Passo a passo de como vender livros na Amazon
Descubra como vender um dos produtos mais procurados do site
18 mar, 2021
10 min
Se você tem uma livraria, um sebo, possui os direitos de distribuição de um livro ou quer começar seu negócio online, vender livros na Amazon é uma opção que merece ser considerada. O e-commerce é referência quando o assunto é comprar livros na internet e você pode aproveitar da credibilidade e reconhecimento no mercado para fazer a sua loja crescer.
Guia de como vender livros na Amazon
1. Características da categoria livros
Dentro da categoria de livros da Amazon, você pode vender livros físicos novos e usados, além de revistas, jornais, quadrinhos e outros tipos de publicações. Não é necessário aprovação prévia para começar as vendas.
2. Escolha o seu plano de vendas
O primeiro passo de como vender na Amazon é definir qual plano de vendas se encaixa melhor para o seu caso. Você pode escolher entre o plano Individual ou o Profissional.
Plano Individual
O plano Individual é recomendado para quem planeja vender até 10 produtos por mês, pagando R$2,00 por item vendido + comissão.
Plano Profissional
Se você planeja vender mais de 10 livros por mês, o plano Profissional é o mais indicado. São cobrados uma mensalidade de R$19,00 por mês, sendo os 12 primeiros meses grátis + comissão.
Plano Individual
O plano Individual é recomendado para quem planeja vender até 10 produtos por mês, pagando R$2,00 por item vendido + comissão.
Plano Profissional
Se você planeja vender mais de 10 livros por mês, o plano Profissional é o mais indicado. São cobrados uma mensalidade de R$19,00 por mês, sendo os 12 primeiros meses grátis + comissão.
3. Crie sua conta do Seller Central
Ao definir o plano de vendas será necessário criar uma conta no Seller Central, programa onde você poderá gerenciar sua loja. Para fazer o cadastro, você deve fornecer suas informações de contato, nome, endereço, e-mail e telefone, junto com um documento de identificação oficial. Não é obrigatório ter um CNPJ, é possível usar o CPF também.
4. Configure sua conta no Seller Central
Com a conta no Seller Central criada, é hora de configurar o seu perfil de vendedor. Para isso, faça seu login e, em seguida, clique em “informações da conta” e cadastre um CPF ou CNPJ válido, endereço de e-mail, cartão de crédito e sua conta bancária.
Insira também as informações da empresa: nome público, endereço comercial, pessoa jurídica e endereço registrado oficial.
Basta seguir o passo a passo do cadastro como vendedor, adicionando suas informações pessoais e financeiras, que logo será possível vender livros na Amazon.
Insira também as informações da empresa: nome público, endereço comercial, pessoa jurídica e endereço registrado oficial.
Basta seguir o passo a passo do cadastro como vendedor, adicionando suas informações pessoais e financeiras, que logo será possível vender livros na Amazon.
5. Crie o anúncio do livro
Com o perfil de vendedor criado, é hora de inserir os títulos que serão disponibilizados na sua loja. Há duas formas de fazer isso, adicionar um livro que já está cadastrado no programa (relacionar sua oferta a uma publicação já existente) ou cadastrar um produto na Amazon (criar uma nova oferta), quando a obra ainda não constar no catálogo do marketplace.
Vamos passar pelas duas opções:
Relacionar sua oferta a uma publicação já existente
Quando o livro já está cadastrado no e-commerce, vá até o menu suspenso, em “inventário”, clique em “adicionar um produto” e procure o título que você pretende disponibilizar. Para facilitar, digite a id do produto na caixa de busca, que no caso de livros é o ISBN.
Você irá encontrar o código ISBN na contracapa do livro, ou então na ficha catalográfica, seja um livro físico ou em um e-book. Em alguns casos você irá encontrar apenas o código de barras do livro, se isso acontecer, será preciso fazer uma conversão para a numeração correta. A decodificação desse número pode ser feita via aplicativo ou em sites na internet, bastando pesquisar por "Converter EAN em ISBN”.
Selecione o item que deseja, clique em “vender este produto” e informe os detalhes da sua oferta, como preço, a condição do livro, se ele é novo ou usado, e a quantidade disponível.
Criar uma nova oferta
Se você não achar o livro no catálogo, clique em “adicionar um produto” e, em seguida, em “estou adicionando um produto não vendido na Amazon”. Selecione a categoria do produto, nesse caso, “livros” e insira as informações sobre o item: ISBN, condição do livro, preço, quantidade, editora, título, descrição e imagens. Coloque também palavras-chaves e termos de pesquisa, que facilitarão a busca dos usuários.
Em ambos os casos, deve-se criar um código SKU, que é usado para identificar seus produtos, facilitando na hora localizá-los e também para gerenciar o inventário. Use caracteres naturais para criar o código. Feito isso, clique em “salvar” e “finalizar”, e depois confira se o seu produto já está aparecendo corretamente na sua loja.
