PROGRAMA DE VENDAS INTERNACIONAIS

Como vender com o Programa de Vendas Internacionais

Disponível para vendedores selecionados
A Amazon oferece aos vendedores parceiros uma variedade de ferramentas e serviços que simplificam as vendas internacionais.

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O que é o Programa de Vendas Internacionais?

É a oportunidade de vender internacionalmente através da Amazon, atingindo milhões de novos clientes.

Por enquanto, o programa está disponível para vendedores parceiros selecionados. Inscreva-se na lista de interesse.

4 etapas para ter sucesso vendendo internacionalmente

Etapa 1

Decida o que vender

Quando você se registra para vender nos Estados Unidos, você obtém acesso imediato a clientes que conhecem e confiam na experiência de compra da Amazon. Expandir suas vendas significa que você pode se beneficiar da credibilidade de nosso site facilitando a sua entrada nos Estados Unidos. Em apenas 4 etapas vocês estará pronto para vender internacionalmente.

Produto: defina o que vender

Ao se registrar na Amazon você precisará definir os produtos que irá disponibilizar. Uma abordagem inicial é pensar nos seus produtos mais vendidos no Brasil e se podem ser atrativos no mercado em que você vai entrar. Além disso, vale avaliar quais outros fundamentos podem impulsionar a demanda dos clientes, como cultura, clima e dados demográficos.

Dica: Se possível liste vários produtos

Por quê? Uma seleção mais variada de produtos significa maior exposição à pesquisa de clientes em suas ofertas, em geral. Essa variedade pode ajudá-lo a avaliar rapidamente quais produtos podem ser bem-sucedidos em um determinado site.

No site dos Estados Unidos (Amazon.com), revise as seleções de Best Seller para suas categorias de produtos, bem como as avaliações dos clientes para entender os pontos fortes e fracos da sua concorrência.

Preço: definindo e ajustando seu preço

É importante considerar que novos custos podem surgir ao vender fora do seu site principal, tais como custos logísticos.
Existem diferentes tipos de taxas, dependendo dos tipos de produtos que você vende e como você escolhe enviá-los.
Mensalidade
A mensalidade para vender internacionalmente na Amazon é de US$39,99* por mês e com ela você pode acessar os benefícios da tecnologia de comércio eletrônico da Amazon. Além disso, você poderá vender com a Amazon no México, Estados Unidos e Canadá.

*Esta tarifa passa a ser cobrada a partir do momento que houver produtos ativos em mais de um site, exemplo: produtos listados ativos no Brasil e nos Estados Unidos.
Comissões
Os vendedores pagam uma comissão por cada item vendido, que é uma porcentagem do total da transação, que varia de acordo com a categoria do seu produto. A Amazon deduz, como comissão, um percentual do preço total de venda (o valor total pago pelo comprador, que inclui o preço do item e quaisquer taxas de frete e embalagem para presente).
Custos logísticos
Ao decidir vender internacionalmente a Amazon pode te ajudar no armazenamento de seus produtos, bem como na distribuição de seus itens nos Estados Unidos e ainda realizar serviço de atendimento ao cliente. Caso prefira a distribuição também pode ser feita diretamente por você. Para ambos os formatos está disponível no Seller Central uma Rede de Prestadores de Serviços que podem te auxiliar neste processo de envio, bem como em todos os trâmites burocráticos.

Promoção: torne sua listagem mais atrativa

A Amazon Estados Unidos (Amazon.com) fornece ferramentas que permitem anunciar e executar promoções para seus produtos.

