Voltar
BLOG DO VENDEDOR

Nichos de mercado vendidos no marketplace da Amazon

Fique por dentro dos nichos de mercado vendidos na loja Amazon, segmente seu produto corretamente e venda mais.

Principais nichos de mercado vendidos no marketplace da Amazon

Com destaque para a grande variedade de nichos de mercado vendidos na Amazon, aliado ao nome da marca - referência em inovação e e-commerce, cada vez mais lojistas optam por se afiliar ao marketplace.
Abrangendo os principais segmentos procurados nas vendas online, as categorias e subcategorias oferecem oportunidades únicas de visibilidade, seja para pequenos, médios ou grandes negócios.
Conheça melhor as opções de produtos vendidos na loja Amazon, seja para se inspirar na criação de sua loja virtual ou então para tornar seu e-commerce mais estratégico.

Comece escolhendo seu sistema de venda

O primeiro passo para quem quer começar a vender online é determinar o tipo de produto que irá oferecer em sua loja. Para fazer essa escolha, é preciso analisar todas as categorias e subcategorias existentes.
Um fator que irá influenciar nessa escolha é o sistema de venda. No caso da Amazon, por se tratar de um marketplace, é possível que você venda produtos de fabricação própria ou então praticar a revenda.
No caso de fabricação própria, garanta que todas as informações necessárias, dos respectivos órgãos regulatórios, estarão sendo cumpridas.
Ao optar por revender um produto, você pode tanto manter um estoque próprio ou deixar todo o processo de separação, montagem e envio da mercadoria por conta do fornecedor, que é o que acontece no sistema de dropshipping.
Ambos os sistemas têm suas vantagens. Para determinar qual será melhor para o seu negócio, entenda principalmente o quanto de energia e capital você poderá investir na sua loja virtual. O dropshipping é prático pois todo o processo é feito pelo fornecedor, mas você precisará ficar atento à sua margem de lucro, além de garantir que irá cumprir todas as orientações e restrições de envio por terceiros da Amazon.
No caso de revenda mantendo seu estoque próprio, é possível que você consiga comprar os produtos com um preço menor, mas terá que se dedicar a todo o processo envolvido até a mercadoria chegar ao consumidor.
Além dos sistemas de venda, tenha uma estratégia inteligente para precificar seus produtos, analisando se é mais vantajoso vender em quantidades específicas ou no valor unitário.
Vejamos como vender na Amazon dentro das categorias disponíveis.

Categorias de venda Amazon

Alimentos
A condição permitida de venda é somente para produtos novos. Aqui, estão inclusas as subcategorias café, cereais, comidas para bebês, grãos, massas e óleos.
A regra geral para vender alimentos em um marketplace é: se o produto pode ser vendido em um supermercado, está liberado, seja de origem nacional ou importado.
Para essa categoria é importante ainda considerar o tempo de entrega, pois a validade dos produtos precisa ser rigorosamente respeitada. Uma dica para esse caso é configurar o raio de proximidade da venda, dessa forma é possível definir para quais regiões do país você estará apto a enviar o produto.
Você pode ainda aproveitar a sazonalidade dos alimentos, e, para melhorar o ticket médio, pensar na montagem de kits ou oferecer 2 ou 3 unidades do produto de uma vez.
Beleza
A condição permitida de venda é somente para produtos novos que estejam enquadrados como corpo e banho, cuidados com o cabelo, manicure e pedicure, maquiagem, pele, perfumes.
No setor de beleza existe uma grande oportunidade para vender produtos importados, principalmente com a alta do skincare e de técnicas coreanas e japonesas de cuidado com a pele. Oferecer grandes marcas de maquiagem, que ainda não vendem em território nacional, é outra opção para destacar sua loja virtual.
Normalmente, as compras da categoria beleza são feitas em maior quantidade, principalmente pelo custo do frete. Aproveite os históricos de venda para entender quais produtos são comprados juntos, dessa forma é possível montar kits para chamar mais a atenção dos consumidores.
Brinquedos e jogos
Podem ser vendidos brinquedos e jogos novos, usados e de colecionadores. Nesta categoria estão inclusos brinquedos educativos, brinquedos de construir e de montar, brinquedos para bebês e crianças, jogos de azar, móveis e decoração infantil, pelúcia, quebra-cabeças.
Neste segmento de brinquedos é importante ressaltar a questão do licenciamento, pois algumas marcas permitem apenas que distribuidores autorizados façam a revenda de seus produtos. Se atente também se existe alguma restrição para usar nomes dos personagens e marcas - no caso de fabricação própria.
Outro ponto importante são as regras do Inmetro, pois todos os brinquedos vendidos em território nacional precisam ter o selo de qualidade adequado.
Câmeras e fotografia
Podem ser vendidas câmeras digitais, filmadoras, lentes e acessórios novos e usados.
Para esse item garanta que a descrição dos produtos seja o mais detalhada possível, pois a chance de ter alguma incompatibilidade é grande. Boa parte dos produtos dessa categoria são para complementar algo que os usuários já possuem.
Inclua tamanhos, características específicas, números de série e liste claramente quais itens fazem parte da venda - cabos, baterias, pilhas e entre outros, dessa forma você irá evitar mal entendidos e insatisfação.
Casa e Cozinha
Podem ser vendidos produtos para casa e cozinha novos, usados e reformados. As subcategorias desse item são armazenamento e organização, cama, mesa e banho, decoração para casa, eletroportáteis, obras de arte e ilustração, produtos de limpeza, utensílios domésticos.
A categoria de Casa e Cozinha está disponível no marketplace da Amazon desde 2017, ou seja, tem muita autoridade no mercado.
A dica para quem quer vender esses tipos de produto é oferecer variedade. Desde cores, tamanhos e materiais. Também é importante informar todas as dimensões do produto, para que a compra esteja de acordo com as necessidades do cliente.
É possível vender produtos nacionais e importados, sendo este último interessante pois normalmente são novidades ou então itens não comuns no nosso mercado.
Cervejas, vinhos e destilados
É uma subcategoria, localizada dentro do setor de Alimentos e Bebidas. A condição permitida de venda é somente para produtos novos.
A categoria de bebidas alcoólicas tem se destacado na modalidade de fabricação própria, sendo uma ótima oportunidade para os pequenos produtores investirem na produção artesanal.
Aposte na variedade do estoque (tamanhos, sabores, entre outros) para conquistar um público maior, além de definir vendas avulsas ou de engradados. Atente-se também às datas de validade dos produtos.
Computadores
Podem ser vendidos notebooks, computadores de mesa, tablets, monitores e acessórios novos e usados.
A recomendação para eletrônicos é fornecer informações específicas. Esse tipo de compra costuma ter um maior tempo de consideração, onde o consumidor avalia e compara um maior número de opções.
Forneça as informações necessárias de compatibilidade, polegadas, processadores, componentes e outros fatores relacionados.
Esportes, aventura e lazer
Podem ser vendidos produtos relacionados à prática de esportes, aventura e lazer novos e usados. Contempla as divisões:

