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SEO na Amazon

Este artigo traz um guia de SEO, ou seja, otimização de mecanismos de busca, na Amazon.
31 jul, 2023
6 min

O que é o SEO na Amazon?

O SEO (otimização de mecanismos de busca) na Amazon pode ser explicado como um estudo de otimização de palavras-chave que permite aos vendedores ranquear seus produtos na primeira página de busca. Uma boa classificação nessas pesquisas aumenta as vendas naturalmente. Fazer esses estudos na Amazon pode aumentar a visibilidade de produtos e marcas. Outros fatores que podem impactar são a qualidade das imagens e as avaliações (reviews).

A lógica é quase a mesma dos estudos de SEO nos mecanismos de busca. O que os vendedores precisam fazer é escolher palavras-chave que sejam relevantes para sua loja e que permitam aos clientes encontrar seus produtos.

Além de termos relevantes, o SEO na Amazon tem um algoritmo diferente dos mecanismos de busca e classifica os produtos de acordo com dois critérios: desempenho de vendas e o nível de interesse. Assim a Amazon garante que os produtos com alto desempenho de vendas tenham uma classificação mais alta.

Por que o SEO da Amazon é importante?

Os clientes tentam entrar em contato com os vendedores digitando os produtos que estão procurando na seção de pesquisa da Amazon. Quando fazem perguntas, encontram muitos vendedores. Eles estão mais inclinados a preferir aqueles que têm uma classificação mais alta. Estar no topo das pesquisas da Amazon tem tudo a ver com a otimização. Ao usar as palavras-chave certas, os vendedores da Amazon podem ter uma classificação elevada nas pesquisas. Esse é um fator importante que lhes permite aumentar suas vendas.

Para listar por que o Amazon SEO é importante, pode-se dizer o seguinte:
  • Permite alcançar uma base de usuários mais ampla.;
  • Ajuda clientes a encontrar os produtos com facilidade porque estão dirigidos diretamente ao público-alvo;
  • Garante que o cliente não se perca entre muitos concorrentes e empresas do mesmo setor;
  • Oferece um portfólio e uma variedade em constante expansão.

Como posso classificar melhor meus produtos com o SEO na Amazon?

A Amazon eleva esses produtos aos primeiros lugares com trabalho de otimização. É essencial que os lojistas que desejam conquistar clientes e alcançar seu público-alvo estejam visíveis na primeira página de pesquisa. Para isso, as palavras-chave a serem usadas devem ser pesquisadas detalhadamente e constantemente otimizadas.

Vale destacar que a Amazon pode classificar não apenas as listas com mais palavras-chave, mas também aquelas que recebem mais conversões. Muitos critérios, incluindo as características, a utilidade e o preço do produto, determinam sua classificação nesse algoritmo.

Mesmo que um produto não seja o mais vendido na categoria, ele pode ganhar o selo Escolha da Amazon por uma palavra-chave específica. Esse é um dos critérios que afetam a compra dos usuários, porque os produtos que conquistam a confiança da Amazon também conquistam a confiança dos usuários.

SEO na Amazon em 6 etapas

Há alguns elementos a serem considerados para o sucesso do SEO na Amazon. Destacar-se naturalmente é muito importante para ganhar tráfego orgânico e aumentar as vendas.

As palavras-chave são o elemento mais importante para o algoritmo da Amazon. No entanto, é necessário ter sucesso em diferentes áreas, como título, foto e descrição. Com esses fatores, os vendedores da Amazon podem aumentar sua visibilidade.
Título
Escolher o título certo para os produtos é muito importante. As palavras-chave usadas devem estar relacionadas ao produto, como comprimento e peso, e conter até 80 caracteres. Os vendedores também devem escrever suas marcas no cabeçalho para que os clientes possam acessar facilmente esses produtos. Além disso, uma palavra-chave não deve ser usada com frequência, porque ela é detectada como spam pela Amazon.
Preço
O preço também é uma questão importante em termos de SEO na Amazon. Preços muito baixos podem fazer com que os clientes desconfiem, preços muito altos tornam o produto pouco competitivo. Verifique seus concorrentes e analise qual melhor se adequa ao seu produto.
Foto
Fotos claras e originais do produto são importantes, pois são consideradas como uma vitrine. Para isso, é importante que o plano de fundo seja branco para a imagem principal e que todas as fotos possuam zoom.
Características que destacam o produto
Escrever destaques sobre os produtos é uma boa estratégia. Criar descrições de produtos atrai clientes em potencial para o vendedor. Mesmo que seu cliente tenha acessado a página de detalhes do produto, você deve tentar responder prontamente a todas as perguntas que possam surgir.
Descrição
As descrições dos produtos para o SEO na Amazon devem ser muito detalhadas. Parágrafos curtos, com linguagem clara, devem ser priorizados. É necessário garantir que os clientes possam ler as explicações com facilidade. Esse é um ponto muito importante na promoção do produto.
Termos de pesquisa
Os termos de pesquisa devem ser usados para fortalecer o trabalho de SEO na Amazon. Em outras palavras, os termos que os usuários usam para encontrar o vendedor devem ser bem analisados. Para se destacar, as palavras-chave certas devem ser usadas na frequência certa e nos lugares certos. Além disso, termos que motivem o usuário devem ser incluídos.

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