Anúncios Patrocinados (Sponsored Ads): investimentos em publicidade auxiliam na divulgação de produtos e/ou marcas, pois alcançam novos clientes e alavancam as vendas. Anúncios patrocinados são anúncios de custo por clique (CPC) que promovem produtos individuais e marcas na Amazon. O valor de cada clique ou cota diária são controlados pelo vendedor e após o primeiro mês de investimentos em publicidade, você pode reavaliar se o valor está adequado de acordo com os resultados obtidos e ajustar caso for necessário.
Se precisar de ajuda, consulte o prestador da Rede de Prestadores de Serviços:

Etapa 2

Registre-se e liste seus produtos

Caso você já tenha uma conta de vendedor na Amazon BR, você não precisa cadastrar uma conta nova. Consulte o guia abaixo para expandir sua conta e habilitá-la internacionalmente.

A Amazon pode solicitar documentos de comprovação de identidade e endereço para habilitar sua conta a vender nos Estados Unidos.

Conta unificada de vendedor para a América do Norte

A Conta unificada de vendedor permite que você crie e gerencie ofertas de produtos no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México. Você controla o que vende e em qual site a partir de uma única interface de conta de vendedor.

Quando você se registra para vender na Amazon Brasil, sua conta é automaticamente ativada para também vender nesses sites. Você pode alternar de um site para outro usando o seletor de site no Seller Central. Isso permite cadastrar produtos e gerenciar pedidos em todos os sites.

Requisitos para se registrar na Amazon

Caso você ainda não possua conta na Amazon BR certifique-se de ter todos esses documentos prontos antes de iniciar seu registro como vendedor na Amazon.
Documentos que solicitamos para o processo de registro
  • Nome do titular da conta
  • E-mail e número de celular
  • Informações sobre a empresa:
    • Razão social da empresa, ou nome da pessoa física titular da conta
    • Endereço comercial que seja comprovado com um comprovante de domicílio
    • Nome fantasia. Este será o nome de sua loja online na Amazon
  • CNPJ da empresa.
    • OBS: O registro também pode ser feito como pessoa física com CPF e seu respectivo endereço residencial
  • Cartão de crédito do titular da conta (habilitado para uso internacional):
    • Neste cartão será cobrada a primeira mensalidade. Depois disso, a mensalidade será debitada automaticamente dos seus ganhos com venda de seus produtos
    • Certifique-se de que seu cartão sempre possa ser cobrado, pois, será necessário o débito caso você não tenha saldo suficiente em sua conta de vendedor e assim, evitar suspensões da sua conta
Documentos que solicitamos para verificar sua identidade
  • Identidade pessoal: documento de identificação oficial do titular da conta (RG ou Passaporte)
  • Comprovante de endereço: extrato bancário ou fatura do cartão de crédito com nome e endereço do titular

Pagamentos

Para que você receba os valores referentes à venda na Amazon é necessário cadastrar seus dados bancários no site. Se você preferir você pode abrir uma conta bancária no país onde deseja vender.

Caso não possua uma conta bancária americana, a Amazon disponibiliza opções de parceiros especializados em pagamentos de transações internacionais, que possibilita transferir fundos entre países em diferentes moedas.

Nesse caso, a Amazon realiza o repasse na conta cadastrada neste parceiro que fica responsável por fazer a transferência do valor para a sua conta bancária do Brasil.

Você pode usar um serviço de conversão de moeda de terceiros para receber seus fundos em sua conta brasileira. A Amazon recomenda a Payoneer.

Listar produtos

Visão Geral

Os requisitos de listagem de produtos podem ser diferentes dependendo do país que irá vender , portanto, consulte as diretrizes nas páginas de ajuda de cada um. É importante prover informações detalhadas para ajudar o cliente em sua decisão de compra.

Se você for vender algum produto que já é vendido na Amazon.com (Estados Unidos) você pode simplesmente listá-lo relacionando o produto existente e sua respectiva página de produto disponível.

Se o seu produto ainda não for vendido na Amazon.com (Estados Unidos) você deve criar a listagem adicionando todas as informações detalhadas sobre suas características.

Lembre-se de que os produtos listados devem ter a descrição traduzida e adaptada para o inglês.

