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Como vender na Amazon: passo a passo

Algumas coisas a se considerar antes de se tornar vendedor.

 

Profissional

Você planeja vender mais que 10 itens por mês?
R$19,00 por mês + comissão

 

Individual

Você planeja vender até 10 itens por mês?
R$2,00 por item + comissão

Introdução

Bem-vindo ao marketplace da Amazon

Não é segredo: na Amazon, somos obcecados pelos clientes. E nossos clientes desejam um destino confiável onde possam comprar uma ampla variedade de produtos - o que torna os vendedores como você tão importantes. Estamos sempre procurando maneiras de agregar valor para nossos clientes e ser a empresa mais centrada no cliente da Terra. Como vendedor da Amazon, você participa oferecendo a esses clientes melhor seleção, melhores preços e uma experiência de cliente de alto nível.

Por que vender na Amazon?

Quando você começa a vender na Amazon, você entra em um Marketplace que hospeda vendedores de todos os tipos, desde empresas com presença internacional até vendedores que fabricam produtos artesanais. Todos eles vendem aqui por um motivo: alcançar as centenas de milhões de clientes que compram na Amazon.
  • As vendas de pequenas e médias empresas estão crescendo 52% anualmente em comparação com o crescimento de 25% das vendas diretas da Amazon.

A Amazon é uma boa opção para o seu negócio?

A resposta curta é sim. As maiores marcas já vendem na Amazon. O mesmo acontece com as marcas emergentes que em breve você começará a conhecer. As pequenas e médias empresas prosperam aqui, respondendo por mais da metade das unidades vendidas em nossas lojas em todo o mundo. Seja qual for o seu negócio e seu tamanho, estamos muito animados por você estar crescendo conosco.

Antes de começar a vender

Escolha seu plano de vendas

Temos duas opções de planos para você escolher o que funciona melhor para seu negócio. No plano de vendas Profissional, você pagará R$19,00 por mês não importa quantos produtos você venda e, no plano Individual, você pagará R$2,00 por venda. Você também pagará uma comissão em cada venda, que é uma porcentagem da transação total (valor do preço do produto somado ao frete), que varia (entre 8% e 20%) dependendo da categoria do produto.
Pantallazo de Amazon mostrando productos habilitados por ser Prime

Crie sua estratégia de vendas

Você é distribuidor ou proprietário de uma marca?

Os distribuidores compram produtos que já existem de outros fabricantes e publicam na Amazon. É uma maneira rápida de começar a vender.

Os proprietários de marcas fabricam seus próprios produtos ou compram produtos para vender sob marca própria para oferecer aos seus clientes uma seleção exclusiva.

Muitos vendedores fazem as duas coisas e podem vender vários produtos, categorias e marcas na mesma conta. Combine esses e outros métodos com base no que funciona para seu negócio.

Ferramentas para proprietários de marca

Se você possui sua marca, a Amazon oferece ferramentas para ajudá-lo a construí-la, escalá-la e protegê-la. A inscrição no Amazon Brand Registry permite que você personalize sua marca e páginas de produtos, proteja suas marcas comerciais e propriedade intelectual e aprimore a experiência de sua marca para os clientes. Além disso, ele desbloqueia opções de anúncios exclusivas para proprietários de marcas e recomendações para melhorar o tráfego e a conversão.

Como se registrar

Registre-se e crie uma conta de vendedor

Quando estiver pronto, certifique-se de ter todos esses documentos prontos antes de iniciar seu registro de vendedor na Amazon.
Ilustración de Seller Central

O que você precisa para começar

Para se registrar, certifique-se de ter certos documentos e informações em mãos:

Documentos que pedimos para o processo de registro:

  • Nome do titular da conta
  • E-mail e número de celular
  • Informações da loja online
    • Razão social da empresa, ou nome da pessoa física titular da conta
    • Endereço comercial que seja comprovado com um comprovante de domicílio
    • Nome fantasia. Este será o nome de sua loja online na Amazon
  • Conta bancária
  • Cartão de crédito ou débito do titular da conta
    • Após três meses, será cobrada a mensalidade neste cartão. Depois disso, a mensalidade será debitada automaticamente dos
      seus ganhos com venda
  • CPF ou CNPJ
Documentos que solicitamos para verificar sua identidade
  • Documento de identificação oficial do titular da conta escaneado e colorido. Deve coincidir com o nome que consta no cartão de crédito ou débito. Pode ser qualquer um entre:
    • RG ou
    • Passaporte ou
    • Carteira de motorista
  • CPF ou CNPJ
  • Comprovante de domicílio de algum serviço fixo (telefone, internet, água ou luz) com data de até 3 meses atrás
  • Comprovação dos dados bancários com data de até 3 meses atrás
    • O método de depósito deve corresponder ao registrado
    • O endereço deve ser coincidir com o registrado como endereço comercial
    • O destinatário deve ser a razão social registrada ou nome do titular da conta
    • Deve ser visível o extrato completo e não somente a capa
*Todos os documentos devem ser completamente legíveis, coloridos e nos formatos solicitados.
Se você é um Distribuidor e pretende vender produtos de categorias como Pets, Saúde e Beleza, Brinquedos entre outras, é possível que solicitemos uma nota fiscal dos produtos para verificar sua origem (a nota fiscal deve conter no mínimo 10 produtos e ter data de até 90 dias atrás. A Amazon enviará comunicação caso seja necessária a verificação durante seu processo de registro.

