece, onde é possível divulgar a sua marca ou produto dentro do site e até mesmo criar anúncios para as redes sociais.
Outra forma de fazer isso é por meio do Google Ads. Você pode exibir anúncios da sua loja virtual diretamente nas páginas de busca ou na rede display (como em vídeos no YouTube ou em sites parceiros). Para tanto, é preciso configurar a campanha corretamente, o que envolve:
Outra forma de fazer isso é por meio do Google Ads. Você pode exibir anúncios da sua loja virtual diretamente nas páginas de busca ou na rede display (como em vídeos no YouTube ou em sites parceiros). Para tanto, é preciso configurar a campanha corretamente, o que envolve:
- Definir palavras-chave;
- Estipular o período de duração da campanha;
- Estabelecer o orçamento máximo, como o custo por clique (CPC), entre outros elementos.
Nas redes sociais, você pode fazer publicações patrocinadas de diferentes tipos. No Instagram, por exemplo, existem publicações na linha do tempo e também dos Stories. No Facebook, há as publicações patrocinadas e os anúncios em diversos pontos da rede. Com isso, vale definir o que faz mais sentido para as necessidades da sua loja virtual.
Convém notar que o gerenciamento deve ser feito de maneira otimizada, para que os seus recursos possam gerar os melhores resultados. Por isso, o apoio profissional nessas fases (assim como em outras etapas) é essencial.
Convém notar que o gerenciamento deve ser feito de maneira otimizada, para que os seus recursos possam gerar os melhores resultados. Por isso, o apoio profissional nessas fases (assim como em outras etapas) é essencial.
8. Mensure os resultados das estratégias
Tão importante quanto estabelecer essas e outras estratégias para divulgar sua loja virtual é medir os resultados. Afinal, é importante saber o que tem dado certo e o que pode ser otimizado, o que favorece a performance.
Para fazer a mensuração, vale a pena definir indicadores-chave de performance (KPI). O volume de tráfego é um indicador relevante, mas não é o único. Também é possível pensar em:
Para fazer a mensuração, vale a pena definir indicadores-chave de performance (KPI). O volume de tráfego é um indicador relevante, mas não é o único. Também é possível pensar em:
- Número de visitantes únicos;
- Total de sessões;
- Origem do tráfego;
- Duração média da visita no site;
- Páginas mais visitadas;
- Taxa de conversão em vendas, entre outros pontos.
Com a avaliação dos resultados, você terá a chance de identificar onde estão as melhores oportunidades e como elas devem ser desenvolvidas. Assim, será possível incrementar as estratégias ao longo do tempo.
Com essas 8 dicas, agora você sabe como divulgar sua loja virtual e atrair mais visitas. Desde que tudo seja executado de maneira consistente e relevante, é possível alcançar mais resultados e gerar novas vendas.
Quer mais dicas para vender online? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!
Com essas 8 dicas, agora você sabe como divulgar sua loja virtual e atrair mais visitas. Desde que tudo seja executado de maneira consistente e relevante, é possível alcançar mais resultados e gerar novas vendas.
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