Venda mais nas promoções de fim de ano
Confira dicas estratégicas e simples de aplicar para melhorar o desempenho de vendas da sua loja virtual nas promoções de fim de ano.
22 dez, 2020
6 min
Seja você um revendedor ou fabricante de seus próprios produtos, fato é que as promoções de fim de ano são uma ótima oportunidade de alavancar as vendas do seu e-commerce.
Para ter mais sucesso entre os clientes, você deve concentrar esforços em preparar sua loja virtual para as datas comerciais, que vão exigir um pouco mais de preparação de sua parte.
Invista seu tempo organizando e colocando em prática as ações sugeridas neste conteúdo, dessa forma você terá mais chances de ver a rentabilidade do seu comércio eletrônico aumentar. Confira:
Para ter mais sucesso entre os clientes, você deve concentrar esforços em preparar sua loja virtual para as datas comerciais, que vão exigir um pouco mais de preparação de sua parte.
Invista seu tempo organizando e colocando em prática as ações sugeridas neste conteúdo, dessa forma você terá mais chances de ver a rentabilidade do seu comércio eletrônico aumentar. Confira:
Principais datas comerciais do fim de ano
As promoções de fim de ano basicamente são concentradas em 3 datas específicas. Estes momentos já são aguardados por grande parte dos consumidores, que até mesmo se programam durante o ano para tirar o máximo de proveito dos descontos oferecidos nessas datas. São elas:
Black Friday
É uma data comemorativa importada dos Estados Unidos, que tem relação com o feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) comemorado sempre na 4ª sexta-feira de novembro. Sendo sua principal característica oferecer aos clientes descontos realmente impressionantes.
A data surgiu com um motivo específico: eliminar itens antigos do estoque, adquirindo ou produzindo novas mercadorias para o Natal.
No Brasil é muito comum que as lojas estendam as promoções durante toda a última semana de novembro, na chamada “Black Week”, ou então aproveitam o final de semana, de sexta-feira à domingo, no que ficou conhecido como “Black Weekend”.
Os eletrônicos costumam liderar as vendas nesta data, com destaque também para livros, roupas e produtos de decoração.
A data surgiu com um motivo específico: eliminar itens antigos do estoque, adquirindo ou produzindo novas mercadorias para o Natal.
No Brasil é muito comum que as lojas estendam as promoções durante toda a última semana de novembro, na chamada “Black Week”, ou então aproveitam o final de semana, de sexta-feira à domingo, no que ficou conhecido como “Black Weekend”.
Os eletrônicos costumam liderar as vendas nesta data, com destaque também para livros, roupas e produtos de decoração.
Cyber Monday
Também chamada de “2ª feira do e-commerce”, a Cyber Monday é a data comercial que vem logo depois da Black Friday, na segunda-feira seguinte. É mais uma das oportunidades do comércio virtual para você aumentar o volume de negócios da sua loja.
Como o nome já sugere, essa data é mais direcionada para produtos eletrônicos, mas cada vez mais outros setores relacionados têm conseguido participar.
Os smartphones aparecem no topo da lista de quem busca pelas promoções deste dia, mas os videogames, notebooks e fones de ouvido também são bastante procurados.
Como o nome já sugere, essa data é mais direcionada para produtos eletrônicos, mas cada vez mais outros setores relacionados têm conseguido participar.
Os smartphones aparecem no topo da lista de quem busca pelas promoções deste dia, mas os videogames, notebooks e fones de ouvido também são bastante procurados.
Natal
Sua loja virtual deve estar bem preparada para vender mais no Natal, pois os brasileiros costumam comprar bastante nessa época do ano.
Uma ação promocional inteligente é oferecer aos seus clientes que compraram na Black Friday um desconto ou alguma condição especial nas compras de Natal, por meio de um cupom virtual.
Entre as tendências de venda no Natal estão os brinquedos infantis, roupas, calçados, perfumes, cosméticos e eletrônicos.
Uma ação promocional inteligente é oferecer aos seus clientes que compraram na Black Friday um desconto ou alguma condição especial nas compras de Natal, por meio de um cupom virtual.
Entre as tendências de venda no Natal estão os brinquedos infantis, roupas, calçados, perfumes, cosméticos e eletrônicos.
7 dicas para você vender mais nas promoções de fim de ano
1. Separe produtos por data
Uma loja virtual de sucesso precisa de planejamento para vender mais nas promoções de fim de ano. Uma sugestão interessante é separar alguns produtos, de acordo com a sazonalidade da data comercial, para focar sua ação promocional.
Quem vende roupa, por exemplo, pode concentrar as liquidações em peças de verão, como regatas, shorts, chinelos e biquínis. Com isso, você será capaz de produzir conteúdos mais assertivos para divulgar as ofertas.
