Passo a passo: veja agora como começar a vender pela Internet

Passo a passo: veja agora como começar a vender pela Internet

A venda em meio virtual é uma ótima oportunidade para quem deseja empreender em um segmento que está em constante expansão. Mesmo diante de tantas possibilidades, é comum ter dúvidas, principalmente sobre como começar a vender pela Internet.
15 dez, 2021
12 min
O planejamento para começar um negócio virtual é uma das etapas mais importantes, sendo decisiva para atingir o sucesso. É imprescindível, portanto, estudar as melhores formas para iniciar bem e ter uma loja escalável.

O setor do e-commerce é aquecido e competitivo, então, adotar ações bem planejadas e estratégicas é uma necessidade. Confira, neste post, um passo a passo completo sobre como começar a vender pela Internet e inicie suas atividades com êxito.

Por que é vantajoso vender pela Internet?

As vendas online estão em alta no Brasil e no mundo, criando um mercado movimentado e diversificado. As condições mais atrativas e a comodidade vêm influenciado a decisão de compra dos consumidores, que estão cada vez mais optando pelo e-commerce.

Segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, as vendas online apresentaram uma alta de 57,4% apenas no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. Trata-se, portanto, de um segmento da economia que está em constante crescimento.

Considerando esse cenário, vender pela Internet é uma grande oportunidade para otimizar os resultados e explorar um mercado em expansão. Além da lucratividade, os empreendedores podem ter benefícios importantes, como mais facilidade para atrair e fidelizar clientes.

Vocabulário da Amazon:

Seller Central

Seller Central é o site através do qual os vendedores administram toda sua atividade de vendas na Amazon: gerenciar inventário, atualizar os preços, comunicar-se com os clientes, supervisionar o estado da conta, conectar-se com nossa equipe de atendimento ao cliente e adicionar novos produtos.

Por que é importante saber por onde começar?

O início de qualquer negócio é um desafio que exige planejamento. É preciso ter decisões embasadas em dados, além de estratégias comerciais para evitar erros e aumentar as possibilidades de sucesso, garantindo o bom uso dos investimentos.

Mesmo que o empreendedor tenha expertise com a loja física, é importante considerar um planejamento específico para uma loja virtual. Por se tratar de um novo segmento, saber por onde começar é indispensável para dar passos firmes e atingir os seus objetivos com o tempo.

Estudar e planejar as medidas necessárias para vender pela Internet é importante porque:
  • promove a utilização consciente do capital;
  • direciona as ações para as prioridades;
  • contribui para evitar problemas financeiros;
  • melhora a experiência dos novos clientes;
  • contribui para transmitir uma imagem positiva;
  • ajuda a identificar potenciais clientes;
  • direciona as estratégias de vendas;
  • ajuda a superar os desafios iniciais.
Adotar o planejamento estratégico e um bom plano de negócios para vender online é o melhor caminho para começar a empreender no e-commerce. É preciso se dedicar a essa etapa para iniciar as atividades com consistência.

Como começar a vender pela Internet?

Para alcançar os objetivos traçados, é preciso conduzir um trabalho estruturado e sério, principalmente no e-commerce — visto que o mundo digital é competitivo. Saber como começar a vender pela Internet é o início da jornada e influencia em todas as etapas seguintes do negócio.

Em outras palavras, antes de direcionar o capital, o empreendedor deve reunir informações e seguir etapas até o lançamento da loja virtual. Por meio de ações executadas com consciência, dedicação e esforço, há mais possibilidades de sucesso.

Veja, a seguir, um passo a passo para começar a vender pela Internet.

Faça um planejamento

O primeiro passo é o planejamento, que consiste em estudos criteriosos sobre diversos aspectos do mercado. Elaborar um plano de negócios abrangente ajuda você a conhecer melhor o mercado, seus concorrentes e o público-alvo.

Para ter sucesso, é necessário desenvolver um planejamento completo, considerando os seguintes aspectos:
  • o que será comercializado;
  • a cadeia de fornecedores;
  • os objetivos e as metas;
  • a análise da concorrência;
  • os estudos sobre o público-alvo;
  • o estudo do nicho de mercado;
  • o planejamento financeiro;
  • as estratégias de marketing.

Defina o orçamento

Após definir o seu planejamento e ter clareza sobre os principais fatores do seu negócio, é o momento de definir o orçamento. Para evitar imprevistos, o orçamento precisa ser flexível e oferecer margem para lidar com dificuldades iniciais sem comprometer as atividades.

Além disso, o empreendedor precisa considerar que nem sempre o faturamento será compatível com o planejado, por isso, é importante ter uma reserva. O orçamento precisa, portanto, contemplar todos os gastos fixos e variáveis do negócio, desde o primeiro dia de funcionamento.