Caso o produto listado em nos Estados Unidos seja o mesmo já listado no marketplace do Brasil é importante diferenciar o código SKU do produto entre os dois países. Exemplo: SKU Brasil = 0001 e SKU Estados Unidos = 0001_US.
Se precisar de ajuda, consulte os prestadores da Rede de Prestadores de Serviços:
Saiba mais sobre a listagem
Abaixo estão alguns exemplos de componentes para a criação de uma listagem de produtos:
  • ID do produto: número de identificação global, como um número UPC, EAN ou ISBN. Certifique-se de que o código que você está fornecendo é o código correto do produto;
  • ASIN: É um identificador do produto interno da Amazon, gerado automaticamente quando você lista um produto.
  • Título do produto: descrição concisa do produto;
  • Descrição do produto em tópicos: os marcadores listam brevemente os principais recursos do produto e capturam o interesse do cliente;
  • Preço: o valor pelo qual deseja vender o produto.
  • Imagens de produtos: fotografias em fundo branco que mostram o máximo de detalhes possível do produto. As imagens devem ter pelo menos 500 x 500 “pixels” de tamanho, embora 1000 x 1000 “pixels” sejam recomendados para o produto ser visto em detalhes. Algumas categorias podem ter requisitos de tamanho de imagens diferentes, portanto, consulte as diretrizes no Seller Central.
  • Termos de pesquisa: palavras-chave que o cliente pode digitar no campo de pesquisa quando procurando pelo produto. Vários termos de pesquisa podem ser fornecidos.

Ferramentas do proprietário da marca

Se você é proprietário da sua marca, a Amazon oferece ferramentas para ajudá-lo a construí-la, desenvolvê-la e protegê-la.
Registro de marca (Brand Registry)
Fornece acesso a ferramentas que permitem representar com mais precisão a sua marca, encontrar e relatar violações e compartilhar informações que podem nos ajudar a prevenir proativamente a violação de propriedade intelectual. Ao realizar esse cadastro você ganha acesso a ferramentas adicionais - de elaboração de conteúdo, entre outras vantagens.

Para se qualificar para a Amazon Brand Registry, sua marca deve possuir uma marca registrada ativa em cada país. Cada país pode possuir também outros requerimentos específicos.
Conteúdo A+
Esse recurso permite que os proprietários de marcas incluam nas descrições dos produtos, a história de marca exclusiva, imagens aprimoradas e informações adicionais do produto. Adicionar A + às páginas de detalhes do produto pode resultar em taxas de conversão mais altas, aumento de tráfego e aumento de vendas quando usado com eficiência. Para entender melhor esse recurso clique aqui - é necessário fazer login no Seller Central.

Listagem de produtos

Página de detalles del producto de Amazon Seller Central que muestra dónde van las descripciones
Uma página de detalhes é onde os clientes veem um produto vendido na Amazon e suas informações relevantes.

Um produto pode ser vendido só por você ou por vários vendedores. Quando vários vendedores oferecem o mesmo produto, a Amazon combina informações de todas as ofertas em uma única página de detalhes do produto para fornecer a melhor experiência para os clientes e maior facilidade para os parceiros de venda. Você pode propor a modificação de informações na página de detalhes de um produto, junto com outros fornecedores e fabricantes, e solicitar análises da página de detalhes caso avalie que as informações não estejam corretas.

