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BLOG DO VENDEDOR

Vantagens de vender no marketplace Amazon

Apresentamos vantagens vender no marketplace Amazon, confira a lista de itens exclusivos que o site oferece para seus afiliados.
Se você está procurando uma forma de melhorar o desempenho de seu e-commerce, saiba que existem diversas vantagens em vender no marketplace Amazon, seja você um fabricante e vendedor ou então um revendedor de produtos.

Ao optar por vender na Amazon você conta com a credibilidade da marca, visibilidade de um site com milhões de visitas diárias, facilidades em termos de logística e pagamentos, além de uma estrutura completa para o gerenciamento da sua loja virtual com o Seller Central.

Principais vantagens de vender no marketplace Amazon

1. Contar com a credibilidade da marca Amazon

A Amazon é referência mundial quando o assunto é vendas de e-commerce. Através dela você terá a oportunidade de expor seus produtos para milhares de clientes, até mesmo de outros países. Com uma base consolidada de usuários, uma das vantagens de vender no marketplace Amazon é que já existe um relacionamento de confiança com o cliente.

Muitos usuários preferem comprar em lojas dentro do marketplace, ao invés de utilizar um site de marca próprio, pois não se sentem seguros ao comprar de uma loja desconhecida, e contam com a curadoria feita pela marca.

Outro motivo importante é que acontece um investimento diário na experiência do usuário nas compras da Amazon. É realizado um trabalho contínuo para entender as demandas dos consumidores e atendê-las através de uma interface rápida e de fácil uso, oferecendo agilidade na entrega e suporte ao cliente - antes, durante e depois da venda.

Além disso, abrir uma conta para criar a sua loja virtual como vendedor na Amazon é simples, não é necessário fazer um contrato social e você pode usar seu CPF ou CNPJ.
Acesse a página “Comece a vender”, selecione uma das opções de plano de vendas e faça seu cadastro.

Você poderá gerenciar a sua conta através do Seller Central, até mesmo pelo celular.

2. Variedade de nichos de mercado

São muitos os nichos de mercado vendidos na Amazon, que abrangem os principais segmentos procurados por quem faz compras online.

A lista de categorias e subcategorias vendidas na Amazon foi pensada para acompanhar as tendências de mercado e de busca, para que o consumidor possa encontrar tudo o que precisa em um mesmo lugar.

Do ponto de vista de quem vende, essa variedade de categorias só traz benefícios. É possível vender desde produtos de fabricação própria, até praticar a revenda.

Um mesmo vendedor pode atuar em diferentes nichos, aumentando assim seu alcance de vendas mas sem ter um problema de gestão, já que todo o acompanhamento dos pedidos é feito em um só lugar.

3. Escolher o plano de vendas que tem a ver com seu negócio

Ao vender no marketplace Amazon, você pode optar por dois planos de vendas diferentes, o individual ou o profissional. Cada um com custos e benefícios particulares, pensados para atender os diferentes tipos de vendedores. Cabe a você analisar o que mais se adequa às necessidades da sua loja virtual, mas, não se preocupe, é possível optar por um plano e depois trocá-lo sem burocracia.
Plano de vendas individual
O cadastro no plano de vendas individual tem mensalidade gratuita, você irá pagar R$2,00 por item disponibilizado na loja, mais o valor da comissão por cada venda.

Este plano é recomendado para quem pretende vender até 10 produtos por mês.

Benefícios do plano individual:
  • Adicionar novos produtos no catálogo da Amazon;
  • Usar a página de ajuda na Seller Central;
  • Acesso aos treinamentos de vendas e da plataforma através da Amazon Seller University;
  • Apoio da equipe de suporte ao vendedor;
  • Receber à vista pelas compras parceladas.
Plano de vendas profissional
O plano de vendas profissional inclui uma mensalidade de R$19,00, mas não é preciso pagar a tarifa por item, somente a comissão por cada venda realizada. É um modelo que foi pensado para indivíduos, pequenas e grandes empresas, que planejam vender mais que 10 produtos por mês.

