Por que vale a pena oferecer entrega grátis para os clientes?

Por que vale a pena oferecer entrega grátis para os clientes?

O segmento do e-commerce é extremamente competitivo e exige estratégias certas para promover o crescimento e sucesso de um negócio. Nesse sentido, ter uma política de frete grátis é um diferencial que tem total influência na preferência dos clientes.
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Em outras palavras, o frete grátis é um dos motivos que podem levar o cliente a concluir uma compra, favorecendo o aumento do tráfego das vendas online. Entretanto, é preciso implementar essa solução de forma eficiente, para evitar prejuízos e aumentar a lucratividade.

Se você deseja saber se investir no frete grátis é uma alternativa vantajosa para a sua loja virtual, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e saiba quais as vantagens e como adotar as entregas grátis no seu negócio de forma eficaz e livre de prejuízos financeiros!
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O que significa oferecer entregas grátis ao cliente?

O frete grátis é uma prática comum nas lojas virtuais, que enviam os produtos adquiridos pelos clientes sem nenhum custo com o frete. Sendo assim, o próprio lojista assume os custos, por concluir que é uma boa estratégia para potencializar as vendas e o relacionamento com o público.

Nesse contexto, quando o cliente realiza a compra no marketplace, a entrega grátis funciona com uma condição especial, reduzindo o valor pago para ter a mercadoria — um fator que pode ser utilizado como um diferencial, sendo vinculado a datas comemorativas ou não.

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Por que essa estratégia tem chamado atenção?

Devido à grande variedade de lojas virtuais atualmente, os consumidores encontram o que precisam com toda facilidade. Com isso, um dos fatores que pode influenciar nas decisões são as condições especiais que o lojista oferece, como as entregas grátis.

Por reduzir o custo para o cliente, o frete grátis tem potencial para melhorar o posicionamento de marca e o relacionamento com o público. Além de proporcionar vantagens imprescindíveis para aumentar as vendas e dar destaque a uma marca.

Diante disso, oferecer entregas grátis é uma estratégia cada vez mais utilizada no mercado e que tem despertado interesse dos empreendedores. Trata-se de uma forma interessante para alcançar os objetivos e ter mais oportunidades para lucrar.

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Por que é importante oferecer entregas grátis?

Embora seja um fator que interfira nos custos para o negócio, ter uma política de entregas grátis bem elaborada é indispensável. Pode-se dizer, que é uma estratégia de mercado considerada essencial, pois oferece vantagens importantes para o crescimento de um e-commerce.

Sendo assim, todo empreendedor que deseja ter uma marca reconhecida pela qualidade e boas condições que oferece aos clientes deve contar com as entregas grátis, implementadas de forma bem planejada e eficiente, evitando transtornos.

Veja a seguir quais as vantagens que demonstram por que é importante oferecer entregas grátis!

Vantagem competitiva

Quando o cliente encontra o produto que precisa em uma loja virtual, é comum analisar diversos aspectos e fazer comparações entre lojas. É uma técnica para encontrar melhores condições e outros diferenciais que justificam a escolha por determinada marca.

Diante disso, oferecer entregas grátis é um dos principais fatores buscados pelos clientes e tem influência na decisão de compra. Portanto, o frete grátis é uma estratégia que contribui para sair na frente dos concorrentes e ter uma vantagem competitiva importante.

Fidelização dos clientes

Após ter uma boa experiência com a marca e comprar os produtos com entregas grátis, os clientes tendem a procurar a loja novamente. Sendo assim, isso contribui para aumentar a fidelização do seu público e aumentar as vendas sem grandes esforços com ações de marketing.

Diminuição das desistências

A taxa de desistência acontece quando um cliente acessa a loja virtual, escolhe os produtos que deseja, mas desiste antes de concluir a operação. Diversos fatores podem levar a esse cenário, desde a falta de oferta de condições atrativas ou falta de credibilidade.

Nesse sentido, oferecer entregas grátis é uma motivação crucial para evitar a desistência e contribuir para o cliente fechar o negócio. Com isso, a loja virtual terá um aumento das vendas, o que vai refletir diretamente nos resultados, seja a curto, médio ou longo prazo.

Aumento da satisfação

As entregas grátis e realizadas dentro do prazo estabelecido com o cliente é imprescindível para o aumento da satisfação. Portanto, oferecer fretes sem custos é um dos pilares para proporcionar uma experiência enriquecedora ao cliente e contribuir para melhorar o relacionamento.

Melhora das vendas estagnadas

Toda loja virtual tem um aumento considerável das vendas durante alguns períodos, especialmente em datas e feriados comemorativos. No entanto, vender fora desses momentos é um desafio que deve ser superado para ter receita constante e evitar perdas.

Sendo assim, oferecer entregas grátis fora dos períodos sazonais é uma grande oportunidade para ter atrativos e manter as vendas durante todo o ano. Dessa forma, a loja permanece com boas condições de compra para atrair os clientes e solidificar resultados.