Outra dica é pegar o histórico de vendas dos anos anteriores para entender quais produtos tiveram mais saída, e dessa forma saber quais anunciar este ano.
Também é válido fazer uma pesquisa nas redes sociais, perguntando que produtos seus consumidores gostariam que entrassem na promoção. Com isso você gera mais engajamento com seu público, e cria um catálogo mais assertivo.
Quem vende roupa, por exemplo, pode concentrar as liquidações em peças de verão, como regatas, shorts, chinelos e biquínis. Com isso, você será capaz de produzir conteúdos mais assertivos para divulgar as ofertas.
Outra dica é pegar o histórico de vendas dos anos anteriores para entender quais produtos tiveram mais saída, e dessa forma saber quais anunciar este ano.
Também é válido fazer uma pesquisa nas redes sociais, perguntando que produtos seus consumidores gostariam que entrassem na promoção. Com isso você gera mais engajamento com seu público, e cria um catálogo mais assertivo.
2. Tenha uma estratégia de precificação e promoção
Em datas comerciais, o que funciona é diminuir a margem de lucro por venda e ganhar pelo volume das compras, mas é preciso ter muito cuidado na hora de reduzir os preços dos produtos em épocas de promoção.
Converse com seus fornecedores, seja de matéria prima ou de produtos para revenda, e tente obter condições especiais de compra. Mesmo considerando o aumento das vendas, ao oferecer um desconto sua loja não pode ficar no prejuízo.
Pensar no preço final deve sempre começar por essa etapa dos fornecedores, e não deve apenas seguir o valor que a concorrência está oferecendo.
Na Black Friday, por exemplo, os clientes esperam descontos agressivos, como 50 ou até 70% de redução. No Natal, as promoções são, normalmente, de 30 ou 50%.
Converse com seus fornecedores, seja de matéria prima ou de produtos para revenda, e tente obter condições especiais de compra. Mesmo considerando o aumento das vendas, ao oferecer um desconto sua loja não pode ficar no prejuízo.
Pensar no preço final deve sempre começar por essa etapa dos fornecedores, e não deve apenas seguir o valor que a concorrência está oferecendo.
Na Black Friday, por exemplo, os clientes esperam descontos agressivos, como 50 ou até 70% de redução. No Natal, as promoções são, normalmente, de 30 ou 50%.
3. Aumente seu ticket médio
Relacione quais produtos da sua loja virtual são complementares, ou seja, quais itens podem formar um combo de venda que faça sentido. Por exemplo, se você vende tênis, ofereça também a meia ou cadarços diferentes para o consumidor.
A vantagem é agregar valor à compra do seu cliente, ao mesmo tempo que você aumenta o ticket médio do pedido. Os vale-presentes também são uma boa maneira de aumentar o valor de uma compra nas vendas online.
A vantagem é agregar valor à compra do seu cliente, ao mesmo tempo que você aumenta o ticket médio do pedido. Os vale-presentes também são uma boa maneira de aumentar o valor de uma compra nas vendas online.
4. Faça ações nas redes sociais
As redes sociais do seu e-commerce representam uma grande oportunidade para destacar sua loja virtual, além de ajudarem na divulgação das suas promoções.
Uma tática comum é usar esses canais de comunicação para dar cupons de desconto aos seguidores. As estratégias de marketing de conteúdo também são muito úteis neste caso, e claro, crie publicações específicas a respeito das suas ofertas.
Poste conteúdos inspiracionais e os relacione com seus produtos. Mostre como é a produção das peças, a organização de seu estoque, como as embalagens são montadas, o momento da entrega das mercadorias ou qualquer outra situação que exiba os bastidores do seu e-commerce. Os clientes adoram!
Lembre-se apenas que o alcance orgânico das redes sociais não é muito grande, portanto patrocinar seus anúncios pode ser uma ótima ideia para atingir mais pessoas.
No caso da loja Amazon, ainda é possível ganhar dinheiro extra a partir das redes. No programa de Associados Amazon, você pode criar um link no nosso site e compartilhar com seu público.
Além de oferecer vantagens para o cliente com a indicação de um produto, você receberá uma comissão pela venda e ainda terá mais informações sobre os hábitos de consumo de quem te acompanha.
Uma tática comum é usar esses canais de comunicação para dar cupons de desconto aos seguidores. As estratégias de marketing de conteúdo também são muito úteis neste caso, e claro, crie publicações específicas a respeito das suas ofertas.
Poste conteúdos inspiracionais e os relacione com seus produtos. Mostre como é a produção das peças, a organização de seu estoque, como as embalagens são montadas, o momento da entrega das mercadorias ou qualquer outra situação que exiba os bastidores do seu e-commerce. Os clientes adoram!