Benefícios do plano de vendas profissional:
  • Todos os recursos oferecidos no plano individual;
  • Upload em massa de produtos;
  • Gerenciar o inventário por relatórios disponibilizados pela Amazon;
  • Espaço para ganhar a oferta em destaque;
  • Configurar o frete da maneira que você opera;
  • Adicionar vários gerenciadores para cuidarem da mesma conta.
É possível mudar de plano a qualquer momento, sendo que o plano profissional conta com 3 meses gratuitos para teste.

4. Gerenciamento da loja em um só lugar

A Seller Central é a ferramenta de gerenciamento de sua loja virtual dentro da Amazon. A partir dela é possível fazer o cadastro de produtos, organizar seu catálogo, responder mensagens de clientes, acompanhar os dados de inventário e analisar todos os relatórios referentes à performance da sua loja.

Você ainda pode encontrar respostas para suas dúvidas referentes à venda na Amazon no menu de “Ajuda”, no canto superior direito da tela. Utilize uma palavra-chave para realizar a busca e artigos relacionados ou passo-a-passo de como solucionar vão aparecer.

Logado na página de vendedor, você também terá acesso a conteúdos exclusivos de como realizar e melhorar cada etapa envolvida na venda, desde configurações de frete, promoções, pagamentos, criação de anúncios e até mesmo como solucionar uma suspensão de conta. São tutoriais em formato de vídeo, ilustrando cada uma dos passos e o acesso é feito pelo menu de desempenho, clicando na opção “Seller University”.

Você pode encontrar o passo a passo ilustrado de como usar o Seller Central, no vídeo criado pela Amazon Seller University.

5. Customizar os tipos de fretes oferecidos na sua loja

O valor do frete faz toda diferença na experiência de compra do cliente online, é um fator decisivo para fechar vendas e criar estratégias mais efetivas.

O frete na loja Amazon já é pré definido, oferecendo uma sugestão para o vendedor, com base nos custos do produto e demais taxas relacionadas à logística e entrega. Oferecer o custo de frete é uma das grandes vantagens de vender no marketplace Amazon, pois essa é uma dúvida muito comum entre os vendedores e que toma uma parcela considerável de tempo para chegar ao resultado final da conta.

Outro benefício oferecido, dentro da ferramenta Seller Central, é determinar o valor de frete de acordo com a região ou sub-região do Brasil. Essa personalização do frete é uma ótima estratégia para melhorar a competitividade do seu produto, pois é possível oferecer valores mais atrativos para as regiões que mais dão retorno para seu negócio, por exemplo.

A opção de frete grátis também fica disponível para o vendedor que optar por arcar com os custos da entrega.

Outra forma de se tornar mais competitivo, contando com o frete grátis sem interferir no ticket médio do seu produto e melhorar o tempo de entrega é utilizar o programa FBA - Logística da Amazon.
Programa FBA - Logística da Amazon
Como revendedor ou vendedor no marketplace Amazon, você também pode optar por utilizar o método FBA (Fulfillment by Amazon), onde você adquire a mercadoria, mas a Amazon fica responsável pelo armazenamento e entrega desta.

Ao utilizar esse serviço, a sua loja torna-se elegível para o Amazon Prime, onde o cliente tem frete gratuito. Para usar esse serviço é cobrada uma taxa, que varia de acordo com os tipos de produtos.

O programa FBA é mais uma vantagem exclusiva Amazon que, além de oferecer frete gratuito que é mais atrativo para os consumidores, ainda cuida do armazenamento do seu estoque, fazendo com que você economize tempo e energia gerenciando essa etapa.