Ao criar as páginas de detalhes do produto, pense em como você pode ajudar os clientes a encontrar seus produtos com mais facilidade, descobrir respostas para suas perguntas e decidir sobre a possível compra. Melhore a experiência do cliente tornando suas listagens concisas, precisas e fáceis de entender.
1.
Título do produto
Máximo de 200 caracteres. Coloque a primeira letra de cada palavra em maiúscula.
2.
Imagens de produtos
500 x 500 ou 1.000 x 1.000 “pixels” para aumentar a qualidade da listagem.
3.
Variações
Qualquer variação disponível do seu produto, seja cores, aromas, tamanhos, etc.
4.
Informações em tópicos
Frases curtas e descritivas que destacam os principais recursos e benefícios.
5.
Oferta em Destaque
A oferta em destaque fica apresentada em uma página de detalhes. Os clientes podem adicionar ao carrinho ou "Compre agora".
6.
Ofertas de outros vendedores
O mesmo produto vendido por outros vendedores oferecendo preços diferentes, opções de envio diferentes, etc.
7.
Descrição
Palavras-chave melhoram as chances de as pessoas encontrarem seu anúncio.
Se precisar de ajuda, consulte o prestador da Rede de Prestadores de Serviços:
Direitos de propriedade intelectual
É importante o vendedor garantir todos os direitos de propriedade intelectual (por exemplo, patentes, marcas registradas ou direitos autorais) necessários para ofertar seus produtos nos Estados Unidos. Caso seja proprietário da marca, a mesma poderá ser registrada na Amazon através do processo de registro de marca.

Você é responsável por garantir que os seus produtos não violem as Políticas de Propriedade Intelectual de terceiros. Caso as políticas sejam infringidas sua listagem de produtos pode sem removida ou alterada sem aviso prévio.

Etapa 3

Defina seu envio e logística

Ao decidir vender internacionalmente, a Amazon pode te ajudar no armazenamento de seus produtos, bem como na distribuição de seus itens nos Estados Unidos. Caso prefira, a logística também pode ser feita diretamente por você. O primeiro passo é definir qual será o operador logístico que irá te ajudar a enviar os produtos para os Estados Unidos. Veja na seção abaixo as opções de envio de seus produtos.

Obs.: A responsabilidade de definir e contratar a forma de envio da mercadoria é exclusiva do vendedor. Considere as questões como volume e peso da carga, tempo de entrega, disponibilidade de estoque e custo para tomada de decisão.
Ícone FBA
FBA - Logística da Amazon
ícone MFN
FBM - Logística do Vendedor
ícone exportação
O que você precisa saber sobre exportação?

FBA - Logística da Amazon

A Amazon pode cuidar da logística e do pós vendas nos Estados Unidos para você, removendo complexidade e garantindo agilidade no envio de seus produtos. Além disso, você se torna elegível ao programa Prime, que inclui uma rede exclusiva de clientes e benefícios como frete grátis, rastreamento da entrega e maior visibilidade dos seus produtos.

Basicamente você envia seus produtos para o centro de distribuição da Amazon e a Amazon é responsável por armazenamento, coleta, embalagem, entrega e devoluções. Além disso, a Amazon contém parceiros que podem te ajudar neste processo.

Obs.: Antes de definir o FBA como operação logística, certifique que seus produtos são elegíveis para o programa.
Benefícios do FBA - Logística da Amazon
Icono de variaciones de producto
Economize tempo
A Amazon Estados Unidos (Amazon.com) recebe, embala e envia seus produtos para otimizar seu tempo e vender mais.
Icono de calidad de imagen
Tenha acesso ao Amazon Prime
Seus produtos estarão qualificados ao programa, com entregas GRÁTIS e rápidas, o que pode ajudá-lo a aumentar suas vendas, além de contar com uma rede exclusiva de clientes e benefícios adicionais como rastreamento da entrega e maior visibilidade dos seus produtos.
Icono de un ID de producto
Atendimento ao cliente
Suas vendas serão apoiadas pelo atendimento ao cliente de alto padrão da Amazon.

Dica: ao se inscrever na Logística da Amazon é recomendado já procurar um provedor de Logística para auxiliar no processo.

Lembre-se que o FBA fica encarregado por fazer apenas a logística doméstica nos Estados Unidos. Você ainda deve definir qual será o formato do seu transporte logístico do Brasil até os centros de distribuição da Amazon nos Estados Unidos.

Como funciona o FBA - Logística da Amazon?

1.

Você envia seus produtos para o centro de distribuição da Amazon.