Vamos passar pelas duas opções:
Relacionar sua oferta a uma publicação já existente
Quando o livro já está cadastrado no e-commerce, vá até o menu suspenso, em “inventário”, clique em “adicionar um produto” e procure o título que você pretende disponibilizar. Para facilitar, digite a id do produto na caixa de busca, que no caso de livros é o ISBN.
Você irá encontrar o código ISBN na contracapa do livro, ou então na ficha catalográfica, seja um livro físico ou em um e-book. Em alguns casos você irá encontrar apenas o código de barras do livro, se isso acontecer, será preciso fazer uma conversão para a numeração correta. A decodificação desse número pode ser feita via aplicativo ou em sites na internet, bastando pesquisar por "Converter EAN em ISBN”.
Selecione o item que deseja, clique em “vender este produto” e informe os detalhes da sua oferta, como preço, a condição do livro, se ele é novo ou usado, e a quantidade disponível.
Criar uma nova oferta
Se você não achar o livro no catálogo, clique em “adicionar um produto” e, em seguida, em “estou adicionando um produto não vendido na Amazon”. Selecione a categoria do produto, nesse caso, “livros” e insira as informações sobre o item: ISBN, condição do livro, preço, quantidade, editora, título, descrição e imagens. Coloque também palavras-chaves e termos de pesquisa, que facilitarão a busca dos usuários.
Em ambos os casos, deve-se criar um código SKU, que é usado para identificar seus produtos, facilitando na hora localizá-los e também para gerenciar o inventário. Use caracteres naturais para criar o código. Feito isso, clique em “salvar” e “finalizar”, e depois confira se o seu produto já está aparecendo corretamente na sua loja.
Gerenciar pedidos
Investir na experiência do usuário nas compras da Amazon é essencial para que seus clientes tenham vontade de voltar a comprar na sua loja. Para garantir que eles saiam sempre satisfeitos, fique atento ao gerenciamento dos pedidos, a Seller Central possui várias ferramentas que te ajudarão com isso.
Se o envio é realizado pelo vendedor, o programa disponibiliza um número de telefone para que, caso necessário, você entre em contato com o comprador até que a entrega seja finalizada.
Confirme o envio do pedido em até 7 dias úteis, após a data de envio estabelecida, do contrário, a venda será cancelada automaticamente e você não receberá pelos livros. Se planeje para cumprir os prazos de entrega e mantenha o inventário sempre atualizado, para não correr o risco de vender uma quantidade maior do que a disponível no seu estoque.
Fique de olho nas mensagens e comentários enviados na sua página, procure responder os clientes rapidamente, assim você cria uma relação de confiança com seus consumidores e confere credibilidade à sua marca.
Se o envio é realizado pelo vendedor, o programa disponibiliza um número de telefone para que, caso necessário, você entre em contato com o comprador até que a entrega seja finalizada.
Confirme o envio do pedido em até 7 dias úteis, após a data de envio estabelecida, do contrário, a venda será cancelada automaticamente e você não receberá pelos livros. Se planeje para cumprir os prazos de entrega e mantenha o inventário sempre atualizado, para não correr o risco de vender uma quantidade maior do que a disponível no seu estoque.
Fique de olho nas mensagens e comentários enviados na sua página, procure responder os clientes rapidamente, assim você cria uma relação de confiança com seus consumidores e confere credibilidade à sua marca.
Envio de livros
O envio dos livros deve ser feito em até dois dias úteis, contando a partir do momento em que a Amazon envia a notificação de que a venda foi realizada. Todos os vendedores do programa precisam oferecer o envio padrão, mas você também pode disponibilizar outras opções, como o envio internacional, entrega expressa e entrega priorizada (a mais rápida).
Se você não quer ficar responsável pela embalagem e entrega dos livros, pode optar pelo programa FBA - Logística Amazon. Ao adotar esta modalidade, você compra os produtos e os envia para um armazém da Amazon. Cabe ao nosso sistema de logística fazer todo o processo de entrega, devolução e troca e você ainda se torna elegível para cadastrar a sua loja no Amazon Prime, onde o frete é gratuito.
Se você não quer ficar responsável pela embalagem e entrega dos livros, pode optar pelo programa FBA - Logística Amazon. Ao adotar esta modalidade, você compra os produtos e os envia para um armazém da Amazon. Cabe ao nosso sistema de logística fazer todo o processo de entrega, devolução e troca e você ainda se torna elegível para cadastrar a sua loja no Amazon Prime, onde o frete é gratuito.
Vender livros na Amazon é uma excelente ideia
Dentre os nichos de mercado vendidos na loja da Amazon, os livros merecem destaque, já que a empresa começou como uma loja online nesta categoria e logo se tornou uma referência na área.
Aproveite para desenvolver a sua própria empresa, faça a descrição dos livros com atenção, mantenha a sua loja sempre atualizada e conte sempre os as vantagens exclusivas de vender na Amazon, para melhorar ainda mais seu desempenho.
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Mensalidade GRÁTIS por 1 ano!
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