Se você vai vender produtos de sua própria marca (Proprietário de Marca), solicitaremos sua permissão de venda no órgão responsável, variando de acordo com a categoria de seus produtos.

Quanto custa vender na Amazon?

Existem diferentes tipos de taxas de vendas que você pode pagar, dependendo dos tipos de produtos que você vai vender e de como você escolhe enviá-los.
Ilustração do seller central
Mensalidade
A mensalidade para vender na Amazon é de R$19,00* no plano Profissional e você poderá acessar todos os benefícios da tecnologia do Marketplace da Amazon.

*No plano individual, será cobrada a taxa de R$2,00 por venda.
Comissões
A comissão é uma porcentagem do preço de venda que é cobrada por item vendido. Esse valor pode variar entre 8% e 20% de acordo com a categoria do seu produto.

Conheça a Seller Central

O que é a Seller Central?

Depois de se registrar como um vendedor da Amazon, você poderá acessar sua conta na Seller Central que é a nossa Central do Vendedor. Pense na Central de vendas como seu gerente de vendas na Amazon. É um portal único para fazer upload de seus produtos, analisar suas vendas, adicionar informações aos seus anúncios, realizar atualizações de estoque, gerenciar pagamentos e encontrar conteúdo útil que o ajudará a melhorar como vendedor da Amazon.
Abaixo, compartilhamos apenas algumas das coisas que você pode fazer na Central do Vendedor.
  • Acompanhe seu inventário e atualize seu inventário na guia "Inventário".
  • Baixe relatórios de negócios personalizados e salve os modelos que você usa com frequência.
  • Use a ferramenta de monitoramento para acompanhar suas métricas de vendedor.
  • Entre em contato com nossa equipe de suporte ao vendedor e obtenha toda a ajuda necessária.
  • Mantenha um registro diário de vendas de todos os produtos que você vende na Amazon.
Ilustración de Seller Central
Mujer con un blazer negro mirando su cuenta en la aplicación móvil Amazon Seller

Administre seu negócio pelo app Amazon Seller

Instale e utilize o aplicativo Amazon Seller para realizar suas vendas, gerenciar pedidos, encontrar produtos para vender, responder perguntas dos clientes, capturar e modificar fotos de produtos e adicionar produtos utilizando seu aparelho celular.
Baixe o aplicativo

Como publicar seus produtos

Crie sua primeira oferta

Para vender um produto na Amazon, você deve primeiro catalogar seus produtos. Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes: catalogar um produto que já existe no nosso site (outra pessoa já vende o mesmo produto na Amazon) ou criar um novo anúncio, caso seja o primeiro ou o único a vender esse produto.

A maneira como diferentes vendedores da Amazon listam seus produtos varia. Alguns vendedores preferem listar vários produtos de uma vez usando uploads em massa ou por meio do gerenciamento de estoque com sistemas terceiros (como por exemplo integradores), enquanto outros vendedores optam por fazê-lo um por um.
Ilustración de una mujer con una computadora

O que você precisa para criar uma oferta

Na maioria dos casos, os produtos devem ter um identificador de produto, como UPC, ISBN ou EAN. A Amazon usa esses códigos de produto para identificar o item exato que você está vendendo. Se o produto que você está enviando corresponde a um já existente, você não precisa fornecer o catálogo completo do produto porque ele já existe, basta fazer o match automático colocando o código na Seller Central. Se você estiver adicionando um novo produto na Amazon, pode ser necessário comprar um código EAN ou solicitar isenção caso você não tenha nenhum dos códigos.
Além de um ID de produto, as seguintes informações também devem ser incluídas em cada lista de produtos:
  • SKU: o nome que você da ao produto para controle interno;
  • Título do produto;
  • Descrição do produto;
  • Imagens do produto;
  • Termos de pesquisa e palavras-chave relevantes

O que são categorias de produtos sujeitos à aprovação?