2.

A Amazon recebe, verifica e armazena seus produtos.

3.

Seus produtos estarão disponíveis para venda com o selo Prime.

4.

Os clientes compram seus produtos.

5.

A Amazon prepara e embala seus produtos.

6.

A Amazon envia seus produtos.

7.

A Amazon coleta o pagamento do cliente e paga os fundos disponíveis a cada duas semanas.

8.

A equipe de atendimento ao cliente da Amazon é responsável pelo gerenciamento de perguntas, devoluções e reembolsos.

Taxas

Taxas de logística (cobradas por unidade vendida e incluem a preparação, embalagem e envio de seus pedidos, atendimento ao cliente e devoluções de produtos) e taxas de armazenamento de estoque (cobradas mensalmente e com base no volume de estoque que você tem em um centro de distribuição da Amazon).
Se precisar de ajuda, consulte o prestador da Rede de Prestadores de Serviços:

FBM - Logística do Vendedor

Você é responsável por seu próprio armazenamento, coleta, embalagem, entrega e devoluções, enviando-os do Brasil ou dos Estados Unidos.

Existem duas opções que podem ser exploradas no método de FBM: envio do Brasil direto para o cliente final nos Estados Unidos, ou armazenagem da mercadoria em um centro de distribuição terceiro nos Estados Unidos, e logo em seguida o envio da mercadoria para o cliente final.

No processo de envio, algumas empresas logísticas se responsabilizam por verificar a documentação e as certificações necessárias para que o produto não tenha nenhum tipo de problema em sua chegada aos Estados Unidos.
Se precisar de ajuda, consulte o prestador da Rede de Prestadores de Serviços:

O que você precisa saber para exportação

1. Escolha um operador logístico
Entre em contato com um operador logístico de sua preferência com base no perfil de suas remessas. O operador logístico também pode te auxiliar na parte documental.
Se precisar de ajuda, consulte nossos Prestadores de Serviço:
2. Classificação de produtos para exportação e importação
Classifique seus produtos seguindo as normas internacionais (Códigos Harmonizados - HTS).
3. Certificação de produtos para exportação
Lembre-se que todos os consumíveis devem estar em conformidade com os regulamentos da FDA de acordo com sua categoria.

Mesmo que seu produto não seja consumível é importante checar se exige algum tipo de certificação adicional.
Se precisar de ajuda para certificações, consulte os prestadores da Rede de Prestadores de Serviços:
4. Documentos para envio de sua remessa
  • Registro no Radar
  • Invoice de Exportação
  • NF e DU-E
  • Certificações e licenças de exportação dos produtos
  • Romaneio de carga (packing list)
Certifique-se com seu operador logístico ou despachante aduaneiro se a operação está em conformidade com os regulamentos de exportação do Brasil e de importação para os Estados Unidos.

Você também pode precisar de um auxílio contábil para o processo.
Se precisar de ajuda contábil, consulte o prestador da Rede de Prestadores de Serviços:
5. Importer of record (IOR)
Nos Estados Unidos, a mercadoria que chega por uma transportadora comercial deve ser registrada por um importador que é chamado de Importer of Record (IOR). O IOR é necessário para remessas acima de $800 dólares e para a importação de determinados produtos. Para entender melhor os requerimentos clique aqui.

Em muitos casos, a própria transportadora pode atuar como importadora se o vendedor providenciar para que a transportadora faça isso. Existe também a opção de inscrição de sua empresa como Importadora Estrangeira (Foreign Importer of Record - FIOR) ou ter uma empresa americana para atuar como IOR.

Vale ressaltar que a Amazon não atua como IOR para remessas de vendedores FBA e não se responsabiliza pela mercadoria no trâmite de importação. A responsabilidade de atuar como IOR ou de contratar os serviços de uma importadora é dos vendedores. Para mais informações sobre IOR e para entender a melhor opção de envio para você, consulte um parceiro logístico.
6. Retorno das importações
A Amazon não consegue devolver o estoque armazenado nos centros de distribuição da Amazon Estados Unidos (Amazon.com) para um endereço fora do país de importação original.