Confira a lista de benefícios do programa:
  • Esqueça os problemas de gestão logística, foque em expandir seu negócio;
  • Utilize nosso espaço de armazenagem, o serviço mundial de atendimento ao cliente da Amazon, e o gerenciamento de devoluções e reembolsos;
  • Ofereça envios gratuitos aos clientes Prime;
  • Obtenha o selo Prime para seus produtos aplicáveis;
  • Melhore suas possibilidades de ganhar a oferta em destaque (“Buy Box”) nas páginas de detalhe de seus produtos.

6. Não pagar taxas de transferências

Um dos diferenciais da Amazon, quando comparada a outros grandes marketplaces, é que você não precisa pagar taxa de transferência bancária ao receber o seu pagamento pelas vendas.

O pagamento é realizado quinzenalmente em cada ciclo de pagamento, por meio de depósito na conta informada, que deve ser vinculada ao CPF ou CNPJ cadastrado. Na Seller Central, você pode acompanhar o valor que irá receber e em qual data ele será enviado. Outra vantagem é que você recebe à vista por compras parceladas, sem nenhum custo adicional.

Confira este outro post onde explicamos em detalhes os custos de vender na Amazon.

7. Precificação automática

Outra vantagem competitiva que a Amazon oferece para seus distribuidores e sellers é a possibilidade de precificação automática.

Ao fazer o cadastro de um produto na loja Amazon, você pode incluir a informação de preço mínimo e preço máximo de cada um dos itens do seu inventário. Essa é uma ótima opção pois a ferramenta vai analisar os preços oferecidos por sua concorrência e, caso o seu não esteja competitivo o suficiente, irá alterá-lo automaticamente, respeitando os valores que você indicar.

Com esse recurso de precificação, o vendedor não precisa acompanhar as outras lojas que vendem o mesmo produto com tanta frequência, ganhando tempo para investir em outras atividades, ao mesmo tempo melhorando suas chances de vender.

8. Consultor de vendas Amazon

Com o objetivo de melhorar o desempenho das lojas virtuais dentro de sua loja, a Amazon oferece aos seus vendedores um Consultor de Vendas personalizado.

Neste serviço, quando uma oportunidade para melhorar uma venda é encontrada, o sistema envia uma notificação ao vendedor, através do menu de mensagens da Seller Central, por e-mail ou pela plataforma Amazon Marketplace Web Services.

Dentre as melhorias que podem ser indicadas estão:
  • Oportunidades de inventário: alerta se o nível do seu inventário está baixo, indicando para que você faça a reposição dos produtos;
  • Oportunidades de produto: a Amazon apresenta quais produtos estão sendo mais procurados pelos usuários, sugerindo que você revise sua oferta para que se torna mais atrativa;
  • Oportunidades de vendas globais: quando existe a oportunidade de oferecer seus produtos para outros países;
  • Oportunidades de menor preço: a ferramenta avisa quando o preço do concorrente estiver menor que o seu, para que você faça os ajustes necessários;
  • Ofertas para corrigir: indica se uma oferta precisa ser revista, para melhorar sua qualidade, desde descrição até fotos e informações complementares.

Melhore a escalabilidade do seu negócio

Outra grande vantagem da Amazon é que você consegue expandir seu negócio com mais rapidez. Como o marketplace já disponibiliza uma interface pronta, um servidor capaz de suportar um alto número de acessos, segurança de dados do consumidor final e muitas facilidades de pagamento, você não terá que se preocupar com a hospedagem do site ao ampliar as vendas.

Além disso, a Seller Central oferece vários recursos para o gerenciamento de inventários em grande escala e te permite automatizar diversos processos, o que também já reduz os custos de expansão.

Você pode, ainda, usar o serviço do FBA, para não ter maiores gastos com estoque, embalagem, envio dos produtos, devoluções e atendimento ao cliente e, assim, disponibilizar uma quantidade maior de itens na sua loja.

Para mais informações e dicas de como vender na Amazon acompanhe nosso blog e a Amazon Seller University, no youtube.
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