Acompanhe o movimento do mercado

O estudo do mercado consiste em um dos principais aspectos e fornece dados relevantes para embasar as suas decisões. Momentos de crise econômica, épocas comemorativas, fatores políticos e outros são decisivos e influenciam diretamente nas vendas.

Sempre monitore as oscilações do mercado — tanto em um cenário abrangente quanto no seu nicho de atuação. Assim, é possível saber o momento ideal de lançar a loja virtual, de oferecer condições especiais e o que é preciso fazer para ter um negócio sustentável.

Atente-se à parte burocrática

Todo negócio deve iniciar as atividades de forma regularizada, seguindo todas as determinações legais. Verifique toda a documentação necessária e regularize tudo antes de começar a empreender. Dessa forma, você evita contratempos sérios, que podem causar danos a todo o seu planejamento.

Escolha uma plataforma

Para vender os produtos na Internet, é preciso saber qual plataforma será utilizada — ou seja, o site em que as mercadorias serão divulgadas e adquiridas pelos clientes. Trata-se da definição do canal de vendas que será usado para a comercialização dos seus produtos.

O marketplace é uma boa alternativa para disponibilizar seus produtos, pois são plataformas reconhecidas e com atuação forte no mercado. Além disso, é possível contar com recursos essenciais, como apoio na gestão da loja, suporte para o frete, apoio ao cliente e segurança para receber pagamentos.

Encontre bons fornecedores

Os fornecedores são grandes aliados para disponibilizar produtos de boa qualidade aos clientes e manter o estoque sempre atualizado. Avalie a reputação e conte com parceiros confiáveis, para suprir as demandas e atender ao público com eficiência.

Planeje o estoque

A gestão de estoque é crucial para o e-commerce e precisa ser bem executada, para garantir que os produtos estejam disponíveis sempre que houver uma venda. Essa é uma etapa da logística que pode afetar todo o desempenho das operações e atrasar as entregas, levando a cancelamentos.

Realize o planejamento com base em estatísticas de quais os produtos saem mais, para manter um limite que suporte as demandas. No lançamento, o seu estoque deve estar com um limite suficiente, pois a indisponibilidade de produtos leva o cliente a procurar outra marca.

Estruture o atendimento

Em um e-commerce, o contato do cliente com a loja acontece apenas pela Internet, por isso, oferecer atendimentos de boa qualidade é um grande diferencial. É preciso investir em uma boa apresentação, em entregas rápidas, meios de pagamento variados e um bom pós-venda.

Disponibilize canais de comunicação aos clientes, inclusive, com o uso das redes sociais. Garantir um atendimento de boa qualidade no início das vendas é importante para fidelizar os consumidores e ganhar posicionamento de marca.

Aposte em boas estratégias de divulgação

As estratégias de marketing são investimentos indispensáveis para aumentar a presença no mercado, comunicar-se com o público e fechar negócio. É essencial explorar todo o potencial da Internet para a divulgação da sua marca e alavancar as vendas.

Para que isso aconteça, é possível criar perfis nas redes sociais, desenvolver conteúdos audiovisuais de boa qualidade, ter um site e outras estratégias de marketing digital, como um blog e e-mail marketing — que podem contribuir para aumentar a visibilidade e as oportunidades.

Conte com uma boa logística

A logística, quando estruturada corretamente, é um grande diferencial para todo tipo de negócio — seja uma loja física, seja e-commerce. Trata-se de um setor responsável por fazer o produto chegar até o cliente, de uma maneira rápida e com o menor custo possível.

Invista em uma gestão logística eficiente e garanta um fluxo de trabalho harmonioso, para evitar falhas que podem afetar a imagem da sua loja. Erros logísticos causam efeitos em todo o processo de entrega, comprometendo a satisfação do consumidor.

Quais erros evitar ao começar a vender pela Internet?

O empreendedorismo no segmento do e-commerce é desafiador e exige cuidados para evitar prejuízos e superar desafios. Assim como em qualquer negócio, desenvolver uma gestão proativa e analítica é muito importante para começar bem e crescer de forma sustentável.

Por se tratar de um modelo de loja moderno, evitar algumas atitudes é crucial para alcançar bons resultados, principalmente no início das atividades. Se você deseja vender produtos na Internet e ter sucesso, é essencial eliminar os seguintes erros:
  • não planejar as ações;
  • não estudar o mercado;
  • escolher uma plataforma de venda não confiável;
  • não considerar o frete;
  • não ter produtos no estoque;
  • deixar de divulgar a marca;
  • ignorar a concorrência;
  • produzir conteúdos audiovisuais de baixa qualidade.
Podemos concluir que saber como começar a vender pela Internet é um passo importante e necessário para todo negócio que deseja alcançar o sucesso. Faça um planejamento eficiente para iniciar as atividades corretamente e usufruir de todos os benefícios de ter uma loja virtual.

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