Aumento do tráfego

As ações de marketing e promoções que apresentam as entregas grátis como um diferencial, tem maiores possibilidades de atrair leads e aumentar o tráfego. Assim, o site da loja virtual tem boa audiência e um número elevado de acessos, fator importante para as vendas.

Aumento da conversão de vendas

Com uma grande variedade de opções e lojas virtuais, os clientes costumam frequentar diversos sites até escolher os produtos que precisam. Ao oferecer o frete grátis, é possível contribuir para aumentar a conversão de vendas, sobretudo, se tornando um gatilho para gerar fidelização.

Portanto, investir em uma boa política de entregas grátis é uma estratégia essencial para atrair e converter leads. O que facilita e aumenta a eficiência das estratégias para a conversão e garante um bom número de vendas, além de favorecer a imagem da loja.
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Como adotar a entrega grátis sem ter prejuízos?

Apesar de ser uma estratégia importante e que oferece muitos benefícios, as entregas grátis devem acontecer de maneira bem planejada. Como o negócio não repassa os custos do frete aos clientes, é preciso garantir que tudo acontece de acordo com a gestão financeira.

Sendo assim, o planejamento é um requisito básico para evitar prejuízos e comprometer a satisfação dos clientes. Por esse motivo, antes de iniciar a oferta de frete grátis no seu e-commerce, é necessário avaliar alguns fatores considerados decisivos para a excelência de todo o processo.

Saiba o que você precisa analisar para oferecer entregas grátis de forma eficiente!

Considere a região

As questões geográficas são cruciais para os custos das entregas, além de influenciar no tempo necessário para o produto chegar até o cliente. Dessa forma, é essencial considerar a região para oferecer frete grátis sem aumentar os custos de forma substancial.

Diante disso, uma ótima forma para controlar bem os fretes é oferecer entregas grátis para clientes que estão em regiões mais próximas, ou que favoreçam as rotas de entregas. Assim, a loja pode aproveitar a logística para favorecer uma experiência melhor ao consumidor sem elevar os custos.

Valor mínimo de compra

Uma das formas mais comuns para oferecer entregas grátis ao cliente é definindo um valor mínimo para compra. Basicamente, é quando a loja estabelece um valor e quando as compras do cliente ultrapassam esse número, ele ganha o frete gratuito.

Além do atrativo da entrega grátis, utilizar essa estratégia é uma boa oportunidade para estimular vendas mais altas. Fator que contribui para a geração de receitas e manutenção dos resultados da loja, sem comprometer a satisfação dos clientes.

Analise o tipo de produto

As entregas grátis também podem ser utilizadas de acordo com o tipo de produto, como os que estão em fase de lançamento ou que precisam aumentar a saída. Essa estratégia é importante para acelerar as vendas de determinados itens e variar o catálogo junto ao público.

Vocabulário da Amazon

Oferta em destaque

Se mais de um vendedor oferecer um produto, eles podem competir pela Oferta em Destaque, as ofertas mais visíveis na página de detalhes do produto. Os vendedores devem atender aos requisitos baseados em desempenho para serem qualificados para o posicionamento da oferta em destaque.

Seller University

A Seller University é um ótimo recurso online da Amazon. Contém vídeos que oferecem guias passo a passo, tutoriais e recursos que ajudam empreendedores e empreendedores a iniciar (e expandir) seus negócios na Amazon.

Você pode acessar a Seller University a partir da guia 'Desempenho' na Central do Vendedor depois de criar sua conta do vendedor, ou você pode visualizar os recursos do nosso Centro de Educação do Vendedor sem ter uma conta.
Conheça o programa de Logística da Amazon

Por que o programa FBA da Amazon é uma boa opção?

Se você deseja otimizar as vendas, ter visibilidade e facilidade para oferecer entregas grátis, o programa FBA — Logística Amazon — é a alternativa ideal. Trata-se de uma solução pensada para otimizar as entregas dos lojistas que comercializam seus produtos no marketplace da Amazon.

Tudo funciona de forma intuitiva e você envia seus produtos para um depósito, onde são classificados e armazenados com toda segurança. Quando o cliente realiza a compra, a Amazon faz todo o processo de entrega e suporte caso haja necessidade de troca.

Ao contar com essa praticidade, são maiores as possibilidades para oferecer entregas grátis, inclusive, para clientes do Prime que comprarem no seu negócio. Além de favorecer um aumento das vendas, você terá apoio especializado para realizar entregas rápidas e livres de transtornos.

Para participar, é preciso fazer o cadastro profissional como vendedor no marketplace Amazon, ter o registro no Simples Nacional e se cadastrar no programa FBA. Após isso, basta seguir as etapas e informar o endereço para recolher os produtos e enviar para o depósito do programa FBA.

Quando os seus produtos chegarem ao depósito da Amazon, será enviado um inventário e você acompanha tudo com precisão. Assim, você pode se dedicar à gestão da sua loja e ter toda a tranquilidade para a realização de entregas.

