Etapa 3

Gerenciamento de Inventário

Esta é a última etapa de seu caminho de aprendizagem em FBA. Após o recebimento de seus itens no centro de distribuição da Amazon, você poderá gerenciar seu inventário através dos relatórios comerciais disponíveis gatuitamente no menu de seu Seller Central. Saiba mais sobre devolução de produtos e remoção de itens.

Treinamento para vendedores do FBA

AO VIVO

Gestão de Estoque FBA - Logística da Amazon

Participe do webinar ao vivo com especialistas para aprender como fazer o gerenciamento de estoque do FBA - Logística da Amazon. Aprenda como:
- repor seu estoque
- trazer novos produtos em FBA
- manter ofertas sempre ativas
- melhorar ofertas de estoque parado.

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Rastreio e recebimento de envios

Veja em nosso manual sobre rastreio, recebimento e desempenho de envios.

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Gerenciamento de inventário

Aprenda a gerenciar seu inventário enviado aos centros de distribuição da Amazon.

Depois de três meses operando no FBA, você terá um Índice de Desempenho do Inventário (IDI), que avalia o desempenho do seu estoque ao longo do tempo. O IDI mede a eficiência e a produtividade de seu inventário do programa FBA - Logística da Amazon e afeta seus limites de armazenamento.

Mantenha seu negócio saudável

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Atualize seu inventário
Tenha seus produtos mais vendidos em estoque e prontos para a compra e prepare-se para os picos de vendas.
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Melhore sua taxa de vendas
Veja ações para produtos com oportunidade de aumento de vendas, como redução de preços e melhoria em palavras-chave da oferta.
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Corrija ofertas inativas
Confira se possui ofertas inativas, o motivo do bloqueio e como corrigir o problema.
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Remova estoque parado
Mantenha um nível de inventário saudável e remova produtos que estão danificados ou há um longo período sem vendas.
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Tenha preços competitivos
Mantenha-se competitivo automatizando seus preços. Uma pequena mudança no preço pode ajudar a aumentar suas vendas.

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Remoção de inventário

Saiba mais sobre como remover produtos e sobre itens danificados.

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Devoluções de produtos

Conheça os procedimentos de devoluções de clientes no programa FBA.

Perguntas Frequentes

Sobre o programa
Quem pode participar do FBA - Logística da Amazon?
O FBA - Logística da Amazon está disponível para vendedores elegíveis. Conheça os critérios de elegibilidade.
Existe um período de fidelidade do programa?
Não. No entanto, nossa sugestão é de que o vendedor permaneça no programa por pelo menos três meses para que possa ter a real percepção dos benefícios do programa.
Todos os meus produtos em FBA terão frete grátis para o cliente?
Os produtos dentro do programa de FBA são oferecidos para todos os clientes. Para clientes Prime, todos os produtos têm frete grátis, independente do valor do pedido. Para clientes não-Prime, o frete grátis é oferecido para pedidos com valor mínimo de R$ 129. Para pedidos com valor menor, o frete irá variar de acordo com a localização do cliente.
Qual é o custo de usar o FBA - Logística da Amazon?
Confira o custo de usar o FBA aqui.
Onde devo preencher os atributos obrigatórios para FBA?
Para cada produto, são obrigatórios os atributos de código de NCM e Origem da Mercadoria.

Para vendedores do Simples Nacional, essa informação deve ser preenchida na oferta de cada produto.
Gerenciamento de inventário
Por quanto tempo meu produto pode ficar armazenado no centro de distribuição da Amazon?
Caso o seu produto esteja apto para venda, ele pode ficar por tempo indefinido. Mas é importante ter em mente que você será cobrado uma taxa de inventário para manter esse produto no Centro de Distribuição da Amazon - saiba como calcular aqui.

Entretanto, caso o seu produto não esteja apto para venda, ele poderá ficar armazenado por até 30 dias após a classificação de "não apto para venda". Caso você não faça o pedido de remoção dos seus produtos não aptos para venda, eles serão descartados sem reembolso. A Amazon envia notificações semanais avisando que você deverá pedir remoção caso você tenha produtos não aptos para venda no Centro de Distribuição. Para checar os seus produtos não aptos para a venda, acesse Inventário > Gerenciar inventário com FBA > coluna Não apto para venda.

Atenção: os produtos danificados pelo Centro de Distribuição ou pelo transportador serão automaticamente reembolsados.
Como diferenciar o estoque de FBA e FBA Onsite?
Você consegue diferenciar os estoques no relatório de Histórico diário do inventário, disponível em Relatórios > Logística > Inventário no Seller Central. Para FBA, a coluna ID do armazén será GRU8.
Como solicitar reembolso dos produtos danificados pelo transportador ou pelo CD da Amazon?
Não é necessário solicitar reembolso dos produtos danificados pelo transportador ou pelo Centro de Distribuição. Nesses casos, o reembolso será feito automaticamente após 30 dias da classificação desses produtos como danificado pelo transportador ou pelo Centro de Distribuição. Caso o seu produto não tenha sido reembolsado, entre em contato com o Suporte ao vendedor.
Remoção de inventário
Posso solicitar remoção do meu inventário? Para qual endereço ele será enviado?
Sim, você pode solicitar a devolução ou o descarte de qualquer quantidade de inventário a qualquer momento no seu Seller Central. Você pode escolher o endereço que deseja receber o pedido de remoção na própria página de remoção. Saiba mais aqui.
Quanto tempo demora para a entrega dos produtos após a solicitação de remoção de inventário?
Normalmente, pedidos de remoção são processados em 14 dias úteis. No entanto, durante a época de férias e períodos de pico de remoção, o processamento pode demorar 30 dias úteis ou mais.
Onde consigo consultar o estoque disponível?
No Seller Central, entre em Inventário > Planejamento de inventário para consultar o seu estoque disponível em FBA. Você também pode fazer essa consulta em Relatórios > Logística > Inventário no Seller Central. Para FBA, a coluna ID do armazén será GRU8.
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