É importante que os clientes possam comprar com segurança na Amazon. Por isso, algumas categorias como certos produtos de mercearia ou automotivos são conhecidas como "categorias de produtos restritas". A Amazon pode conduzir ou solicitar verificações de qualidade ou desempenho, implementar taxas adicionais ou solicitar outras classificações para que você possa vender certas marcas ou catalogar produtos dentro de categorias restritas. Se desejar fazer isso, você pode solicitar a aprovação na Seller Central.

Dicas para publicar uma oferta bem-sucedida

Seguir as práticas recomendadas ao adicionar novos produtos pode ser um fator chave para o sucesso. Ajude os clientes a encontrar seus produtos adicionando títulos descritivos, imagens claras e descrições concisas. Evite as seguintes práticas, pois elas podem afetar negativamente seus anúncios:
Icono de variaciones de producto

Problemas com variações

Produtos que variam por cor, aroma ou tamanho podem ser bons candidatos para serem listados como variações. Pergunte a si mesmo se o cliente esperaria encontrar os produtos juntos na mesma página. Se não, liste-os separadamente. Saiba mais sobre variações.
Icono de calidad de imagen

Boa qualidade de imagem

As imagens do seu produto devem ter pelo menos 500 x 500 pixels (mas recomendamos aumentar o tamanho para 1.000 x 1.000 para torná-las ofertas de alta qualidade) e certifique-se de que estejam em um fundo branco liso. O produto deve ocupar pelo menos 80% da área da imagem.
Icono de un ID de producto

Código do produto correto

Certifique-se de que o código que você está fornecendo é o código correto do produto. A consistência nesses códigos garante de que você terá seu catálogo correto no marketplace da Amazon.

A página de detalhes de produto

Página de detalles del producto de Amazon Seller Central que muestra dónde van las descripciones
Uma página de detalhes é onde os clientes veem um produto vendido na Amazon e suas informações relevantes. Se você comprou na Amazon, provavelmente reconhece a página de detalhes de qualquer produto.

Um produto pode ser vendido apenas por você ou por vários vendedores. Quando vários vendedores oferecem o mesmo produto, a Amazon combina as informações de todas as ofertas em uma única página de detalhes para fornecer a melhor experiência para os clientes e maior facilidade para os parceiros de venda. Você pode propor a modificação das informações na página de detalhes de um produto, junto com outros fornecedores e fabricantes, e solicitar análises da página de detalhes se achar que as informações não estão corretas.

Ao criar as páginas de detalhes do produto, pense em como você pode ajudar os clientes a encontrar seus produtos com mais facilidade, descobrir as respostas para suas perguntas e tomar uma decisão de compra. Melhore a experiência do cliente tornando suas listagens concisas, precisas e fáceis de entender.
1.
O título do produto
Máximo de 200 caracteres. Coloque a primeira letra de cada palavra em maiúscula.
2.
Imagens do produto
500 x 500 ou 1.000 x 1.000 pixels para aumentar a qualidade da listagem.
3.
Variações
Qualquer variação disponível do seu produto, seja cores, aromas, tamanhos, etc.
4.
As informações em tópicos
Frases curtas e descritivas que destacam os principais recursos e benefícios.
5.
A Oferta em Destaque
A oferta em destaque fica apresentada em uma página de detalhes. Os clientes podem adicionar ao carrinho ou "Compre agora".
6.
Ofertas de outros vendedores
O mesmo produto vendido por outros vendedores oferecendo preços diferentes, opções de envio diferentes, etc.
7.
Descrição
Palavras-chave aumentam as chances de as pessoas encontrarem suas ofertas.

Atrair clientes

Ilustración de una entrega de una pedido de Amazon en una casa
VISIBILIDADE E TRÁFEGO
Anuncie seus produtos
Melhore a visibilidade de seus produtos e torne sua marca mais conhecida com soluções publicitárias tanto nos resultados de busca, como nas páginas de detalhes de seus produtos. Criar ofertas ou cupons é outra boa maneira de anunciar seus produtos.
PREÇOS
Estabeleça preços competitivos
Use nossa ferramenta de automatização de preços para ter certeza que seus preços serão sempre competitivos.
Ilustración de una entrega de una pedido de Amazon en una casa