Como você percebeu neste artigo, as entregas grátis consistem em uma estratégia importante para todo e-commerce e podem impulsionar os resultados. Portanto, desenvolva um bom planejamento e conte com apoio para criar as melhores condições para seus clientes sem ter prejuízos.

Gostou do post? Agora que você já sabe as vantagens da entrega grátis para a sua loja virtual, o que acha de conhecer soluções ideais para facilitar suas estratégias? Não perca tempo e veja agora mesmo o que é e como usar o FBA Logística da Amazon!

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Perguntas Frequentes

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Por que vender na Amazon
A Amazon quer ajudar vendedores e negócios a impulsionarem suas vendas, assegurando que possam vender utilizando uma ferramenta simples e confiável. Trabalhamos sempre para atrair mais consumidores para nosso site por meio de nossa seleção de produtos, conveniência e atendimento ao cliente, enquanto os vendedores se beneficiam em ter seus produtos à venda em um site que possibilita que alcancem um número maior de clientes.
Quem pode vender na Amazon?
Qualquer pessoa ou empresa que possua um CPF ou CNPJ válido, uma conta de e-mail, conta bancária e cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diners) ativos. O cartão de crédito é necessário para verificar que sua conta é real através da cobrança única de R$1,00. Também é usado para realizar as cobranças de taxas de vendas se o saldo de sua conta na Seller Central não for suficiente.

Vendedores precisam gerar e enviar Notas Fiscais Eletrônicas referentes às vendas feitas.
Para vender na Amazon preciso de contrato social?
Não. Você precisa apenas de um CPF ou CNPJ válido para começar a vender na Amazon. Nosso processo é desburocratizado e vendedores não precisam nos enviar contrato social ou documentos dessa natureza.
Quais produtos posso anunciar?
Atualmente, podem ser vendidos produtos de 16 categorias diferentes na Amazon.com.br. Saiba mais na página de Categorias Disponíveis.
Posso migrar uma conta do plano de vendas Profissional para o Individual?
Sim, você pode migrar para o plano de vendas Individual a qualquer momento. Para isso, basta ir à Seller Central e clicar em Configurações> Informação da conta> Seus serviços> Gerenciar. Selecione a opção “Fazer downgrade”. Se a conta incluir serviços que exigem um plano de vendas Profissional, é necessário cancelá-los primeiro.
Quanto custa vender na Amazon?
No plano de vendas Profissional é cobrada uma mensalidade de R$ 19,00. No plano Individual não é cobrada mensalidade porém existe uma taxa de R$ 2,00 por item vendido. Os vendedores pagam uma comissão nos dois planos de vendas. As taxas de vendas podem variar de acordo com a categoria à qual o produto pertence. Mais informações sobre tarifas e preços.
Quando a mensalidade começará a ser cobrada?
Apenas o plano de vendas Profissional possui mensalidade, que será cobrada mensalmente após a conclusão do cadastro, exceto caso haja uma condição promocional divulgada no site no momento da sua adesão.
Quais cartões são aceitos para pagamento?
São aceitos os cartões de crédito Visa, Mastercard, Dinners e Elo.
Posso realizar o pagamento com cartão emitido em outro país?
Sim. É possível realizar o pagamento com cartões de crédito internacionais.
Posso cancelar meu plano de vendas a qualquer momento?
Sim, você pode cancelar sua conta após realizar os passos abaixo:
  • Enviar todos os pedidos pendentes.
  • Cancelar todas as ofertas para removê-las do site da Amazon.
  • Resolver todas as transações com os clientes e emitir todos os reembolsos necessários.
  • Confirmar se seus dados bancários registrados são válidos para receber um pagamento final.
  • Entrar em contato com o suporte ao vendedor.
Se sua intenção for parar de vender por um período, você pode suspender suas ofertas com a opção “Definir status para férias, feriados e outras ausências”. Você também pode remover todas as ofertas, mantendo a conta aberta para uso futuro.
Como eu gerencio minha conta?
Toda a sua conta é gerenciada através da Seller Central. Nesse sistema, você tem acesso a ferramentas que vão te ajudar a gerenciar e crescer o seu negócio.
O que é a Garantia de A a Z?
O programa de garantia de A a Z é projetado para aquelas situações em que o cliente não recebe o produto ou recebeu um produto fisicamente diferente daquele que ele solicitou ou esperava receber. Quando os clientes têm problemas com um pedido, pedimos que ele entre em contato com você, vendedor, primeiro. Se você não resolver o problema, o cliente poderá registrar uma reclamação no programa de garantia de A a Z. Quando a Amazon receber essa reclamação, enviará a você um e-mail automático com os detalhes do mesmo. Em seguida, solicitamos uma resposta com as informações básicas do pedido e o processo de envio. Assim que as informações forem recebidas, determinaremos como resolver a reivindicação, que pode incluir o reembolso do custo do pedido para a sua conta.

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