- Atividades ao ar livre, com as subcategorias: equipamentos para esportes ao ar livre, esportes ao ar livre, ciclismo e esportes de ação.
- Esportes, incluindo: exercícios e fitness, acessórios para caça, esportes em equipe, roupas para atletismo, canoagem e pesca e sala de jogos.

Produtos relacionados à atividades físicas devem conter informações como tamanho, tecido ou material, resistência, durabilidade e exposição à intempéries, por exemplo. Em caso de produtos usados, deixe claro caso haja algum dano e garanta que o produto tenha sido completamente higienizado antes do envio.
Ferramentas
Podem ser vendidas ferramentas novas e usadas. Dentro da categoria de Ferramentas e Materiais de Construção, você consegue comercializar itens de construção, encanamentos, eletricidade, ferramentas manuais e elétricas, instalações de cozinha e banheiro, materiais de pintura, proteção e segurança.
As informações de compatibilidade são muito importantes para essa categoria - voltagem, tipo de material indicado, tamanho e entre outros. Além disso, vale montar kits de produtos que normalmente serão utilizados juntos, mas que é possível que um consumidor comum (não especialista) não saiba que precisa. Um exemplo: kit de furadeira mais um conjunto de brocas.
Jardim e Piscina
Podem ser vendidos produtos para piscinas, churrasqueiras, plantas, produtos de jardinagem, móveis de área externa novos e usados.
A dica para essa categoria é entender a sazonalidade dos produtos, já que os meses de primavera e verão normalmente apresentam um aumento na procura. Portanto, analise seus dados de venda e entenda o quanto manter de estoque ao longo do ano.
Livros
Foi a primeira categoria de vendas da Amazon, em atuação no mercado brasileiro desde 2014.
Entre os nichos de mercado vendidos na loja Amazon nesta categoria estão os livros, calendários, quadrinhos, revistas, jornais e outras publicações, que podem ser novos, usados e de colecionadores.
Além dos produtos vendidos diretamente por editoras ou no sistema de revenda de usados, a Amazon é reconhecida por ser uma ótima plataforma para autores independentes.
No marketplace Amazon, os autores têm a oportunidade de comercializar seus materiais de forma prática e funcional, além de toda a visibilidade que a marca proporciona.
Produtos Automotivos
A condição permitida de venda dos produtos categorizados como cuidados automotivos, peças e acessórios, óleos e fluídos, pneus e rodas é somente para produtos novos.
A qualidade dos produtos, assim como sua origem, são ainda mais importantes nessa categoria, pois serão utilizados em um bem de alto valor. Especifique o máximo possível, dando informações para que um leigo consiga encontrar o produto e saber que é o correto para suas necessidades.
Produtos eletrônicos
Podem ser vendidos tv e vídeo, áudio e vídeo portáteis, áudio para casa, eletrônicos para carro novos e usados.
Para os produtos eletrônicos a procedência é algo muito importante. Garanta que as peças e materiais são de qualidade e, principalmente, originais. Além disso impactar na satisfação e saúde do cliente, pirataria é um crime punido por lei.
Produtos para animais de estimação
A condição permitida de venda é somente para produtos novos. As mercadorias de Pet Shop estão divididas em brinquedos, transporte, coleiras, acessórios, ração, saúde e higiene.
Para os produtos pet é importante informar medidas, material e demais especificações necessárias, para que seja possível a funcionalidade correta e que garanta a saúde dos animais de estimação.
Produtos para Bebês
Entre os produtos para bebês estão os nichos de alimentação e amamentação, berçário, fraldas, itens para bebês e gestantes. A condição permitida de venda é somente para produtos novos.
Produtos para bebês normalmente são comprados em mais unidades, portanto a dica é montar kits, com variedade de produtos ou mais unidades. Dessa forma é possível fidelizar mais clientes, e vale lembrar que alguns desses produtos têm alta recorrência.
Produtos para escritório
Podem ser vendidos produtos para escritório novos e usados. Em Papelaria e Escritório, você cadastra itens dos segmentos agendas e cadernos, lápis, canetas e outros materiais de escrita, calculadoras, impressoras e eletrônicos para escritório, material de desenho e pintura, papéis e organizadores.
Móveis e decoração para escritórios são itens com um ticket médio mais alto, portanto é necessário fornecer as informações de dimensões, disponibilizar maior variedade de cores e tamanhos e, se possível, imagens ambientadas, para que o consumidor se inspire ou veja o uso do produto na prática.
Já os produtos de papelaria são itens pequenos mas que tem uma frequência de compra maior. A sazonalidade também é um destaque dessa categoria, portanto vale ter atenção nos meses pré volta às aulas.
Saúde e cuidados pessoais
A condição permitida de venda é somente para produtos novos. São produtos de saúde e cuidados pessoais os itens de bem-estar, depilação e aparelhos de barbear, dietas e nutrição, equipamentos e artigos médicos, higiene, medicamentos e remédios.
O mercado de cuidados pessoais está sempre em alta, tendo uma demanda constante, mas ainda assim é possível identificar sazonalidade de compras. No caso de nutrição e dietas, o período pré verão, final e início de ano apresentam aumento de procura.
Outros produtos relacionados, como os de higiene e medicamentos são feitos algumas vezes por ano, portanto uma dica é oferecer kits com várias unidades.
Vestuário, Sapatos, Relógios, Jóias, Malas
A condição permitida de venda é somente para produtos novos, desde que especificados como:

- Calçados, Bolsas de Mão e Óculos, que incluem as subcategorias de Calçados, Sandálias, Bolsas de Mão, Óculos de Sol e Armações.

- Roupas e Acessórios, segmentado em Moda Feminina e Masculina, Infantil e para Bebês, Moda Esportiva, Acessórios de Moda.

- Jóias, onde se encontram Brincos, Colares, Anéis, Pulseiras.

- Malas e Acessórios de Viagem, onde está disponível Malas, Bolsas, Mochilas, Pastas, Guarda-chuvas, Acessórios de Viagem.

- Relógios, oferecendo todos os tipos de relógios.

Para produtos de vestuário, as informações de tamanho são imprescindíveis. Inclua as medidas, ao invés do código de tamanhos, além de tecidos e cores. Aqui o destaque vai ser para a variedade de produtos.
Videogames
Podem ser vendidos consoles, jogos e acessórios novos e usados.
O público consumidor de videogames é seletivo e criterioso, portanto é necessário dar informações detalhadas das características e configurações do produto, além de garantir sua autenticidade.
O tempo de garantia também será um diferencial para esse público, que tem também como característica ser fiel, ou seja, se a experiência de compra for boa, a recorrência é praticamente garantida.
Você encontra a tabela detalhada e suas devidas características nessa lista completa de categorias para vender na Amazon.

Bônus: lista de bestsellers

Durante o processo de entender quais produtos vender na Amazon, você será capaz de fazer escolhas mais acertadas ao conferir a lista de produtos mais rentáveis para vender online. Isso porque com um site totalmente digitalizado, a Amazon consegue ter dados que mensuram as mercadorias que mais vendem.
Para acessar a lista de bestsellers Amazon, encontre o link “Mais Vendido”, localizado no menu do site. Clicando nele, você verá todas as categorias que citamos acima, para pesquisar itens campeões de venda em cada segmento.
Dessa forma, o lojista pode identificar novas oportunidades de produtos para serem vendidos.
Agora já conhece todos os nichos de mercado vendidos na loja Amazon, além de entender um pouco mais das preferências dos consumidores que acessam o site para fazerem suas compras.
Invista seu tempo estudando essas informações e aumente as vendas do seu e-commerce!
Voltar
Veja também: histórias de sucesso de vendedores

Comece a vender hoje

Mostre seus produtos aos milhões de clientes que compram na Amazon todos os dias.
R$19,00 por mês + comissão
R$2,00 por item + comissão
© 2020, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma empresa da Amazon.