Como enviar seus produtos

Escolha sua opção de entrega

Os vendedores da Amazon têm duas opções de entregar seus produtos aos compradores. Você pode fazer isso sozinho, mantendo seu próprio estoque e enviando os produtos diretamente para os clientes (conhecido como Merchant-Fulfillment Network ou MFN), ou pode deixar a Amazon assumir a responsabilidade pela gestão de estoque, envio e atendimento ao cliente pós venda, por meio do serviço FBA - Logística da Amazon. Cada método tem seus benefícios: basta decidir qual é o mais adequado para o seu negócio.
Ilustración de una entrega de una pedido de Amazon en una casa

Se você vai fazer a entrega dos seus produtos

Vender e enviar por conta própria significa que você vai armazenar e enviar produtos diretamente aos clientes. Leve em consideração que a Amazon cobra a comissão de vendas sobre o preço total do pedido (preço do produto somado ao preço do frete), então, considere isso no cálculo para ter certeza que poderá precificar seus produtos de maneira lucrativa.
Pantalla de entrega de Amazon Prime con "consíguelo hoy" seleccionado

Os benefícios de FBA - Logística da Amazon

Em todo o mundo, a Amazon tem centenas de centros de distribuição abrangendo milhões de m² de espaço de armazenamento. Com o FBA - Logística da Amazon, você poderá armazenar seus produtos nessas prateleiras. Você também obtém acesso aos serviços de logística, devolução e atendimento ao cliente da Amazon, junto com outros benefícios que podem ajudar o seu negócio a crescer rapidamente, como a elegibilidade do selo Prime para seus produtos.
Tres listados de productos patrocinados de botellas de agua disponibles con envío de Amazon Prime

Fiz minha primeira venda, e agora?

Administrando seu negócio na Amazon

Sua primeira venda é uma grande conquista, mas é apenas o começo de muitas oportunidades de crescimento de vendas na Amazon. Depois que sua loja estiver instalada e funcionando, alguns pontos importantes devem ser considerados.
Ilustración de una mujer con una computadora

Métricas de desempenho
(e porque são tão importantes)

Os vendedores da Amazon operam em um nível muito alto para que possamos oferecer uma experiência de compra agradável e perfeita para o cliente. Chamamos isso de obsessão pelo cliente e, como vendedor da Amazon, isso significa que você deve ficar de olho nas seguintes métricas principais (para referência):
  • Índice de pedidos com problemas: abaixo de 1%
  • Índice de envios tardios: abaixo de 4%
  • Taxa de cancelamentos anteriores ao envio: abaixo de 2.5%
Você pode monitorar seu desempenho e certificar-se de cumprir suas metas na Seller Central.
Gráfico que muestra el estado de una cuenta de vendedor de Amazon

Avaliação de clientes

A avaliação do cliente é parte integrante da
experiência de compra na Amazon, e pode beneficiar ambos clientes e vendedores. Se você receber uma avaliação negativa, é importante determinar rapidamente a causa do problema e fazer o melhor que puder para resolvê-lo.
Imagen de una valoración de un cliente

Seller University

A Seller University é um ótimo recurso online da Amazon. Contém vídeos que oferecem guias passo a passo, tutoriais e recursos que ajudam empreendedores e empreendedores a iniciar (e expandir) seus negócios na Amazon.

Você pode acessar a Seller University a partir da guia 'Desempenho' na Central do Vendedor depois de criar sua conta do vendedor, ou você pode visualizar os recursos do nosso Centro de Educação do Vendedor sem ter uma conta.

Como ser um bom vendedor?

O checklist do bom vendedor

Existem muitas ferramentas e oportunidades que o ajudarão a expandir seus negócios, aqui nós compartilhamos algumas coisas que sugerimos que você experimente em seus primeiros 90 dias como vendedor no marketplace da Amazon.
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Estude bastante a Seller Central, descubra todas as ferramentas, isso vai te ajudar a gerenciar melhor a sua conta.
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Configure seu frete, não se esqueça de atualizar a tabela de envio da maneira mais precisa possível. Leve em conta sempre o valor do frete e o tempo de entrega, isso ajuda a garantir uma boa experiência do cliente.
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Adicione todo o seu catálogo, para uma boa visibilidade dentro do site, é bom que seus produtos estejam sempre atualizados e seu catálogo completo.
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Dono de marca? Caso você tenha sua marca própria se inscreva no nosso registro de marca e saiba como protege-la e escalar seu neócio.
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Assista aos vídeos da Seller University para aprender todos os passos de como operar na Amazon
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Use a ferramenta de Precificação Automática para deixar seus preços sempre competitivos.

Os primeiros 90 dias

Os primeiros três meses após o lançamento de seu negócio na Amazon são um momento importante para estabelecer práticas que ajudem a melhorar o desempenho posteriormente. Não esqueça de estudar sobre como ser um bom vendedor na Amazon.

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