Etapa 4

Gerencie sua conta

Forneça suporte ao cliente e devoluções no país, seja você mesmo ou por meio da Amazon. Receba o pagamento na moeda de sua preferência. Use as ferramentas e recomendações da Amazon para aumentar suas vendas internacionais e expandir seus negócios globalmente.

Familiarize-se com o Seller Central

Após o registro você poderá acessar sua conta no Seller Central onde você pode gerenciar toda a sua operação com a Amazon além de encontrar conteúdos que o ajudarão a melhorar como vendedor da Amazon.
Aqui estão apenas algumas das coisas que você pode fazer no Seller Central.
  • Acompanhe seu inventário e atualize suas ofertas
  • Baixe relatórios comerciais personalizados
  • Use ferramentas de métricas do cliente para monitorar seu desempenho como vendedor
  • Entre em contato com nossa equipe de suporte ao vendedor e abra chamados de ajuda
  • Mantenha um registro das vendas diárias de todos os produtos que você vende na Amazon
Ilustración de Seller Central

Rede de Prestadores de Serviços (Service Provider Network)

A Amazon disponibiliza, como sugestão, uma lista de prestadores de serviços locais para ajudar os vendedores a globalizarem seus negócios. Caso queiram, os vendedores podem contratá-los diretamente. Os prestadoresestão disponíveis para auxiliar em diversas etapas do processo de expansão da conta para outros países, como: tradução das descrições dos produtos, melhora na qualidade de catálogo, contabilidade, envios e devoluções internacionais, impostos, marketing e outros.

A Amazon não se responsabiliza pelos serviços executados pelos prestadores.
Consulte o Prestador de Serviços abaixo caso você precise de ajuda em todas as etapas para vender internacionalmente na Amazon:

Métricas de desempenho

Os vendedores da Amazon operam em alto nível para que possamos oferecer uma experiência de compra amigável ao cliente. É importante monitorar seu desempenho e garantir que você cumpra suas metas no Seller Central.
Gráfico que muestra el estado de una cuenta de vendedor de Amazon

Avaliações de clientes

O feedback do cliente é parte integrante da experiência de compra da Amazon e beneficia clientes e vendedores. Se você receber uma avaliação negativa, é importante determinar rapidamente a causa do problema e fazer o que puder para resolvê-lo.
Imagen de una valoración de un cliente

Outros pontos importantes

Contabilidade e impostos
Suas vendas podem causar obrigações fiscais mensais e anuais.
Se precisar de ajuda, consulte o prestador da Rede de Prestadores de Serviços:
Atendimento ao cliente
Para vender internacionalmente é importante se preparar para atender aos pedidos dos clientes em idioma local. Se você optar pela utilização do FBA - Logística da Amazon você pode contar conosco para o atendimento de seus clientes em idioma local nos Estados Unidos 24 horas em seu nome no idioma local.

Caso você não utilize a logística da Amazon e não possua recursos internos para o atendimento ao cliente em idioma local você pode utilizar nossa Rede de Prestadores de Serviços terceirizados para lidar com seu atendimento ao cliente.
Devoluções de cliente
  • Devoluções do cliente pelo parceiro de vendas: ao vender em um mercado internacional e enviar produtos por conta própria, você deve fornecer aos clientes um endereço de devolução local dentro do país do site da Amazon em questão ou oferecer-lhes frete grátis para devoluções. Esse é um requisito para vender nos sites da Amazon.
  • Devoluções do cliente pela Logística da Amazon: quando você escolhe a Logística da Amazon, a Amazon lidará com devoluções locais em seu nome, para que você não precise se preocupar em fornecer um endereço de devolução local ou alterar seus preços para incorporar o envio de devoluções internacionais.
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