Lembre-se apenas que o alcance orgânico das redes sociais não é muito grande, portanto patrocinar seus anúncios pode ser uma ótima ideia para atingir mais pessoas.
No caso da loja Amazon, ainda é possível ganhar dinheiro extra a partir das redes. No programa de Associados Amazon, você pode criar um link no nosso site e compartilhar com seu público.
Além de oferecer vantagens para o cliente com a indicação de um produto, você receberá uma comissão pela venda e ainda terá mais informações sobre os hábitos de consumo de quem te acompanha.
5. Foque no atendimento
A experiência de compra do cliente online começa muito antes dele efetivamente pagar pelos produtos. Muitas vezes, a qualidade do atendimento é o fator decisivo para que ele feche negócio no seu e-commerce e não no concorrente.
Tenha um e-mail de contato divulgado em todos os seus canais de mídia, responda as dúvidas que chegam pelas redes sociais, crie uma página com as perguntas mais frequentes (FAQ) em seu site.
Tudo isso faz com que os consumidores vejam que sua loja virtual está ativa na internet, passando mais confiança para que realizem uma compra.
Tenha um e-mail de contato divulgado em todos os seus canais de mídia, responda as dúvidas que chegam pelas redes sociais, crie uma página com as perguntas mais frequentes (FAQ) em seu site.
Tudo isso faz com que os consumidores vejam que sua loja virtual está ativa na internet, passando mais confiança para que realizem uma compra.
6. Fale sobre sua política de trocas
Especificar como funciona a sua política de trocas com clareza e objetividade é a garantia que muitas pessoas precisam para comprar no seu comércio eletrônico. Evite criar dificuldades nesse processo e tenha muito mais chances de ganhar a fidelidade dos seus consumidores.
Mesmo que a maioria dos clientes não tenha realmente a intenção de realizar uma troca, é importante para eles saberem que essa opção existe e é de fácil acesso.
Além disso, quando um cliente opta por trocar o produto, você tem em mãos uma oportunidade de vender itens mais caros ou mais unidades, agregando valor à venda.
Mesmo que a maioria dos clientes não tenha realmente a intenção de realizar uma troca, é importante para eles saberem que essa opção existe e é de fácil acesso.
Além disso, quando um cliente opta por trocar o produto, você tem em mãos uma oportunidade de vender itens mais caros ou mais unidades, agregando valor à venda.
7. Crie sua loja em um marketplace
Os shoppings virtuais, também chamados de marketplace, são sites que reúnem vários lojistas, vendendo os mais diversos produtos e marcas.
A vantagem de se criar uma loja em uma dessas plataformas, como a Amazon, é a grande quantidade de acessos que o site já possui, ou seja, é mais um canal para você vender e que já tem uma audiência consolidada e muitas facilidades, tanto de atendimento quanto de entrega.
No caso da loja Amazon, é possível gerenciar todas as etapas de uma venda de forma prática e em um único lugar, assim você tem uma melhor visualização de como estão seus estoques, comentários de clientes e avaliações sobre o seu produto, basta acessar a Seller Central.
Para o consumidor, as compras no marketplace são muito práticas, pois ele consegue encontrar tudo o que precisa no mesmo site.
A vantagem de se criar uma loja em uma dessas plataformas, como a Amazon, é a grande quantidade de acessos que o site já possui, ou seja, é mais um canal para você vender e que já tem uma audiência consolidada e muitas facilidades, tanto de atendimento quanto de entrega.
No caso da loja Amazon, é possível gerenciar todas as etapas de uma venda de forma prática e em um único lugar, assim você tem uma melhor visualização de como estão seus estoques, comentários de clientes e avaliações sobre o seu produto, basta acessar a Seller Central.
Para o consumidor, as compras no marketplace são muito práticas, pois ele consegue encontrar tudo o que precisa no mesmo site.
Extra: Reveja seus processos
Por fim, para fazer das suas promoções de fim de ano um sucesso, analise seus processos atuais para avaliar se existem mudanças a serem realizadas. Considere contratar mais vendedores ou outros funcionários, caso seja necessário. Essa dica vale principalmente para as compras de Natal, que precisam chegar antes da data.
Estude a possibilidade de aumentar seu estoque e procure alinhar com as transportadoras os prazos de entrega dos pedidos, algo fundamental na venda de produtos online.
Estude a possibilidade de aumentar seu estoque e procure alinhar com as transportadoras os prazos de entrega dos pedidos, algo fundamental na venda de produtos online.
Se programe para vender mais nas promoções de fim de ano
Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para ser bem-sucedido em suas promoções nas datas comemorativas de fim de ano, é hora de trabalhar para fazer o seu comércio digital aumentar o faturamento. Para conferir como vender mais nas lojas online, acompanhe todos os conteúdos do nosso blog!
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