A diferença entre loja física e virtual passa por diversos fatores. Ainda existem clientes que gostam de olhar, tocar e experimentar seus produtos antes de comprar. Por outro lado, o comércio eletrônico dá a oportunidade ao empreendedor de crescer com mais velocidade, vendendo para todo o Brasil (e para o mundo!).
É possível até mesmo pensar na união dos dois modelos de negócio, levando para o virtual o que já existe nas lojas físicas e vice-versa. Para saber qual o formato mais vantajoso, é fundamental entender os principais critérios de comparação entre eles.
Uma loja virtual de sucesso vai muito além de criar um site, inserir produtos e colocar tudo para vender. Um e-commerce demanda tempo e trabalho em sua estruturação, programação e divulgação. Além de ser preciso estar atento a pontos como
gestão do negócio digital e a
gestão financeira da sua loja virtual.
A loja física tem como principal característica elevar os custos iniciais de um projeto, momento que pode ser sensível financeiramente para quem está abrindo o próprio negócio. Por outro lado, um bom ponto comercial tem o papel importante de fazer com que as pessoas saibam que a loja existe.
Nesse comparativo, vamos falar sobre como são expostos os produtos em lojas físicas e virtuais, horários de funcionamento dos dois tipos de operação, logística para trocar mercadorias, variedades dos produtos, formulação de descontos e promoções personalizadas, entre outros assuntos.